Precisamos falar sobre a morte

Precisamos falar sobre a morte Kathryn Mannix

Resenhas - Precisamos falar sobre a morte

Maria4556 10/07/2021

Eu amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo livros com essa temática

Évelin Noah 15/03/2021

Livro muito bom! Nós traz uma reflexão preciosa sobre o viver e principalmente, sobre o morrer.

É curioso como temos dificuldade de falar e lidar com a única certeza da vida, a morte! Precisamos falar sobre a morte nos mostra a dimensão de se falar sobre esse assunto de forma clara, objetiva e sem tabus.

Livro mais do que recomendo!

Júlia Morales 24/07/2020

Aprendizados
É, a morte é realmente um tabu. Como a autora diz, nós perdemos, conforme os anos foram passando, a cultura de se ver uma pessoa morrer de perto e por conta disso, muitas vezes nos assustamos com os padrões que são encontrados na morte, acreditando que nosso ente querido está agonizando, quando na verdade está apenas morrendo em paz com pessoas que ele ama a sua volta.
Eu tive diversos aprendizados nesse livro e recomendo para todos essa leitura... É uma leitura muito fluida, triste em alguns momentos, mas acima de tudo, trouxe diversos ensinamentos para a minha vida!
Nós só temos a certeza de uma coisa: que todos iremos morrer e mesmo assim, não conversamos a respeito de nossas vontades com nossos entes para quando esse momento chegar. A morte deveria sim ser mais falada.
Obrigada Kathryn Mannix por me ensinar tanto em poucas páginas.
Lana 30/07/2020minha estante
Gente esse livro é literalmente muito maravilhoso ele fala sobre a morte e ensina como devemos viver melhor. Leiam.

Júlia Morales 30/07/2020minha estante
Eu também gostei demais e a escrita da autora, a forma como ela demonstra a morte no livro faz com que a gente entenda que aquilo é o processo da vida e nós não precisamos ter medo de chegar até ela. Muito maravilhoso mesmo!

day 04/02/2020

Um livro necessário!
A morte é um tabu! Somos acostumados a nascimentos,casamentos ,formaturas e quase tudo que faz parte da vida de nossos filhos ,parentes ou amigos.
Porém quando falamos de morte é algo que ainda assusta,e causa medo e em muitos total negação do que todos nós temos certeza que vai acontecer ,nas vidas de quem amamos e por fim nas nossas vidas.
O livro conta histórias incríveis de pessoas extraordinárias que passaram pelos cuidados paliativos dessa doutora autora maravilhosa! O livro me fez chorar,sorrir e perceber como a vida é efêmera!
Um livro que na verdade fala de vida! Pois morrer e a consequência de viver!
O livro é maravilhoso e te faz enxergar que a morte não é tão feia como falam ! É um ciclo natural da vida.
Leiam se puderem ,pois é um livro libertador.

Regina 22/03/2023

Interessante
A autora fala de cuidados paliativos de uma forma mais técnica, porém correta. Não tem a poesia da Dra Ana Cláudia Quintana Arantes, eu diria. Mas aborda o tema com responsabilidade, alguma sensibilidade e trazendo toda a experiência que adquiriu na prática médica.

BruCalixto 13/01/2022

Esplêndido! ?
Esse é o tipo de livro que começa pisando em ovos, não se apresenta totalmente e vai aos poucos tomando espaço no seu dia. Você lê 5 páginas, depois 10 e quando se dá conta você está indo dormir tarde por causa dele.
O livro tem sim alguns gatilhos e a autora deixa isso claro no começo. Mas vale a pena cada lágrima. Por vezes me esquecia que todas as aquelas histórias foram verdadeiras. Que honra ler a morte de seres humanos fortes e incríveis.
A hora da morte nos assusta, não é? Pensamos que vamos sofrer, que vai doer e que vamos passar por um buraco negro. Mas é lindo saber que não é assim. E que problemas emocionais doem mais que a ferida de um câncer. Nunca imaginei que isso seria possível, mas é.
Uma pessoa com alguma doença paliativa aprende a se acostumar com a idéia da morte. Eles preparam tudo. E isso é muito estranho aos meus olhos. Como você se prepara para a morte? Como nossos familiares e amigos lidam com isso? As vezes é melhor do que imaginamos.
Esse livro me mostrou que precisamos sim de respeito até para morrer. Nunca pensei que eu poderia ter desejos atendidos para morrer.
O livro narra diversas vidas e mortes. Me emocionei muito lendo. Vale a pena. Com certeza é um livro pra vida.
Meu respeito por profissionais da saúde que se dedicam e cuidam de cada paciente como único só aumentou.
Cada história que eu li me ensinou sobre os problemas e a vida. Uma delícia se apegar por personagens e torcer para que antes do último suspiro eles estejam em paz porque sabem que tudo vai ficar bem.
Que honra ler esse livro.

swaturno 02/09/2020

Fiquei melancólica mas valeu a pena.
Leitura necessária!!!!!! aprendi tantas coisas com esse livro incrível, que agora tenho a mania de sempre estar aberta a conversas sobre a morte com todos os meus amigos e a saber o que pensam sobre!

Gabriel Paixão 15/01/2021

Um livro que pode mudar a sua vida
A autora nos apresenta situações de pacientes terminais que marcaram sua formação como médica especialista em cuidados paliativos. Sao situações que trazem a tona dilemas humanos.
A autor nos presenteia com suas experiências, emocionando o leitor e fazendo o mesmo refletir assuntos tão profundos e ao mesmo tempo tão primitivos na nossa condição humana que é impossível não se sentir dentro de cada história contada.
Esteja próximo da morte ou não, todos nos estamos indo em direção a ela e devemos nos preparar e preparar nossos entes queridos para encarar esse caminho como algo importante e fundamental para que possamos viver bem.

Deise.Vargas 26/02/2022

Vida e morte/Morte e vida
Cheio de histórias, fatos e destinos que se encontram e desencontram no paradoxo que é morrer e viver. Demorei um pouco para finalizar a leitura, o tema me causa muitas reflexões e por vezes um pouco de resistência, mas tenho me exercitado nesse tipo de leitura. É uma leitura bem bonita, machuca um pouco o coração, mas vale o aprendizado. ???

amandafrizon 14/01/2023

Gosto de autores transparentes que cumprem com o que propõem
E a Dra. Mannix fez isso maravilhosamente.

Já no princípio - nas duas primeiras páginas - ela consegue ilustrar os pontos chaves do livro que irão ser abordados mais minuciosamente, como: os estágios naturais de processo ativo de morte de cada indivíduo, assim como a importância de conversar e esclarecer para família o que está acontecendo; a morte como tabu, como se evita dar o nome real para a situação que está evoluindo; como com o avançar da medicina as pessoas ficaram cada vez mais receosas e distantes para discutir sobre o fim da vida; a maneira patológica como alguns indivíduos veem a morte; como alguns querem adiar o óbito a todo custo, ainda que sem qualidade de vida; a história que cada ser deixa pra esse mundo - o seu legado; a individualidade e a maneira única/peculiar de cada criatura deixar o mundo; como nós mudamos no fim e aprendemos a valorizar o que é realmente importante para si?

A autora consegue abordar histórias únicas de maneira simples e objetiva. Fico imaginando o quão difícil foi, uma vez que cada detalhe leva uma carga emocional enorme por traz?

Assim, acredito que todos deveriam se debruçar sobre essa leitura, pois além da linguagem acessível, o livro traz um tema que poucos querem discutir (e a autora consegue fazer com leveza).

Por fim, quero agradecer a Dra Mannix por escrever uma obra tão única: que entrega tanta emoção e histórias cheias de famílias aprendendo com o novo horizonte. É maravilhoso ler algo e sentir a veracidade de tudo.
Cada leitor teve a chance de estar presente naquelas consultas, visitas e discussões. Obrigada!

Matheus B. Zilio 23/01/2023

Resenha tardia, mas não esquecida
Faço o presente comentário aproximadamente 01 ano após finalizar a leitura deste livro. A primeira palavra que me vem na mente é: Saudade. Que livro gostoso de ler, com ensinamentos profundos, com experiências única e marcantes. Não é um livro para sentar e ler em um dia, é necessário refletir, talvez uma história ou dias por dia. No futuro, sem dúvidas irei lê-lo novamente.

Mih 22/01/2023

Kathryn Mannix abriu as portas para falarmos normalmente sobre morte. Nossa única certeza na vida!

O livro conta histórias de pacientes dela sob cuidados paliativos e registra seus momentos finais.

Para nós, que ficamos, é um bom aprendizado porque torna a morte (que já é natural), um assunto sem tabu.

Uma das coisas que achei mais importante foi usar desse momento para resolver o que for preciso.

É um último momento para resolver questões que ficaram em aberto, que precisam ser perdoadas, agradecidas, deixar saber o amor envolvido... e até mesmo questões burocráticas como qual o melhor direcionamento médico tomar na hora, questões que permitam deixar esse momento o mais tranquilo possível não só para quem vai (porque saberá que está tudo o o máximo de coisas resolvidas, trazendo mais paz mental), quanto para quem fica, poder saber como direcionar e cuidar do que for preciso de uma maneira que também tenha mais paz mental e tranquilidade no coração!

É uma grande reflexão que pode ser feita em qualquer momento da vida, mas já ir pensando no assunto pode ajudar bastante!

Faça essa leitura no seu tempo, tranquilx, pensando com carinho, se acolhendo e acolhendo quem está passando por esse momento!

Vamos mudar esse olhar sobre a morte e fazer o melhor hoje, para que quando chegada a hora, esteja tudo organizado da melhor forma possível para que esse momento não seja tão pesaroso!

Outra coisa que a autora quis mostrar é que o momento da morte também pode ser tomada por muito amor, carinho, compreensão, cuidado, compaixão...dos familiares e amigos envolvidos!

Elis 15/03/2023

A finitude é o que dá sentido à vida
Não vou fazer uma resenha, apenas um comentário que gostaria de deixar registrado após o término dessa leitura incrível!
Iniciei essa leitura estando em processo de luto e ela me ajudou a enxergar o que "teoricamente" já sabia, mas quando ocorre com você todo o racional se vai...
Super recomendo! Estando ou não em processo de luto ou próximo à morte... Precisamos falar sobre ela!

Bárbara 08/12/2020

Falar sobre a morte
Como um assunto que é a única certeza da condição humana pode ainda ser tabu. Precisamos falar mais sobre a morte para conseguirmos lidar melhor com ela quando acontecer.

Mercia50 11/03/2023

Vivendo melhor com a finitude em mente
Eu li esse livro depois de ter visto ele nas referências de a ?A morte é um dia que vale a pena viver? de Ana Claudia Quintana, que foi um livro divisor de águas na minha vida que me ajudou a conviver com o luto e a ver outra perspectiva da vida.
Esse livro foca mais nas histórias e é incrível ver o que a Ana mencionou no livro dela.
Um livro assim pode parecer ?pesado?, mas eu vejo como uma poderosa ferramenta pra entender o ciclo natural da vida e apesar do título, não é somente sobre a morte que falamos, é sobre a finitude da vida e como podemos viver melhor.