Sussurros na Escuridao

Sussurros na Escuridao H. P. Lovecraft

Resenhas -

IsaTo 09/03/2024

É um livro legal. Fácil e rápido de ler. A história é até interessante. Não amei o livro, mas eu recomendo

Jéssica 27/08/2023

Livro de ficção sobre alienígenas
Gostei mais desse livro do que de Matadouro 5
Conseguir demonstrar as emoções ao leitor é um diferencial
Apesar de nao ser meu genero favorito a leitura foi proveitosa

P3te3rr 26/08/2023

O melhor conto do Lovecraft?
Finalmente cheguei ao terceiro e último livro dessa box e valeu muito a pena. Nos outros livros, nos é apresentado contos menores. Já nesse, temos mais de 120 páginas apenas de UM conto. E que conto!!!!

A medida que você vai lendo a box, as histórias vão cada vez mais sendo melhoradas, se tornando mais complexas e mais completas. Nesse conto não poderia ser diferente. Lovecraft explora uma mitologia ainda maior e mais embasada.

Ele utiliza várias descobertas científicas e mostra como se fosse coincidência e isso é muito legal. E o formato de cartas no começo do livro... Cara, aquilo foi muito bom de ler.

Digo que a escrita dele também ficou mais sofisticada, pois ele consegue despertar cada um dos sentidos do leito muito facilmente.

Digo que esse é meu segundo conto preferido do Lovecraft. Mas não me leve a mal, música mexe comigo...
ssam 01/09/2023minha estante
en en

Felipe 17/04/2023

Um conto muito bom, sendo um dos melhores de Lovecraft.
Quando comecei a ler “Sussurros na Escuridão”, eu já tinha lido todos os 2 livros de contos da editora Chronos, sendo “O Chamado de Cthulhu” e “A Cor que Caiu do Céu”. Portanto, Sussurros não foi meu primeiro contato com Lovecraft e, apesar de eu ter tido meus contos favoritos nos livros anterior, se eu fosse colocar em um “top 3”, estaria esse conto no terceiro lugar, ao lado dos outros dois citados.

A história segue como quase todos os contos de Lovecraft: eventos sobrenaturais acontece em uma região, algum infeliz se interessa por esses eventos e vai investigar através de documentos ou testemunhas que vivem naquela cidade e, a partir dai, se envolve em vários eventos sobrenaturais e fica horrorizado. Poderia ser só isso de forma simples, mas cada conto de Lovecraft possui tantas camadas narrativas diferentes, mesmo a base do enredo sendo bem similar.

O ponto chave desse conto são as criaturinhas cósmicas, que se parecem com caranguejos alados e viajam entre a Terra e o seu planeta natal, que fica além do último planeta do sistema solar. Essas criaturinhas vivem em uma região montanhosa de Vermont, sendo lá que ocorre os eventos sobrenaturais. O plot desse conto é que a gente não sabe se ela são do bem ou do mal, ou muito menos o que elas querem ou buscam na Terra, logo todo o mistério do livro gira em torno delas, da sua natureza biológica e dos seus objetivos.

O que mais me prendeu nesse conto, foi o tamanho. Todas as 130 páginas são focadas em contar essa história, divididas em algumas partes. Outro ponto que me chamou muito a atenção, é que o clímax pró final vai de 8 a 80 muito rápido e o clima, a tensão e o enredo fica muito bom. Você se envolve bastante pelo conto ser longo e pelo mistério ser bastante interessante, onde Lovecraft explora mais uma vez o terror cósmico e desconhecido.

ssam 21/01/2023

Ex nihilo nihil fit
É um conto extremamente bem construído, provavelmente meu favorito até agora.

O mais interessante é grande parte do conto ser construído em trocas de cartas entre Akeley, que vive os fenômenos macabros, e o protagonista, que o ajuda a investigar.

Todo o livro é marcado por um mistério inquietante que é investigado e, mesmo no final, não existe uma conclusão definitiva. Muita coisa é deixada pra interpretação do leitor.
Outra coisa também interessante é novamente a menção ao misterioso livro Necromicon.

Não me passou muito medo as criaturas descritas por ele vindas do espaço, talvez por parecerem muito ridículas tanto em aparência quanto em origem. Além disso, houve um declínio do meio pra o final, em que o protagonista, antes totalmente cético e investigativo, sucumbe totalmente aos horrores da própria mente.
P3te3rr 22/01/2023minha estante
profundo

Ana Claudia 25/01/2022

Este é o últimoltimo livro do box do H.P. Lovecraft que comprei há algum tempo. Foi o que mais gostei dos três.

nanna 13/02/2021

Perfeito, para um conto do Lovecraft.
Não sou muito fã dos contos do Lovecraft, por serem cansativos demais, não serem do estilo que eu gosto e conterem diversas falas racistas e xenófobas. Porém, esse subiu no meu conceito.
O conto desde o início trouxe um ar de mistério e, diferente dos outros contos, não teve como vilão algo sem forma e apresentado só pelos sentidos. Isso faz com que eu me interessasse mais.
Recomendo muito esse conto para quem gosta de um terror cósmico. Ele é incrível.

renatodsp3 22/12/2020

Gostei bastante
Esse livro é parte de uma coleção que tem algumas histórias do autor. Tudo muito bem escrito e intrigante, me deixou com muita vontade de ler as outras obras, principalmente as que se relacionam a Cthulhu e outras criaturas cósmicas. Recomendo para quem é fã de terror/ficção científica mas prefere o suspense à essas pataquadas de monstrinho slasher. Muito bom.

Mandy 16/10/2020

O conto é realmente bom e me deixou muito ansiosa e até com medo no começo mas a enorme burrice do narrador do meio pro final estragou completamente o clima e me incomodou demais durante o resto do conto.

Sarah 14/07/2020

Melhor Lovecraft até agora
Box H.P. Lovecraft #2

É o terceiro livro de Lovecraft com que tenho contato e penso que deveria ter sido o primeiro. O autor aqui entrega sua conhecida fórmula de horror cósmico inominável. O suspense progressivo funciona bem e por mais que as reviravoltas para mim tenham sido um tanto fáceis de desvendar, entendo o lugar que essa obra e toda a criação de Lovecraft possui na história como base para o gênero.

O tom acadêmico e específico das descrições do autor não me prenderam e acabam sendo excessivos e desinteressantes em comparação com os demais contos dele, mas talvez tenha a ver com gosto pessoal.

Mesmo não sendo fã de Lovecraft, achei uma boa leitura.

Indy 29/03/2020

Obra muito bem construída ?
Procurando palavras para definir essa obra tão bem construída de Lovecraft mas não encontro. Achei a narrativa da história muito interessante e o plot twist também.

Dos 3 livros com contos do autor esse livro/conto é sem dúvida o meu favorito. Não consegui larguar o livro até descobrir qual a intenção das criaturas alienígenas!

Sem dúvidas faz jus a fama de uma das melhores e mais conhecidas obras do autor.

Vinicius.Villela 22/09/2019

Primeiro contato com Lovecraft
A expectativa era alta, e confesso que cumpriu as expectativas bem. Os cenários foram tão assustadores quanto os seres, por meu pai ter um sítio em um lugar bem isolado como a morada de um dos personagens.
Adorei a maneira como o conto foi escrito, as passagens de cartas dos personagens deram um tom verossimil muito interessante.
No entanto, a inocência do protagonista no final do conto me tirou da imersão. Imagino que seja em razão da época, pois envelheceu muito mal para mim.