As garotas Madalena

As garotas Madalena V. S. Alexander

Resenhas - As garotas Madalena

Isabella.Wenderros 22/10/2020

“Quanto maior o poder, mais perigoso é o abuso.”
A Igreja Católica é ambígua: ao mesmo tempo em que valoriza a caridade e o amor ao próximo, está repleta de intolerância e crueldade. Uma de suas figuras mais importantes é Maria Madalena, a pecadora que ao conhecer Jesus se arrependeu e foi redimida, então que melhor nome para os asilos onde "mulheres perdidas" poderiam se afastar de sua depravação? Assim surgiram as Lavanderias Madalena.

Em "As Garotas Madalenas", V. S. Alexander decide dar destaque à essas meninas que ao longo de décadas sofreram abusos físicos e psicológicos nas mãos das freiras que estavam ali no papel de guardiãs – mas acabaram se tornando carrascas e carcereiras. Existiam alguns motivos que poderiam levar as jovens para esses conventos, entre eles, ser prostituta, mãe solteira ou até mesmo possuir uma beleza que chamasse muita atenção.

Aos 16 anos, Teagan Tiernan é enviada pelo pai alcóolatra para um desses locais depois de um escândalo envolvendo um belo jovem padre. Lá, conhece Nora Craven, uma jovem rebelde que desejava mais do que a vida doméstica. Quando a Madre Superiora apresenta a vida de uma penitente – cheia de trabalho duro – para suas novas "pupilas", um laço de amizade e uma necessidade urgente de escapar surgem.

Conforme as personagens vão vivenciando a rotina exaustiva de trabalho e oração - sem contar os castigos - eu fui ficando cada vez mais incomodada. A tarefa que, teoricamente, deveria elevar o espírito da pecadora em direção à Deus, não passava de servidão e um jeito de a Igreja ganhar dinheiro sem precisar pagar nenhum tipo de remuneração. Ao longo das páginas também pude sentir junto com as meninas a sensação de impotência, afinal, eram elas não apenas contra a Igreja, mas também contra o estado e uma sociedade conservadora. Lentamente iam perdendo sua força de vontade, até que restava apenas resignação. Suas vidas eram destruídas e até os próprios nomes perdiam, sendo renomeadas com nomes de Santas Católicas – se juntar tudo isso, é como olhar uma rosa ir lentamente murchando, até não restar nenhuma centelha de vida em algo que um dia fora tão belo.

Outra personagem importante para a história é Lea, que via no convento seu verdadeiro lar. Confesso que eu não entendi muito sua personalidade sonhadora e quase devocional, mas sua fé e sacrifício em prol daquelas que amava foram emocionantes. A perda de Nora foi devastadora e me tirou algumas lágrimas, principalmente pelo fato de que a própria jovem foi "responsável" pela desgraça que caiu sobre sua vida - e quando digo responsável, quero dizer com muitas aspas. Nada daquilo teria acontecido se a Igreja não fosse tão punitiva.

Esse livro me despertou curiosidade e também questionamentos. Parece que existem alguns filmes que falam sobre essas lavanderias e pretendo assistir. O final do livro me decepcionou um pouco, queria ter visto uma Teagan cumprindo a promessa feita à uma amiga e saber o destino daquelas que ficaram presas no convento. Também fiquei chocada ao saber que o último Asilo para Madalenas foi fechado em 1996, sem que o governo irlandês ou a Igreja se preocupassem com as internas idosas que habitavam a construção, despejando essas mulheres que não tinham famílias, amigos ou dinheiro. A nota do autor foi um ótimo extra do qual gostei bastante. Terminei a leitura com o pensamento de que se um dia fosse escrever qualquer livro de não-ficção, essas lavanderias seriam o tema.
leão 10/12/2020minha estante
Adorei a sua resenha muito clara e me despertou curiosidade em ler o livro , assisti um filme chamado em nome de Deus história e parecida .
Parabéns pela resenha .

Isabella.Wenderros 10/12/2020minha estante
Que bom que consegui despertar sua curiosidade, obrigada! :)
Assisti esse filme no mesmo dia em que terminei o livro e achei um ótimo "extra" pra leitura. Recomendo muito esse "combo" rs

Aline MSS 15/11/2021

Q livro triste! ??? Sofri bastante a cada linha!
Um dos livros mais tristes q já li na vida. É super bem escrito, as personagens emocionam demais o leitor e tudo flui rapidamente com um bom final.

A escrita me lembrou demais o estilo da Margaret Atwood, apesar dos diálogos estarem bem mais presentes e bem delineados nesse livro.

Quem gosta de SOFRER bastante e ama O CONTO DA AIA (The Handmaid's Tale) vai curtir mto esse livro. Aqui o desespero, a tristeza e principalmente a injustiça reinam! ?? Vale à pena!

Isabel 18/01/2023

Garotas Madalena
Muito bom, porém, muito triste. Um romance histórico sobre os conventos Madalena. Escrita bem fluída.

Marceli 30/03/2023

Histórias de coragem
Neste livro são descritas as polêmicas lavanderias Madalena do século XIX que, supostamente, deveriam ?corrigir? as mulheres que se ?desviavam? das condutas consideradas corretas.

Aparentemente, essas lavanderias pareciam só serem lugares onde elas lavavam as roupas, confeccionavam renda e costuravam em regime de escravidão. No entanto, no final das contas, as próprias mulheres ?eram lavadas?: lavadas de sua humanidade e dignidade ao serem oprimidas física e emocionalmente, brutalizadas e até mortas sob a desculpa de que tudo passava de um ?ensinamento? para ?purificá-las aos olhos de Deus?.

A leitura é revoltante. Mas, não deixa de ser uma história de amizade, esperança e muita coragem

luciana 18/07/2022

maravilhoso todos deveriam ler!!!!
eu AMEI esse livro, confesso que no início eu tava bem acanhada de ler ele por não ser o meu estilo de livros, ele nem sequer estava na minha lista eu achei ele por acaso na internet gostei da sinopse e do nada resolvi ler algo diferente e não me arrependo nadinha. Pensar que todas essas coisas realmente aconteciam é muito revoltante e tudo isso que faziam contra as mulheres e com a justificativa de que era a ver com religião... nossa que raiva. Preciso até ver o filme que aborda esse mesmo tema desse livro mas mostrando outras histórias de mulheres que também infelizmente se viram reféns da igreja e da sociedade passando a servir de escravas em nome da própria igreja. Antes desse livro eu nem sabia que isso havia acontecido, então ele é agora muito importante pra mim por ter me mostrado essa parte triste e sombria do nosso passado. Esse livro traz várias mensagens e críticas importante e todos deveriam ler esse livro, ele é maravilhoso muito bem escrito e apesar de apresentar esses assuntos mais pesados e sérios não é chato e maçante, a minha leitura foi um pouco mais lenta pq eu queria ficar um tempinho lendo e refletindo mesmo até pq não são assuntos leves. Admito que chorei no final cara foi tão bom esse livro não dá todos tem q ler ele mesmo!!!!! recomendo MUITOOOOOOOO.

Cah. 17/04/2022

Comovente.
Eu tinha lido alguns comentários a respeito desse livro a maioria negativos, ainda bem que não me deixei levar por eles. Não que seja um livro fácil de ler, porém eu me vi presa na leitura querendo saber o que iria acontecer.

Deus é amor, misericórdia ... E a Madre Superiora usar o nome de Deus para punir as Madalenas, é um absurdo. Mas sempre existiu no mundo pessoas que tem a imagem de Deus distorcidas, provocando assassinatos, guerras as mais brutas covardias.

A maioria dos personagens nesse livro foram cruéis, os pais da Teagan e da Nora. O padre Mark (covarde), a Madre Superiora e mais alguns personagens. E minha personagem favorita foi a Lea com sua bondade e doçura.

E Nora? Ela vai viver o resto da vida sendo corroída pela culpa e pela dor da perda não só do seu bebê mas da amiga Lea.

E queria que autora tivesse feito um epílogo depois de alguns anos pra saber se Teagan realmente voltou pra buscar a Nora.

Larissa.Giorgetti 29/01/2024

Sabendo que esse livro foi escrito com uma base real, e as meninas Madalenas realmente existiram o tornou mais dolorido de ler. As lavanderias Madalena durante muitos anos quaisquer transgressões de mulheres já era suficiente para encarar em um convento, tendo como trabalho escravo de lavanderia. Qualquer motivo já era suficiente para o responsável "assinar" os papéis que colocariam essas meninas, muitas com menos de 15 anos, a tutela legal do convento, não dando o direito próprio pra nenhuma mulher sair nunca mais a não ser que alguém reestabelecesse a tutela. Uma menina muito bonita que "tentasse" um padre já era suficiente para trancafia-la. É o que vemos aqui, conhecemos três histórias diferentes que nós sangram o coração. Tiegan, Nora e Lea sofreram punições severas, foram colocadas em solitárias de isolamento por motivos pequenos. Então acompanhamos o desenrolar de cada uma delas, e cada uma teve um final diferente. O livro é muito lindo, triste, porém só não achei o final bom, pq uma das meninas não teve uma "final" finalizado, entendo a intecao do autor pq muitas Madalenas na vida tbm tiveram que passar a vida inteira sob esse comando rígido, mas gostaria de ver pelo menos um final. Porém de QQ forma vale muito a pena ler.

Denise Ximenes 13/11/2020

Cinco Estrelas!
Até que ponto a hipocrisia pode se sobrepor à verdade? Até quando as mulheres serão subjugadas? Qual o limite da maldade humana? ... É com essas perguntas que termino a leitura de As Garotas Madalenas, livro que aborda as punições aplicadas por uma sociedade doente a "garotas perdidas".

Duas jovens foram enviadas a um colégio de freiras para vivenciar penitências por suas atitudes "erradas". Por vezes, o convento é tratado como prisão e as freiras, como carcereiras.

Com minúcias, o autor descreve as lavanderias em que garotas eram obrigadas a trabalhar para expurgar seus pecados. É nesse ambiente que as meninas conhecem o significado literal da palavra hipocrisia.

Um livro de suspense com um toque de terror. Muito bem articulado, enredo dinâmico e envolvente. Um relato histórico do melhor calibre.
RECOMENDO DEMAIS!

Alessandra 16/09/2021

Mulheres sofrendo nas mãos de outras mulheres !! Triste !!
Não conhecia a história das lavanderias de Madalena e quanto mais acho que não posso me chocar com a humanidade, leio um livro onde tenho certeza que o mundo não deu certo.... explode tudo e começa de novo, por favor.
Uma vergonha em todos os sentidos: Como a igreja católica permite uma atrocidade dessa com tantas meninas inocentes? Como o abuso vem dos próprios pais que não estão preparados para serem pais ? E para mim o pior de tudo, o que mais me chocou no livro foi mulheres maltratando e julgando outras mulheres. Mulheres essas, que deviam ter empatia uma com as outras, saberem onde o calo aperta no sapato, mas não.... elas são as primeiras a atirarem as pedras, a julgarem e abusar do poder para humilhar seu semelhante. E sabe o que é pior ? Em pleno século 21 ainda vivemos isso. Nós mulheres fomos criadas para sermos rivais enquanto os homens para serem ?Brothers?.
Eu adorei a narrativa, não precisamos de livros longos com muitas páginas para transmitir a mensagem e este livro cumpriu seu papel: conheci sobre um fato verídico através da trajetória de três meninas injustiçadas. Tem suspense, amores impossíveis, amizades verdadeiras, fugas, redenção, pais ausentes, uma freira psicopata e reviravoltas o tempo todo, o que ajuda muito na narrativa.
A história é contada através de três mulheres incríveis:
Teagan é um menina doce, inteligente e  obediente que vive na alta sociedade e que por um devaneio de um padre ?sujo?é rechaçada pela família.
Nora uma menina que vive no subúrbio, livre, corajosa e com muita vontade de experimentar a vida e em uma dessas o pai não perdoa sua liberdade.
E Lea, que perdeu a mãe muito cedo e o padrasto não tinha condições de cuidar dela.
Essas três meninas se encontram na Instituição das Madalenas, perdem suas identidades, passado e tentam juntas sobreviver ao inferno, cada uma com sua história de vida, com seus sonhos e desejos. Vale a leitura !!

Rê Lima 29/03/2020

Gostei tanto de "Um Banquete para Hitler" do mesmo autor que esse aqui foi uma decepção.
O livro é bom, mas as personagens fazem tanta burrada que dá raiva!

Helena.Merces 23/06/2023

"Nunca fui tão humilhada...E por alguém que diz nos amar."
Esse livro conta a história das lavandeiras da Igreja Católica do século XIX... Confesso que não conhecia nada sobre o assunto e ler esse livro mostrou um pouco mais da vida dessas mulheres. Essas lavandeiras, ou Madalenas como eram chamadas, eram garotas e mulheres consideradas "perdidas" pela sociedade da época e eram mandadas para esse conventos a fim de serem corrigidas. Mas a vida ali não era nada fácil, horas e horas de trabalho pesado, punições abusivas, vivendo com menos que o básico para uma vida digna. E essas mulheres não tinham esperança nenhuma de sair dali, apenas se alguém fosse retira-las de lá, o que quase nunca aconteciam, elas eram esquecidas e com isso muitas ficavam depressivas.

No livro nós conhecemos três jovens que tem suas histórias cruzadas: Teagan, Nora e Lea. Dali, surge uma bela amizade dessas três, em especial das duas primeiras, que buscam uma na outra o acalento e encorajamento que falta naquele lugar.

Pra mim, foi um bom livro, apenas o final eu gostaria de mais respostas, mas foi uma boa leitura, indico!

Fernanda 23/11/2020

As Madalenas existiram
O ambiente sombrio da narrativa prende o leitor e desperta o mesmo sentimento das personagens. Saber que as Madalenas existiram é revoltante.
O detalhamento de personagens e arquitetura faz com que a história se torne impressionante e marcante.
Enfim um desdobramento onde a religião, o sobrenatural, amizade, laços familiares e a moralidade se fundem com um final digno de lavar a alma.

Bruna Canella 06/08/2021

Um livro com um potencial enorme, mas com uma abordagem tão rasa.

No começo, fiquei muito interessada em como a história se desenrolaria, afinal a premissa é incrível.

Mas o livro deixa muito a desejar. Poucas coisas de relevante acontecem. Os personagens não são bem construídos. Os plots não surpreendem. Várias coisas ficam inacabadas e sem sentido. A situação mais relevante é apresentada, mas não é resolvida.

Enfim, de forma geral, achei que a história foi mal conduzida.

Cínthia samm 19/03/2024

Inacreditável
História baseada em fatos reais, embora custe a acreditar que a crueldade possa ser tanta que chega a parecer ficção.
Teagan é acusada injustamente de tentar seduzir um Homem de Deus. O preço dessa acusação é uma vida de penitência, de trabalho duro e provações.
Tudo o que resta são Nora e Lea, meninas que estão na mesma situação.
Não espere por final feliz, não espere por misericórdia.