Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Barboza 26/09/2021

Esta resenha é sobre a edição
Eu geralmente falo sobre o conteúdo da obra, não sobre a forma. Mas, desta vez, acho mais contundente tratar da forma. Isso porque há diversas resenhas excepcionais sobre Gil Vicente, segundo porque a edição apresentou erros graves.

Ainda assim, vale ressaltar: o português do livro é bem distante do nosso, isso faz da experiência algo muito desafiador (e legal).

Agora, sobre a edição mesmo: a capa, a diagramação, a qualidade do papel e a escolha de fontes estão ótimas. A Principis é conhecida tornar acessíveis grandes obras da literatura e tem feito isso muito bem.
Contudo, quero atentar para alguns erros. Em algumas partes do livro, o nome dos personagens são trocados (quando era para o Diabo falar, aparece com outro nome). Além disso, em outros momentos, não aparece o nome de quem está falando.

Não sei se isso é da edição que eu tenho - a primeira -, mas torna a leitura muito mais difícil, uma vez que estou lendo quase que em outro idioma.

Honestamente, isso pesou na minha nota. Isso e, confesso, minha falta de experiência. Talvez com uma edição mais organizada e com uma experiência maior, no futuro, eu leia e a nota aumente.

daniela!! 08/10/2023

O livro é bem interessante, mostra francamente como as pessoas pensavam em fé antigamente. Por ser beeeeem velho, é meio difícil compreender algumas partes, porém meu livro estava todo anotado nas margens pela minha irmã, o que facilitou absurdamente, mas como nem todo mundo tem uma irmã maravilhosa, recomendo ler uma edição comentada. Vale a pena conhecer essa obra!! ;)

lore 14/03/2021

tive que ler pra escola né? Então, sinceramente não me interessou muito e fiquei bastante confusa com algumas partes por conta das palavras rebuscadas e tudo mais. Mesmo assim acho que foi válido pra alguma coisa.

Isabela1172 14/06/2023

Humanismo
Esse livro fala sobre uma boa crítica a sociedade da época. Crítica a igreja sem medo, sem receio, sem guiar para o lado de apoio.
A Linguagem é complicada por ser o português arcaico ou o português da época, mas é incrível.
As personagens são bem apresentadas e por seus pecados é possível conhecer suas histórias.
O Diabo é muito debochado o que trás a comédia para o livro.
O Anjo é a melhor representação de como agem com os pecadores, o que trouxe meio que realismo para o livro.
Os pecadores e seus pecados são bem interessantes, são pecados muito comuns daquela época.
Recomendo para quem gosta de leitura "clássica" e antiga.
Daniel.Lourencin 14/06/2023minha estante
Ótimo!

Roberta 25/03/2011

Português arcaico misturado com latin, de caráter catequisador, escrito a serviço do rei inserido no contexto de transição do feudalismo para o capitalismo. Esse livro é um inferno que garante ao leitor vaga no céu só pela paciência de tê-lo lido.
Jaque 08/05/2013minha estante
Não concordo com a critica mas tive que dar um "gostei" só pelo uso dos analogismos em "Esse livro é um inferno que garante ao leitor vaga no céu só pela paciência de tê-lo lido.".

Joao 07/04/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkk amei esse comentário.

Ray 09/10/2022

Um clássico, que vale a pena.
Eu li esse livro por causa do meu professor de literatura, mas por ser um clássico da literatura portuguesa tem o seu valor, o mais interessante em todo esse livro e o fato de personagens medievais serem facilmente encontrados e representados na atual sociedade, o livro tem um ótimo teor crítico, que é muito interessante para gerar reflexão e questionamentos.

esparramalho 13/08/2021

Confesso que meu interesse inicial era a curiosidade de conhecer aquele que inspirou o grande "Auto da Compadecida", mas, ao decorrer da leitura, vi que essa peça foi base para outras dezenas de obras e foi muito bom achar os pedacinhos nela. A linguagem é complicada, foi difícil conciliar a linguagem, a compreensão e a métrica, mas, ao fim, ouvi um audiobook que ajudou muito no segundo quesito. Livro rapidinho pra se ler em uma tarde, vale a pena :)

ajsjad 27/07/2022minha estante
Conheço um canal de leituras comentadas MUITO BOM MESMO. A professora explica letra por letra de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhadinha; tem umas lives de leitura comentada dessa peça: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

rafamassagardi 16/08/2023

"depois da sepultura, neste rio está a ventura"
O Auto da Barca do Inferno é um livro simplesmente genial!
Com fortes marcas do Humanismo, a obra apresenta críticas sociais ligadas à moralidade.
A peça nos leva a reflexões sobre o destino das almas após a morte e sobre caráter.
A linguagem é um tanto difícil por se tratar de um português arcaico, mas, ainda sim, recomendo! É bem curto, mas muito rico!
Ana :P 20/08/2023minha estante
Adoro essa história ??

rafamassagardi 21/08/2023minha estante
É muito bom!

Cristini2 12/05/2022

Clássico e atual!
?O auto da barca do inferno?, escrito por Gil Vicente, foi publicada em 1517, contudo revela uma perspectiva ainda atual.

Ganância, hipocrisia, apego material, desejo de tirar vantagem, presunção, tirania, falta de ética, corrupção, manipulação. Esses são alguns dos palcos utilizados pela obra vicentina para mostrar ao leitor que a sociedade é imperfeita em todas as esferas sociais.

Gostei muito da edição, visto que há um capítulo introdutório muito útil para a melhor compressão do difícil vocabulário utilizado.

Por fim, creio que vale a leitura, tanto pela tradicionalidade do autor e da obra, quanto pela reflexão.

Ana 18/10/2020

Leitura interessante, na qual nos deparamos com personagens de aparente importância que se vêem estarrecidos ao descobrir que irão, após a morte, para o inferno, apesar de suas vidas religiosas de cargos importantes. A linguagem obsoleta dificulta um pouco a leitura e a torna mais lenta, por termos que parar diversas vezes para ler as notas de tradução/rodapé.

Michel.Garcia 01/01/2024

Ideia genial para a obra de Gil Vicente
A ideia de transformar a peça em quadrinhos caiu como uma luva, por ela ser cômica e curta.
O autor foi muito feliz na adaptação, representando os personagens muito bem e mantendo o texto original. Algumas notas explicativas esclarecem melhor algumas partes.
Quanto à obra em si, é uma crítica à sociedade da época, que pode ser transportada à época atual. Vale ressaltar que os conceitos do que é bom ou mau, são os cristãos medievais.
Vale a pena ser lido.

Rafa.! 14/01/2009

Um otimo livro, muito leve e cheio de ironias. Apesar da lingua rustica do seculo 14 e 15 Portugal, algumas edicoes sao cheias de notas, o que ajuda muito para entender o livro, que acabam deixando a leitura bem mais facil. É incrivel como a quase 500 anos atras Gil Vicente consegue mostrar a ganancia e podres do ser humana, presentes ainda hoje, realmente um otimo livro.

Paola 30/09/2020

Um livro rápido de se ler, se estiver procurando algo para ler em menos de um dia é perfeito, críticas sociais e religiosas, bastante informativo.
Se você não for acostumado em ler escrita mais antiga tem a adaptação para os tempos modernos que ajuda muito.

duda medeiros 29/04/2021

O Auto da Barca do Inferno ou Auto da Moralidade é uma obra de dramaturgia que foi escrita em 1517 pelo escritor humanista português Gil Vicente.
Essa peça é uma das mais emblemáticas do dramaturgo, considerado o ?pai do teatro português?.
O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.
Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc
(Toda matéria).
Foi uma obra difícil de ser lida (estava em Português de Portugal) então tive que, a todo momento, consultar um dicionário. Mas já o havia lido no ensino médio então mesmo sem saber o sentido de algumas palavras eu pude supor de acordo com o contexto da obra. Não leria novamente, mas a leitura é imprescindível e muito corajosa, quando se leva em conta a época e o contexto político.