Sorte ou Azar?

Sorte ou Azar? Meg Cabot

Resenhas - Sorte ou Azar?

Vi | @virginiabrasil_ 04/05/2015

Sorte ou azar?
Neste livro conhecemos a história de Jean, uma garota de Iowa que, depois de passar por alguns problemas com o ex-namorado, mudou-se para a casa dos tios (Evelyn e Ted) em Nova York para recomeçar a vida do zero. Essa menina de 16 anos parece que traz consigo uma maré absurda de azar, o motivo pelo qual é conhecida como Jinx (que em inglês tem uma tradução próxima de "mau-agouro") desde criança. Ela tem a impressão de que isso vai mudar quando ela chega em Manhattan, mas sua prima Tory faz questão de garantir o apelido de Jean e a sua fama para todos os seus amigos novaiorquinos, inclusive para Zach, o cara que Tory é apaixonada e que desperta fortes emoções na prima-Jean-de-Iowa.

As coisas começam a sair do controle quando Jean salva Zach de um acidente e se machuca antes de ir ao seu primeiro dia de aula. Tory (que está totalmente diferente do que a prima se lembrava que ela era) decide, então, mostrar que quem é a dona do Zach é ela e pronto, acabou. Para provar, a garota revela a Jean o segredo da avó delas: as primas são da geração de bruxas da família! E o pior: Tory usa essa peculiaridade para o mal e mostra a Jean o feitiço de amarração amorosa que ela fez para que Zach não se apaixone por nenhuma garota ao não ser ela mesma! :O

*Para conferir a resenha na íntegra, acesse o link do blog. :D

site: http://blogfloreando.blogspot.com.br/2015/02/critica-sorte-ou-azar.html

Grazi 06/06/2015

Me sigam no meu Instagram de livros @booksislife
Uma leitura fácil rápida e envolvente. Gostei bastante é uma história que sim da pra prever o final mais que mesmo assim consegue ser uma boa leitura. Recomendo se vc quer uma leitura rápida e empolgante *-* SINOPSE: A falta de sorte parece perseguir Jinx onde quer que ela vá — e por isso ela está tão animada com a mudança para a casa dos tios, em Nova York. Talvez, do outro lado do país, Jinx consiga finalmente se livrar da má sorte. Ou, pelo menos, escape da confusão que provocou em sua pequena cidade natal. Mas logo ela percebe que não é apenas da má sorte que está fugindo. É de algo muito mais sinistro... Será que sua falta de sorte é, na verdade, um dom, e a profecia sob a qual ela viveu desde o dia que nasceu é a única coisa que poderá salva-lá.

site: https://instagram.com/p/lh88kmRShn/?taken-by=booksislife

Indiara 04/09/2015

"sorte ou azar?" como não amar
Sorte ou Azar por muito tempo estava em minha lista dos meus desejados e posso dizer que não me arrependi.Pequeno e finalizado com excelência.
A capa tem tudo a ver com o livro e isso é uma coisa que eu amo, pois não adianta ser só bonita, tem que ter um elo com a história.
A personagem principal é a Jean Honeychurch, porém devido alguns probleminhas ela é mais conhecida como Jinx.
Ela é de Hancock, porém vai para New York passar um tempo na casa dos tios Evelyn e Ted, devido um problema na cidade natal.
Inicialmente você pensa que o problema é um e já fica com a centelha de suspense policial, porém ao final você descobre que o problema é outro, é sobrenatural que permanece na sua cabeça.
Jinx já começa o livro apresentando todas as suas dificuldades, afinal o título do livro Sorte ou Azar é proposital.
"Mas foram os olhares maldosos que realmente fizeram efeito. Ninguém lá em Hancock seria tão perverso assim com alguém que obviamente era de fora da cidade.
P.11"
Depois de contar um pouco dos problemas, ela chegar na casa dos seus tios, Jinx percebe que muita coisa mudou, principalmente no que se refere a sua prima Tory, ou Torrance como prefere ser chamada.
A garota, além de deixar claro que não quer a Jinx na sua casa, ainda faz a vida da coitada um verdadeiro terror, porém ela pensou que a nossa protagonista não teria uma carta na manga e felizmente ela tinha.
Uma personagem secundária, porém fofa e sempre prestativa é a Petra a au pair (babá dos filhos menores, em troca de abrigo e alimentação, em decorrência de seus estudos em um País que não seja o seu) dos Gardiner (tios de Jinx). Ela sofre e muito com as ações de Tory, porém Jinx consegue reverter a situação.
Jinx consegue também um amigo e parceiro para várias ações, seu nome é Zach. E desde o início entendi que ele era boa pessoa, ao contrário da maioria da turma de Tory.

O livro é bem explanado, a história corre solta e claramente você escolhe um lado. A Tory é uma sociopata pra não dizer mais, mas não posso entregar todo o livro, afinal nada melhor que você acompanhar a história com todos os seus momentos de surpresa, raiva, e emoção.
Tem romance, uma pintada de aventura e misticismo, o livro da gostinho de quero mais e são pouco os livros que deixam essa sensação
Jinx é uma amor e com toda certeza você vai se apaixonar pela história

RuthAnn 13/09/2015

Meus livro favorito da Meg Cabot. Amo o jeito como a escritora transforma qualquer historia em um conto de fadas. O jeito como a historia te leva a acreditar que existe magia, quando na verdade tudo é sorte, é o que transforma esse livro num dos meus favoritos.

Karol 05/01/2016

Jinx

"Abrace aquilo que você teme"

"Um poder tão forte quanto o seu... é realmente muita responsabilidade. Você nunca deveria usá-lo de modo leviano. E nunca, como tenho certeza que aprendeu, para manipular a vontade de outra pessoa. Porque pode dar errado... muito errado, como parece ter acontecido com seu primeiro feitiço. Mas isso não significa que deva ter medo dele. Ter cuidado, sim. Medo, não. Porque seu poder, seu dom, faz parte de você. Uma parte boa, e não má. Ao não abraçá-lo, você está negando parte de si mesma. É como dizer que não gosta de si mesma. E isso é errado. Sem dúvida você pode ver que é isso que está acontecendo, porque tem uma espécie de... bem, como você diz, azar, não é isso que jinx significa?"

Jean Honeychurch, azarada desde o dia do seu nascimento quando um raio atingiu o hospital, ganhou do médico o apelido de "Jinx", o qual devido a sua inacreditável má sorte, foi adquirido por toda sua família e amigos. Devido a um incidente ocorrido na sua cidade natal, Hancock, Jinx se muda para passar um tempo com seus tios em Nova Iorque. Apesar da esperança de que possa recomeçar sua vida em uma cidade onde ninguém a conhece, o azar de Jinx se apresenta já no primeiro dia: todos erram a sua data de chegada na cidade, o que acarreta na ida sozinha de táxi até o apartamento dos tios. Com essa chegada de surpresa, ela reencontra sua prima Tory em um desagradável ritual com seus amigos, incluindo Zach, que apesar de ser a paixão de sua prima, causa fortes emoções em seu coração.
Tory acreditava ser a herdeira dos poderes de Brawen, uma bruxa da família, que ao morrer jurou que no futuro nasceria naquela família mais alguém com seus poderes, mas tem essa ideia alterada quando vê a prima Jinx salvando Zach de um acidente. Seria aquilo apenas o mundo conspirando contra a prima como sempre, ou seria ela a verdadeira herdeira?

Quando Tory nota o clima que está rolando entre Zach e Jinx decide mostrar que ninguém brinca com suas coisas, e revela a história sobre Brawen, fazendo Zach acreditar que Jinx está o enfeitiçando para que fiquem juntos.

A escrita de Sorte ou Azar é leve e deliciosa como a da maioria dos livros da rainha Meg Cabot. Apesar do tema bruxaria ser presente em todo o livro, ele é colocado de forma sutil, sem parecer um mundo paralelo. É impossível não torcer pela personagem ao desenrolar da história e das tramanhas de sua prima.
Essa é aquela típica leitura para devorar em uma tarde e ficar querendo mais.

site: http://www.entrecartaseamores.com/2015/11/resenha-sorte-ou-azar.html#more

Quatro mulheres e um livro 01/05/2016

Magia e amor
A história é narrada pela personagem principal Jean Honeychurch, uma adolescente de dezesseis anos, que se se considerava muito azarada, pois tudo de errado acontecia com ela, tanto que ela era conhecida por Jinx - pé frio. Devido a um acontecimento desagradável em sua cidade natal, Jean foi morar por um período em Nova York, na casa de seus tios.

Jean estava empolgada em rever os seus primos menores e principalmente a sua prima Tory ou Torrance. Jean entendeu que sua estadia em Nova York não seria assim tão fácil, ao notar que a sua prima estava muito diferente desde última vez que elas se viram e ainda teria que frequentar uma nova escola com o semestre já começado. No entanto, ela não enfrentará esses percalços sozinhos, contará com seus novos amigos a doce au pair alemã Petra que cuida dos seus primos menores e o atencioso e simpático vizinho. Zach.

A vida de Jean vai se complicado quando sua prima Tory fica obcecada com a possibilidade de elas terem herdado um dom especial de uma antepassada. Levando à Tory ao extremo para prejudicar e até mesmo roubar o dom de Jean.

Ao reler Sorte ou Azar? percebi que não lembrava muito dos detalhes da história principalmente do desfecho, para falar a verdade, foi como se tivesse lendo pela primeira vez. O livro apresenta uma atmosfera de mistério e magia. Por se tratar de um enredo bem simples e com alguns clichês que deixam os fatos previsíveis, mas os acontecimentos tomaram rumos totalmente diferentes.

*Para quem quiser conferir a resenha na íntegra é só acessar o link.

site: http://www.quatromulhereseumlivro.com.br/2016/04/sorte-ou-azar-meg-cabot.html

Um Rascunho a Mais 19/05/2016

Um livro para se ler sem grandes expectativas
Eu estava procurando uma leitura mais leve, sem grandes expectativas e de preferência que eu nunca tivesse ouvido nada sobre a mesma. Buscava um título que me chamasse a atenção e que me divertisse durante a leitura, foi aí que encontrei o livro “Sorte ou Azar?” da Meg Cabot. A primeira impressão que eu tive do livro ao olhar a capa que seria uma mistura do filme “Sorte no amor” atuado pela Lindsay Lohan e o seriado de TV “Sabrina aprendiz de feiticeira” e estava certa. Não é um livro surpreendente, nem com um final inimaginável e é cheio de clichês, mas ainda assim concluiu com êxito o que eu esperava da leitura.
Jean é uma adolescente de dezesseis anos e se considera uma azarada, desde o seu nascimento eventos de azar a acompanham, por isso seus familiares a chamam de Jinx (se traduzido para português equivale a má sorte). Ela é de Hancock no estado de Iowa, que é uma típica cidade de interior dos EUA. Além disso, seus pais não são ricos, moram em uma casa pequena e sua mãe é uma pastora. O período escolar está quase no final, porém Jean precisa passar uma temporada em Nova York a fim de fugir de um problema em sua cidade natal e recomeçar a sua vida. Quem sabe não é o fim da sua má sorte? Será que é má sorte ou um dom?
Jean se hospeda na casa de seus tios Evelyn e Ted que possuem uma realidade financeira bem diferente de sua família. Eles a matriculam em uma escola cara e oferecem o máximo de conforto para Jinx. Todos os membros da família estão felizes com a sua chegada na casa, exceto sua prima Torry (ou Torrance, como prefere ser chamada), com a qual terá alguns conflitos.
Como todo livro de fantasia/romance voltado para o público adolescente tem sim um romance que de uma certa forma é impossível e que no geral agrada aos leitores do gênero. Jean assim que chega em Nova York se ver apaixonada por Zach, um garoto lindo que é vizinho dos seus tios, porém tudo indica que ele já é apaixonado por outra garota.
Eu achei a leitura bem leve, fluída e possível de ser realizada em um curto espaço de tempo. O livro é narrado em primeira pessoa por Jean e tem uma linguagem bem simples. O enredo me lembra bastante os filmes da sessão da tarde que passam na TV, o que conferiu uma certa nostalgia ao ler.
A capa e o título tem tudo a ver com o seu conteúdo. Uma menina ruiva deitada ao lado de um pentagrama desenhado na grama, ao mesmo tempo que segura um livro. Ilustrando bem as características da protagonista, que é uma garota simples, bondosa e bem comportada. Jean se declara como nerd, além disso ainda faz parte da orquestra da escola. Uma composição clássica de contos de fadas, porém é uma personagem agradável, e que é fácil se simpatizar.
Os personagens secundários no geral complementam bem o enredo. Os tios são adoráveis, os primos mais novos também não deixam a desejar e Torry é uma antagonista que nos diverte com as suas loucuras. Os colegas de escola por sua vez apresentam os estereótipos típicos das escolas norte-americanas para ricos que é passado em filmes, livros e seriados para jovens adolescentes.
Enfim, indico a leitura para quem gosta do gênero e para quem já gosta dos livros da autora. A leitura foi válida, foi conduzida da forma que já imaginava, o final por sua vez também é previsível, mas ainda assim pude apreciar a leitura.

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/05/resenha-sorte-ou-azar.html
hell 19/05/2016minha estante
AMO

Jéssica 25/07/2016

Quase um filme da Sessão da Tarde
Quero, primeiramente, confessar que eu não escolhi esse livro pela sinopse ou por indicação. Simplesmente pensei "Quero ler um livro de romance para variar" e "Por que não um da Meg?" e acabei dando de cara com esse. E, apesar de ter lido em E-book, a capa influenciou bastante também.

Logo no início a protagonista, Jean, ou Jinx (que no inglês tem mais ou menos o mesmo significado de mau agouro ou coisa parecida) como ela é -irritantemente- chamada por todos, já faz um verdadeiro discurso sobre os desastres que já aconteceram em seus longos 16 verões. Nesse momento eu achei que a estória seria mais ou menos como um filme que eu assisti na sessão da tarde uma vez (e que eu nem lembro o nome, porque né...), onde a moça tem muita sorte e o rapaz tem muito azar e eles ficam "trocando" os "dons" até acharem uma solução viável para conseguirem viver. Enfim... Só achei.

Jinx é uma garota do interior que está indo morar por um tempo em uma das maiores cidades do mundo, fugindo de uma "situação" em sua cidade natal. Como a narrativa é em primeira pessoa, dá a sensação de que estamos lendo os pensamentos da personagem, então, ao longo dos acontecimentos ela vai demonstrando suas preocupações com relação a como será sua adaptação nesse novo cenário; a convivência com os tios e os primos, os novos amigos, e principalmente, sua desagradável tendência para tragédias.
Ela é uma garota do interior que está indo morar por um tempo em uma das maiores cidades do mundo, fugindo de uma "situação" em sua cidade natal. Como a narrativa é em primeira pessoa, dá a sensação de que estamos lendo os pensamentos da personagem, então, ao longo dos acontecimentos ela vai demonstrando suas preocupações com relação a como será sua adaptação nesse novo cenário; a convivência com os tios e os primos, os novos amigos, e principalmente, sua desagradável tendência para tragédias.

Em seu primeiro dia em Nova York, já conhece mais da metade de seus futuros colegas (e os rivais também) e entre eles está Zach. Bonito, engraçado, carismático, prestativo, e o mais importante... solteiro! Resumindo: o sonho de qualquer garota né?! Pois é, e um acaso do destino os torna bons amigos.

Mas como sempre, nem tudo nessa vida são flores, e para Jinx não é diferente. Ela logo de cara se depara com alguns obstáculos, e por obstáculos quero dizer uma prima bem problemática chamada Tori; mas tenta a todo custo achar um modo de contornar a situação sem deixar ninguém sair magoado. Sem querer entrar em muitos detalhes para não dar nenhum spoiler, o livro segue um rumo meio parecido com Gossip Girl. Jovens bonitos, ricos e cheios de energia para gastar criando problemas no paraíso!

Porém, em um determinado ponto, parecia que eu estava caindo de paraquedas em outro livro. Eu, que estava querendo sair da fantasia por algumas horas, fui pega de surpresa por ela, e achei ótimo. A parte sobrenatural da trama entra e rouba a cena e, junto com isso, são revelados alguns detalhes do "acidente" que a protagonista estava fugindo (que o tempo todo é tratado com muito mistério, me fazendo achar que se tratava de algo que levantaria certas questões bem sérias e atuais) e isso se mostrou totalmente diferente do que eu achava e mudou totalmente minha perspectiva sobre o livro. A autora conseguiu tratar de um assunto místico de uma forma menos lúdica, mas com bastante originalidade.

Confira a resenha completa no blog:

Mialle @mialleverso 16/08/2016

Repetição chata
O livro é tão previsível que dá preguiça, os personagens são rasos e a protagonista é mais chata que protagonistas normalmente são. A narrativa em primeira pessoa não ajuda em nada, já que ela termina cada pensamento com algo "mimimi vai dar errado, com a sorte que eu tenho" "mas eu sei a sorte que tenho então nada vai dar certo" "sou azarada o dia inteiro" "minha sorte é terrível" "quebro tudo" etc. Não recomendo pra ninguém que não tenha dificuldade de entender que a menina tem azar já que são mais de 200 páginas dela repetindo isso. E a parte da magia é simplesmente ridícula. Não leiam.

Biblio Indicativa - Ana Luiza 26/08/2016

Resenha em andamento...

Hemy Gomes 18/09/2016

Ninguém lá em Hancock seria tão perverso assim com alguém que obviamente era de fora da cidade. (Página 11)
A personagem principal é a Jean Honeychurch, porém devido alguns problemas ela é mais conhecida como Jinx. Ela vai para New York passar um tempo na casa dos tios Evelyn e Ted, devido um problema ocasionado na cidade natal. Inicialmente você pensa que o problema é como um crime, mas depois fica claro que tem a ver com coisas sobrenaturais.
Jinx já começa o livro apresentando todas as suas dificuldades, e o título do livro é proposital.
Ao chegar na casa dos seus tios, Jinx percebe que muita coisa mudou, principalmente sua prima Tory. A garota, além de deixar claro que não quer a Jinx na sua casa, ainda faz a vida da coitada um inferno, mas depois Jinx começa a reverter as situações.

Não gostei do livro pois achei muito clichê aquela coisa de personagem problemática, reclamona e sofrida. Além disso, não gosto de coisas com bruxaria e temas do tipo, o que já fez perder um ponto comigo.

Não recomendo, mas não foi tão ruim conhecer um pouquinho da Jinx.

Nota 2 de 5

Nina @vicioseliteratura 24/07/2017

A vida de Jean Honeychurch não é o que você pode chamar de normal. Pelo menos até certo ponto. A garota tem um azar tremendo, de fazer tropeçar no nada várias vezes ao dia e em alguma vezes, ainda cair de cara no chão. Não, ela não é desastrada, só azarada mesmo. Por causa deste tremendo azar, uma coisa bem incomoda acontece na sua cidade natal em Iowa, e faz com que Jean, ou Jinx como é chamada pela família (Jinx em inglês quer dizer azar, figa...) tenha que se mudar para Nova York, onde passa a morar com os tios super ricos, três primos, Tory, Alice e Teddy e a au pair deles, Petra.

Filha de uma pastora e tendo passado a vida inteira em uma cidade de interior, Jinx fica surpresa com tudo que encontra em NY. Além de ter que conviver com os novos familiares, ela também passa frequentar a Chapman, uma escola de elite que a prima mais velha, Tory, frequenta.

Jean sabe que seu azar não vai embora com tanta facilidade, mais fica aterrorizada quando Tory vem com uma conversa bem peculiar sobre ambas serem descendentes de uma bruxa e terem herdado o dom da antepassada. Claro que Jinx já ouviu aquela história antes, a avó costumava contar sempre que tinha oportunidade. Mas apesar de todo o azar, a garota fica amiga de Zack, o vizinho gato dos Gardiners que aparentemente tem uma queda pela au pair, o que enlouquece Tory que por sua vez é apaixonada pelo cara. Ai, essa má sorte que não para de perseguir a Jinx!

O livro é bem curtinho, e a leitura é bem fluida. No início fiquei um tanto apreensiva com a história da magia, queria ver como iria se desenrolar e apesar de ser uma parte fundamental da história, no final não soube dizer se tudo aquilo era real ou apenas grandes coincidências. Eu adorei o Zack. Eita menino prestativo! Hahaha’ além de ser o maior gato que você respeita. A Jean/Jinx não é lá a minha protagonista favorita, achei a teimosia dela de jogar toda a culpa no azar um tanto chata, além da super ingenuidade da garota. Dava vontade de grita “-Acorda Jean! É cilada!”. Uma personagem que eu gostei muito foi a au pair Petra. No começo achei que ela iria só empatar a vida da garota, mas bem no fim, ela se tornou uma ótima amiga. A Tory também foi bem construída, como uma total pirada. Hahaha. Apesar de toda a maluquice, ela é uma boa antagonista. Outra coisa que gostei é que nenhum personagem secundário ficou esquecido. A família de Jinx era sempre citada, os novos conhecidos da escola/amigos da Tory também sempre apareciam de alguma forma o que tornou a história mais completa na minha opinião.

Num total, não foi o melhor ou mais cativante livro da Meg Cabot que já li, mas como fã devo dizer que também não é decepcionante. Sorte ou Azar? É o livro perfeito para aquele dia de chuva, um dia preguiçoso, uma leitura rápida ou um pós-ressaca literária. Recomendo a todos os gostos e também a todas as idades.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/02/eu-li-sorte-ou-azar.html

Leticia.Oliveira 12/10/2017

Minhas impressões sobre...
O livro fala de Jean Honeychurch, ou Jinx (= azarada, pé frio) como é apelidada, que vai morar em Nova York com os tios após algo ”muito sério” que teria a ver com a sua falta de sorte, ter acontecido em sua cidadezinha. Chegando em Nova York, Jean, que anseia por uma nova vida longe de sua habitual falta de sorte, se apaixona pelo mesmo cara que sua prima Tori – que é toda cosmopolita e ‘‘bad bitch’‘ tipo Blair Waldorf – e é à partir desse drama que a trama se desenrola. (Mais no blog....)

site: https://coisasdeleticiaweb.wordpress.com/2017/10/04/sorte-ou-azar-meg-cabot/

Yasmym 27/02/2018

"Sorte ou Azar?" conta a história de Jean Honeychurch, ou Jinx, uma menina que foi obrigada a sair de sua cidade no Iowa para morar com seus tios na cidade dos sonhos, Nova York. Mas nem tudo sai como o imaginado, até porque o azar é o sobrenome de Jean. Conviver com sua prima Torrance, ou Tory, não é a coisa mais agradável do mundo, porque a menina faz de tudo para prejudicar a prima pelo simples fato de Jean ter o dom que a tatataravó das meninas previu que uma das nascidas na geração delas teria: o dom da bruxaria. Jean não acredita, ou não quer acreditar, nessa história. Já Tory é o oposto: quer e acredita ser uma bruxa. E o relacionamento delas piora quando Jean e Zach, o menino pelo qual Tory é apaixonada, se aproximam e viram amigos..

Esse não foi o melhor livro da Meg Cabot que já li, mas também não o achei um livro chato ou ruim. Acredito mais que o li na época errada, o tenho na estante há alguns anos mas sempre aparecia outro mais atraente para ler e ele ia ficando para depois. É um livro de categoria juvenil e achei o final muito previsível.. Uma única parte me surpreendeu: o acontecimento no baile de primavera da escola. De resto, um tanto previsível. Mas indico a leitura, talvez não para todas as idades, mas principalmente para os adolescentes.

Aline Sampaio 16/05/2018

Agradável e Divertido
Amo os livros da Meg Cabot e passei a maior parte da minha adolescência lendo...

Jean, ou melhor Jinx. Uma jovem ruiva nascida com a má sorte ao seu lado. Será mesmo? Ou isso é causado apenas pelas consequências de atos desesperados?

Jinx espera conseguir se livrar da má sorte quando se muda para casa dos tios, em Nova York, do outro lado do país, ou ao menos, fugir de um inconveniente que provocou em sua cidade natal. Porém, ao chegar lá, percebe que muita coisa mudou, principalmente sua prima Tory. Algo muito mais maléfico e assustador a ronda...

Sorte ou Azar? é um livro agradável e leve. Com uma narrativa fluída... Tem romance, aventura, suspense e misticismo. Terminei este livro com um sorriso nos lábios. Previsível? Um pouco, mas isso não torna o livro o ruim. .

Resenha completa no Blog.

site: http://www.cantinhodaamiga.com.br/2015/06/resenha-sorte-ou-azar.html