A Devolvida Donatella Di Pietrantonio

Resenhas - A DEVOLVIDA

Gabi 26/03/2020

Drama que nos faz refletir
É muito importante levar em consideração a época em que uma história foi escrita e/ou ambientada. Nesse caso estamos falando da Itália de década de 40.

Como que os pais adotivos simplesmente devolvem sua filha aos pais biológicos? Por quê de uma atitude tão dolorosa? Quais as consequências que a criança pode sofrer no decorrer da vida? Ela se tornará uma mulher ruim ou vingativa? Ela terá capacidade de perdoar?

É um livro curto, com uma narrativa diferente. Nem o nome da garota a gente descobre! Mas tem um final que te faz "entender" e deixa bem claro a motivação, apesar de não deixar de ser errada. Na história da Garota estava tudo errado...

cris.leal 26/03/2020minha estante
Sua resenha me deixou curiosa, com vontade de ler. ;)

Autora.Martina 12/07/2022minha estante
Todo aquele segredo sobre o fato de ela ser devolvida me "obrigou" a ler o livro muito rápido.
Eu podia sentir toda a angústia da personagem em cada lampejo de esperança de que os pais adotivos a viessem buscar. Aquele não era mais o seu mundo. Ela estava perdida. Não pertencia àquele lugar e não era bem vinda. Um livro um pouco melancólico já que retrata a miséria e o abandono na sua mais crua face.

Patricia Lima 05/10/2020

A Devolvida
O mais interessante no livro é acompanhar os sentimentos e dúvidas da personagem, sentimentos de abandono, porque ela não conhece sua história, e tenta entender tanto o porquê que ela foi adotada, quanto o motivo dela ser devolvida.

E ao mesmo tempo que a gente vai descobrindo isso nós acompanhamos as adaptações que ela passa a ter, pois ela cresceu em uma família rica, tinha vários privilégios, e agora ela se depara com uma outra família onde ela tem irmãos e estão em condições mais pobres.

É um livro muito tocante por conta disso, que faz você refletir sobre algumas coisas também, é um execelente drama de família, que fala de abandono e amor fraternal.

(Tem Resenha completa do livro no canal)
Denise333 25/04/2023minha estante
Gostei bastante dessa leitura, Pati. É o livro do mês de maio do Cçube de leitura do qual participo. Apesar do tema difícil, a autora se revela um boa contadora de histórias. Bem comovente.
Um abraço querida!
Saudades! ?

Denise333 25/04/2023minha estante
*leia-se: Clube

Marcia Pimentel 22/11/2023

A história de uma menina de treze anos
A protagonista tem uma família bem confusa. Os irmãos, principalmente os mais velhos, tem raiva dela(sempre será ela ou dela, a autora não deu um nome para a protagonista) por crescer sem ter passado por nenhuma necessidade como eles, que tinham que trabalhar desde muito novos e muitas vezes quase não tinham nada para comer. Mas ela se deu bem com a irmã mais nova que era apenas alguns anos mais nova que ela. Gostei muito da Adriana(a irma mais nova), tem uma personalidade forte e decidida. Não gostei da parte do irmão mais velho com ela. Apesar de entender que ele não a via como irmã, já que ela foi dada a outra família quando era bebê, mas me senti incomodada ao ler o que ele fez com ela. É triste por todo sofrimento que ela passou no livro, porque ao ser devolvida, ninguém diz realmente o que aconteceu, e ela acredita que a mãe que a criou a devolveu, e isso causa um grande sofrimento a ela. Ela não consegue gostar da mãe verdadeira, a quem nunca em sua vida chamou de mãe. O livro é ela contando o que se passou em sua vida depois que foi devolvida(no passado), então em alguns momentos ela nos conta como está agora e algumas pessoas ao seu redor(no presente). Gostei e não gostei do final.
Julia 26/12/2023minha estante
Tenho esse faz pouco tempo. Coloquei ele na minha meta de leitura pra 2024. Estou com expectativa baixa para essa leitura, mas achei a sinopse interessante.

Marcia Pimentel 27/12/2023minha estante
Também achei a sinopse interessante, por isso comprei. Para mim, a história teve seus altos e baixos. Ora eu gostava, ora não. Me avisa quando você avaliar ele aqui no Skoob, para eu saber o que você achou.

cris.leal 07/11/2020

Sensível e perturbador...
Da capa à última palavra escrita, este livro é sensível e perturbador. A história é narrada por uma mulher adulta que, aos 13 anos, viu sua vida se transformar radicalmente ao ser devolvida à sua família biológica por aqueles que ela acreditava serem seus pais. A “devolução” aconteceu de repente e sem nenhuma explicação plausível. De uma hora para outra, ela foi retirada de um lar confortável e afetuoso, para viver com uma família numerosa em uma habitação pobre, carente não só de alimentos, mas de gentileza e calor humano.

Ao ser recebida pela família biológica com indiferença e certa rejeição, a devolvida foi tomada por um forte sentimento de não pertencimento. Não sabia mais qual era o seu lugar e sofria por sentir-se órfã de duas mães vivas: uma que nunca a quis e outra que não a queria mais. O abandono parental fez crescer dentro dela um vazio persistente e insuperável. A força para não sucumbir veio da sua própria obstinação e da cumplicidade da irmã mais nova, jogada no mundo tal como ela.

“A devolvida” é um drama familiar que provocou um grande impacto em mim. Acompanhar o sofrimento da adolescente negligenciada, marcada pelo abandono e que a duras penas tenta sobreviver em uma vida que não escolheu, me emocionou muito. Leitura recomendadíssima.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/11/resenha-devolvida-de-donatella-di.html

ekundera 25/09/2021

?É a verdade que está errada?
A dura realidade, com bastante pobreza e bruteza de uma família numerosa, enxergada a partir da perspectiva de uma menina, remete bastante aos livros de Elena Ferrante. Além disso, algumas passagens parecem fazer referência a Gabriel García Márquez, como a presença dos ciganos e a velha benzedeira que vivia embaixo da árvore. Apesar de ser uma história de um cotidiano cru e sem muitas ilusões, o clímax me pegou um pouco de surpresa e amarrou as coisas de maneira bem convincente e com muita coerência. Passei a me afeiçoar ao enredo a partir da descoberta que dá sentido à trama.

Isac 25/11/2023

Drama realista que tem muito a ensinar
Primeiro de tudo vamos ter em mente que o livro se passa na Itália da década de 40-50, então os costumes e cultura apresentados são bem distintos, observamos isso durante a leitura.

Apesar do livro esclarecer muitos fatos, ainda sim não fala o nome da menina, óbvio que fiquei curioso pra saber e não entendi o motivo para isso acontecer. A história é bem triste, a menina "devolvida" pula de lar em lar rejeitada pela família adotiva e pela família de sangue, a vontade dela de ter uma vida normal é perceptível e o leitor consegue sentir a dor dela. Nos faz pensar sobre nosso lugar no mundo, sobre aceitação, sobre enxergar o lado bom das coisas e ser otimista com a vida.

Um ponto muito legal e bonito é a relação da menina com sua irmã Adriana, é uma coisa que deixa nosso coração quentinho durante a leitura. Entretanto o livro é bem curto e com capítulos curtos também, facilitando a leitura. Apesar da história ser interessante, o livro não prende tanto quanto eu gostaria, é uma leitura do tipo "não tenho nada melhor para ler", mas não chega a ser um livro enfadonho ou ruim ao ponto de ser ignorado, enfim...recomendo a leitura!

Pollyanna Reis 29/03/2021

A Devolvida
Esse livro é pura sensibilidade. Eu vivi essa história! Sentimos na pele cada um dos sentimentos da nossa protagonista.
Durante toda leitura não sabemos o nome da personagem principal. Ela vive em uma pequena cidade da Itália, em 1975, quando é devolvida para sua família biológica. Ela tem 13 anos e foi criada por uma família amável, em um ambiente acolhedor e confortável. E agora descobre que seus pais são na verdade seus tios, e agora está sendo devolvida para sua família de verdade.
O seu novo ambiente é completamente diferente, se antes ela era filha única, agora ela descobre ter vários irmãos. Se os pais eram amorosos e presentes, ela descobre que os verdadeiros são distantes e indiferentes.
Agora, ela precisará se adaptar a um lugar que não tem certeza se pertence à ela, aprenderá a dureza de passar fome. Será sempre a devolvida! Mais a grande questão dessa história é: Porque ela voltou para a sua família biológica? Junto com ela, vamos buscar essa resposta, enquanto a mesma terá que se adaptar ao seu novo mundo.
Sofreremos com a protagonista e sua irmã Adriana. Uma será o refúgio da outra.
Fica aqui a minha indicação de leitura.

Citação favorita: ?Desde que fui devolvida a ela, a palavra Mãe aninhou-se em minha garganta como um sapo que dali nunca saiu.?
Alessandra Leandro 29/03/2021minha estante
Vou começar a ler amanhã

Pollyanna Reis 29/03/2021minha estante
?????? Boa Leitura! Livro muito bom!

VanessaKroline 28/09/2021

A DEVOLVIDA
Apesar de não estar na verdadeira vontade de outros gêneros, fui atraída pra esse livro. E fui fisgada com as primeiras folhas. Segui meu ritmo mas alguma coisa começou a desandar por aqui. Apesar de serem poucas páginas, a autora pareceu se perder na história, não entendi mais do que o livro se tratava, apenas tinha uma curiosidade, porque a nossa protagonista foi devolvida, o que foi revelado nas últimas páginas do livro.
O que até foi um ponto interessante, mas não salvou a história.
Voltando aos romances, check

bruna3810 08/02/2024

A Devolvida
Eu não consigo decidir se gostei ou não dessa leitura.
A história e o drama da família e da garota devolvida até que me envolveram mas eu meio que detestei todos os personagens.

Mari Pereira 05/08/2021

A capa do livro é medonha, mas tem uma boa edição e o enredo vale a pena.
O livro é bem escrito e tem a leitura bastante fácil. Uma ótima opção pra quando precisamos dar um descanso das leituras mais densas.
A história já começa com um grande drama e é só nas últimas páginas que conseguimos montar o quadro do que realmente aconteceu com a protagonista.
Um livro que fala sobre pertencimento, família, adoção... E sobre encontrar alguma luz no meio do caos.
O último capítulo é muito interessante e nos faz ver a história a partir de outro ponto de vista.
Pra mim só faltou um capítulo ou um epílogo que contextualizasse melhor o destino da personagem, já que várias pistas são dadas, mas ficam todas em aberto.
Ana 05/08/2021minha estante
li esse livro na edição da tag inéditos, com uma capa bem bonita e outro título: a retornada. Gostei bastante também.

Mari Pereira 05/08/2021minha estante
Pois é! Eu vi essa edição da TAG! Mas a edição comercial tava muito baratinha hahahahah então valeu a capa horrorosa!

Adria Raquel 01/09/2020

Curtinho mas fluído
Uma proposta boa, ideia incrivel porém foi pouco aprofundada, história raza mas fluida.
No geral achei uma boa leitura, rápida e me peguei refletindo sobre o sofrimento daquela garota e sentindo suas dores.
A história é narrada por ela que nem o nome sabemos. Como ela conseguiu passar por tanto sofrimento e mudança drástica de vida onde tudo o que acreditava mudou? Vivia se perguntando o que tinha feito pra ser devolvida. A família a queria de volta, porque agora?
A história tem muitas reflexões, é uma boa leitura!!!

Dai 14/09/2020

Comovente, triste e forte
Esse livro foi daqueles que me surpreendeu muito. Foi o livro que julguei pela capa, esperando uma trama maquiavélica, um suspense talvez. Ao invés disso, encontro um drama italiano, daqueles que faz repensar a vida.
Um obra onde os personagens são tão bem construídos, que não há necessidade nem de dar nome a personagem que narra a história. Marcante e profundo, um livro qie fala de dor, miséria, amor e abandono entre famílias.

Uma menina de treze acaba de ter sua vida virada, após ser devolvida a uma família da qual ela nem se lembrava que existia, ela precisa se refazer, e aprender a viver totalmente diferente da que levava. Entre a inquietação de viver em uma miséria qi3 até então não conhecia, e o a tristeza do abandono da família que acreditava ter; ela encontra na irmã mais nova o apoio para seguir adiante.

Mendes 15/03/2022

É uma leitura que te prende
É um livro bom, no geral
mas esperava mais do fim da narrativa
é uma leitura que te prende, é emotiva e comovente. É interessante como foi tratado um tema que de certa forma, é bem sensível sobre a objetificaçao das crianças nos lares nas décadas passadas, o quanto uma criança era objeto de troca, de n ter importância.
De não ser tratado como uma pessoa, de fato.
É um livro que recomendo por isso coloquei como nível bom, mas digo aos leitores que n criem expectativas. Leem!
Soph 15/03/2022minha estante
Amei a resenha