Valsa para Vênus

Valsa para Vênus Clara Gianni

Resenhas - Valsa para Vênus

Dri 05/12/2022

Black Mirror em Belém!
Um livro curto com 3 contos que se passam em uma Belém futurista que me passou muito a vibe da série Black Mirror, que eu amo, então adorei o livro. Dois dos três contos possuem temática LGBT e abordam tecnologia e relações humanas de um jeito mais sombrio e sentimental.

O livro foca especialmente em vivências de mulheres nessas realidades tecnólogicas. O primeiro conto se chama Presente e tem uma jovem aguardando seu par para o baile e ele tem uma simulação de realidade aumentada.

O segundo se chama Déjà Vu e tem fortes inspirações no episódio San Junipero de Black Mirror. Um casal de mulheres tenta resolver seus problemas de relacionamento de um jeito inusitado.

É bonito, tem reflexões sobre amor, passado e juventude, nostalgia e só de ser inspirado no meu episódio favorito da série já ganhou meu coração.

O terceiro conto se chama O espectro de Horto e me surpreendeu ao ter elementos de terror e me lembrar de Frankenstein.

Uma criatura andróide atualmente assombra um casarão abandonado, mas um dia ela já foi criada por uma cientista. O que será que aconteceu com elas?

Uma experiência muito boa, histórias futuristas ambientadas em cenários incomuns, protagonismo feminino com uma escrita linda que não enrola, cada palavra conta para desenvolver a trama inteira. Tem muita emoção, plot twist, se inspirou em obras incríveis e as utilizou muito bem. Uma ótima pedida para fãs de ficção-científica. Com certeza quero ler mais da Clara Gianni.

Pra mim é o mais complexo, assustador e com mais questões a se pensar e interpretar. Achei excelente!

"Já não conhecia mais nada senão a vontade pura. Já não via mais nada senão o vermelho vítreo da fome insaciável e irascível. Arranquei-lhe o coração da caixa torácica como um passarinho moribundo de sua redoma, apertando-o contra os lábios, espremendo a rica polpa sanguínea das unhas. O líquido precioso atravessava minha garganta em goles generosos. Mesmo após esvaziá-lo e engoli-lo, contudo, a inquietude não me abandonara. Tinha de devorá-lo por inteiro."

Theo Dominique 29/06/2021

Extasiante
Tô impressionada demais, principalmente com a última história. Adorei o sci-fi com uma pegada cyberpunk e meio terror se passando em Belém; fiquei imaginando horrores essas coisas acontecendo nesta cidade.

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 24/06/2021

bom
duas histórias com boas ideias, mas às vezes confusas
a autora é muito criativa para cenas, fiquei chocada com o final da segunda história

Matheus Monteiro 10/03/2021

Uma coletânea cyberpunk interessante
Essa é uma coletânea de contos cyberpunks e dos três o que eu mais gostei foi "Déjà vu" um conto muito bem escrito que usa do sci fi para narrar e refletir a história de um casal, seus apegos temporais, suas projeções e expectativas e sua própria comunicação. É um conto muito bem escrito, sensível e emocionante.

Emanuel 25/04/2020

Cyberpunk sexual
Eu gostei do tema sexual em um ambiente cyberpunk. O primeiro conto achei interessante a ideia de como um casal passando um perrengue no casamento busca na tecnologia uma nostalgia do seu relacionamento, porém, a forma como isso foi contado não me chamou tanta atenção. O segundo é interessante o que me parece um Monstro de Frankenstein Cyberpunk, já esse eu gostei de como a história foi contada.

Iago 14/04/2020

Em casa.
Quando se vê um livro ambientado em sua cidade é impossível não se interessar nele. Temos uma Belém do Pará ambientada em um futuro que já não parece tão distante, com personagens vivendo e revivendo paixões e desejos com o auxílio da tecnologia. E na tecnologia. Algumas referências aos clássicos são inevitáveis e todo livro deve ter. Ademais, adorei ver a nossa variação regional linguística nos diálogos e sempre fico em dúvida sobre qual é a cor de um canal fora do ar.
Emanuel 25/04/2020minha estante
A cor de canal fora do ar é a estática haha.