Compreender Hegel

Compreender Hegel Francisco Pereira Nóbrega




Resenhas - Compreender Hegel


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Paulo Silas 27/01/2021

Considerando a notória dificuldade encontrada na leitura e compreensão da filosofia hegeliana, constatando ainda a ausência de uma obra introdutória que permitisse um entendimento mais acessível e efetivamente introdutório sobre os principais pontos das ideias de Hegel, Francisco Pereira Nóbrega escreve "Compreender Hegel" - um livro que tem por objetivo justamente suprir essa lacuna. Como aponta o autor no prólogo do livro, sua pretensão representa "um esforço de didática, não de pesquisa", havendo assim um explicitado limite nas poucas páginas que compõem o estudo introdutório de Hegel, o qual, por assim ser, cumpre satisfatoriamente com o objetivo proposto.

Dentro da proposta anunciada, o livro é divido em quatro partes. Na primeira, "A razão e seus atributos", apresentam-se as noções de causa e razão na perspectiva do idealismo hegeliano. Na segunda parte, "Hegel, idealismo e idealistas", é feito um comparativo do pensamento idealista de Hegel com outros dois filósofos, a saber, Platão e Kant, apontando similitudes e diferenças entre os sistemas filosóficos de cada um desses autores. Na terceira parte, "A dialética e suas origens", são explanados alguns aspectos conceituais como aquilo que funda a dialética hegeliana (tese, antítese e síntese), explicitação e concretização e a identidade dos opostos. Por fim, na quarta e última parte, "O sistema em suas partes", a divisão tripartido do Sistema de Hegel é explicada ponto a ponto - desde a Ideia até o Espírito Absoluto.

Conforme é reiteradamente mencionado pelo autor, o livro é pretensamente objetivo dentro do contexto em que se funda. Como explica no prólogo, "habitualmente o estudante de Filosofia procura se introduzir no pensamento hegeliano, dispondo apenas de algumas páginas em algum manual de História da Filosofia. É pouco demais. Ou recorre a algum livro específico, pesado e complexo, porque supõe toda uma introdução ao pensamento hegeliano". Daí que o livro aparece como um meio-termo necessário, tendo-se nele uma verdadeira introdução a Hegel, atendendo, portanto, a proposta de assim ser, pois o livro cumpre com maestria sua finalidade. A partir dele o leitor poderá encontrar menos dificuldades quando do adentrar ao denso e complexo pensamento hegeliano - eis justamente onde está o êxito do livro.
comentários(0)comente



Grabas 21/08/2022

Breve, porém complexo? É interessante apesar de não compartilhar do mesmo viés, talvez por isso se tornou meio chato?
comentários(0)comente



Madu Olifotet 30/03/2024

Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um renomado filósofo alemão do século XIX, cujas ideias revolucionaram a filosofia idealista e moldaram o conceito de dialética. Central em seus escritos está a concepção do desenvolvimento humano e histórico através da dialética, um processo de contradição e resolução entre uma tese, uma antítese e sua síntese. Para Hegel, a realidade fundamental é espiritual, onde o mundo material é uma manifestação dessa realidade. Ele via na história o caminho pelo qual o espírito absoluto se realiza, manifestando-se na cultura, na religião e na filosofia. O Geist, ou Espírito, representa a totalidade da consciência coletiva da humanidade, impulsionando o progresso humano. Hegel também atribui ao Estado um papel central, concebendo-o como a encarnação concreta do espírito absoluto na sociedade, essencial para garantir a liberdade individual e promover o bem comum. Em sua obra mais famosa, "Fenomenologia do Espírito", Hegel explora o desenvolvimento da consciência humana, desde suas formas mais simples até suas expressões mais complexas e autoconscientes. Suas ideias não apenas influenciaram a filosofia, mas também a política, a teologia e diversos outros campos do pensamento humano.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR