O encanto de Hollywood

O encanto de Hollywood Fernando Beier

Resenhas - O encanto de Hollywood

oMatheus13_ 04/02/2024

Um livro incrível pra se ler e descobrir o que se passa em Hollywood e o que ela faz... a escolha com sabedoria de quais filmes, séries ou livros assistir ou ler. Recomendo a todos que leiam este livro, muito importante para a vida do cristão.

Evelin Bianca | @paginasete7 27/12/2023

#15 Um excelente guia cristão sobre cinema
Que tal fazer uma pipoca e assistir a um bom filme? Esse é um dos passatempos preferidos de muita gente, mas você já parou para pensar o quanto somos influenciados por aquilo que assistimos? E que tipo de mensagem a história na tela está transmitindo? Fernando Beier, em mais uma de suas excelentes obras publicadas pela CPB, se dispõe a responder esses e outros questionamentos. O livro é resultado da sua dissertação de mestrado, fruto de seu interesse desde a infância por entender o Encanto de Hollywood.

O autor traz o surgimento do cinema, com as invenções de Thomas Edison e dos irmãos Lumiére. Conta a história de Hollywood, começando pelo início da cultura popular e do entretenimento de massa nos EUA, popularizados pelo teatro. Narra o crescimento dos estúdios hollywoodianos, as crises que o cinema enfrentou e como a indústria cinematográfica se adaptou ao longo dos anos.

O livro trata de questões como o negócio do cinema, os discursos ideológicos transmitidos pelos filmes, a busca de roteiros, os simbolismos pagãos dos super-heróis e a idolatria que cerca as celebridades. O ponto essencial da leitura é a forma como os filmes nos influenciam e como avaliar aquilo que assistimos, trazendo textos contextualizados de Ellen White sobre entretenimento e opiniões de diversos autores cristãos sobre a influência fílmica.

Encerrando bem o ano com uma das melhores leituras de 2023. Bem fundamentado, esclarecedor e equilibrado, o livro de Beier é um guia necessário para todo cristão que gosta de filmes. Excelente leitura!

144 páginas
Lido: de 07 a 17/12/23

Kened 30/12/2022

Coerente e direto. Ótimo guia.
O autor consegue tratar de um assunto tão delicado de forma espiritual e clara, sem extremismo. Ótimas dicas para saber que conteúdo consumir nas telas.

Raissa 21/09/2021

Essa daqui foi uma das melhores leituras do ano e talvez uma das mais importantes para minha vida. Basicamente, é um curto guia sobre a história do cinema e o impacto da indústria cinematográfica em nossas vidas sob uma perspectiva cristã (mas recomendo para os não-cristãos também).

Se você gosta de filmes e for cristão, é uma obra indispensável. Não, ela não traz uma lista de filmes que você deve ou não assistir. Aqui o autor se aprofunda em algumas questões essenciais que envolvem desde as intenções por trás dessa indústria tão poderosa até o consumo por nossa parte e as consequências dele.

O que mais me chamou a atenção foi que houve uma vasta pesquisa sobre cinema, o livro possui MUITOS exemplos e citações de profissionais da área, o que deixou a exploração sobre o tema nem um pouco superficial. As referências bibliográficas usadas são de encher os olhos.

Como citei antes, o livro possui um viés cristão, então além das pesquisas, há, é claro, um embasamento teológico - que, sim, passa pela Bíblia Sagrada, que tem muito a nos dizer sobre entretenimento. Só posso dizer que se antes eu já era super seletiva com filmes, agora serei mais ainda. Indico para quem curte séries também.

Uma pena que esse título seja tão desconhecido, pois é muito necessário, principalmente numa época em que estamos sendo bombardeados com tanto conteúdo - sendo, em sua maioria, de qualidade bem duvidosa.

Nelson.Figueredo 28/05/2021

O ENCANTO DE HOLLYWOOD
É o cinema e a televisão (e o que vemos em outras telinhas) uma simples questão de diversão e entretenimento, ou há algo mais? Existe uma mensagem oculta por trás das produções cinematográficas? Si existe, qual é a mensagem? Por mais que saibamos racionalmente que a maioria das coisas que assistimos é mentira, irreal ou imoral, por quê deixar de ver, si continuamos indo para a igreja e participando das atividades eclesiásticas? Os filmes não são uma forma de representar o grande conflito entre o bem e o mal? Então, qual é o problema? Pode a televisão interferir na adoração?
O autor deste libro, como se fosse um detetive, cava fundo na história do cine e pesquisa amplamente para descobrir essas e outras respostas. Na sua investigação, faz falar àqueles que conhecem esse mundo desde o lado de dentro. Atores, atrizes, produtores, roteiristas, escritores e pensadores seculares (e alguns poucos escritores cristãos) aparecem para realçar e confirmar a tese do pastor Fernando Beier.
Todos nos sentimos fascinados por aquilo que vemos nas diversas telas do nosso dia-a-dia, principalmente com os filmes. Existem certas “luzes vermelhas” que vão piscando enquanto assistimos certas cenas que não estão de acordo com nossos princípios e valores cristãos. Tentamos não ver, racionalizar ou, inclusive, fazer um “jejum” para os nossos olhos. Mas o canto da “sereia hollywoodiana” é tão irresistível, que voltamos devorando todo o luxo e o lixo que as produtoras cinematográficas podem nos oferecer. Ainda temos capacidade de escolha? Mesmo que para mim seja algo controvertido, o autor apresenta regras para poder escolher com critério aquilo que vamos ver. De maneira um pouco modificada, faço minha a pergunta redigida na página 117 deste livro: “Assistir a um (determinado) filme é a melhor maneira de passar o [meu] tempo livre?”
Não ler este libro é uma forma de auto-engano, de negar a realidade que queremos evitar com a nossa overdose diária do encanto de Hollywood. Este é um livro que fará com que você abra bem os olhos, para ver mais e assistir menos.

Sofia 21/02/2021

Este livro me fez repensar no que vejo nas telas. Quantas coisas nos passam despercebidas! Às vezes, levam nossos princípios e nossos sonhos.

Wesley - @quemleganhamais 04/12/2020

Esclarecedor
Esse é um típico livro que todos deveriam ler. Ele é instrutivo, claro e que dá para o leitor o conhecimento necessário para que ele tome decisões conscientes em relação ao consumo de filmes e até mesmo de programas televisivos.
Fruto da dissertação de mestrado do autor, o livro conta sobre a origem do cinema, como surgiu a cidade de Hollywood entre outros fatos históricos.
Um livro que pode nos apresentar lições úteis em vários aspectos de nossa vida!

Simone.Beier 06/12/2020minha estante
Esse era um livro que faltava no universo cristão. Precisamos de material como esse para nos orientar num mundo tão cheio de opções. A leitura eh agradável, repleta de informações técnicas que baseia a fundamentação do autor. Eu gostei muito e super recomendo. Sigo as orientações do autor para escolher um filme.

Lisandro 06/12/2020minha estante
Li esse livro no lockdown e mudou minha maneira de escolher filmes. Obrigado por um livro tão esclarecedor. Honramos a Deus qd escolhemos a forma saudável de nos divertir. Obrigado. Ajudou a mim e a minha família.