Relembrança

Relembrança Danielle Steel

Resenhas - Relembrança

Mari 20/11/2023

É um livro antigo com uma capa feia que te desanima de ler, mas a sinopse te atrai um pouco.

O começo do livro é lento e chato, mas depois que a história engrena, não dá vontade de parar de ler.

A história é muito boa, mas no final tem uma cena bem desnecessária.

Leda Marun 08/06/2023

O que dizer dos livros da Danielle Steel? Eu leio os livros dela desde meus 14 anos?histórias profundas, cheia de camadas, que nos enriquecem!
Só leiammmmmmm ??

A história da Serena é irremediavelmente impactante. Emociona até a alma.

Fran Kukuty 01/08/2020

Impactante.
Sabe quando você acha que escolheu um livro, mas no final foi ele quem te escolheu?

Foi assim que "Relembrança" chegou até mim, olhei para uma pilha de livros doados por um dos clientes de minha mãe para empréstimos a terceiros e o peguei, iniciando minha viagem pela intensa vida da "Principessa di San Tibaldo", a italiana Serena.

Na 1ª parte do livro – “Os primeiros anos” – Serena, aos 12 anos, perde os pais assassinados e sua avó, "Principessa di San Tibaldo" a protege do mesmo destino, levando-a de Roma para Veneza. Contudo, com a 2ª Guerra Mundial, Serena é enviada para um convento nos EUA e ali permanece até o término da guerra. Assim, aos 19 anos ela está retornando para Itália, onde descobrirá que avó faleceu e nada mais lhe restou, a não ser um título de "Principessa", sem muita valia.

Em Roma se reencontra com Marcella, a última criada de sua avó e retorna ao seu antigo palácio, agora como empregada do lugar. É ali em sua antiga casa que conhece o major Brad Fullerton, um americano, que arrebatará seu coração.
Brad, apesar de possuir uma noiva, também não conseguirá evitar o amor por Serena e juntos compartilharão doces momentos, mas nem tudo são flores...a família de Brad é abastada financeiramente e com exceção de seu irmão caçula Teddy, não aceitam Serena. A sogra (uma megera) fará Serena assinar um documento abrindo mão de qualquer fortuna, caso seja abandonada por seu filho, o que vale mesmo se tiver herdeiros dele. A hipótese da sogra parece improvável, mas quem pode prever os infortúnios da vida?!

Na 2ª parte do livro – “Anos de sobrevivência” - Serena se vê trabalhando como modelo para se sustentar e a sua filha com Brad, Vanessa; com incentivo do cunhado Teddy, muda-se para Nova York e lá sua carreira de modelo chega ao topo, sendo reconhecida como “A Princesa”, ela é requisitada pelos melhores fotográfos e para trabalhos até na europa.
Neste “mundo da moda” que ela conhece o encantador e excêntrico fotógrafo Vasili Arbus e tudo volta a se complicar...

Encantada, Serena se casa com Vasili e se muda com Vanessa para Londres, onde vive alguns breves momentos bons, porém ao conhecer melhor Vasili e seus segredos ela se vê presa em um casamento fadado ao fracasso e pior, descobre estar grávida do marido, dando a luz a outra menininha Charlie. O desfecho deste relacionamento amoroso é trágico e me deixou cho-ca-da! (nada mais falarei para evitar spoilers).

Na 3ª parte do livro – “Vanessa e Charlie” – Retornamos a Nova York, em meio a uma disputa judicial pela guarda das filhas de Serena. O Juízo decide que Charlie (ainda bebê) fique com o tio Andreas, irmão de Vasili e ela é levada para Grécia.
Vanessa, com a tenra idade de 8 anos, fica com seu tio Teddy nos EUA e desenvolve um bloqueio psicológico, esquecendo-se dos últimos acontecimentos de sua vida e inclusive da irmã.
13 anos se passam e apesar de Vanessa se tornar uma jovem inteligente e bonita, continua a reprimir as memórias dos anos trágicos do passado, até que um fato a faça desencadear tudo que estava trancado em seu subconsciente, causando o efeito de relembrar – Relembrança.

Então, o que dizer sobre este livro maravilhoso?
Ao terminar a primeira parte fiquei tão impressionada que implicou em uma pausa na leitura, isso porque é muita provação na vida de Serena e apesar de jovem, ela é forte, tenaz, decidida. Quanto mais dores a vida lhe traz, ela se renova e amadurece, mas sem perder o brilho da juventude.

A segunda parte, deixou-me CHO-CA-DA!!!! Desde o início não achei Vasili nada encantador, mas jamais me passaria pela cabeça o que aconteceu no livro. (Só isso que tenho a dizer, sem spoilers lembram?!).

A terceira parte, foi incrível e ao final me deixou com gostinho de quero mais!!!
Enfim, ler este livro é conhecer a história de vida de Serena repleta de dramas, amores, conflitos reais tão tangíveis que ela poderia mesmo ter existido.

A escrita é envolvente e autora corajosa, pois abordou temas sem melindres, tão atuais ainda hoje, ela escreve sobre preconceitos de estrangeiros (como ser "noiva de guerra") ou de carreira profissional (quando torna Serena uma modelo), o relacionamento obsessivo, pai solteiro (quando o Tio Teddy fica com a guarda de Vanessa), entre outros, temas impactantes para a época em que o livro fora publicado, ao meu ver.

Tudo isso me fez favoritar este livro intenso e impactante, que se tornou um pedacinho de mim, admirar Serena (inclusive por seus erros), amar Teddy (tão apaixonado platonicamente), não superar até agora Brad e me encantar por Vanessa, que claramente herdou a força da mãe. Obrigada Danielle Steel.

Denise.Assis 22/02/2018

Maravilhoso
Esse foi sem dúvida um dos melhores livro da Danielle Steel, me emocionei do início ao fim, li rapidissimo!

Débora Cristina 29/09/2016

Emocionante!
Relembrança da Danielle Steel, seria o livro que marcaria o começo da minha trajetória no mundo literário. É um livro muito intenso e chocante para a primeira leitura de uma adolescente de quatorze anos, tão avassalador que não consegui expressar nenhuma reação na primeira vez que o li.

Mas ele cumpriu o seu dever e despertou em mim o amor pela leitura. Anos mais tarde eu li Relembranca uma segunda vez e não consegui conter as lágrimas de emoção com essa história de amor comovente que atravessou gerações.

A história se inicia na Itália, em um cenário pós guerra. Serena que sustentava o título de princesa antes da guerra, agora trabalha na casa onde morava quando era princesa. Ela captura a atenção do Major Bradford com quem vive um amor intenso, um amor que os levaria a dias difíceis e dolorosos.

Relembrança é um romance comovente e forte, que abrange duas gerações de mulheres que apreendem a lidar com os problemas da vida e seguir em frente, apesar de todas as dificuldades. O livro possui um desfecho chocante que prende o leitor do início ao fim.
Cris Paiva 29/09/2016minha estante
O meu primeiro dela foi O segredo de uma promessa. Mesmo depois de tanto tempo (põe tempo nisso!) a história ainda está inteira na minha cabeça.

Débora Cristina 03/10/2016minha estante
A Danielle tem esse poder de fazer seus leitores carregarem suas histórias ao longo dos anos.

Pandora 28/02/2013

Quando a Irene postou a resenha de "Final de Verão" aqui na Saleta, senti um certo estranhamento de alguns leitores em torno da figura de Danielle Stell. Tenho a impressão que poucos a conhecem, mas já tinha essa impressão quando era adolescente e por isso já vou dizendo a impressão que tenho dela antes de começar a resenha em si.

A Dani é tipo uma precedente de autoras como Ella Griffin, Marian Keyes, Emily Giffin, Cecelia Ahern e derivativos. Só que, na minha opinião, enquanto essas autoras jovens e de sucesso vem como a farinha a Danielle já vai com o bolo pronto, elas ainda vão comer muita poeira até conseguirem um resultado semelhante ao dela, e sim, eu sou totalmente suspeita para falar dessa autora pois ela foi uma das primeiras que li e marcou época.

Relembrança foi o romance da Dani nº 1 em minha vida, apesar de ter lido ele a muito anos a história contada nele se cristalizou em minha mente e se tornou inesquecível.

A história desse livro começa na Itália do pós-guerra quando a Serena, uma moça órfã que um dia antes da guerra foi rica e até sustentou o titulo de princesa, se encontra com um oficial americano e bem o amor é lindo, maravilhoso e fofo. Eu amo com a Danielle descreve como o casal vai se tornando intimo, como eles vão aprofundando um interesse inicial em paixão e a paixão em amor firme, duradouro, convincente.

Uma vez consolidada a relação entre Serena e Brad Fullerto, ambos vão morar na cidade de São Francisco nos Estados Unidos, só que como nem tudo são flores e algumas desventuras acontecem com a nossa heroína. Já vou dizendo que a história de Relembrança não é a história do amor de Brad e Serena, o amor deles é apenas uma parte da história, a melhor parte na minha opinião. Mas como na vida Serena sofre perdas, enfrenta a morte, a necessidade, as adversidade e vez ou outra é derrotada para nossa tristeza.

É como na vida, coisas boas e coisas ruins ocorrem nos livros de Steel e ela tem mania de nos fazer amar um personagem e depois simplesmente permite que ele morra de forma trágica nos deixando chorosas, ressentidas e em luto... Mas sempre nos alerta que por mais escuro e tenebroso que seja o túnel, no fim tem uma luz e viver vale a pena.

Ah, para compreender os romances da Dani e saber o que esperar dela, acho importante lembrar que ela foi mãe de nove filhos, passou por cinco casamentos, viveu e teve que superar a morte de um filho, uma das coisas mais dolorosas que pode ocorrer a uma mãe. Um dos seus filhos, Nicholas Traina sofria de transtorno bipolar, foi usuário de drogas e suicidou-se em 1997, apesar de ser bonita, rica e bem sucedida a dona Steel conheceu o significado da dor e da perda e tudo isso se reflete em seus livros.

Publicada originalmente em: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/02/resenha-do-livro-relembranca-de.html

Mar 06/11/2011

Interessante,intensificante,emocionante e triste mas é um dos melhores que já li. Quase chorei ao ler; muito triste mas também feliz com um desfecho um pouco chocante mas interessante gostaria que tivesse continuação que pudesse saber como ficaria os últimos personagens. Um dos melhores e mais emocionantes dos romances que bricar e descontrai a realidade.

Lúcia Lis 09/09/2010

RELEMBRANÇA!! adorei!!!
Este foi o meu primeiro livro. Depois desse dia, eu passei a comprar vários livros dessa autora (Danielle Steel), mas esse com certeza, foi o melhor de todos (Até agora).
Pandora 03/04/2011minha estante
Esse também foi um dos primeiros livros que li na vida, assim, livro solido com mais de 300 pags. E sim, concordo, não foi o melhor da Danielle Steel, mas o primeiro sempre é o primeiro, e Danielle não é tão lida a toa, seus livros sempre são emocionantes!

Geovanna Ferreira 20/04/2013minha estante
Daniele é mágica! Os livros dela tem sempre tanta sensibilidade, me toca lá no fundo da alma, não tem um livro dela ( dentre os 11 que já li )que eu nao ame! Como costumo dizer, Danielle Steel é a autora da minha vida é sobrenatural como ela me emociona, ler Steel é como estar em casa, reencontrar velhos amigos, amor sem fim! kk

viviane 20/05/2010

muito lenço!!!
esse livro é muito emocionante. uma história triste, sofrida, mas muito bonita. chorei bastante lendo-o. recomendo.