The City We Became

The City We Became N. K. Jemisin

Resenhas - The City We Became

Laura 27/11/2023

The city we became
Confesso que no início não estava entendendo nada de nada mas aí fui insistindo e lendo até que uma hora já tava acompanhando a história é torcendo para acharem os outros distritos/ bairros não sei a tradução disso
enfim, adorei essa relação da cidade com as pessoas e também a aparição do são paulo representando o brasilll

Laura.Roberta 29/06/2023

Apesar de saber que esse livro faz parte de uma série, a história INTEIRA pareceu uma grande introdução. Senti que passaram páginas e mais páginas e nada acontecia, mas eu simplesmente não conseguia largar o livro. Já tinha lido outro livro da autora, então eu sabia mais ou menos como seria o estilo da história, mas lendo esse livro, por causa dos capítulos gigantescos, ficava desmotivada a continuar, porém sempre querendo saber o que ia acontecer. E, talvez, pra minha infelicidade, acabei gostando muito do cenário e dos personagens e eu realmente sinto que a história tá caminhando pra um plot muito legal, só não sei se eu vou ter a paciência de descobrir qual é. No final, acabei sem decidir se vou continuar a série ou não, vai depender do humor da Laura do futuro.

Coral 18/10/2022

Raso e sem sutileza
Me interessei por esse livro depois que vi alguém contando a premissa no Twitter e me pareceu extremamente parecido com uma fanfic de os miseráveis que li em 2013. E aí precisei ler para saber o quão parecido era. E a conclusão é: parecido o suficiente para eu ficar curiosa sobre a inspiração da autora e diferente o suficiente para eu preferir reler a fanfic pela milésima vez ao invés de ler o segundo volume.

Mas deixando de lado comparações e focando só na história em si, acho que o que a autora tentou passar é muito interessante mas faltou sutileza. Não gostei dos personagens, ESPECIALMENTE do avatar de São Paulo, que achei estereotipado e raso. Talvez a autora devesse se aprofundar mais sobre alguma questões de outras cidades/países se ela quiser escrever sobre eles ao invés de se limitar a poluição/cigarros/brigadeiros.

Senti a mesma coisa em relação aos protagonistas, mas nunca visitei NY então não tenho conhecimento suficiente para afirmar nada

umbookaholic 01/10/2021

no momento eu me encontro estupefato demais pra escrever qualquer coisa q seja sobre esse livro entao se contentem com um simples VAI LER ESSA [*****]

Cristian 02/09/2021

Apesar de achar um livro bom,sinto que se eu tivesse mais familiaridade com a cidade,que literalmente é uma personagem da história,eu teria aproveitado muito mais o livro.Porque de resto tudo é muito bem feito,exceto o ritmo,que me fez querer abandonar a história antes da metade.Os personagens são legais mas não me apaixonei pela grande maioria deles,e as críticas socias são bem feitas e muito pertinentes.
Meu maior problema com o livro realmente foi o jeito em que o settup foi feito,de forma penosa,lenta e desinteressante.Porém,o que realmente me deixou entusiasmado foi a forma em que a segunda metade da história se desenvolveu.E o fim,apesar de não ser nada demais,me fez querer ler os próximos assim que lançarem.

helesnar 02/05/2021

lindo perfeito incrivel
sério como que a nk tem a capacidade de ter essas ideias e de ESCREVER desse jeito??????

e muitas discussões sobre racismo e classicismo e xenofobia feitas de uma forma muito interessante

só achei o final um pouuuco apressado.....

status: esperando o próximo.

Mirella | @readingmirella 10/03/2021

me fez sentir mais burra do que já sou;
nossa eu DEMOREI para entender esse livro, principalmente o sistema fantástico que ela criou e isso me atrapalhou, pois chegou um momento que eu fingi que era só um contemporâneo mesmo. é um bom livro, com uma ótima escrita e principalmente pelas críticas sociais que tem nele, que são feitas e exposta de maneira EXCELENTE, mas a parte fantástica realmente não funcionou pra mim, talvez você aproveite mais se for minimamente mais inteligente do que eu (o que não é difícil)

RMantelli 24/11/2020

Excelente
[PT/BR]
Nossa. Simplesmente... maravilhoso.
Morei pouco mais de um ano em NYC (Manny) e me apaixonei pela cidade, clichê, eu sei, mas não tem como evitar. Talvez seja exatamente isso, NYC é inevitavelmente apaixonante. Não posso atestar pela congruência das personalidades de cada borough (até pq nem pisei em SI e depois desse livro digo graças a deus). Mas a autora vive em NYC há anos e fez uma extensa pesquisa que ela refere no final do livro.
A representação do Brasil (São Paulo) me agradou, mas não sou paulista. Não achei nem um pouco estereotipada e fiquei genuinamente feliz de ver menções ao Brasil que fogem dos clichês.
Os confrontos foram tão bem escritos que eu fiquei levemente decepcionada no confronto final, mas apenas em comparação aos outros e nada que tenha afetado minha classificação final do livro.
De maneira geral? Livro ótimo para quem gosta de Lovecraft, thriller cheio de ansiedade e ficção científica. Mal posso esperar pelos próximos livros da trilogia, NK Jemisin está se tornando minha autora favorita de ficção científica S2

kk3thess 04/10/2020

O conceito da trama é ótimo, mas a execução não é tanto assim. Os personagens tem uma personalidade forte, imponente, mas ainda assim quase beiram ao estereótipo. Compreender as dinâmicas de New York não é necessário pra entender a história, mas parece que, por não conhecer bem a cidade e sua dinâmica, falta algo na leitura. Tudo parece acontecer rápido demais, fácil demais, mas, ao mesmo tempo, o livro parece ser mais esticado do que deveria.

Nesse constante conflitos de aspectos, Jemisin consegue nos proporcionar uma obra que apresenta algumas de suas maiores qualidades e alguns de seus maiores problemas como autora. No final, é difícil achar a balança tendendo para um lado muito positivo ou muito negativo quando a narrativa oscila tanto entre esses dois lados. Ainda assim, estou curioso em ver como essa trilogia vai ser concluída. Por favor Jemisin, me surpreenda positivamente.