Lock And Key

Lock And Key Sarah Dessen

Resenhas - Lock and Key

Blog MVL - Nina 14/05/2012

Em um hall seleto de autores brilhantes, Sarah Dessen sempre está presente, e jamais decepciona.

Em “Lock and Key”, a autora que consegue ser realista e lírica, Sarah Dessen, nos apresenta Ruby. A adolescente vai morar com a irmã, Cora, após o desaparecimento da mãe. Tendo vivido a maior parte de sua vida sozinha, namorando o cara errado e estudando em uma escola pública, Ruby é a típica garota durona, esperta, e independente. Morar com a irmã em um condomínio particular e ir parar em uma escola pomposa estava completamente fora de seus planos. Principalmente com tantos segredos e mágoas se erguendo entre ela e Cora. Há um muro instransponível entre ambas as irmãs. Como esquecer os dez anos que passou sozinha, a mercê da mãe e esquecida pela irmã, aquela que um dia foi todo seu mundo?

Desde o início do livro eu fui abatida por uma completa tristeza e simpatia pela situação vivida por Ruby, a protagonista da estória. Solitária, frágil, ensimesmada e extremamente desconfiada com o mundo e seus habitantes, ela foi colocada na posição de tomar conta de tudo, ser responsável por si e lidar com uma mãe relapsa, viciada em substâncias químicas. O que me fez pensar um pouco em como exigimos independência como uma lição primária de aprendizado. Os pais exigem que os filhos possam fazer suas próprias escolhas – o que é totalmente saudável – mas só até certo ponto. No limite, o excesso de independência alivia o adulto e sobrecarrega a criança. No caso de Ruby, ela nunca pode contar com a segurança emocional ou econômica.

Para aqueles que conhecem a pirâmide de necessidades de Maslow (acima), sabem a importância que cada aspecto da nossa vida, desde a infância, possui sobre a nossa individualidade. Compreendendo o cenário familiar da protagonista do livro, fica fácil entender as razões que formaram seus defeitos e qualidades.

Um dos aspectos que mais respeito no trabalho de Sarah Dessen é sua incrível habilidade de caracterização. O carinho com o qual a autora conta conflitos, sempre transmitindo a sombra e a luz de suas personagens, falhas como egoísmo, e atributos como generosidade. Qualidades opostas que rivalizam dentro de cada pessoa. Tudo o que faz parte de ser humano. As cicatrizes deixadas pelas perdas, a felicidade encontrada nas pequenas coisas, quando estamos com aqueles a quem amamos. Ruby e Cora, sua irmã primogênita, possuem muito em comum. Ambas tentam acertar, encontrar novamente o caminho para o coração uma da outra. Soa tão real a estória dessas duas. Soa tão verdadeiro. E é tudo graças a incrível escrita de Sarah Dessen.

Ainda há a sensível adição de um romance doce e conturbado. Ruby encontra em Nate a primeira pessoa que deseja salvar. A dinâmica entre faz borboletas brotarem na barriga dos leitores, mas esse não é nem de longe o único objetivo da autora. Ao conhecer e se apaixonar por Nate, Ruby descobre que os outros também possuem suas próprias batalhas internas, mesmo alguém tão tranquilo e simpático como Nate, que enfrenta o abuso físico e mental do pai.

Nem todos os escritores intitulados escritores para jovens possuem o poder de descrever sentimentos. Sarah faz isso lindamente, tirando camadas e mais camadas emocionais de seus leitores. Deixando-nos uma profunda sensação de conforto e identificação. É tão difícil encontrar este tipo de contador de estórias, é precioso descobrir alguém que pode falar diretamente com a nossa alma. É maravilhoso poder ler Sarah Dessen.

Marina Moura | www.minhavidaporumlivro.com.br

Gabriele 26/06/2012

Ruby estava vivendo sozinha em segredo já fazia alguns meses depois que sua mãe a abandonou. Ela estava conseguindo se virar bem sozinha até alguém descobrir tudo.
Ela então é levada para morar com sua irmã Cora, com quem não tinha contato a dez anos e seu cunhado Jamie. E então, a história começa com Ruby se adaptando a essa nova vida e lutando contra seus problemas internos.
Lock and key é um livro que fala sobre a família. Sobre o significado que a família pode ter para diferentes pessoas.
Gostei que o romance não é o tema central desse livro. Nos outros dois livros que eu li da Sarah Dessen, já tinha gostado de como ela trabalha o núcleo familiar da personagem, e em Lock and Key isso foi impecável.
Ruby é uma personagem que tem um grande desenvolvimento ao decorrer do livro. Ela passa de uma menina que acha que aceitar ajuda dos outros é sinal de fraqueza para alguém que entende que as vezes, aceitar ajuda é necessário.
Claro que temos um menino na história, Nate. O novo vizinho de Ruby que parece ter tudo sob controle e que parece ter uma ótima vida. E Sarah Dessen nos apresenta ao núcleo familiar dele, e então a história realmente se foca em como os dois lidam com suas famílias.
Cora, a irmã mais velha de Ruby e Jamie, seu cunhado são grandes personagens no livro. Eles são realmente quem ajudam Ruby a superar tudo e a se acostumar com seu novo estilo de vida.
O que a Sarah Dessen proporciona ao leitor é as conexões dos personagens por completo. Os personagens secundários são bem explorados, e eu sempre me sinto como se eu estivesse naquele núcleo de pessoas, vivendo naquele local. É uma sensação de estar lendo algo completo.
Adorei. Apesar de não adorar o final, é um final real. É o único final que poderia ter sido escrito para a autora chegar perto de um final feliz. É o que aconteceria na vida real, e é o que aconteceu no livro.
Os livros da Sarah Dessen são reais, e eu recomendo bastante.

Natalia.F 22/05/2021

Adorei a forma que a autora conta suas histórias. E amei mais ainda quando vi referência do livro anterior (Livro Só escute).

Ellen 10/07/2015

Dessen sendo Dessen
Desde que seu pai foi embora a vida de Ruby tem sido uma confusão. Sua mãe entrou numa rotina depressiva e irregular na qual ela foi obrigada a se adaptar e distinguir os dias bons dos ruins. Sua única estabilidade é a irmã, Cora, por quem é cuidada e protegida. No entanto Cora vai para a faculdade, os anos passam e com eles a ausência de notícias se torna uma presença real.

A vida de Ruby vira de cabeça para baixo quando vai morar com a irmã, após 10 anos sem nenhum tipo de contato. Ela não procurou essa situação, na verdade estava bem se virando sozinha por 2 meses, mas quando perceberam que sua mãe tinha ido embora, não teve escolha e logo estavam procurando qualquer responsável que pudesse cuidá-la.

Para ela, Cora está diferente, talvez irreconhecível. Muita coisa ocorreu e agora a irmã está casada com Jamie morando num bairro onde famílias felizes vivem e parece ter se esquecido de tudo o que um dia ambas viveram.

Resignada, Ruby decide não causar problemas e aceitar as mudanças que a cercam entre elas sair da antiga escola e ir para uma onde as pessoas são totalmente diferentes do seu mundo. Tudo isso só alimenta o sentimento de inadequação da protagonista.

Contudo ela se propõe a aguentar porque em poucos meses fará 18 anos e aí colocará a mochila nas costas e será livre. Sem leis que a impeçam, sem ser um fardo para alguém. Apenas ela, o mundo e a lembrança de quem é.

Eu amei a personagem principal. A achei bem diferente das demais da Dessen. Mais forte, mais receptiva, apesar de mais cuidadosa, e também mais adulta. Ela consegue viver um dia de cada sem dar grandes proporções, ela decide e se mantém naquilo, não se amedronta e foge como as outras personagens. Quem leu algum livro da Sarah, provavelmente, vai me entender.

A Ruby é diferente em todos os sentidos: experiência de vida, sentimentos, relacionamentos, tudo. O que ela sente está numa mudança constante, não tem nem como explicar. Quem ela é no começo, não é quem ela é no meio e nem no final. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais essa resenha parece tão incompleta. Não dá para falar uma coisa sem falar de outra.

Depois de ler quatro livros da autora você percebe clichês e até espera por eles. Pelo menos eu, porque amo clichês e os clichês da Dessen são os clichês da Dessen e de ninguém mais. Você não encontrará nos livros dela o que encontra nos outros, nunca. E eu esperei, e em algum momento suspeitei que não fosse acontecer dessa vez, e, realmente, não aconteceu ou aconteceu, mas de um jeito diferente. Enfim...

Outro ponto que tenho que expor é a evolução. Sem isso os livros da Dessen não são da Dessen e mais uma vez ela não deixou a desejar nesse quesito. Na verdade Lock and Key desbanca todos os outros nesse ponto. Porque não é um, nem são dois personagens que crescem no decorrer da história, são vários. E no final você fica emocionalmente feliz como se tivesse visto seu bebê virar um adulto pensando “Se fosse de outro jeito não seria tão perfeito".

E é impossível falar de desenvolvimento sem lembrar dos jogos de aparências que a autora é mestre em fazer. Just Listen pode ser o representante nesse ponto com a sua frase “Não pense, nem julgue. Apenas ouça.”, porém ele não é o único. Eu ainda não li um que não tivesse. Entretanto nem mesmo esse conhecimento me preveniu quando uma certa coisa foi revelada. Surpresa é pouco e Lock and Key não teria metade do seu significado se não existisse essa história. Apenas mais um lembrete de que a Sarah sempre arrebenta.

Um ponto um pouco negativo para mim foi a relação entre as irmãs. Esperava um contato maior e de certa forma não aconteceu. É óbvio que elas se entenderam, mas os diálogos mostrados são escassos. Em minha opinião, a relação entre a Ruby e o Jamie teve mais atenção do que a relação com a Cora. E isso me decepcionou um pouco porque mesmo com o pouco que vi a Cora foi a minha personagem preferida. Inclusive acho que a Sarah deveria fazer um livro com o ponto de vista da Cora, contando desde a separação dos pais até o casamento com Jamie (quase uma novela) e tenho certeza que seria superinteressante porque são informações que a gente não teve muito acesso.

Uma coisa que me deixou louca nesse livro foram os tãdãdãããã... EASTER EGGS!!! SIM, EU DISSE EASTER EGGS! Eu surtava a cada um que encontrava e também em um que não sei se era, mas acho que era. Sabia que a autora colocaria alguma coisa de Just Listen nesse livro porque ele é o posterior, e ela sempre coloca alguma coisa do anterior no posterior (mais uma vez clichês Dessen que eu amo!). Só não esperava que fosse aparecer várias vezes! Ainda que não tenha sido fisicamente (tirando a Mallory), cada vez que eles eram citados eu surtava. Descobri que a Ume.com é a referência de Lock and Key que aparece em O Que Aconteceu com o Adeus e agora faz muito sentido eu nunca ter achado esse site E acho que a loja da Harriet também é um, mas esse já não tenho tanta certeza. Um dia vou reler todos os livros da Sarah e anotar cada easter egg. E teve um que me deixou encucada porque não sei se é realmente. Creio que seja porque não é o feitio da escritora colocar gente que não tem um valor real na história, então quando esse casal apareceu na loja eu desconfiei, contudo como só li quatro (com esse cinco) dos livros dela e dois deles vieram depois, ou seja, descartados, não faço ideia da onde eles possam ser ainda mais que os nomes não são citados. Então se você já leu e sabe quem eles são, me diga por favor! Minha existência depende disso!

Agora falando das capas. Acho a primeira tudo a ver, principalmente, quando chega o final. É uma foto que se encaixa na historia, mesmo que seja simples e um pouco feia quando você olha para a nova. Tem a chave, tem o lago, não mostra o rosto da garota, o que é perfeito. E todo o cenário me faz achar que ela esta num momento de reflexão. Isso tudo funciona, tirando aquela borda azul que parece perdida ali, fico tipo “Isso é a borda de uma piscina de plástico ou o que?!”. Já a nova é absolutamente linda, uma fotografia colorida, bonita esteticamente e com efeitos magníficos. No entanto ela não transmite a essência do livro, tirando a chave, não tem nada que te remeta à história. É só uma garota, que não parece em nada com a Ruby, exibindo uma chave.

Bem isso é tudo, pessoal! Se você não leu nenhum livro da Sarah Dessen e ficou curioso não perca mais tempo, só não comece por Aquele Verão porque foi o primeiro e não chega aos pés do que Sarah Dessen significa. Quem sabe você não encontre o livro que seja o seu MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!!! ?

Aniudes =) 15/11/2009

Muito Bom! Amei...

Meg Cabot 18/12/2009

- 22/04/08: I got sent an advanced reader copy of this book, and I loved it! I fell in love with all the characters, especially some of the secondary ones Ruby ends up going to school with (against her will)…they had me laughing out loud. I think you’ll love this book as much as I did.

>> trecho do blog da autora Meg Cabot sobre o livro Lock and Key.

Rafaela 25/07/2010

Eu adorei o livro!
Eu adorei a Ruby!!! ela é uma pessoa irônica e eu tbm,por isso me identifiquei com ela!
a estória é dramática,mas me fez ri alto em vários momentos!

Adorei ver como a relação dela com a irmã foi evoluindo,no começa eu não gostava muito de Cora,porque eu pensava da mesma forma que Ruby,sobre ela ter ido embora abandonando-a.Mas com o passar do tempo eu fui gostando dela.Já do marido dela eu gostei logo de cara,ele mostra que se importa com Ruby e age de forma paternal em relação a ela.
e é claro,tem Nate,o garoto popular do colégio que esconde sua vida infeliz,Nate se torna amigo de Ruby,apesar dos esforços dela para evitá-lo,e um ajuda o outro a enfrentar seus problemas.

Eu sou o tipo de pessoa que chora fácil, e nesse livro não evitar!
é um livro emocionante,mas que pra mim a única coisa que não agradou muito foi um pouco o final,não ele todo,pq foi emocinante,mas achei que deveria ter concluído dando um pouco mais de informaço sobre o que realmente acabou acontecendo com o casal mais pra frente,porque não ficou muito claro.

recomendoo!

Thaís 16/10/2010

Diferente
O que dizer de Lock and Key? Quando eu comprei esse livro eu fui na intenção de conhecer a autora, que todos diziam que era tão boa quanto a Rainha Meg Cabot. Influenciada pelo tipo de leitura, teen-lit, comecei o livro esperando uma coisa e tive outra. Ele superou totalmente minhas expectativas.

Ruby acabou de ser abandonada pela mãe, isso poucos meses antes de completar 18 anos, por isso ela é obrigada a ir morar com a irmão mais velha, Cora, da qual ela nunca mais teve contato.

Agora Ruby vive numa fabulosa casa comum quarto só pra ela, colégio particular, um adorável e lindo vizinho. Tudo parece perfeito na nova vida de Ruby. Mas Ruby esta preparada para toda essa mudança?

Quando eu li essa sinopse, pensei na hora: a típica história americana, uma menina nova, uma vida fabulosa e um garoto lindo pra ela ficar junto no final do livro. Quase um The O.C..

Gente como eu estava enganada, esse livro não é mais um teen-lit, é muito mais que um livrinho para adolescentes na qual você lê e fica feliz com o final, é um para te deixar pensando na sua vida e em como você leva ela.

Veja a resenha completa em http://obsessaoliteraria.blogspot.com/2010/10/lock-and-key-de-sarah-dessen.html

Lisse 24/10/2010minha estante
Oie Thais! Gostei demais do que vc escreveu, e corri para conhecer seu blog.

Eu sou louca para ler os livros da Sarah Dessen, e é bom ouvir um elogio sobre ela, e ver que vc a comparou com a Meg Cabot. Isso é ótimo!

XOXO da Lisse

Barbara 17/01/2011minha estante
Vou ser audaciosa e dizer que Sarah Dessen é MELHOR que Meg Cabot... não joguem pedras em mim.

Psychobooks 04/02/2012

Resenha dupla =)
Alba: Suspira mil vezes. Sarah Dessen mais uma vez me surpreendeu, e olha que essa façanha é difícil, ainda mais depois de já conhecer a forma de condução da escrita e a construção de seus personagens.
Mari: Para mim, a Sarah Dessen é a melhor escritos de YA contemporâneo, quando começo a leitura de um livro dela, já sei que vai ser bom, mas ainda assim, ela consegue me surpreender.
Alba: Lock and Key conta a história de Ruby, uma garota de 17 anos que viveu seus últimos 10 anos de vida à merce de uma mãe alcoólatra e controladora. Abandonada, ela se vê obrigada a morar com sua irmã Cora e o marido Jamie. Pelo menos até que complete 18 anos. E essa é a história proposta por Sarah, o restante do enredo é apenas consequência da maturidade da personagem principal.
Mari: Jamie, está feliz por ter Ruby em sua casa, ele bem uma boa condição financeira e está disposto a reaproximar as irmãs, já Cora, está receosa sobre como será essa convivência com Ruby depois de tantos anos separadas.
Alba: A forma de apresentar a história nesse livro é bem peculiar: Sarah acompanha Ruby em algum evento, para logo depois deixar sua personagem principal divagar e nos mostrar tudo o que aconteceu nos últimos anos, meses, semanas ou horas para que a cena descrita no começo fosse possível. É assim no começo do livro, quando Ruby nos conta por aproximadamente 100 páginas porque agora mora com sua irmã e explana toda sua história de carência e dor ao lado de sua mãe.
Como já é característica da autora, todos os personagens são bem-construídos e se tornam bem reais por conta disso. Há, claro, a inserção do romance na história, ele vem na forma de Nate, o novo vizinho de Ruby. A história dele, também contada no livro, é digna de nota. Sarah não teve medo em construir nenhum de seus personagens, mas não pensem vocês que o foco é no romance, e apenas nele. Muito pelo contrário. O foco é Ruby.
Mari: Aparentemente, Nate é o garoto perfeito, gosta de ajudar as pessoas, trabalha com seu pai, mas ele também esconde um grande segredo que, mesmo com todas as dicas durante o livro, só será revelado no final do livro.
Alba: Durante toda a leitura eu me vi encantada pela forma que Sarah Dessen escolheu contar sua história. Todas as frases bem-colocadas, todos os acontecimentos aparentemente triviais, mas sempre com uma razão de ser. É a história de uma menina que não viveu bem a sua infância e sua adolescência mas que, mesmo sem querer, desabrocha.
Mari: O que eu mais gosto dos livros da Sarah, é que o romance sempre está presente, mas não é o foco principal, ele vai acontecendo aos poucos, com calma e quando o leitor já está gritando para rolar alguma coisa, então tudo acontece de uma forma simples e bela. O enredo que a Sarah cria aborda temas polêmicos e necessários, ela consegue fazer isso de uma forma tão delicada e sutil que o leitor não sente que está levando uma lição de moral.
Alba: Sem dúvida nenhuma foi um dos livros mais tocantes que li nos últimos tempos. Sarah sabe levar um enredo e sabe dar o tom certo de drama, redenção, melancolia, felicidade… Tudo é medido, tudo é dosado na medida certa, e o resultado só poderia ser uma obra extraordinária super-recomendada para todos!
Mari: Preciso dizer o quanto recomendo esse livro? Difícil fazer isso sem parecer uma fangirl, então vou simplesmente dizer: LEIAM!

Beatriz 10/08/2016

Apesar de amar a realidade e a escrita da Sarah Dessen, eu achei que esse livro deixou muito a desejar. Ela criou um mundo cheio de detalhes, mas senti falta de mais envolvimento dos personagens com o leitor e entre si em certos momentos da história.

Contudo, Dessen ainda consegue trazer aquela sensação boa de fim de livro quando você termina e mais uma vez consegue abordar o tema família de forma que atrai e faz refletir.

Não é um favorito meu, mas foi uma leitura gostosa de férias.