A Umidade Relativa Das Palavras

A Umidade Relativa Das Palavras Adriano De Andrade

Resenhas -

RUDY 12/11/2019

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
Quem acompanha o blog sabe o quanto de gosto de contos, principalmente de nossos autores nacionais que mostram sempre sua versatilidade. E é o que encontrei nesse livro bem escrito.
Não comentarei sobre cada conto especificamente, afinal, tratam de assuntos diversos como: algum suspense, sentimentos como vingança e desgosto, alguns até com um toque de crueldade, sobre a vida, família, enfim, assuntos comuns ao nosso dia a dia. O que posso dizer é que apesar de alguns serem chocantes, as personagens são tão bem delineadas que acabam conquistando o leitor e tornando a leitura muito agradável.
O mais apaixonante é a forma bem escrita, cada frase, cada conto, delineado com frases precisas, com palavras tecidas com um cuidado que seu texto se torna primoroso, a ponto de vivenciarmos cada sentimento, cada atitude, cada ponto de vista de cada personagem, de seus narradores e de suas vivências, trazendo sempre um final surpreendente ou alguns, de certa forma em aberto, deixando a imaginação do leitor, tirar suas próprias conclusões.
Não tem como não nos identificarmos com a leitura pelo simples fato dos relatos estarem ligados a convivência humana em suas várias formas, mostrando a fragilidade e a sensibilidade que as relações trazem para nossas vidas e tudo isso com o olhar inteligente e sensível da observação humana do autor.
Sim, indico o livro, principalmente para quem gosta de contos bem escritos e que mostram uma realidade bem próxima a nossa.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/11/resenha-55-umidade-relativa-das.html
Michelle 30/10/2021minha estante
gostei muito, Rudy

Angela Cunha 26/01/2022minha estante
Eu também gosto demais de contos, Rudy. E gosto mais quando há essa mistura de autores e gêneros dentro do mesmo livro.
Acho que é como brincar com a mente rs
Adorei a dica!
Beijo

Minho - @shootinggbooks 04/01/2020

Se existe um leitor que adora livros de contos, esse leitor sou eu! Dentre as tantas variações de gêneros de contos, eu procuro aqueles que se aproximem mais da nossa realidade, as vivências das histórias que podem acontecer com quaisquer pessoas no dia-a-dia, e é isso que acontece em A umidade relativa das palavras.

Dividido em dezesseis contos, esse livro demonstra enormes surpresas. São contos diretos, fortes, e vários deles irão deixar uma marca mesmo quando terminamos de ler todos os contos.

Uma dessas surpresas aparece justo no primeiro conto, A ordem natural, que fala sobre o relacionamento de duas irmãs gêmeas. É um conto bem forte, e é um dos que ficaram na minha cabeça por muito tempo.

Eu gostei muito de me envolver na escrita do Adriano de Andrade. Seus contos são muito bem escritos, em três páginas nós vemos um conto intenso com início e fim, e essa característica é uma das que eu adoro quando leio um conto.

O livro inteiro não passa de cem páginas, ou seja, é uma ótima indicação para ser lido numa tarde, ou entre livros grandes. Eu pretendo reler ele em breve, pois como já disse acima, foram contos que me conquistaram, e eu gosto muito de ler contos bem escritos como esses.