O Último Voo das Borboletas

O Último Voo das Borboletas Kan Takahama

Resenhas - O Último Voo das Borboletas

Denilson 04/02/2024

Arte magnífica e desenvolvimento interessante
A história é incrível, pois nos transporta para um período de transição no Japão, quando o país se abre para outras nações, especialmente as europeias. Isso gera um choque cultural interessante que é explorado ao longo da trama. A arte do livro é lindíssima, tanto na representação dos cenários quanto na criação dos figurinos dos personagens da época.

No que diz respeito à narrativa, ela se desenvolve de forma gradual até a metade do volume, destacando os aspectos cotidianos da vida de Kichou. Contudo, é na segunda metade que a história realmente engrena, com desenvolvimentos cruciais para o desenrolar da trama.

Em geral, recomendo o livro para qualquer pessoa que queira uma boa história. Uma crítica pessoal seria considerar a redução das histórias apresentadas no início do volume, dando mais ênfase ao desenvolvimento dos personagens na parte central e final da obra. Isso proporcionaria um final mais suave para historia.

06/01/2020

Foi uma leitura um pouco decepcionante para ser sincera. Em partes porque não estava esperando o melodrama que encontrei aqui. Talvez se eu soubesse de antemão teria tido outra impressão.

O mangá é sobre uma prostituta de altíssimo padrão chamada Kichou. A sinopse prometia nos mostrar mais sobre um período complicado no Japão, quando ele começa a se abrir para o mercado externo, mas isso é relado tão de leve que você nem sente direito. O foco mesmo é desvendar porque a Kichou, que já conseguiu sair do bordel antes – algo possível só se alguém pagasse todo o tempo de serviço que ela ainda teria pela frente – resolveu retornar. O motivo é bonito? Até é, mas é meio dramalhão mexicano e eu queria algo mais real.

Luciano 16/02/2020

Alta expectativa
Não vou dizer que é um mangá ruim, longe disso.
Mas eu esperava mais dessa história e fiquei um pouco decepcionado.
Não sei o que ne levou a esperar algo mais, talvez os seus editores saibam vender muito bem um produto.
Mas enfim, achei que se trata de uma trama que poderia ser muito mais bem explorada. Conteúdo pra isso tem.
Ponto para a edição do Pipoca & Nanquim que está realmente lindíssima e de muita qualidade.

andersongump 23/09/2020

Excelente registro histórico e cultural do Japão, a obra convida o leitor a reflexões profundas sobre o quanto dispostos estamos ao sacrifício e doação pelos outros. Arte linda junto de uma bela história faz deste um incrível mangá.

Nessa 05/12/2020

Encantador
A escrita de uma mulher faz você já notar a sensibilidade da história logo de cara.
O mangá conta a uma parte da vida de Kitchou , uma tayu , uma prostituta de altíssima classe com uma história de vida muito triste. Apesar de se encontrar numa posição de escolha Kitchou dormia com qualquer um que lhe pagasse bem , incluve estrangeiros , coisa que não era bem vista na sociedade japonesa no final do período Edo.
As motivações que regem a personagem, que poderia pagar pela própria liberdade , mas escolhe ficar nos famosos bordéis de Maruyama são explicadas ao longo da história.
Vale a pena descobrir o que a motiva e se entristecer com essa sensível história.

Cassi 10/01/2021

Uma viagem aos tempos antigos do Japão
O que mais me cativou nesse mangá de Kan Tahahama foram seus traços, principalmente a ambientação e os costumes do final da Era Edo que foram retratados aqui de forma primorosa.

A história em si é boa. As cenas com o Dr. Toon foram as que mais me agradaram, e foi muito legal saber que o personagem foi inspirado em uma pessoa real (das coisas que a gente aprende lendo mangá!). Mas um ponto negativo foram os finais de capítulo. Não que fossem necessários cliffhangers, mas achei o final de cada capítulo muito solto e abrupto. Talvez seja por eu estar acostumada aos mangás mainstream lançados periodicamente.

Um ponto muitíssimo positivo foi o glossário escrito pela Drik Sada. É uma fonte de conhecimento incrível. Imagino o quanto deve ser difícil as pesquisas para se escrever um glossário desses. Exige de fato muito conhecimento não só da língua japonesa, mas da história e cultura também.

Apesar de a história em si causar uma certa angústia e desconforto para nós, mulheres, por se tratar do sofrimento das prostitutas de luxo dessa era no Japão, recomendo muito "O Último Voo das Borboletas".

Vivianne 21/02/2021

"O último voo das borboletas" de Kan Takahama (2019)
Uma história de amor na época da extinção do Japão feudal e abertura das portas para o ocidente. O Japão teria que deixar de existir e se modernizar e fazer parte do mundo. Entre tudo isso esta a Kichou e o Gen-shan protagonistas de um amor sem sorte mais forte e verdadeiro. Esta história se tornou umas das minhas favoritas ???

Carol.Czizek 27/02/2021

Meu primeiro mangá
E agora quero ler vários!
Que especial essa estória.
Achei muito interessante, bonito e triste, tudo que aborda nesse livro.

Pr.Thiago 27/04/2021

O ÚLTIMO VOO DAS BORBOLETAS ?
Japão, Nagasaki, século XIX. No luxurioso bairro de Maruyama, um lugar em que línguas orientais misturam-se aos acordes finos do tradicional shamisen, uma encantadora cortesã da alta classe conhece um renomado médico estrangeiro, e a relação de ambos vai nos revelar uma triste e secreta história de amor e morte...

Cassius.Herrera 18/05/2021

Comecei lendo sem nenhuma expectativa sobre o manga, até pq não conheço nada sobra ele (apenas que foi publicado pela editora pipoca & nanquim, na qual tenho grandes expectativas) e me surpreendi bastante com essa história. Muito emocionante

Danizio0 09/08/2021

Até onde você iria? e o que faria pelas pessoas que ama?
Esse mangá é aquele típico material que não tem como falar sobre ele sem dar algum spoiler do próprio conteúdo, então vou ser breve aqui no meu veredito.

Em o último vôo das borboletas, temos a história de uma cortesã, que trabalha em um bordel típico do Japão feudal, ela é a mais linda de todas, e a mais desejada também também, ela tem os seus motivos para estar lá e todos eles são o que vai movendo a trama do mangá pra frente, até o seu desfecho, enquanto eu estava lendo diversas vezes fui pego de surpresa por acreditar em uma teoria e a história me revelar algo totalmente diferente do que eu imaginava, no fim ele foi um mangá que me surpreendeu bastante, tanto pelo enredo, quanto pela arte que é muito bonita, então se você gosta de histórias com boas reviravoltas esse mangá do pipoca e nanquim é pra você.

ErikaGonAalvesFigu 17/08/2021

Muito interessante de ler porque mostra muito sobre os costumes do ano que o autor se baseou para a história. Além disso tem muita coisa que pode ser aproveitada sobre algumas realidades diferentes das nossas.

lbronski 18/08/2021

Lindo ??
Que obra! A história é muito boa, não esperava por esse desenrolar, e o desenho é muito bonito. Vale super a pena ler na corrida só pela emoção kkk

Apenas._.alguem 02/11/2021

O traço é lindo, e pra mim, a história é envolvente e linda de mais, amo muito esse livro, e o final me chocou, chorei, mas não sei se foi de tristeza ou de felicidade KKKK

Igor.Banin 30/04/2022

Bom mangá com ares ocidentais e uma história cativante. Um tanto confuso pelo número de personagens, mas um final intenso.