Cartas do Pequeno Príncipe

Cartas do Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - Cartas do Pequeno Príncipe

Millene 25/06/2018

É preciso viver para escrever
Quando peguei pra ler o primeiro pensamento foi "Opa, deve ser tipo a continuação do Pequeno Príncipe, logo deve ser bom". Mas assim que fui lendo percebi que estava totalmente errada, Cartas do Pequeno Príncipe é uma compilação de cartas que o próprio Antoine de Saint-Exupéry redigiu ao longo da vida para seus amigos e familiares. Embora não seja tão belo como o livro do Pequeno Príncipe é tão interessante quanto.

Antoine desde muito jovem se criou longe da família, iniciando seus estudos longe da mãe, seu principal destinatário nas cartas. Era extremamente sensível, apegado aos poucos amigos que tinha e muito ambicioso, desde cedo sentia uma grande necessidade de "ser alguém na vida". As cartas enviadas à mãe neste período sempre eram recheadas de preocupações quanto a seu futuro. Antes de se tornar um importante piloto de avião, Antoine teve seu primeiro emprego em uma fábrica de caminhões onde chegou a ser gerente. Em seguida, já no campo da aviação, foi primeiro mecânico e somente anos mais tarde passou a pilotar.
A partir daí descobriu novas paixões, gostava da solidão e quietude que encontrava quando pilotava, dos pensamentos e reflexões que fazia e assim começou a tomar gosto por escrever.

Um pouco pela sua profissão e um tanto por seu jeito introvertido, Antoine pareceu ser um cara solitário que levou uma vida cheia de melancolia e saudade de casa, tinha muita necessidade de escrever e receber cartas, assim passava maior parte do seu tempo livre escrevendo, muitas vezes se irritava por não ser respondido com a mesma intensidade que escrevia justificando-se que sentia medo de ser esquecido por aqueles que tanto amava.

O livro foi dividido em 4 partes com as cartas organizadas em ordem cronológica e a cada início de capítulo temos um prólogo escrito por alguém próximo a Saint-Exu. O que mais me chamou a atenção foi o escrito de Renée de Saussine, um grande amigo que nos dá um panorama de como era a vida de Antoine entre os anos de 1923 à 1931. Nesta época seus romances já haviam conquistado o público, seus livros tornavam-se conhecidos em lugares muito além de Paris, mas mesmo assim não deixou de ser piloto alegando que o "ato de escrever é uma consequência, antes de tudo é preciso viver."

No geral, o livro destina-se à aqueles que desejam conhecer um pouco mais deste querido escritor (Como posso falar isto se eu mesma tropecei no livro pensando que era uma continuação?). Bem, apesar dos apesares, me sinto grata por ter chegado ao fim do livro, em alguns pontos a leitura foi um pouco desgastante, mas acredito que isso não deve ser levado em conta, afinal são cartas pessoais, sobre a vida de uma pessoa que não esperava ter suas cartas lidas por desconhecidos.

O livro é muito bom para o que se propõe e eu poderia me estender muito mais sobre minhas impressões. Se já gostava do Pequeno Príncipe agora passei a gostar mais ainda, depois de entender o contexto e a vida de quem o escreveu. Alguém inteligente, humilde e muitas vezes incompreendido. Alguém tão leal ao seus companheiros que ao ficar sabendo da queda de algum avião realizava intermináveis buscas no local do ocorrido para tentar encontrar o piloto, como ele mesmo cita este ato era o "esforço mais fiel porque a gente dá a quem pode o que tem a dar de si mesmo."

NOTA: Antoine de Saint-Exupéry desapareceu após o dia 31 de julho de 1944 quando saiu em missão para coleta de informações sobre tropas alemãs e nunca mais retornou. Os destroços de seu avião foram encontrados somente no ano de 2004 na costa de Marselha, porém o corpo nunca foi encontrado.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exup%C3%A9ry

gabcravoecanela0 30/07/2023

Do mesmo autor do pequeno príncipe...
"O que é preciso não é aprender a escrever mas a ver. Escrever é uma consequência."

É um livro razoável, nada emocionante . É dividido em três partes: Cartas a um refém, Cartas da mocidade e Cartas a sua mãe.

É uma espécie de biografia do Antoine de Saint-Exupéry. Não é surpreendente apenas para passar o tempo ou se for fã do pequeno príncipe

Natalia Alencar 10/12/2009

Não gostei, não. O livro é uma compilação de cartas de Antoine de Saint-Exupery, que foram divididas em três partes "Carta a um Refém", "Cartas à Sua Mãe" e "Cartas da Mocidade". Da primeira parte, eu gostei, ele escreve a um amigo judeu que ficou na França, ocupada durante a Segunda Guerra Mundial. A seguinte, "Cartas à Sua Mãe", eu achei cansativa demais... feita em sua maior parte de cartas contando sobre momentos da vida do autor. Prefiro o Pequeno Príncipe.

Obs.: Sem previsão para retomar a leitura.

Márcia 09/09/2021

Cartas do Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Este livro é um apanhado de cartas escritas por Antoine de Saint_Exupéry que foi publicado após a morte do autor. São cartas escritas para sua mãe, para uma amiga (Renée de Saussine) e uma carta escrita a um amigo judeu durante os anos trágicos de ocupação da França pelo alemães na Segunda Guerra Mundial.
As cartas da mocidade (1923 - 1931) escritas para sua amiga Renée Saussine refletem 9 anos da vida do escritor, nove anos de mocidade.
As cartas apresentam um Antoine melancólico e até um pouco mimado que, cobra uma atenção especial de sua amiga.
Cartas à sua mãe - Essas cartas foram escritas durante 34 anos, de 1910, época em que Antoine, com idade de 10 anos , era semi-interno no Colégio Santa Cruz, até 1944, ano que pereceu.
Nas cartas para sua mãe há o Antoine escritor, que ele não considerava uma profissão, e Antoine que adorava a aviação mas não conseguia se satisfazer em nenhuma profissão que exercia.
Carta a um refém - carta escrita durante a ocupação da França pelo alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

carolinagarlic 18/06/2023

Gostei muito do livro, mas não gostei do nome do livro, entendo que colocaram esse nome para chamar atenção, colocando o nome da obra mais famosa do Antoine de Saint-Exupery e as pessoas comprarem. Eu comecei a ler realmente achando que tinha alguma ligação com o pequeno príncipe, mas são cartas do próprio autor durante a vida, o que achei bem mais interessante e amei ler sobre a vida dele no seu ponto de vista. Principalmente a parte "Cartas à sua mãe" que da para sentir suas emoções durante a leitura. Indico muito!!

marcelgianni 30/03/2016

Cartas de Antoine de Saint-Exupéry
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso, veja minha resenha completa no link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Este livro trata-se de uma publicação de várias cartas escritas por Antoine de Saint-Exupéry, e publicado após sua morte. O título tem um forte apelo publicitário, já que utiliza o Pequeno Príncipe por este ter sido o maior sucesso do autor, que o tornou conhecido no mundo todo. Quando vemos a capa do livro, pensamos que se trata de uma continuação de O Pequeno Príncipe, pelo título e autor, e temos a ilusão de que estas cartas podem ter sido escritas pelo príncipe para o aviador e vamos poder descobrir como pensa esse querido personagem. Infelizmente, não é nada disso.
O livro reúne cartas variadas enviadas por Antoine, dentre elas as enviadas a sua mãe e à amiga Renée de Saussine, e tais cartas são um retrato da vida do autor, já que vão da sua infância (na primeira carta apresentada Antoine tinha dez anos de idade) até o seu último ano de vida, pouco antes de morrer, aos 44 anos, em um acidente aéreo.
O livro mostra um Antoine que saiu de casa cedo e por isso é possível enxergar em suas cartas um forte apelo saudosista e melancólico. Mostram um Antoine terno, muito ligado à sua família, mas devido à distância, extremamente carente.
Para quem gosta do autor e quer conhecer um pouco mais sua mente a leitura é recomendada, pois temos neste livro um relato da sua vida segundo seu próprio modo de vê-la. Quem espera algo a mais, não se agradará com a leitura, que em muitos momentos se torna muito repetitiva.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2016/04/05/cartas-do-pequeno-principe-antoine-de-saint-exupery/

Antonio Maluco 27/04/2017

Expectativa x Realidade:Decepção
mais 1 livro que o autor coloca sua obra mais famosa como continuação mais são cartas que ele escreveu para pessoas e não o Pequeno Principe e é igual ao escritor John Grogan de Marley e Eu que em seu segundo livro uso o assunto cão para fazer sucesso literário