O Último Pintor Renascentista

O Último Pintor Renascentista Márcio Cardoso Pacheco

Resenhas - O último pintor renascentista

-Nyx 12/06/2022

- É bom hein!
- Um conto pequeno, pequeno de verdade. Dá para ler rapidinho e distrair a mente (Detalhe: É ótimo para quem está com ressaca literária)
É o primeiro conto desse autor que eu leio e gostei! Bem escrito, muito fluido e prende a atenção de uma forma inacreditável, mesmo sendo tão curto.
Obviamente vou ler outras obras do autor. '

lyreadings 02/07/2022

INCRÍVEL!
primeiro pensei ?um conto de 15 linhas não pode me surpreender?, me enganei fortemente. já quero conhecer mais obras desse autor, a escrita mesmo sendo em uma linguagem mais formal e de época, foi muito bem abordada. o conto é muito diferente de tudo que já li.

Alyne Rosa 03/04/2021

Ótimo conto
Ótima história que, apesar de curta, nos entrega personagens cheios de personalidade. Como quase todos os bons contos, deixa com gostinho de "quero mais".

@livretoencantado 16/05/2021

E quando a arte ultrapassa os limites da peculiaridade?
@livretoencantado

Em pleno século XIX conhecemos o egocêntrico Barão Smith Graham, sum homem impaciente e audacioso, que busca ter uma tela pintada pelo talentoso Liam von Dunne, o qual foi altamente recomendado por um amigo devido ao talento para retratar a perfeição na pintura.⁣

No entanto, o trabalho do pintor é distinto dos demais, ele precisa de mais tempo para trabalhar na arte já que um de seus objetos de trabalho é, digamos que, algo bastante inusitado e enojador. Enquanto o Barão é impaciente e almeja ver como está ficando a obra, sendo alertado para não prosseguir com tal ato até que o trabalho seja finalizado.⁣

E, quando o artista ultrapassa os limites da insanidade e o preço para ter a perfeição propriamente dita e detalhada em sua arte torna-se extremamente caro e perigoso… para o cliente? Você imagina o quanto a arte pode ser sombria?⁣

Eis aqui um conto com personagem bem peculiar. Achei uma leitura bem plena, apesar do horror que nela habita. Se formos refletir alguns pontos, na minha opinião o foco se volta para a ambição de uma pessoa em ter seu eu retratado em uma pintura perfeita. Um reflexo de si sem falhas. Às vezes, isso pode ser um tanto arriscado, concorda? Principalmente se for parar cara a cara com o pintor de ar perspicaz.⁣

Este conto concorreu para a Antologia Galeria Clark de Suspense, da Editora Wish, mas não foi selecionado. No entanto, a oportunidade de lê-lo e divulgar pro mundo é ainda mais satisfatória.⁣

Se você curte conto rebuscado, mas de fácil compreensão e finais fechados e esclarecedores, eis aqui um que você deve ler. Eu já curto mais finais abertos, mas essa leitura foi realmente muito interessante.⁣

angeskoober 02/09/2019

Misterioso.
O Márcio criou uma história que talvez ele vá expandir no futuro, conforme nos informa antes de começar o conto.
Pessoalmente eu gosto de contos que deixam aquela curiosidade no final, mas que entregam uma história completa, digamos. É o caso de O último pintor renascentista. Caso venha a ser uma história mais longa, acredito que vai se tornar bem interessante também!
Os personagens são bem caracterizados e gostei bastante de o conto se passar no século XIX. Os diálogos também me fizeram mergulhar naquele século, coisa que adoro.
A história contém elementos que me lembraram O retrato de Dorian Gray, um dos meus livros preferidos.
A atmosfera é bem misteriosa e meio gótica, com aqueles casarões antigos, meio escuros e com uma decoração requintada. A tensão vai se elevando até o final, mas de um modo mais sutil, na verdade eu diria que de um modo inteligente, achei os artifícios que o Márcio usou bem condizentes para criar mistério.
O pintor é uma figura interessante, com seu segredo e seu jeito peculiar. Gostei bastante da personalidade dele.
O final surpreende, eu esperava algo sobrenatural mas não esperava o que foi explicado, então foi bom sentir essa descoberta.
Não posso contar muito, senão acabo entregando o enredo. Então leiam o conto do Márcio e se surpreendam também. No mais, essa capa ficou incrível!

Ana 02/09/2019

Uma pintura que extraí a essência de renascer
Em 1813, na Irlanda, o Barão Smith Graham parte para a casa de um pintor com o intuíto de encomendar uma obra, um retrato seu. . A fama do pintor Liam, era melhorar alguns defeitos estéticos de tal forma que a perfeição exalava a essência das produções. .
O barão muito relutante, aceita a hospedagem na casa do pintor, durante tempo necessário para o retrato ficar pronto, lá outro hóspede lhe capta muito mais que apenas a atenção e curiosidade. .
Uma história sobre um novo e literal sentido de renasça, sangrenta e reflexiva. .
São páginas de tirar o fôlego através da narrativa com um toque macabro de Doryan Grey.

Letícia_Books 02/09/2019

Nesse conto conhecemos Smith Graham,homem sisudo com posto de nobreza...depois de conhecer e apreciar um dos trabalhos do artista Liam,ele se dispôs a visitá-lo em busca de um retrato de si; melhorado.

Hospedado nos aposentos do pintor,logo se viu angustiado pois o retrato estava demorando mais do que previra, e se quer o deixaram ver.
Voltando ao seu quarto depois de um longo tempo posando,ele se depara com uma cena perturbadora! A imagem não saia de sua cabeça, e a tensão corroía seus nervos.

Após uma noite mal dormida, ele seguiu ao quarto escuro e um tanto quanto sombrio,propenso a olhar seu retrato não acabado.
O quadro estava perfeito! Mas excedia qualquer limite da insanidade! Não tinha dúvidas que deveria ir embora, mas ao voltar pelo corredor ele se depara com uma conturbada cena.
???? ????? ????í????
Eu só quero parabenizar o autor por esse conto,a escrita maravilhosa e um enredo fantástico! Um conto curto que se realiza em questão de minutos, recomendo!

O final me deixou de boca aberta, eu nunca imaginaria que aconteceria o que ocorreu! E isso só me deixou mais curiosa para saber sobre a vida de Liam.
@ascronicasdoapocalipse Me conta mais sobre esse artista profano Pliiissss

@resenhandodark 25/10/2019

@resenhandodark
Fascinado pelo trabalho de um excêntrico pintor, o Barão Smith Graham parte do condado de Limerick em busca de um retrato. Porém, ao ser recebido pelo artista Liam von Dunne ele descobre que a arte pode ter um lado sombrio e um preço alto demais?

Esse mês vai ser recheado de resenhas e indicações de todos os tipos de terror, e para quem gosta daquele terror psicológico e bizarro, não pode deixar de conferir esse novo conto do Marcio Pacheco , com uma ambientação sinistra e sangrenta que se passa na Irlanda no ano de 1813.

O autor tem uma escrita incrivelmente leve e amedrontadora, te deixando espantado e com sede de querer sempre mais, os contos que ele escreve são completamente incríveis e com esse não seria diferente. Ele consegue em poucas páginas trazer o terror humano, com sua arrogância e soberba, te levando para uma escuridão sinistra.

Fabio Pedreira 21/11/2019

Uma pintura de conto
Para o Barão Smith Graham todas as pinturas são iguais, ele mesmo deixa claro que não é nenhum especialista em arte. Mas certa vez, ao visitar um amigo, ele não para de escutar sobre um retrato que fizeram e sobre sua perfeição, decidindo assim encomendar seu proprio retrato.
É assim que Graham acaba conhecendo Liam von Dunne, o artista tão recomendado. Dunne é um sujeito meio excêntrico, com um cabelo espetado, cachimbo na boca e que não permite que ninguém veja sua obra até que ela esteja finalizada.
Isso obviamente atiça a curiosidade e a impaciência de Graham, que não é lá um homem que gosta muito de esperar e começa a desconfiar da competência de Dunne. Mas já ouviu falar do ditado "A curiosidade matou o gato"? Pois bem, tem coisas que seriam melhores deixadas de lado, mas que só vemos o estrago depois que a vaca foi pro brejo.
O Último Pintor Renascentista é mais um conto do autor Márcio Pacheco. Ele foi escrito para um concurso da Wish. Infelizmente o conto não foi um dos selecionados, mas isso não quer dizer que tenha sido por falta de qualidade.
Afinal o conto é muito bom. Apesar de curto ele consegue atiçar a curiosidade do leitor, e eu duvido muito que você vá descobrir o plot twist antes de chegar no fim.
A ideia é muito boa e poderia ter sido um conto maior se na época em que foi escrito ele não tivesse que ter um limite de caracteres. Tanto que o Márcio deixa aberta a possibilidade de no futuro aumentar essa história.
Sinceramente, potencial para virar algo maior ela tem, porque como conto essa história entrega muito bem o seu propósito (O de aterrorizar, obviamente). Me perdoem a piada ruim, mas é uma pintura de conto. Recomendado.

Gárgula 11/03/2020

O Último Pintor Renascentista, de Márcio Pacheco
Leiam livros digitais!
Tenho lido inúmeros contos em formato digital (ebook). Seus preços são sempre convidativos, custando poucos reais, quando não estão de graça. Foi buscando opções legais e baratas que cheguei no livro O Último Pintor Renascentista, de Márcio Pacheco.

Temos aberto espaço aos sábados para esses livros digitais. Espero que muitos, como por exemplo O Balé das Aves Mortas, se tornem livros físicos e alcancem assim mais e mais leitores. Para isso eles precisam ser conhecidos e lidos!

Um terror sutil e bem ambientado
Márcio Pacheco cria uma atmosfera cativante, levando o leitor para 1813, na Irlanda. Uma época em que ter um retrato pintado era símbolo de opulência e riqueza pois nem todos podiam pagar pela arte.

Sempre surpreendente ler um conto bem escrito e elaborado. Me remeteu muito a Edgar Allan Poe e Ambrose Bierce na excentricidade do enredo e obviamente não pude deixar de lembrar de O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, onde o quadro testemunha de alguma forma o sobrenatural.

Diferente do livro de Wilde, esse conto envereda pelo terror mais impactante. O leitor fica em um misto de suspense e medo enquanto a atmosfera terrível se desnuda sutilmente.

A perfeição sempre terá seu preço!

Conclusões finais
Uma excelente experiência de leitura e muito surpreendente. Indico muito essa leitura e Márcio Pacheco entrou em meu radar de leitura obviamente.

A capa é do próprio autor e é muito forte, bem de acordo com o texto. Uma bela arte sem sombra de dúvida.

Que o conto lhe divirta e te transforme em uma nova pessoa.

Boa leitura!

Resenha publicada no site Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/02/29/o-ultimo-pintor-renascentista-de-marcio-pacheco/

Tassy 09/10/2022

Não sabia exatamente o que esperar desse conto, mas realmente gostei de ler ele. A leitura é super rápida (tem cerca de 15 páginas) e mesmo assim, o autor nos entrega uma história bem conpletinha e interessante.

Nobre 14/08/2023

Bom conto
A história desse conto é boa mas demora a acontecer e se tivesse umas 20 páginas a mais a história teria tempo para se desenvolver melhor. Além disso, a escrita é boa e a leitura flui bem. Portanto, recomendo a leitura desse conto.