Heaven Official

Heaven Official's Blessing #2 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Heaven Official’s Blessing (天官赐福 #2)

Tilly 13/08/2020

Explosão de emoções
Mo Xiang Tong Xiu sabe brincar com o meu coração. Esse livro foi arrasador, novamente ela nos fazendo duvidar de nossas morais de certo e errado. Mostrando que as coisas não são preto ou branco, há um grande abismo entre eles que devemos considerar.
Nessa novel eu pude ver algumas críticas políticas por parte da autora. Desastres naturais que acarretaram pobreza e desespero; pessoas buscando refúgio por suas vidas, mas sempre apenas a burguesia sendo ouvida e favorecida. Que por mais que buscassem um solução igualitária, a corrupção já estava enraizada no governo. Levando a complicadas decisões por parte do rei, onde não há uma decisão perfeita, e sim o melhor para aquela situação.
Também podemos ver como nem sempre fazendo o bem a gente recebe o mesmo.
O complexo de herói de Lian me incomodou bastante, porém eu vi que a autora colocou isso ali para apresentar um amadurecimento, e nos mostrar que não podemos salvar todo mundo. Algumas coisas têm que acontecer e não adianta lutar contra. Por mais que eu ame Xie Lian e veja o quão bom o coração dele é, ele cresceu como um príncipe. Sendo mimado e paparicado para tudo, e quando ele diz "quero salvar as pessoas comuns", é uma frase que considero muito imatura. Quer dizer que ele não se considera comum, e acha que tem que salvar as outras pessoas. Mas Sua Alteza ainda não tinha passado por dificuldade alguma para entender o peso dessa frase e o quanto ela soa arrogante. Xie foi muito teimoso em aceitar a realidade e sair desse sonho de salvar a todos, e teve uma enorme desilusão. Não sei a razão de ele ter ascendido tão cedo, pois nessa guerra podemos ver muito bem que não estava preparado; ele ainda tinha aquele sonho infantil de que sempre há um terceiro caminho.
Temos também como Hua Cheng conheceu e se encantou por Xie Lian. Particularmente não curto essa coisa de adoração e veneração, e a forma como o pequeno Hua se apegou a Sua Alteza me inquietou um pouco, fazendo do deus seu motivo de vida. Essa obsessão me pareceu pouco saudável. Entretanto, ainda foi bonito de ver como ele pôde inspirar e proteger aquela criança, dando-a alguma esperança, mesmo que a esperança fosse nele mesmo (em xie lian).
Contudo, como todo livro de mxtx, temos no meio de tudo isso, motivos para dar risadas. A cabeça dessa mulher é um lugar tanto interessante quanto estranho, com alívios cômicos bem esquisitos e até constrangedores.
Como todo livro, ele tem seus defeitos, mas os pontos positivos com toda certeza se sobressaem. Cheio de carga emocional você deve se preparar para a dor quando for lê-lo.

(@euforis) 25/04/2021

Essa novel é extremamente impecável. Absolutamente todas as peças se encaixam, o mundo é construído de uma forma mágica e linda e o romance é te deixa extremamente despedaçado mas de um jeito bom demais. Recomendo com todo o meu coração!

lalá 16/03/2022

Imensamente doído
Não vou mentir: essa não foi uma leitura fácil. Lembro-me de fechar meu aplicativo de leitura diversas vezes no meio do texto, porque, sinceramente? Era uma desgraça atrás da outra. Não foi fácil ler tudo sem deixar de se compadecer do sofrimento do protagonista.
Nesse segundo livro, MXTX narra imensamente bem as dificuldades enfrentadas por XieLian - seus conflitos internos, os obstáculos que ele teve que enfrentar, as decisões ingênuas e tudo mais. É um flashback bastante doído de se ler; XieLian era tão novo, pobrezinho. Tive que respirar fundo em alguns parágrafos. A gente pensa que os infortúnios acabaram, mas na verdade sempre tem mais.
Alguns capítulos me arrancaram risadas e foram muito divertidos de ler. Hua Cheng pitico é adorável; cada cena que ele dava o ar de sua graça deixava meu coração aquecido. Vontade de guardar num potinho.
Como todos os livros de MXTX, TGCF 2 não fica para trás. Escrita impecável, a backstory dos personagens é extremamente bem desenvolvida, o enredo flui e te envolve a cada linha. Sensacional. Sofrido, porém sensacional.

Dessa 29/06/2022

A queda de Xianle
Nesse livro acompanhamos a ascenção e queda do Xie Lian. Esse livro me fez refletir muito sobre como independente de você tentar ajudar fazendo o que acha certo, sempre vão reclamar.
Por isso minha frase favorita é a do seu crente mais devoto.

"SUA ALTEZA! VOCÊ ME OUVIU? EM MEU CORAÇÃO, VOCÊ É UM DEUS! VOCÊ É O ÚNICO DEUS, O ÚNICO VERDADEIRO DEUS! VOCÊ ME OUVIU?"

"EU NÃO VOU ESQUECER, EU NUNCA ESQUECEREI VOCÊ!"

Surrender_Nih 28/07/2021

"Aquele que tenta agradar aos dois acaba odiado por ambos"
O segundo livro trata do passado, o famigerado flashback (do qual peguei certo trauma após assistir The Untamed) e nos mostra os acontecimentos que levaram a queda do reino de XianLe.

É uma leitura bem pesada. Há cenas completamente perturbadoras, coisas que me fizeram ficar agoniada só de imaginar. Entretanto, acho que foi o livro que me trouxe mais frases de reflexão que eu pude trazer inclusive pra minha realidade.

Conhecer o passado do Xie Lian foi, de certa forma, muito fundamental para entender certas coisas que ocorreram no primeiro livro. Ver Mu Qing e Feng Xin nesse livro também foi interessante, assim como diversos outros personagens (descobrir o motivo do fetiche do Ronguinho >>>>>>).

Todavia, não dou 5 estrelas pro livro porque foi uma leitura bem arrastada e complicada. Do meio do primeiro livro em diante eu já estava devorando os capítulos, mas não sentia essa vontade com este livro. Não sei dizer se é por causa do período atual da minha vida (meio turbulento) ou se é devido ao grande sofrimento ao ler (e dizem que nem é o livro mais triste).

Só sei que, ao terminar, senti um enorme vazio me preencher o peito. Não chorei com os últimos capítulos, mas sentir esse vazio e dor é com certeza bem pior.

Bom, partimos para o próximo. Minhas férias estão chegando ao fim (e o Enem se aproxima) e espero que eu consiga manter um ritmo bom de leitura!

- "Quando humanos ascendem, eles ainda são humanos; quando caem, eles ainda são, humanos" - Sacerdote do livro 2

nthl 18/01/2023

que experiência
Neste volume conhecemos mais a fundo o passado de xie lian, eu comecei esse livro com preguiça pq queria saber a continuação da história q se passa no volume 1, mas fui surpreendida.
Esse livro é tão incrível quanto o primeiro, me emocionei muito muito mesmo, uma mistura louca de sentimentos, cenas lindas, personagens ótimos, não é só um livro, é uma p*ta obra de arte.

la_nyx 11/10/2021

Nesse livro, a autora voltou no tempo e focou em contar para nós sobre o passado do Xie Lian Confesso que eu nao estava tao empolgada mas com o passar das páginas nos é mostrado como era a relação do Xie Lian com o Feng xin e o Mu Quing no passado, e como o Hua Cheng e ele chegaram a se conhecer, entao foi uma experiência interessante. É incrível como a autora consegue nos fazer sentir varios sentimentos durante a leitura... eu sempro rio, fico com raiva, frustrada, suspeito de alguns personagens, morro de amor e etc nos livros dela. Além de que a leitura é tao envolvente que quando voce vê, aquele livro ja acabou e voce ja esta no próximo!
Booleticia 11/10/2021minha estante
Tgcf é muito maravilhoso ???

bmeetsevil 17/04/2021

Desnecessário
Ok o primeiro livro é INCRÍVEL, mas o segundo é completamente desnecessário. A história inteira poderia ter sido contada em menos de 10 capítulos e não tinha a menor necessidade de estender o passado do Xie Lian tanto assim, quando grande parte desses fatos não são nenhum pouco necessárias pro entendimento geral da história. O ?resumo? disso tudo já havia sido contado no livro 1 e escrever um livro INTEIRO sobre o passado dele fez absolutamente zero sentido
bmeetsevil 02/09/2021minha estante
nem um*

Mayra 11/09/2021minha estante
Onde vc esta lendo? :)

Vitória 02/02/2024

Nesse segundo volume temos um pouco mais do desenvolvimento da relação dos protagonistas, temos revelações e mais perto do final, começou a narração sobre o passado de Xie Lian antes de sua ascenção, na qual conhecemos um pouco mais sobre ele e sua história e também sobre certo acontecimento que creio que é super importante para a trama.
De modo geral estou cada vez mais imersa nessa história e amando muito.

Kath 07/06/2022

A trajetória de Xie Lian
"Quando humanos ascendem, eles ainda são humanos; quando caem, eles ainda são, humanos."

Embora fosse o príncipe herdeiro do trono de Xian Le, Xie Lian não almejava o trono. Sua grande paixão era a cultivação, o caminho da sabedoria e da pureza e as artes marciais. Muito cedo, quando as primeiras desavenças com o pai começaram a surgir, ele se mudou para a montanha Tai Cang a fim de estudar cultivação, ficar longe do pai e, um dia, ascender mesmo que esta última possibilidade não fosse uma certeza.

Durante o Festival das Lanternas, Xie Lian deveria representar a divindade maior que destrói o mal, o desfile visava não apenas agraciar os céus, mas de trazer tempos de paz e prosperidade para o reino pelos próximos anos. Todavia, bem no meio do desfile, Xie Lian sai do seu personagem para salvar uma criança que caíra de cima de um prédio, interrompendo o desfile antes do previsto e, ainda mais, sua máscara cai revelando seu rosto, até então incógnito, para todos do reino presentes.

Ele é repreendido pelo seu mestre que afirma que aqueles acontecimentos prenunciavam um mal sobre a nação de Xian Le, mas o príncipe herdeiro estava preocupado somente com a criança que, aparentemente estava bem. Ele incumbe um de seus funcionários a levar o menino em segurança para fora do palácio e apesar de todos estarem preocupados com os maus agouros que poderiam vir, o príncipe da coroa não parecia abalado pelo que havia acontecido, apenas orgulhoso de si mesmo por conseguir salvar a criança. Seu mestre, entretanto, diz a ele para se desculpar publicamente com o reino pelo que aconteceu, mas Xie Lian se recusa, alegando que não fez nada errado para se desculpar.

Dias depois, quando está prestes a voltar para a montanha, ele vai pela cidade para que um dos seus funcionários possa visitar a mãe, é quando ele reencontra o mesmo menino que salvou sendo torturado por seu primo Qi Rong. Enfurecido, Xie Lian manda prender o rapaz e leva o garotinho às pressas para os médicos reais. Embora bastante ferido, o menino ainda tem força o bastante para impedir que o príncipe veja o lado direito do seu rosto e para se posicionar contra aqueles que o acusam. Temendo deixar o garoto no castelo e ele se tornar vítima de Qi Rong outra vez, Xie Lian opta por levá-lo contigo para a montanha Tai Cang.

Como um lugar sagrado, a montanha comportava pavilhões dos mais diversos tipos, por isso, ao levar o pequeno menino até lá, algo extraordinário acontece, os pavilhões que selavam espíritos malignos têm suas barreiras desfeitas e todos os monstros são soltos na montanha indo na direção do garoto e queimando o lugar onde Xie Lian morava. Contudo, o príncipe da coroa parecendo um bom discípulo maoísta, não se importava com nada daquilo, apenas com a criança e seus oficiais dentro do palácio. O sacerdote maior da montanha arguiu o garoto para ler sua sorte e descobriu que ele tinha uma data de nascimento obscura, destinado a trazer infortúnio para si mesmo e todos à sua volta.

Ouvindo isso, o garotinho, é claro, se opõe afirmando que nada daquilo era sua culpa e que ele não havia feito nada para atrair a escuridão dos espíritos até lá. Para surpresa de todos, Xie Lian concorda, ficando ao lado dele e tentando acalmá-lo. Naquele mesmo dia, o garotinho desaparece e o sacerdote diz a Xie Lian que ele tem todos os requisitos necessários para ascender, embora acredite não ser uma boa ideia em idade tão jovem.

E ele estava certo.

Xie Lian ascende aos dezessete anos, se tornando um dos mais adorados e poderosos deuses, mas mantendo a impulsividade e os ideais pouco embasados da adolescência. Quando seu reino começa a colapsar com a falta de água e uma estranha doença começa a varrer a região, ele contraria os céus e desce para ajudar o seu povo, o caos se espalha no reino de Xian Le e o príncipe da coroa, uma vez amado por todos, se vê duvidando de si mesmo e recebendo o desprezo do seu povo em resposta por não ser capaz de salvá-los. O pior ainda foi descobrir que a causa maior daquele infortúnio se deveu a ele mesmo, a partir do momento que impediu o curso do destino de agir, Xie Lian enterrou o futuro do seu reino já destinado a cair.

O segundo volume do quarteto joga luz sobre o passado de Xie Lian, elucidando alguns fatos do primeiro livro que ficaram um tanto obscuros para nós. Quando encontramos o personagem no primeiro livro já o vemos em uma versão muito mais madura e ignoramos completamente sua trajetória até esse estado, como todo mundo, Xie Lian passou pela rebeldia ao se virar contra os céus e os adultos e fazer o que ele achava que ela certo apesar das consequências, ele aprendeu da maneira mais difícil que nem sempre o bem de um é o bem geral e que nunca vai-se agradar a todos.

É um livro um tanto triste e até um pouco macabro em algumas partes. Mas a gênese da relação dele com Hua Cheng foi o ponto alto do volume sem dúvida! A devoção genuína de Hua Cheng nasceu na infância e perdurou por toda a sua vida, mesmo durante a queda de Xie Lian, no momento que ele era desprezado por todos, Hua Cheng estava lá acreditando nele e isso foi lindo de ver, bem como aconteceu com nossos amados Lan Zhan e Wei Ying, mas de uma forma bem mais pura e intensa. E isso só aumenta mais nossa curiosidade a respeito do personagem, uma vez que a autora nos dá pouquíssimas pistas sobre seu passado. Sabemos que ele veio de uma família abusiva e negligente e vivia fugindo, era muito pobre.

Espero que os próximos livros contem mais a respeito dele e de como ele se tornou um fantasma. Um não, O fantasma! Hahaha. Apaixonadinha por eles. Como o terceiro livro é gigantão, eu vou quebrar um pouco a corrente, ao contrário do que fiz com Mo Dao Zushi e vou ler outras coisas. Outra coisa que me surpreendeu um pouco nesse livro, apesar de ele ser muito bom, como é, ao contrário de seu antecessor a gente consegue fazer pausas entre as leituras. Lembro que quando estava lendo MDZS eu simplesmente não conseguia fazer mais nada, só queria ler. TGCF está se mostrando uma experiência mais "leve".

tal_kless 05/09/2022

???? ?????? ??? ?? ?????? ???? ???? ?? ?????
Quando se trata de sequências, eu gosto de fazer as resenhas na ordem, mas dessa vez eu vou ter que abrir uma excessão.

MEU. DEUS. DO. CÉU????

Assim, quando eu soube que esse livro seria do passado do Xie Lian eu fiquei feliz porque, enfim, backstory, mas também fique meio triste porque o Hua Cheng não aparecia provavelmente kakakakakaka

Mas, caramba, esse segundo me acertou muito mais em cheio do que o primeiro!!

Ler Xie Lian com suas convicções tão juvenis e sonhadoras no início me deixou com esperanças:

"Mano, se realmente houve uma tentativa, se tivesse esforço, é claro que poderia funcionar, certo? Existe um terceiro caminho!!"

Mas logo essa esperança foi arrancada de mim e pisoteada na minha frente. Eu já sabia que não acabaria bem por conta do primeiro livro, mas uma parte desesperada minha estava torcendo para que a autora só tivesse surtado no primeiro e que no final tudo não tivesse passado de uma piada sem gosto, e logo, na verdade, tudo daria certo...

Foi muito árduo e emotivo o observar batalhando para pô-las em prática, indo ao extremo para solucionar todos os problemas de seu reino, mas mesmo assim tudo acabar resultando em tentativas desnecessárias, as coisas aos poucos definhando, encaminhando-se para o caos. E não digo caos, eu digo:

CAOS, DESGRAÇA, PANDEMÔNIO, DESASTRE, CALAMIDADE

AAAAAAAAAA

Cof cof, enfim...

Também toda a questão da idolatria em pauta, de tentar ajudar todo mundo, nossa, serião, chef kiss. Teve umas reflexões muito interessantes e boas de se pensar.

E claro, todo o conflito político, socioeconômico foi muito bem escrito. Eu me senti em uma aula de história: parecia que eu tava lendo sobre a queda de um antigo reino da Antiguidade, sei lá.

Bom, sai com trauma, mas quero mais por favor ( ???)

Len 13/01/2022

meu deus que leitura... intensa.
comecei o segundo livro tenso por causa do final do primeiro, porém me descontraí com o seguimento do livro e então o fim veio com tudo de novo, me destruiu completamente a partir do capitulo 74 e eu sinceramente pensei em parar de ler algumas vezes devido a algumas cenas, porém terminei e recomendo muito a leitura

Jessica891 12/05/2021

Logo nos primeiros capítulos eu não conseguia entender como esse Xie Lian mais jovem se tornou aquele Xie Lian do primeiro livro, um deus totalmente sem confiança em si mesmo, totalmente diferente daquele deus marcial cheio de energia e coragem logo na primeira vez em que ascendeu.
Mas, conforme vamos lendo, vimos que ele passou por diversas provações, que explicam como ele chegou a se tornar assim.
E o Hua Chen? Nossa, amei demais esse personagem, que se dedicou de corpo e alma ao deus marcial e nunca o abandonou. Fiquei muito comovida com a leitura desse 2 livro. Ansiosa pelos demais ?