Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Yasmin1609 27/01/2023

O que esperar dessa obra?
O livro começou com a parte de biografia e modo de escrita do autor, depois passando à obra em si (Auto da Barca do Inferno).

Trata-se de uma grande crítica a sociedade medieval e suas características ruins (sendo elas: grande diferença social, econômica e cultural). Os exemplos são: Fidalgo (arrogância e riqueza -> nobreza), Onzeneiro/Agiota (usura e avareza -> comerciantes, banqueiros), Joane/Parvo (inocente, livre de maldade, crença forte e ignorância -> servos e camponeses), Sapateiro (rouba, se aproveita dos outros -> artesão), Frade (luxúria, enganação -> Igreja Católica), Alcouveteira/Prostituta (luxúria, persuasão), Judeu (pecador, não respeita o Cristianismo), Corregedor/Procurador ( corrupção, suborno -> Justiça), Enforcado (ateu, enganado) e os Quatro Cavaleiros (Cruzadas -> "lutaram por Jesus e o Cristianismo").
E não podemos esquecer dos barqueiros: Anjo (o bem, o correto, o Paraíso) e Diabo (o mal, o errado, o Inferno), no qual julgam as pessoas de acordo com suas ações na vida para direcioná-las à Barca específica. *O legal é ver todos irem falar com o Anjo depois de serem chamados para Barca do Inferno.*

E por fim, o livro apresenta perguntas e respostas em relação à obra.

O que eu achei interessante, foi a persistência do vocabulário e modo de escrita original do autor, portanto as palavras eram diferentes e (digamos) complicadas (como: ?a -> uma, per -> por, ò -> ao, entre outras).

mmurilo 23/02/2020

Inflamatório.

folkjude 14/03/2023

"à barca, à barca! vamos lá!"
Li por conta da escola mas por incrível que pareça eu gostei, a linguagem é difícil então a leitura foi mais lenta do que deveria ser normalmente. as notas de rodapé ajudaram bastante e é bem legal o formato de peça por que acaba se tornando mais divertido de ler. gostei muito da crítica dos pecados e como foi escrito, por ser um livro clássico achei que não ia curtir nada mas na realidade gostei bastante até. senti muito uma vibe de auto da compadecida e acho que isso me influenciou muito na hora de ler porque amo muito esse filme e a temática dele.

Maria.Eduarda 06/06/2021

Sem palavras para descrever esse livro...
As peças de Gil Vicente são magníficas! As histórias são marcantes e apresentam uma ótima crítica à sociedade mercantil da época, fazendo com que as pessoas rissem de seus próprios atos.
O que mais gostei neste livro foi a ?ajuda? que a editora dá em cada história, como se fizesse o possível para o leitor melhor compreender a obra.

Vanny 28/09/2020

A cada 4 páginas eu entendia duas palavras...
Muito bom, não entendi nada. Me pergunto se as pessoas da época realmente liam esse livro e entendiam absolutamente tudo.
Bia.Ribeiro 10/01/2021minha estante
Eu tbm não estou entendendo nada ????????

Vanny 11/01/2021minha estante
Kkkkkk mana tem um audiobook dramatizado desse livro muuuito bom no youtube, da uma procurada

Helena860 25/10/2020

Muito bom! Achei interessante a narrativa e até meio polêmico em alguns momentos

yvnvitx 08/09/2023

O auto da barca do inferno, de Gil Vicente
Este, que é uma das composições dramáticas mais importantes da língua portuguesa, se passa no pós-vida, num espaço onde existem duas barcas, uma que leva até o paraíso e uma que leva até o inferno, as barcas são guardadas por um anjo e por um diabrete.

É esse cenário que Gil Vicente usa para tecer algumas críticas às mais diversas classes e posições sociais de sua época, mostrando quem vai para o céu e para o inferno, refletindo acerca dos acertos e erros de cada um em vida.

Desde fidalgos, passando por parvos e até cavaleiros templários, Vicente comenta sobre as mais diversas castas da sociedade medieval portuguesa.

É uma peça rápida e descontraída, porém sua linguagem é bem complicada por conta de estar escrita em português arcaico, para entender o enredo, é muito importante escolher uma edição com boas notas de rodapé, coisa que a L&PM fez com maestria na edição que eu li.

Achei que não ia curtir tanto, achei alguns comentários do diabo bem coerentes e gostei de como os grupos são ilustrados, é uma boa obra pra se conhecer as raízes de nossa língua.
yvnvitx 08/09/2023minha estante
P.S: esse foi o primeiro livro que eu li com minha camarada Rebeca, espero que a gente possa ler muitos mais :)))))))))

Rebeca 08/09/2023minha estante
é nois, o próximo você escolhe, pq escolhi esse dessa vez :)

Malu.Vilalta 23/06/2020

Divertido, mas a linguagem (galego) um pouco cansativa. Tive que pensar um pouco mais em algumas frases.

Juju.2 23/08/2023

??
Não sei muito bem o que dizer, li as duas versões para uma prova da escola e até agora foi o melhor livro da escola que já li

espero encontrar uma peça boa de verdade sobre essa obra que é muito boa de se estudar
rita447 24/08/2023minha estante
espero que a gente faça essa peça no sarau

Juju.2 24/08/2023minha estante
também, o único livro que prestou também ne

Maria17400 08/05/2022

NÃO MORRI LENDO
Foi o "primeiro" livro que tive que ler para a escola e assim... não foi ruim. Pensei que seria uma tortura, mas foi bom.
Se construiu uma coisa muito gigantesca de que clássicos são ruins, mas eles não são. O que faz um clássico ser um é que ele ainda pode trazer ensinamentos atuais mesmo escritos em épocas da idade dos dinossauros.
Foi fácil de ler (eu achei) e foi fluído, ele é curtinho, as observações do Objetivo ajuda muito.
Eu achei uma obra magnífica, ele faz críticas sutis, mas ao mesmo tempo gritantes. Essa obra é muitooo atual e achei importante para um caramba.
(Acho que eu devia ter feito algo mais técnico, mas ok)
Fernanda 13/05/2022minha estante
Eu adoro esse livro! Também li no colegial hahaha exatamente nessa edição do Objetivo.

Bru 23/02/2021

Bem curtinho, porém crítico e cômico, e até trágico se formos pensar que essa é a "realidade", cheia de hipócrita, soberba e avareza. Acho que Gil já sabia o que irá acontecer no pós-vida.

Ju 07/04/2023

Esse livro, eu li quando estava estudando escolas literárias, mas não me decepcionei, gostaria tanto de voltar no tempo e ver a peça original. o diabo é o personagem mais caricato e engraçado do livro inteiro, escrito com um sarcasmo e inteligência inegáveis.

Julian 21/08/2023

Um ótimo teatro
É ótimo iniciar neste estilo chamado Auto com a trilogia das barcas de Gil Vicente.

O auto da barca do inferno é simples, nem tão difícil de entender (há uma versão comentada pela editora Luso-Livros).

E que para a época, imagino, tenha causado um leve choque na sociedade, já que traz ao julgamento final algumas figuras importantes daquele país e regiões.