Nossa casa está em chamas

Nossa casa está em chamas Malena Ernman...

Resenhas - Nossa casa está em chamas

naluzete 29/11/2023

Esse é um livro bastante interessante, todas as questões que ele aborda são bem focadas em abrir os olhos das pessoas

Talvez se eu nao tivesse lido ele como leitura obrigatória escolar eu poderia ter me interessado mais sobre ele. Mas ainda assim ele continua sendo um livro MUITO importante, principalmente nos dias de hoje e esse ano que estamos sendo tão afetados pelas mudanças climáticas

ele também pode servir como um grande alerta para a busca de diagnóstico de autismo. Se eu não me engano, é mais difícil descobrir de cara um diagnóstico de autismo em mulheres do que em homens, e se alertar sobre os comportamentos comuns de pessoas autistas, ou com tdah, ou qualquer outro transtorno para ser diagnosticado

Vitoria Milhomes 10/04/2023

"Nossa casa está em chamas!"
O livro trás um pouco sobre a história de Greta Thunberg que logo criança foi diagnosticada com síndrome de Aspenger, Autismo e Mutismo Seletivo, mas mesmo com tudo isso, nao deixou de outar pela que acreditava e ter voz no meio dos adultos. O livro é escrito pela mãe de Greta que retrata como foi descobrir sobre o diagnóstico da filha e como isso transformou a vida de toda a família.
Além disso, Malena Ernman também retrata de maneira bem eficaz sobre a crise climática, suas causas e consequências.

É um livro bom, porém, a leitura não me prendeu tanto então demorei bastante pra terminar. Mas, tem uma linguagem fácil e nos faz entender melhor sobre vários assuntos relacionados à crise climática e também sobre diagnósticos psicológicos.

Christiane 22/01/2023

O livro é escrito pela mãe de Greta, Malena Ernman, com a colaboração de toda a família. Relata um pouco sobre a vida de Greta, as dificuldades com a escola, até chegarem a descobrirem que ela tem síndrome de Asperger. Para complicar ainda mais a irmã de Greta também terá problemas, porém, apesar de eu mesma utilizar o termo problemas, a mãe de Greta defende que "mas isso não exclui a possibilidade de ela estar certa, e todos nós, os outros, estarmos simplesmente errados." e que portanto o autismo não é uma deficiência mas não é o comportamento considerado normal pela sociedade.
Um ponto relevante é que Malena descobre que todos os estudos sobre o autismo foram feitos com meninos e nunca com meninas, ela se pergunta como suas filhas poderiam se encaixar em diagnósticos que foram feitos baseados em meninos? E segundo ela diz quando meninas começaram a ser diagnósticas a sociedade então reagiu dizendo que havia excessos de diagnósticos.
Greta não comia, foi literalmente uma luta para que ela pudesse se alimentar. Sua irmão não suportava vários tipos de sons. Quando Greta começou a se interessar pela crise climática para os pais foi algo visto como uma possibilidade dela melhorar.
E começou como todos sabemos pela greve escolar às sextas-feiras em defesa ao meio ambiente e contra tudo que provoca a crise climática. Mas o livro vai muito além, é uma crítica forte ao sistema em que vivemos e ao sistema patriarcal.

Bruno Rodrigues 25/12/2022

Confuso
O livro é narrado principalmente pela mãe de Greta Thunberg, conta a história de toda a família de Greta, as síndromes e transtornos da ativista, e também de Beata, irmã de Greta, que também possuí transtorno e passa por muitas crises. A mãe de Greta é cantora, e tem muita dificuldade para conciliar a carreira e cuidar das duas filhas que sofrem muito de síndromes e transtornos e necessitam de ajuda. Da família, quem mais acompanha Greta em seu ativismo é seu pai, Svante Thunberg. Mas além de retratar a família de Greta, o livro trata profundamente sobre a crise climática.
Indico este livro pra quem quer se aprofundar sobre a história de Greta, e quem quer se aprofundar sobre a emergência climática em que estamos vivendo, o livro é um grande alarme.
Mesmo me interessando muito pelo assunto, e sendo fã de Greta, eu tenho que admitir que a construção do livro é muito ruim, os assuntos são interessantes e até que são bem narrados, mas não tem conexão, são soltos por todo o livro come em um quebra-cabeças, e isso deixa o leitor muito confuso.

lice46 15/01/2022

fiquei um pouco perdida em algumas partes pq achei meio sem sentido, mas trás uma mensagem legal e é bem explicativo

Japson 01/01/2022

Esplêndido
Não posso dizer que o livro tem uma narrativa leve, a leitura é fácil e flui muito bem. Pq realmente não é, mas td bem isso até é citado durante o desenvolvimento.
O livro não foi feito pra ser divertido, mas pra conscientizar a população da crise climática em que estamos inseridos, e o quão crítica é nossa situação, o objetivo desse livro é nos colocar em desespero pra ver se assim começamos uma mudança real e essencial em nosso dia a dia. E essa proposta ele cumpre muito bem.
Assim como é citado diversas vezes no livro precisamos começar a tratar a crise como crise. Recomendo a leitura dele pra todos, inclusive acho que é uma leitura essencial para que possamos compreender a gravidade da situação atual

Bianca 27/12/2021

é agora ou agora
ler esse livro é como abrir os olhos depois de a sociedade fechá-los com fita adesiva. Dói, mas é necessário. Nossa casa está em chamas, o planeta está morrendo, e se o planeta morre, nós vamos junto. Precisamos tratar a crise climática como uma crise, e principalmente, precisamos reduzir as nossas emissões de carbono, AGORA. Não adianta falar sobre energia nuclear, sobre política, sobre soluções futuras, não. O negócio é agora. Parar de viajar de avião, parar de comer carne, usar mais o transporte público, trocar energia fóssil por energia renovável (eólica e solar), trocar carros movidos a gasolina por carros elétricos, e diversas outras coisas. Mas uma das coisas principais é conscientizar, porque se ninguém sabe da crise, ninguém vai fazer nada sobre ela, e deixe-me ser bem clara: se ninguém fizer nada, VAMOS TODOS MORRER, EM MENOS DE 20 ANOS. O Brasil é o 4 país que mais emite CO2 na atmosfera, isso é uma VERGONHA, e em 2021 nós aumentamos nossas emissões em 121% por causa da energia elétrica. Por que? por causa da crise hídrica. E as causas da crise hídrica? A CRISE CLIMÁTICA. é um ciclo que precisa ser interrompido. é isso obrigada.

cuceta420 07/04/2021

bem doido
eu gostei muito do livro, mas eu abandonei porque eu só conseguia ler à noite antes de dormir e tava me dando ansiedade. não sei do final mas eu sei que o livro é necessário.

Iana.Uliana 22/05/2020

Informativo, mas um pouco confuso
O livro, além de contar a história da família de Greta e de seu ativismo, traz muitas informações sobre sindrome de Aspenger, crise climática, necessidade de mudanças estruturais... Contudo, a organização dos textos no livro é um pouco confusa, pois não aparenta seguir uma linha cronológica pu temática bem definida. Os assuntos e histórias vão e vem, às vezes até se repetem, cabendo ao leitor amarrar tudo.

thabooks 15/02/2020

Simples
É uma narrativa da rotina de Greta Thunberg e sua família na luta pelo meio ambiente.
Não sei se por ser contado pela mãe dela, mas é bem maçante, um discurso da Greta é mais tocante. Porém vale a pena.

Vicente Moragas 04/02/2020

Precisamos falar sobre o Clima
Este é o livro mais necessário de ser lido, divulgado, discutido. Precisamos falar sobre o clima e sobre a nossa pegada ecológica. Precisamos falar sobre o orçamento do carbono. Precisamos nos escandalizar com a crise climática que vivemos. Ou isso, ou não viveremos. Não existiremos. A natureza continuará. Nós talvez não! Nossa casa está em chamas! Entremos agora em pânico!