Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

maju 22/05/2022

Ótima crítica social, recomendo!
Apesar de haver partes em que eu não entendi a linguagem, eu pude compreender a ideia geral do livro:
Gil Vicente faz uma crítica à sociedade da época, principalmente à pessoas da Igreja, mostrando a hipocrisia dessas, que estão destinadas a irem para o inferno por seus pecados, mas ainda sim querem ir ao céu. Cenário que exprime bem o que acontece ainda hoje em nossa sociedade.
ajsjad 27/07/2022minha estante
Conheço um canal de leituras comentadas MUITO BOM MESMO que pode te ajudar. A professora explica letra por letra de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhadinha; tem umas lives de leitura comentada dessa peça: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

sterhest. 30/03/2022

seria melhor se...
na minha opinião foi um livro ruim porque foi uma leitura obrigatória. Além de precisar de tempo, paciência para ler já que tem palavras complicadas demais e pouco usadas. Se fosse uma leitura espontânea seria melhor minha experiência
ajsjad 01/08/2022minha estante
Conheço um canal no youtube que tem umas leituras comentadas bem dinâmicas interativas ministradas por uma professora que explica PALAVRA POR PALAVRA em cada encontro. Além de O Auto da Barca do Inferno, lá já tem leituras de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Úrsula, Canaã, O Cortiço e muito mais! Se quiser dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Luana 28/06/2021

Li pra escola no dia da prova kkkk que exemplo
É bem curtinho, mas a linguagem é difícil
Não acrescentou nada na minha vida
fefe 29/06/2021minha estante
Mds, eu também kkkkkkk

Talita 21/02/2010

Confesso que minhas expectativas para com o livro eram extremamente baixas, visto a decepção que tive com "A Farsa de Inês Pereira".

Comecei a ler por ser uma obra catalogada pela Fuvest e me surpreendi:
A história possui uma mistura de críticas sociais e doses de humor capazes de prender qualquer um.

No mais, o que fez com que eu compreendesse melhor a obra foi a versão adaptada por Douglas Tufano, a qual aconselho todos que não gostaram do livro (ou até mesmo que gostaram) a lerem também.
Gi 01/03/2016minha estante
Talita, qual o nome da obra adaptada do Douglas Tufano?

rita447 18/06/2023

Nao gosto dos livros da escola mas...
Fiquei de recuperação em literatura entao pra não me ferrar mais ainda resolvi ler.
não é o melhor livro que tem mas comparado com os outros livros que a minha professora passou esse é o mais legalzinho (enfase na linguagem de portugues de portugal que deixou o livro melhor
Juju.2 18/06/2023minha estante
simm, o português de Portugal deixou tudo bem melhor

Italo 07/04/2010

Sem palavras para tal livro.
Gostei muito,tanto que ontem eu fui assistir a mesma peça !
Já no teatro eles modernizaram a peça para os tempos atuais,para nao ficar a mesma mesmice.
Muito legal,Recomendo!
Andresa 22/07/2010minha estante
Eu fiz uma peça de teatro na etec ano passado sobre o Auto da barca do inferno. É realmente uma historia interessante!

Gabriela 06/07/2022

As histórias são legais, mas...
A nota baixa é pelo fato de que é um livro difícil de ler, porque não está no nosso português, está no português de Portugal, e tem muita coisa que acaba não fazendo sentido pra gente. Algumas palavras abreviadas que ficam difíceis de serem lidas, até a história fica difícil de entender.
Se fizessem uma nova edição com o nosso português seria maravilhoso e uma maneira linda de incluir a literatura portuguesa na nossa cultura
ajsjad 27/07/2022minha estante
Cara. Tem uma prof no yt bem desconhecida que faz leituras comentadas de vários clássicos explicando LETRA POR LETRA de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhada, vale a pena: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Tiago 18/04/2014

Auto da barca do inferno - Gil Vicente

Auto da barca do inferno é um livro escrito para teatro por Gil Vicente, tendo sido encenado em 1517.
A história nós mostra alguns personagens, representando erros da sociedade. Quando os personagens morrem, vão parar em um rio,ficando entre duas barcas, a barca do inferno, do diabo e um companheiro, e a barca da salvação, comandado por um anjo.
Os personagens iniciam um diálogo muito complicado com diabo, que tenta os convence-los de entrar em sua barca. Os personagens tentam entrar na barca da salvação, mais logo são impedidos pelo anjo, que mostra para eles os motivos por quais eles não podem entrar, relembrando seus pecados e erros enquanto estavam vivos.
Alguns personagens vão para a barca do inferno, e apenas quatro cavalheiros conseguem entrar na barca da salvação, pois morreram por Jesus Cristo.

O livro e muito difícil de ler,com palavras muito complicadas, tornando difícil a compreensão.
sabris 02/05/2014minha estante
Na verdade o Parvo e TRÊS cavalheiros entram na barca da salvação.. e realmente, meio difícil de compreender, mas pelo menos o meu tinha tradução e dava pra entender pelo enredo da história.

Ester Criscuolo 22/04/2009

Mudança
Ouvi sempre comentários sobre o livro, comentário ruins de começo. Sempre um dizia que era um saco, que era chato, etc. Tinha medo só de ver a capa. Me deparei com a situação de ter que ler para avaliação do colégio. A professora tornava o livro ser um conto de fadas, falava tão bem e desejei muito ler o livro. Ate que depois de ler todo livro, me apaixonei. Toda a ironia e sarcasmo do livro é espetacular, me envolvi na história demais. É um livro que leria quantas vezes fosse possível. O autor é divino.

Bianca Sakamoto 25/04/2024

Auto da Barca do Inferno
"À barca, à barca, mortais, Barca bem guarnecida,
à barca, à barca da vida! Vigiai-vos, pecadores,
que, depois da sepultura, neste rio está a ventura
de prazeres ou dolores!
À barca, à barca, senhores, barca mui nobrecida,
à barca, à barca da vida!"

Arthur 09/12/2012

Diabo e o anjo
MUITO INTERESSANTE ,UM BOM LIVRO RECOMENDO

Rafa 20/01/2013

Leitura difícil devido ao português arcaico, mas é bem cômico e não tão cansativo.

Rodolfo Schreiner 11/03/2013

Renascimento e modernidade
Tém muitas idéias interessantes que podem ser tiradas da leitura destes contos de Gil Vicente. Mas primeiro deve-se observar que ele é um autor do início do século XVI. Os contos deste livro foram escritos em torno de 1520. Nesta época o pensamento europeu estava indo em direção a formas mais modernas e liberais, se distanciando das formas do pensamento cristão medieval, mas também sem renunciar a religião cristã. É aí onde se vê Gil Vicente, no texto Farsa de Inês Pereira por exemplo, fazer a Inês escolher um marido pessoa mais simples não discreto como diz o texto. Mas esse foi seu segundo casamento e o que deu certo. O anterior não deu certo porque era um cara muito conservador e que nem deixava ela sair de casa. Ele era um cavaleiro que foi morto por um mouro numa batalha. Ou seja, o que fica fácil de interpretar é que a cultura medieval não servia mais e deveria ser substituída por algo mais moderno como os ideais do Renascimento do século XV.

No texto Auto da Alma também percebe-se esta troca de valores porque pode-se entender que uma pessoa deve ser reconhecida por suas virtudes, e não pelo seu nascimento. Nobre é alguém de virtude interior, e não exterior. Na idade média a importância das pessoas vinham de seu nascimento e quem não tivesse nascido na nobreza nunca se tornaria nobre. É algo de nascimento e não de conquista. Mas o autor expressa a opinião de que o valor das pessoas deve ser visto em seu bom caráter, contrariando a ideologia medieval.

Camila 26/05/2013

Em qual delas você embarcaria?
Como será o seu julgamento quando estiver no momento derradeiro, após a passagem da vida terrena para a espiritual?
Pensar em céu ou inferno é inerente ao ser humano, por nossa criação e necessidade de pensar no que vem depois.
Gil Vicente é brilhante nesse texto atemporal, onde os indivíduos que acabaram de morrer precisam escolher uma das barcas para partir para a próxima vida. Será a do céu ou a do inferno? Bem humorado, mostra a caricatura de cada um dos tipos que temos em nosso cotidiano, onde cada um escolhe o seu destino.
Apesar do português mais antigo, o texto é perfeitamente compreensível e nos faz pensar sobre nossas escolhas.
Boa leitura.

Cíntia Eufrásio 30/01/2011

muuito chato, só li mesmo porque tinha que fazer um trabalho!
a linguagem muito ruim...