Vida de Santo Antão

Vida de Santo Antão S. Atanásio de Alexandria

Resenhas - Vida de Santo Antão

Luzineide 26/02/2024

Vida de Santo Antão é uma obra clássica da literatura cristã, que nos inspirar para uma vida de santidade e renúncia.
Escrita por Santo Atanásio, bispo de Alexandria por volta do século IV.
A obra apresenta uma jornada espiritual de Santo Antão desde sua juventude até a morte, destacando sua busca pela santidade e sua luta contra as tentações demoníacas no deserto do Egito.
Ele venceu esse inimigo.

Gláucia 28/10/2023

Exemplo de obediência
Não importa o tempo em que um Santo é reconhecido como Santo. Seu exemplo de obediência e amor a Deus irão sempre nos inspirar. Aprendi com Santo Antão, por meio dessa leitura, sobre os bons frutos do silêncio e da obediência. Sobre desprendimento de si e entrega total a Deus. Que Santo grandioso!

samucacn 26/07/2023

Vocês (monges) me pediram um relato sobre a vida de Santo Antão: querem saber como chegou à vida ascética, que foi antes dela, como foi sua morte, e se é verdade o que dele se diz. Pensam modelar suas vidas segundo o zelo da dele. Muito me alegro emaceitar esse pedido, pois também eu tiro real proveito e ajuda da simples lembrança de Antão, e pressinto que também vocês, depois de ouvida a história, não só admirarão o homem, mas quererão emular sua resolução, quanto lhes seja possível. Realmente, para monges, a vida de Antão é mode-lo ideal de vida ascética. Assim, não desconfiem dos relatos que receberam de outros a respeito dele, mas certifiquem-se de que, ao contrário, ouviram muito pouco. Em verdade, pouco lhes contaram quando há tantoque dizer. Eu mesmo, com tudo o que lhes conto por cartas, apenas lhes transmitirei algumas das lembranças que tenho dele." (Prólogo - Santo Atanásio).

Eleelton 29/08/2022

Santo Antão
A Vida de Santo Antão é um ótimo livro sobre o que pode ser considerado o precursor dos padres do deserto. Santo Antão deve ser muito mais reconhecido, por sua importância e fortíssima história e exemplo de cristão. Porém, como muito antiga, é relativamente breve, apesar de ser a sua principal biografia, vinda das mãos do grande Santo Atanásio.

Marquinhos/Panda 20/01/2022

Deserto, solidão, meditação e barbas
Aquele livro que dá vontade de largar tudo e ir para o deserto passar os dias meditando o bem, o belo e o verdadeiro.
Cheio de ensinamentos espirituais

Lilliam 17/01/2022

Santo Antão
Homem que alcançou a santidade através da vida monástica. O livro tem uma linguagem de fácil entendimento. Vale muito a pena ler.

Zezinho 02/05/2021

A vida de santo Antão, um monge copta, é narrada de forma sucinta. Vê-se o quanto ele foi admirado, mas aaintroducao já nos alerta que algumas ideias podem ter sido apresentadas como sua, quando na verdade, trata-se de pensamento posterior.
A segunda parte do livro é uma conferência de Sao João Cassiano. A leitura é arida e, pra mim, os conceitos não ficaram muito claros.

Cynthia Leite 17/03/2021

Viveu como o Cristo viveu
A leitura é bem fluida e a vida de Santo Antão é um exemplo de que viver imitando a Cristo é totalmente possível.
Este santo é um grande exemplo aos dias atuais, especialmente aos que tem vida monástica.

Annesley 28/01/2021

Ótimo livro sobre o que pode ser considerado o precursor dos padres do deserto. Santo Antão deve ser muito mais reconhecido, por sua importância e fortíssima história e exemplo de cristão. Porém, como muito antiga, é relativamente breve, apesar de ser a sua principal biografia, vinda das mãos do grande Santo Atanásio.

Larissa 09/11/2020

Descoberta
Descobri nessas linhas sobre um santo ao qual eu só conhecia o nome diferentão e nada mais!
Pude então admirar a beleza e o desprendimento da vida monástica e conhecer um santo pelo relato de outro santo tem grande valor.

Angerson 20/09/2020

Ótimo
Livro muito bom para pensarmos um pouco se estamos realmente seguindo a Deus da melhor forma, se estamos fazendo mesmo tudo que podemos por Ele ou estamos apenas nos enganando.

Leitura leve e dinâmica, a cada passo da vida desse Santo conseguimos compreender o verdadeiro sentido de mesmo estando no mundo, viver fora dele.

Claudinez 18/07/2020

Uma boa história de um santo que eu desconhecia.
Texto simples e muito compreensivo, apesar de na introdução ser bem complicado de entender a versão escolhida das traduções e manuscritos, etc
Vida de um santo muito bem contada por outro santo, onde aoresentou-me a vida dos monges do deserto, até então desconhecidas. Passagens e provas de fé da vida de Santo Antão, que agira admiro.
Recomendadíssimo.

Geane.Gouvea 24/04/2020

Um monge determinado.
Gratidão é... Caminhar pelo deserto com um santo e admirar sua determinação, e coragem em enfrentar demônios e não desviar-se de seu caminho, em seus quase 105 anos. Destaco aqui um trecho do livro, que nota toda sua importância, dentre todos os relatos: "...Para os monges que chegavam até ele, tinha sempre o mesmo conselho: pôr sua confiança no Senhor e amá-lo. (...) Ainda que Antão tivesse esses poderes de palavra e visão, no entanto suplicava que ninguém o admirasse por essa razão, mas admirasse antes o Senhor porque Ele nos ouve a nós, que somos apenas homens, a fim de que possamos conhecê-lo melhor."