They Both Die at the End

They Both Die at the End Adam Silvera

Resenhas -

laracarlota 02/11/2021

?Sometimes the truth is a secret you?re keeping from yourself because living a lie is easier.?.
Wendel 02/11/2021minha estante
MDs eu amei tanto esse livro ??

laracarlota 02/11/2021minha estante
era pra ter sido 4 estrelas!! mas o skoob me boicota sempre ?

Wendel 02/11/2021minha estante
Ahhhh Que susto KKKKKKK achei que tu não tinha gostado

diegoh 24/07/2021

Meu Deus como eu sou triste.
Mais uma história de gays, porém desta vez, triste. Me envolvi com cada personagem da história. Queria que eles vivessem para sempre, até mesmo a personagem da história paralela à história principal, Delilah, me senti conectado com todos eles. Não queria que nenhum deles morresse, a história deles em particular é tão linda, mas tão sofrida, os gays não tem paz mesmo. Amei muito com certeza favoritado!
Mais um livro que concorre a favoritos do ano, e vem aí!

isabela 19/12/2021

me decepcionei demais
a ideia é muito boa, concordo. mas não me prendeu de forma alguma. as coisas que eles fazem no seu último dia não são emocionantes e em nenhum momento o livro me prendeu tanto a ponto de eu não querer colocá-lo de lado. o romance é fraco. parece que ele só começa no finalzinho.
no meio da história aparecia o ponto de vista de personagens aleatórios e um deles que teve mais ?relevância? nem teve um final, parece q foi deixado no ar.
juro que esperava muito mais. não é o primeiro livro que leio por causa do hype e acabo me decepcionando.
p.s demorei horrores pra ler tbm e não me deu nenhum ?surto?.
gabriel lightwood 19/12/2021minha estante
Vish amg kkkk a história realmente é bem simples, é mais focado nas relações do personagens, que nem chega a ser tanto algo "amoroso", senti mais uma amizade entre eles e cumplicidade por estarem vivendo os últimos momentos. Eu achei a história boa, mas não acho que justifique o hype todo.

bea 19/12/2021minha estante
ai eu amei tanto esse livro kkkkkkkk mas acontece

PaTy_LiKa @patylika.libros 19/12/2021minha estante
Eu amei o livro. Uma pena q nao funcionou ctg. Nao creio q o foco seja o romance, mas sim, a conexão e como aproveotar aquele último dia

alice 20/08/2021

uma grande decepção...
conceito e sinopse incríveis, mas a execução não funcionou para mim.
primeiro que esse livro não é romance ok??? e tudo bem, se a amizade deles tivesse me cativado, o que também não aconteceu.
as interações eram superficiais, os diálogos meio fracos, e o romance nem se fala. tiveram alguns momentos bonitinhos sim, mas no geral sem impacto/emoção.
faltou substancia e profundidade, não me apeguei aos personagens e nem à relação deles. e por esse mesmo motivo, não fiquei triste com o final.

enfim é um livro com um conceito super legal, tem quem ame, mas pra mim não rolou.
e se você está esperando um romance, They Both Die at the End definitivamente não é para você.
Laura 20/08/2021minha estante
mds amg mas algum dia eu leio pra ver qq eu acho mas eu jurava que era um romance como assim

Guilhermina 21/08/2021minha estante
Eu achei que o conceito de um dia não funcionou muito bem, ficou tudo apressado

@profderekpaiva 24/01/2021

Adam cria uma trama arrebatadora!
Uma leitura fantástica! Adam Silvera cria personagens carismáticos e uma trama bastante envolvente que, mesmo já sabendo do final (por conta do título, né), a todo o momento, me vi com esperanças de algo acontecer e mudar totalmente o rumo final desta obra.

Recomendo a todos que amam livros YA e principalmente, aqueles que amam histórias com tramas totalmente originais.

weasleyouth 01/09/2021

Chorobaiting
Gostei muito do livro mas foi muito chorobaiting, o povo fala tanto que chora horrores com o livro que eu já tava me preparando pro pior, eu chorei como acho que todo mundo chora lendo a passagem da morte de um personagem qualquer, gostando deles ou não. Isso me frustou porque eu gostava muito dos dois personagens (principalmente do Mateo), então quando eu não chorei como falavam que eu iria eu fiquei ué?????? fiquei sem sentimentos agora foi?????

Enfim, gostei da história e das reflexões mas esperava mais choro.

distritodoslivros 23/07/2021

I have... I have depression (?)
O que foi esse livro?? Adam o que foi isso??? Como eu vou escrever uma resenha chorando igual uma desgraçada??

Minha primeira experiência com um livro que se passa no espaço de 24 horas não foi uma das melhores, mas esse livro???? Podia se passar em um minuto e eu ia usar quilômetros de lencinho pra secar as lágrimas.

A história é perfeita, desde o começo é bem melancólica mas fica tão linda que a gente esquece tudo que pode acontecer a qualquer instante, os personagens são sensacionais e tem um desenvolvimento maravilhoso, eles tem decisões pra tomar, se arrependem de muitas coisas, dizem seus adeus algumas vezes de formas inesperadas...

E o final.... MEU POVO O FINAL, é de fazer marmanjo chorar, o livro inteiro na verdade coloca qualquer um de joelhos chorando implorando por misericórdia.

Esse livro me derrotou, me deixou em cacos, me fez rir, me fez chorar, me fez ter medo de morrer, me fez querer viver mais loucamente, me fez querer levantar de madruga pra dizer pros meus pais o quanto eu amo eles, me fez querer chorar mais um pouco, me deu depressão...

AMEI FOI PERFEITO 5 estrelas

Pois eu gosto de S O F R E R
Marie :) 23/07/2021minha estante
a resenha me deixou muito curiosa??? Adicionando na lista de leitura agora mesmo

distritodoslivros 23/07/2021minha estante
Leia!!! É perfeito! Logo logo vai ser lançado pela intrínseca, vou fazer uma resenha melhor no meu ig se quiser dar uma olhada haha (@/distritodoslivros)

Marie :) 23/07/2021minha estante
vou dar uma olhada sim :))

Sopinha cobalthorn 20/10/2020

Esse livro me destruiu. 5 estrelas
Apenas leiam ok. Não é sobre o título ou sobre o spoiler que ele dá sobre a história. É tudo, é sobre viver e se apaixonar. Eu simplesmente amei mas eu sou a pessoa mais soft que tem então meio suspeita mas realmente esse livro ultrapassou minhas expectativas.

Letícia 23/01/2023

Favoritei
Amei o livro, faz várias reflexões que eu acho que todo mundo deveria ter em algum momento da vida,e os personagens são alguns dos mais cativantes que eu já li na minha vida até agora.

sof.yumi 10/10/2021

difícil
esse livro foi bem difícil de terminar e eu tive que parar várias vezes pra respirar, ele me deixou mt pensativa em relação a vida, a viver de vdd
não leia se vc estiver num momento mt delicado, ainda mais com toda a preocupação da pandemia
ainda não consegui parar de chorar?
mateo e rufus tem meu coração pra todo sempre, eles me mudaram demais e eu com ctz vou olhar as coisas de um modo diferente após o final desse livro
sim, eu tbm queria que vcs tivessem tido mais tempo.

bruno 15/01/2024

"surviving showed me it's better to be alive wishing I was dead than dying wishing I could live forever"
Terminei esse livro com a sensação que poderia ter escolhido melhor a minha primeira leitura do ano. achei os personagens tão chatinhos, o romance foi tão slow burn que eu preferia que não tivesse acontecido. A escrita é super simples, gostei da mensagem que o livro passa, porém sinto que faltou algo para realmente me fisgar.
skuser02844 16/01/2024minha estante
Eita como me safei ???

bruno 17/01/2024minha estante
QUE ODIO KKKKKK

leashy loo 30/01/2023

this'll be the day that i die
Estava com expectativas extremamente altas para esse livro, e ele alcançou quase todas.
A escrita do Adam Silvera é incrível e flui super bem, e apesar de ter adorado o desenvolvimento pessoal dos personagens ao longo da história, o desenrolar do romance entre Rufus e Mateo deixou um pouco a desejar, e esperava por um desfecho um pouco mais trabalhado.
Vou explicar o porquê: durante o decorrer do livro, o Mateo e o Rufus desenvolveram uma conexão linda, e claramente passaram a se amar, mas em meu ver, foi algo platônico. Quando o livro chegou em 80%, o autor apenas jogou um romance entre os dois, e apesar de achar que eles combinam para caramba, parece que o narrador simplesmente ?esqueceu? de mencionar que os dois protagonistas estavam pensando um no outro daquele jeito durante a maior parte da história.
Sobre o desfecho: sei que o final ficou claro desde o começo, mas realmente esperava por mais detalhes sobre o fim do Rufus, da Delilah, do Victor e até um comentário final da Lidia ou dos Plutos. Talvez até um posfácio, em que o pai do Mateo acorda e lê os bilhetes deixados para ele. Acho que isso teria dado um sentimento melhor de conclusão. Mas isso é um capricho meu.
Tirando esses dois pontos, não tenho o que reclamar: o livro é perfeito, me fez refletir muito sobre a vida e a morte, e me deixou nostálgica e mal ao mesmo tempo (infelizmente não chegou a me fazer chorar? mas msm assim é bom!!).
Um ponto que me fez amar o universo do livro é que o autor colocou capítulos no pov de vários personagens, alguns que foram apenas mencionados na história principal, e fez uma conexão incrível entre várias trajetórias de pessoas completamente diferentes. Cada detalhe teve uma ligação com algo, e eu simplesmente amei isso.
Enfim, eu realmente amei esse livro, e com certeza recomendo muito!!!!

**vou deixar as minhas frases favs aqui para registrar:

"It is not death that a man should fear, but he should fear never beginning to live."

"Twelve hours ago I received the phone call telling me I?m going to die today, and I?m more alive now than I was then."

"Life isn't meant to be lived alone. Neither are end days."

"that love is a superpower we all have, but it's not always a superpower i'd be able to control. especially as i get older. sometimes it'll go crazy and i shouldn't be scared if my power hits someone i'm not expecting it to."

"Maybe it's better to have gotten it right and been happy for one day instead of living a lifetime of wrongs."

"What am I going to do without you?"
This loaded question is the reason I didn't want anyone to know I was dying. There are questions I can't answer. I cannot tell you how you will survive without me. I cannot tell you how to mourn me. I cannot convince you to not feel guilty if you forget the anniversary of my death, or if you realize days or weeks or months have gone by without thinking about me.
I just want you to live.

"I guess I could call this energy freedom. No one will be around to judge me tomorrow. No one will send messages to friends about the lame kid who had no rhythm. And in this moment, how stupid it was to care hits me like a punch to the face. I wasted time and missed fun because I cared about the wrong things."

MATEO X RUFUS
?If you need to snap again, I?m here. Last Friends for life.?

"we did a lot of living today"

"But maybe this is how it was always written in stone or the stars or whatever: Two dudes meet. They fall for each other. They die".
"That's not our story." Mateo squeezes my hands. "We're not dying because of love. We were going to die today, no matter what. You didn't just keep me alive, you made me live." He climbs into my lap, bringing us closer. He climbs into my lap, bringing us closer. He hugs me so hard his heart is beating against my chest. I bet he feels mine. "Two dudes met. They fell in love. They lived. That's our story."

I like being visible this time. ?The time of my life, Rufus,? I say. ?I?m having it. Right now.? ?Me too, dude. Thanks for reaching out to me over Last Friend,? Rufus says. ?Thanks for being the best Last Friend a closet case could ask for.?

I want us to have history, something longer than the small window of time were actually sharing, with an even longer future, but the dying elephant in the room crushes me.

i kiss the guy who brought me to life on the day we're going to die.

PLUTOS
Malcolm stares out the window, wishing he could glimpse Rufus on his bike turning a corner, and finally he cries, these loud, stuttering sobs, not because he?ll now have a criminal record, not because he?s scared to go to the police station, not even because Rufus is dying, but because the biggest crime of all tonight was not being able to hug his best friend goodbye.

"Whatever happens to me, scatter me to Althea. Orbit each other so damn hard. I love you."

You may be born into a family, but you walk into friendships. Some you'll discover you should put behind you. Others are worth every risk. The three friends hug, a planet missing from their Pluto Solar System - but never forgotten.

LIDIA
?You?re supposed to be with me forever,? Lidia cries. ?You?re supposed to be around to play bad cop when Penny brings a crush home for the first time. You?re supposed to keep me company with card games and bad TV marathons when she leaves for college. You?re supposed to be around to vote for Penny to become president because you know she?s such a control freak already that she won?t be happy until she?s ruling the country. God knows she?ll sell her soul to take over the whole world, and you?re supposed to be there to help me stop her from making Faustian deals.?

"The world isn?t the safest place ever, we know that because of Christian and everyone else dying on the daily. But I should?ve shown you some risks are worth it.?

MATEO WAS HERE AND LIDIA WAS BY HIS SIDE, AS ALWAYS.

"Lidia will keep Mateo alive the only way she can."

"Mommy," Penny says. This one word says everything to Lidia - fall apart, but piece herself back together. If not for herself, for her daughter.

MR. TORREZ
"I'm sure you're really proud of him and you knew he had it in him all along. I've only known him for a day and I'm really proud of him too. I got to watch him grow up into the person he always wanted to be." (rufus)

Thank you for everything, Dad.
I'll be brave, and I'll be okay.
I love you from here to there.
Mateo

Mr. Torrez,
I'm Rufus Emeterio. I was Mateo's Last Friend. He was mad brave on his End Day.
I took photos all day on Instagram. You gotta see how he lived. My username is @RufusonPluto. I'm really happy your son reached out to me on what could've been the worst day ever.
Sorry for your loss,
Rufus (9/5/17)

"I hope you don't mind
I hope you don't mind
That I put down in the words
How wonderful life is while you're in the world"
-Your song, by Elton John

Sophia 13/07/2021

?They both die at the end?
Bom, esse foi meu primeiro livro em inglês, e achei a leitura muito tranquila... Palavras fáceis e bem colocadas!! Recomendo a leitura em inglês para quem tem uma experiência boa com a língua.

Muitas pessoas falam que o título do livro estragou tudo e que perderam a curiosidade por isso, mas o título só me deixou mais curiosa. Sou fã de histórias emocionantes e não me decepcionei.
Sinto que tudo que eu falar sobre o livro pode ser considerado spoiler, pois desde o começo a história não para. Gostei dessa visão que o Adam Silveira compartilha conosco, fazendo com que sejamos convidados a refletir sobre o que faríamos se soubéssemos que iríamos morrer em 24h.
Os personagens tomam atitudes distintas, o que faz com que vejamos as consequências dessas escolhas. Os personagens são engraçados e você irá se identificar com um...
Um acontecimento específico no final foi bem inesperado para mim, que me fez ficar com o coração mais apertado.

Uma história linda, triste, emocionante e com um toque de realidade. As notas do autor após o final do livro são incríveis ( o que é uma raridade no mundo da leitura, kkkkkkk), ele faz com que entendamos todos as suas decisões durante o livro e nos dá muito material para refletir.

Tenho certeza que será um livro que irá me marcar e me deixar pensando por muito tempo.
A história é muito envolvente! A frase final é um tiro no coração, do jeito que eu gosto, kkkkkkk!

Recomendo!!!

becka 29/03/2021

3.5 é uma boa nota pra mim, realmente gostei; só me senti bem... decepcionada, achei ele mediano-bom mas é só isso e eu esperava amar e dar entre 4-5 estrelas, a forma como o livro é contado prejudicou muito na narrativa dele o que murchou um pouco a leitura pra mim. O livro apesar de ter foco em dois personagens, conta o último dia de vida de várias pessoas e coloca vários personagens no meio da história, o que acho que é uma faca de dois gumes; porque ao mesmo tempo que ajuda a impedir a história de ser monótona, prejudica a conexão com tais personagens, como é um tema muito pessoal e até individual de certa forma; já que nascemos e morremos sozinhos apesar dos poréns que essa frase contém, eu senti que a história teria sido melhor se não tivessem tantas pessoas envolvidas nela, se focasse mais em um personagem; senti que acabou ficando muito superficial, apesar de ter seus picos de emoção e eu ter gostado bastante. Acho que é uma história dinâmica, muito rapidinha de ler; chegou a me emocionar em alguns poucos momentos, mas é prejudicada pelos múltiplos pontos de vista que prejudicaram na minha conexão emocional com a história; sem ser que tinham várias passagens que pareciam que o autor enquanto escreveu elas estava gritando ?me marquem, pelo amor de deus me marquem? ai fiquei meio... err com isso, em geral gostei bastante apesar disso mas ainda fiquei meio decepcionada porque esperava amar.

malu kropotoff 14/08/2021

Meu deus
Ainda estou em completo choque. Esse livro me abalou tanto, mais >TANTO< que eu simplesmente não tive forças pra chorar e ainda não tenho, eu estou em transe a horas.

Eu me apeguei a todos os personagens, até mesmo aqueles que não apareceram tanto. Tudo foi tão bem feito e tão bem construído, que eu senti que estava lendo algum tipo de biografia, eu me senti quase uma intrusa ao ler a história desses dois, eu não me senti digna de apreciar esse livro.

Eu me identifiquei absurdamente com o Mateo de um jeito que eu nunca achei que ao menos poderia, e agora, preciso honrar o que aprendi com ele, assistindo ele, vendo ele enfrentar seus medos e apesar de tudo, vê-lo seguir em frente.

Mateo e Rufus, agora vocês fazem parte do meu coração, vocês mereciam todo tempo do mundo, mas...

????? ???? ???????? ?? ?????, não é mesmo?
Bea 14/08/2021minha estante
Amei sua resenha

nathalia 14/08/2021minha estante
eu comprei esse livro li um pouco e abandonei, mas com essa resenha LINDA tô com vontade de voltar

malu kropotoff 14/08/2021minha estante
Volta amg, por favooor, eu vou te lançar a real aq ksksk eu tbm abandonei esse livro, voltei a ler a pouco tempo pq n queria "ter gasto dinheiro atoa" e mano... a resenha própria já diz, depois de certa parte tudo começa a fluir mais rápido ai tu devora o livro todo de uma vez

nathalia 14/08/2021minha estante
cara então eu ainda comprei ele capa dura kkkkk sempre pensava no dinheiro que gastei com ele parado na minha estante. mas vou tentar voltar sim obrigadaa ?