Segue o baile

Segue o baile Vera Oliveira

Resenhas - Segue o baile

Mary - @mundo_literario.mary 16/10/2022

ok

💜 Desde muito pequena Lola sofre abusos de pessoas que deveriam ama-la e protegê-la, seu tio, seu primo e até o seu próprio irmão se aproveitaram de sua inocência. O pior de tudo é ver que ninguém nota esses abusos.

💜 No decorrer do livro vemos que a relação entre Lola e sua mãe é horrível, não existe educação sexual, e isso é a grande causa de todos os problemas na vida de Lola, pois ela não ver maldade no que eles fazem com ela.

💜 Não tem como você ler esse livro sem sentir a dor da protagonista, mas em meio as circunstâncias Lola não abaixa a cabeça e como o nome do livro diz tudo segue o baile.

💜 O livro é super necessário, pois quantas Lolas existem em nosso país, várias, em algumas partes foi bem pesado para mim e me senti desconfortável diversas vezes. Graças a Deus nunca passei por nenhuma das situações vividas por Lola, mais acabei me sentindo bem mal, por isso o alerta de gatilho, mas mesmo assim quero indicar ele para vocês, pois apesar de todas as lutas que viveu Lola nunca desistiu e isso é o ponto mais importante do livro.

@livretoencantado 02/02/2022

Leitura mais do que necessária!
Que história intensa e super necessária!

Vera sempre me deixa orgulhosa com tamanha maestria e cuidado na escrita e no desenvolver magnífico de histórias com enredo e personagens que deixam sua marca em nossas vidas.

Aqui, acompanhamos bem de perto a história de Lola, numa narração direta e sofrida, repleta de bullying, relacionamento abusivo, decepções, angústias, assédios, abusos abandono e violência.

É um soco no estômago atrás de outro. A vontade de guardar Lola num potinho com o principal intuito de protegê-la toma conta de nós. O extremo do sentimento de empatia!

Vivenciamos cada momento ao seu lado através de uma leitura profunda e dolorosa em diversos momentos, afinal, se pararmos para refletir, é uma história real dentro da ficção; uma história vivenciada por milhares de mulheres, independente da idade, a cada passar dos dias, onde elas se sentem como Lola, indefesas, humilhadas e derrotadas; onde os abusos podem vir de dentro da própria família.

Apesar de todo o martírio que Lola carrega sobre as costas, aprendemos muito com essa personagem tão especial. Uma menina/mulher guerreira e determinada a mudar sua vida para melhor e a superar seus traumas. É fácil? Claro que não é. Tudo na vida é um desafio. Reviravoltas fazem parte da história também, para aquecer o nosso coração.

?É das dores que tiramos lições fundamentais para nossas vidas.?

Uma frase que diz tanto em poucas palavras! É intensa, marcante, cruel, mas que existe com o intuito de nos deixar reflexivos.

Tudo seria tão mais fácil se não precisássemos sofrer para obter certos aprendizados, não é mesmo?

Obs.: A leitura possui gatilhos para pessoas sensíveis!

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 30/09/2021

Capa fofa, né? Não se engane...
Estudar, liberdade para brincar e se sentir acolhida pela família, isso é tudo o que uma criança deve ter, exatamente o que foi roubado de Lola.

Nessa obra vamos conhecer uma garotinha que morava com seus pais e o irmão em uma cidade do interior. Lola levava uma vida normal, até aquela primeira mudança de escola. Havia algo errado com a atitude do novo professor, ela não devia estar naquela sala escura, não devia estar trancada com ele.

Mal sabia a menina que o que havia de errado não era com ela. Não era só aquele professor, muitos outros homens passariam em sua vida e deixariam feridas profundas, marcas eternas na memória.

Com uma narrativa fluída e direta, conheci essa garota e a cada página senti o peso dos golpes que a vida lhe deu.
Olhando pela capa parecia ser um romance, uma história leve, mas não foi nada leve! Assédios, abusos, traumas, abandono e perdas. Lola viveu tudo isso e eu sofri junto! Mas não poderia deixar de mencionar que o final foi um abraço. Foi como escutar: Vai ficar tudo bem, mas ainda existem outras que precisam de voz!

site: https://www.instagram.com/p/CUVvj78rOwH/

Diogenes Ternero 29/09/2021

UMA LEITURA MAIS QUE NECESSÁRIA!
Segue o Baile é um romance da autora Vera Oliveira, que conta a história de Lola, acompanhando sua trajetória desde a sua infância. É uma história que com toda a inocência da Lola, como toda criança tem, poderia ser uma história recheada de diversão e peripécias, afinal ser criança é isso, brincar, correr, cair um tombo, levantar, correr novamente, subir em árvores e por aí vai. Não espere isso nesse livro. Lola é uma menina, que desde cedo precisou encarar as maldades do mundo.

A protagonista é simplesmente encantadora, mas que você sofre com ela, por tudo que ela acaba passando na vida. O meu sentimento durante a leitura era de incredulidade pelas maldades que o ser humano é capaz de realizar. Mesmo com todas essas adversidades, Lola não abaixa a cabeça e a vida precisa continuar, trazendo então um significado para o título do livro, Segue o Baile.

Como eu tenho o costume de ler a sinopse, já esperava algumas situações complicadas na vida de Lola, porém eu não imaginava que fosse ocorrer da forma como a autora apresentou. Eu fiquei simplesmente abismado.

Por fim, fica a minha recomendação de leitura, que é mais que necessária e Lola está ai para mostrar que a vida deve continuar.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/

Renato Zanotte 25/07/2021

Necessário.
Segue o Baile é um livro nescessário por abordar um tema que nunca sai das manchetes.

O abuso infantil, o abuso a mulheres e algo que sempre estampa jornais e aparece em programas de tevê. Mas parece que isso tudo não faz mudar a sociedade. Cada vez mais vemos casos e mais casos.

Segue o Baile relata a vida de Lola que sofre com abuso desde sua infância. E isso, claro, marca a sua vida. Além de todo o sofrimento, ela carrega uma culpa que não é dela. A culpa de achar que é culpada por tudo, e não vítima.

A escrita da Vera Oliveira me deixou com raiva, indignação e incredulidade. Mas, infelizmente, tudo isso é muito mais comum do que parece. E precisamos, sim, ler e falar sobre esse tema que destrói e até tira a vida de tantas mulheres.

site: https://www.instagram.com/tv/CRxI-E2Ly_-/?utm_source=ig_web_copy_link

Chris 25/03/2021

Maravilhoso
Um livro com um tema muito importante.
Uma jovem que cresceu com seus traumas e vai ter que decidir se não vai mais romper suas correntes ou se resolve seguir sua vida.
Eu amo a escrita da Vera.

Mariana 05/03/2021

Doloroso mais necessário
Um livro denúncia tão necessário quanto difícil de lidar. A autora trás tanta situação real e possível que a gente a acaba esquecendo quando se encontra em uma situação de segurança.

A leitura é fácil pela escrita, ajudando a lidar com tanta dor e medo que Lola tem de lidar. Passei o livro inteiro torcendo por ela.

@jurietjens 18/10/2020

Personagem com bom desenvolvimento
Vou começar a resenha dizendo que esse livro contém muitos gatilhos de violência e abuso sexual, especialmente com crianças. Aliás, não imaginava que o livro traria tantas cenas de pura desgraça na vida da protagonista kkkkk fiquei agoniada em algumas partes, porque tudo parecia dar errado com a Lola. A escrita da autora é bem envolvente mas senti que as partes boas da vida da Lola, o processo dela de amadurecimento e os motivos que a levaram a "seguir o baile" podiam ser mais explorados. Gostei da construção da personagem, ela teve um bom desenvolvimento.

@aleitoradelivros 30/06/2020

Um livro de UTILIDADE PÚBLICA!
Esse é um livro que aborda assuntos extremamente importantes. Um livro de conteúdo tenso, muito tenso. Um livro de UTILIDADE PÚBLICA. Um livro que todo humano deveria ler: mulheres, homens, quem já tem filhos ou não e, quem, de alguma forma, convive com crianças. Um livro para todos os profissionais da educação e da saúde. Um livro que os representantes governamentais deveriam distribuir nas escolas e nas unidades do SUS.

Infância roubada.
Infância perdida.
Infância negligenciada.
Infância desprotegida.
Infância sem gostinho de infância.

Essa foi a infância de Lola, a protagonista do livro. Ela passou por situações que nenhuma criança merece passar. Foi vítima de pessoas que deveriam protegê-la, acolhê-la. Descobriu das piores maneiras que, além das pessoas lá fora, até mesmo as mais próximas da família - ou da própria família - podem sim, machucar.

Lola tem uma força e uma resiliência admirável. Após tanto sofrimento, injustiça e decepções, ela seguiu em frente, seguiu o baile. Quantas outras Lolas estão espalhadas mundo à fora, sobrevivendo, seguindo o baile, mesmo que caladas. Lola é o exemplo de que os números de violência infantil confirmados nunca serão exatos por haver quem se cala - independente do motivo, sem julgamentos. Portanto, este livro traz a importância de prezarmos nossas crianças. De alertá-las por meio de um diálogo acolhedor e, quando preciso, denunciar SIM qualquer nível de assédio infantil.

Impossível ler e não criar uma profunda empatia pela Lola criança-adolescente-adulta.

Foram tantos os desejos após essa leitura. Desejo por justiça e de espalhar esse livro pelo mundo. Desejo de abraçar a Lola. Desejo de agradecer a autora pela leitura. Obrigada, Vera! Que esse livro possa alcançar a alma de cada pessoa!

Mesmo contendo gatilhos (assédio sexual/infantil), o mundo necessita dessa leitura, desse tapa na cara da sociedade, pelo bem da infância de agora e por um futuro mais afetuoso as nossas crianças!

@aleitoradelivros

Marcos de Sá 23/05/2020

Maravilhoso e necessário
O livro da Vera, é uma narrativa crível apesar de ser recorrente o que acontece com a protagonista. É o que costumo chamar de livro-denúncia, que pra mim é um dos papéis mais importantes da escrita. Além de escrever uma estória rica em detalhes, coesa e coerente, ainda consegue nos fazer empatizar com a menina-mulher Lola, que desde muito cedo é forjada a enfrentar seu mundo interior.
Algumas coisas, que ficaram sem explicações, me remeteu a ideia de que a vida é exatamente assim: tem coisas que nunca teremos as respostas, mas precisamos seguir em frente, ou melhor, seguir o baile. Conheço muitas “Lola’s” por aí, e também uma sociedade que prefere encobrir coisas, ao invés de trata-las.
Amei essa narrativa sobre o assédio cometido no que seria improvável, e sobre a decisão que tomamos diante das injustiças cometidas. Segue o Baile é tenso, caótico, profundo e admirável. Merece ser lido.
Super recomendo.

Nicola 02/09/2019

Pequena menina, grande mulher
A história começa no interior de Minas Gerais, destacando regionalidades bem peculiares de cidades pouco populosas. A protagonista Lola tem sua vida contada desde sua infância, repleta de desafios que nem mesmo um adulto conseguiria lidar. O seu crescimento até se tornar mulher acontece com naturalidade, fazendo com que o leitor rapidamente simpatize e torça para a protagonista superar seus próprios limites. A escrita de Vera Oliveira evolui assim como Lola durante o decorrer do romance. Surpreendendo, ensinando e emocionando fazendo com que ao final da história, o leitor fique com aquele gostinho de quero mais.
Marcos de Sá 23/05/2020minha estante
Algumas coisas, que ficaram sem explicações, me remeteu a ideia de que a vida é exatamente assim: tem coisas que nunca teremos as respostas, mas precisamos seguir em frente, ou melhor, seguir o baile. Conheço muitas ?Lola?s? por aí, e também uma sociedade que prefere encobrir coisas, ao invés de trata-las.
Super recomendo.