O livro da música clássica

O livro da música clássica Vários autores

Resenhas -

Evi_28 10/12/2023

Não é esse livro não achei o que era (livro liebestraum)
Simplesmente um livro magnífico eu passei metade do li sofrendo isso foi extremamente doloroso mas extremamente prazeroso o jeito que ele é desenvolvido Nossa ele é perfeito acho que pelo menos uma vez na vida todo mundo deveria ler esse livro simplesmente perfeito

sarah.bianchin. 26/08/2023

Não é para leigos nem para iniciantes
O livro é bem completo em termos de conteúdo, mas para ter compreensão total do conteúdo é preciso ter conhecimento prévio razoável de teoria musical e, se possível, de prática musical também. A linguagem utilizada muitas vezes é bem técnica e dificulta a leitura. Tem um glossário no fim mas não ajuda em muita coisa. Me interessei pelo livro pois como bailarina tenho bastante contato com música clássica, mas a falta do conhecimento técnico de música fez falta. Lutei muito pra não abandonar a leitura.

caio.lobo. 22/08/2023

A capa mais bonita de toda a coleção
Um livro bom para iniciantes. Para aqueles que já conhecem sobre música clássica é bom para refrescar a memória. Começando lá na Idade Medieval com cantochão e indo até à fatídica contemporaneidade, este livro traz as informações históricas, contexto social, algumas informações técnicas e curiosidades sobre os períodos musicais e os compositores. O livro é simples, bem organizado e tem infográficos que mostram os conceitos e as ideias por trás das obras. Alguns leitores sentiram que o livro dá um destaque desproporcional à ópera e sinfonia (o que discordo), relegando outros aspectos importantes da história musical a um segundo plano. A falta de detalhes sobre a história dos instrumentos e suas contribuições ao longo do tempo também é mencionada. Além disso, a seleção de compositores é questionada, com alguns importantes nomes sendo negligenciados.

Apesar disso, muitos ainda encontram valor no livro, apreciando sua abordagem introdutória à música clássica e a oportunidade de descobrir e compreender a vasta história por trás desse gênero musical tão significativo. Claro que tem que ler ouvindo algumas obras sugeridas. Destaque para a capa preta com letras douradas, que deixou o livro muito elegante.
Carolina 22/08/2023minha estante
*tem que ler ouvindo algumas obras sugeridas

caio.lobo. 22/08/2023minha estante
Grato?

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

O livro da música clássica , título da coleção que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, traz os principais compositores, obras e movimentos musicais que marcaram a história da música no Ocidente. Quem escreveu a primeira ópera? De onde veio o sistema musical de notas? Como os compositores criam as sinfonias? Esse livro responde a essas perguntas e muitas outras, explorando e analisando as principais peças musicais e seu impacto no desenvolvimento da música clássica, desde o nascimento do cantochão até o desenvolvimento do minimalismo moderno.Escrito de forma simples, O livro da música clássica examina mais de noventa obras de compositores lendários e de outros pouco conhecidos, e apresenta infográficos que explicam os principais conceitos e as grandes ideias por trás da criação das obras. Seja você um ouvinte ocasional ou um verdadeiro aficionado, nesse livro você encontrará muito conteúdo para aprimorar a sua compreensão da música clássica.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786580634026

Wesley 17/11/2021

Uma história contada pela metade.
Apesar da proposta, o livro puxa muito a sardinha para ópera e sinfonia, sendo estes tratados como prioridade nos capítulos até mesmo dos períodos musicais quais não eram populares. Em contramão, algumas coisas importantes de alguns períodos acabam sendo deixadas de lado. Um exemplo disso pode ser claramente notado na sessão de romantismo, onde compositores de peso histórico importante como Chopin e Liszt ganharam pouquíssima notoriedade enquanto compositores de ópera não de baixa popularidade ganharam o dobro de espaço.
Outro ponto negativo é que o livro pouco (ou nada) fala sobre a história dos instrumentos e suas introduções dentro do repertório musical ao longo do tempo, o que deixa a história da música mais incompleta ainda, principalmente para leigos.
Alguns compositores importantíssimos foram esquecidos, como Rachmaninoff.
A falta de contextos históricos também é notável, e as vezes desprezível. Wagner ganhou destaque na sessão do romantismo, mas o livro sequer cita as questões antissemitas que rondam a história do compositor e suas obras.
O livro trás pouquíssimas curiosidades.
Bem mediano e pretensioso. Quem querer algo mais amplo e completo, recomendo procurar outras obras.
O tamanho do livro também é pequeno, tudo fica bem apertado e a leitura é cansativa por conta da diagramação pesada.

Malu 13/04/2021

História quase completa.
Realmente conta a história da musica clássica, porém é um resumo da história, pois algumas coisas não são citados.
Livro bem dividido e organizado.

Daniel263 17/12/2020

Uma viagem pela história da música...
Publicado em: @curadorliterario

59º livro lido em 2020.

Esse é o 6º livro que leio da coleção “As grandes ideias de todos os tempos”, da @globolivros - inclusive, tive que criar uma playlist no Spotify!

Mais obra de referência do que qualquer outra coisa, eu adoro pegar os livros dessa série para descobrir curiosidades e conexões, lembrar de coisas e aumentar meu repertório sobre um assunto.

Mas em questão de música clássica, sempre soube muito pouco. E com toda certeza esse foi o volume que mais me ensinou sobre o seu tema.

O livro serve de base para começar a ter dimensão da história da música erudita. Começando da idade média e indo até a música contemporânea, o leitor que gosta de história se delicia com a intrincada influência que a cultura, religião e política tem sobre os compositores e suas músicas.

Newton, repetindo uma frase de gênio anterior a ele, disse: “se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes.” E a história da música erudita é essa sucessão de homenagens e referências que só aumentam e embelezam a produção de melodias lindas, óperas incríveis e obras universais!

E os detalhes sobre a vida dos compositores também são incríveis. As relações, tributos e rivalidades colocam no chinelo qualquer tabloide de música pop!

Recomendo para quem gosta de história, música e fofocas! 😝

Ah, o nome da playlist no Spotify é “O livro da música clássica”!

site: https://www.instagram.com/p/CDgtlAqjatU/

Peterson Boll 10/05/2020

Não para iniciantes
Ao contrário da proposta. Os autores usam de bastante linguagem técnica musical o que vai deixar os leigos no assunto meio desconectados, mas no contexto geral, é uma excelente obra para descobrir principalmente (para quem já é amante da música clássica) os compositores dos últimos 70 anos.

PS- até agora não perdoei por não terem colocado Anton Bruckner como capítulo (apenas uma nota no "Outros Compositores"), como também Leo Delibes, um dos maiores compositores para ballet da História da Música (esse não foi mencionado em lugar algum)

Júlio 30/03/2020

É um bom livro de entrada para o assunto, como todos os livros da série que eu li até agora (filosofia e literatura). Serve para despertar a curiosidade sobre o assunto e fornecer um ponto de partida para descobrir os maiores compositores e obras da música ocidental.

Algumas omissões/escolhas são duvidosas e alguns capítulos são claramente melhores que outros, mas é esperado considerando que a idéia do livro é ser mais enxuto e o mais abrangente possível.
Peterson Boll 10/05/2020minha estante
Como escrevi na minha resenha, inadmissível não terem colocado Anton Bruckner, um dos maiores sinfonistas wagnerianos do século XIX como capítulo (apenas uma nota simplória no fim), e nem Leo Delibes, que não ganhou nem o "Miss Simpatia" no julgo dos autores

Júlio 14/05/2020minha estante
Pois é Peterson, é uma falha comum à coleção. No Livro da Literatura, por exemplo, Proust, um dos maiores escritores (talvez o maior) do século XX, aparece em um parágrafo ao final do livro, enquanto gastam páginas para falar sobre 1984. E a escolha de obras para alguns (como Brahms, Mahler e Ravel) são duvidosas. Mas entendo que o foco da série é ser o mais abrangente possível, por isso escolher uma obra que tenha importância experimental (como escolher Das Lied von der Erde ao invés da 9a sinfonia para Mahler), inclusiva (não mencionar a 9a de Beethoven para incluir seu quarteto de cordas) ou inovativa (falar da 3a sinfonia de Beethoven ao invés da 5a) ao invés das obras/autores que de fato são os maiores expoentes de cada estilo e época.