O Tratado dos Mil Cantos Rafael Dias

Resenhas - O Tratado dos Mil Cantos

Farrel 23/01/2022

Fantasia é um dos meus gêneros favoritos. Na medida em que eu lia "O Tratado", me surpreendia com como é diferente de todas as fantasias que havia lido até então. Os elementos comuns estão aqui: magia, criaturas mágicas, reinos, guerras... O grande diferencial é o ambiente, a cultura que cerca os personagens. Ao final da leitura descobri o que estava óbvio, o autor se inspirou na Mesopotâmia para compor a terra dos Mil Cantos.

Penso que a mitologia criada justifica a demanda do heróis na história, a vontade de quebrar um ciclo maligno, a busca por liberdade que todos os personagens que o narrador acompanha parecem desejar. A magia é baseada na manipulação de elementos (terra, fogo, água, ar e outros "especiais") e usada na maior parte do tempo para combate, algo que não agrada a todos os manipuladores, mas exigido pelo ambiente constantemente hostil do continente.

Para quem gosta de fantasia, recomendo. Ainda há muita aventura aguardando Anumma e seus companheiros, e eu aguardando o segundo volume para acompanhar o desenrolar da trama.

Carolzinhah 18/05/2021

Deguste sem pressa!
Já vou começar dizendo que esse livro não é pra qualquer leitor! Se você é o tipo de leitor preocupado com números, que devora livros, mas no final das contas não recorda o nome dos personagens e os detalhes mais importantes, esse livro não é pra você! Esse livro é pro leitor que gosta literalmente de ?degustar? uma boa e complexa narrativa rica em detalhes! Que não se importa, se necessário, de voltar e reler alguns trechos! Confesso que no Prólogo fiquei assustada com a quantidade de personagens, que ao final do livro percebi que todos eram de suma importância pro desenrolar da história. Também me assustei com a quantidade de lugares citados e então percebi a necessidade do mapa logo no início do livro. E cheguei até a pensar que os nomes grandes, difíceis e jamais vistos, seriam um problema, mas pra quem leu a Série ?A Rainha Vermelha? de Victoria Aveyard, a quantidade de personagens, lugares e nomes esquisitos, não é impedimento pra compreensão da história. Achei o livro muito bem escrito levando-se em conta a grande bagagem intelectual do escritor!

Naza 10/01/2021

Excelente história !
Sou argentino e baixei o livro no Kindle pois um amigo brasileiro tinha me recomendado. Fiquei maravilhado com a história. Muito bem estruturada a ordem cronológica, introduzindo o leitor num mundo fantástico, com giros na história que surpreendem. Gostei do uso que se fez dos elementos da natureza, e de como ao final as coisas não são o que parecem. Estou ansioso pela continuação do livro!!

Larissa.Silva 10/01/2021

Uma leitura fascinante
O Tratado dos Mil Cantos é um livro que te prende do início ao fim. A história e os personagens estão muito bem desenvolvidos e o leitor sente a vontade de ler e ler sem parar , até saber um pouco mais sobre o enredo e o destino do mesmo. Super recomendável! Espero ansiosa pela continuação!

Crônicas Fantásticas 21/10/2020

Por Ana Oliveira

Título: O Tratado dos Mil Cantos | Autor: Rafael Dias | Editora: Jambô | Gênero: Literatura Brasileira | Páginas: 224 | Ano de publicação: 2019 | Nota: 3,0/5,0

O Tratado dos Mil Cantos é o primeiro livro do Rafael Dias, mesmo sendo estreante chegou com tudo em uma história cheia de magia e cultura. Inspirado na cultura mesopotâmica, livro traz uma diversidade de contos e deuses para seu universo fantástico.

Apresentando os personagens
Nossa história começa com prólogo que nos mostra como se deu a criação do mundo, dos deuses e do principal enredo que leva toda a história. Logo em seguida, lentamente, somos apresentados a Anumma, Ibarummah. Nis-Ibbi e Rakrem-ne. Enquanto conhecemos os personagens, somos apresentados à cultura de um reino rico, cheio de magia numa terra que ressente a calor bravio e escravidão impiedosa.

Com histórias muito peculiares e únicas entre si, todos acabam, de um jeito ou de outro, na mesma arena para um festival de sangue à deusa do fogo e da guerra, Annira. Mesmo sem saber que um plano maior, no qual eles são as peças chave, está desenvolvendo-se, os personagens ajudam uns aos outros e um laço de amizade forma-se em meio às lutas pelas próprias vidas.

Foco na grande missão
O desenrolar do enredo é lento e, por vezes, pode confundir alguns leitores, pois parecem informações demais aos olhos menos preparados. Como vemos o nascimento e criação de cada um dos personagens principais, juntamente com o desenvolvimento do mundo e do enredo, com suas tramas intercaladas, a sensação é que nos perdemos um pouquinho. Porém, com o passar da leitura descobrimos que este é o modo como o autor escolheu nos mostrar a cultura e a formação do mundo, pelos olhos dos personagens e, assim, costurar a história íntima de cada um com a história geral do mundo, de onde veio e pra onde vai. Porque, no final das contas, tudo está conectado.

Lutas grandiosas cheia de magia e estratégia
Uma das partes mais empolgantes é quando o grupo está na arena, lutando contra seus adversários perversos. Cada personagem ali tem um motivo bem definido de porquê estão ali. Alguns pela glória, outros pela liberdade. As lutas desenvolvidas são muito empolgantes. Você se vê na arena, torcendo para nosso pequeno grupo conseguir prevalecer.

Eu já falei que no Tratado dos Mil Cantos todos possuem magia inerente? Não? Pois aqui todos têm magia, uns mais, outros menos, mas é tocante a cada pessoa. Eles manipulam fogo, ar, água, terra, trevas e luz. Esses são elementos que definem se uma pessoa é apta ou não para determinados serviços, como, por exemplo: os manipuladores de água são vistos mais como servos domésticos, apesar de existirem guerreiros com essas habilidades.

Durante as lutas na arena, os manipuladores usam seus poderes mágicos, juntamente com sua desenvoltura física, para causar dano e prevalecerem sobre o inimigo. Lembrou um pouco Avatar, da Nickelodeon, principalmente a Lenda de Koora. Se você gosta dessa temporada da animação vai gostar do livro.

Gostinho para um segundo livro
O ápice do livro vem do meio para o final. Quando acreditamos que todos os personagens já foram apresentados, o autor ainda guarda alguns na manga e nos deixar intrigados quanto a eles. Neste ponto do livro, temos as lutas na arena e um desenvolvimento que nos tira o fôlego. Não vou contar muito para não dar spoiler, mas saiba que vale a pena chegar lá.

A trama fica em aberto, dando sinais para um segundo volume do nosso grupo predileto de aventureiros manipuladores dos elementos.

Para encerrar, quero dizer que adoro quando os autores trazem culturas diferentes das que estamos acostumados em seus livros. Rafael Dias trouxe a Mesopotâmia e, apesar dos nomes compridos e complicados de se pronunciar, deixa uma clara imagem de como esse reino antigo era magnífico. Podemos sentir o calor, o vento e o terror de ser capturado lutando. Lembrou um pouco outro livro que li, que também trouxe uma cultura diversa para nossa imaginação.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2020/09/29/o-tratado-dos-mil-cantos/

Quennick 18/06/2020

Blog Eureka Mundo
Vamos embarcar em um reino chamado Mil Cantos. Esse antigo reino possui a prática de cultuar vários deuses e cada um possui um poder místico diferente, assim como os deuses todos aqueles que os seguem possuem poderes únicos e misteriosos. Esses poderes variam desde de controlar alguns dos elementos da natureza até os mais raros e fortes como os de controlar a luz, capazes de revigorar a saúde, e os controladores de trevas temidos e incapazes de serem dominados. É nesse cenário que vamos ser inseridos em grande rastro de violência e sangue por causa de uma guerra entre os deus e o deus Hsamash. Em uma busca de se chegar a paz, inicia-se o ritual a deusa Annira se faz necessário. Um grupo de desconhecidos são levados a se enfrentarem entre si até a morte os perdedores sendo como parte de um sacrifício a divindade que emana a ira e os vencedores ganham sua liberdade além de reconhecimento e respeito por toda cidade de guerreiros de Nisi, cidade da deusa.

É nesse grupo que iremos conhecer os nossos quatro personagens principais: Amuna, um homem que perdeu toda sua família em um incêndio criminoso na cidade de Ru; Nis-Ibbi, um príncipe da cidade Hciuq que teve sua vida e sua família atingidos pela guerra; Ibaruhmma, um nômade que se separou de sua família por causa de um acidente ocorrido em uma viagem em alto mar; e Rakrem-ne, a unica mulher dos quatro que necessita se disfarçar de garoto para garantir sua sobrevivência. Os quatro heróis terão que unir suas forças para livrar o reino dos Mil Cantos de um terrivel mal, pois seus destinos literalmente foram entrelaçados nas estrelas.

Um livro incrível, pela primeira vez conheci algo inspirado na mitologia mesopotâmica e confesso que me encantei com os ricos detalhes que o autor nos apresenta na sua obra. São dilemas vividos por cada personagem que nos faz ainda mais embarcar de cabeça nessa aventura. Bom meus amores, eu espero de coração que vocês tenham gostado dessa resenha, não deixem de conhecer essa obra e de falar com o autor.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2020/06/o-tratado-dos-mil-cantos.html

Thainá - @osonharliterario 26/02/2020

Prepare-se para uma fantasia de tirar o fôlego
Uma guerra está prestes a explodir colocando os deuses inferiores contra o deus de todas as coisas, Hsamash. Os reinos de Mil Cantos já se encontram adiantados, com soldados deixando rastros de matanças por onde passam e com uma rivalidade entre os donos dos tronos predominando cada reino. A guerra não poderá ser impedida, e muito menos parada. Mas, talvez, um grupo de desconhecidos possa ser parte importante desse momento histórico.

O ritual à Annira irá começar! O evento em questão exige que um grupo de guerreiros – e escravos – lutem entre si até a morte, resultando em um lado composto pelos ganhadores das batalhas e do outro o sangue que será servido como sacrifício à deusa. Será nesse local, cheio de fúria e escuridão, que quatro desconhecidos irão se encontrar pela primeira vez e juntos irão tentar pensar em um plano para que todos saiam com vida daquele horroroso ringue de sangue.

Nesse novo grupo conheceremos Anumma, um homem mais velho que perdeu toda a sua família para um incêndio vingativo em Ru, sua morada; Nis-Ibbi, o príncipe de Hciuq que também perdeu sua família para a guerra; Ibarummah, um jovem nômade que foi forçado a se separar de sua família em uma viagem em alto mar; e Rakrem-ne, uma garota que é obrigada a se fingir de menino para garantir a sua sobrevivência nesse mundo onde as mulheres não têm voz, iniciativa ou poder.

Todos os quatro, recém-escravos, são manipuladores dos elementos. Mas não é isso que os caracterizam como especiais ou escolhidos, já que ser manipulador de elementos é algo habitual para todos em Mil Cantos. O que os difere de todo o resto é que esse encontro não é obra do acaso, mas, sim, predestinado para o grupo. Há uma conexão existente entre eles – um objetivo -, mesmo que nenhum ainda desconfie disso.

O Tratado dos Mil Cantos é uma fantasia nacional inspirada na mitologia mesopotâmica, algo que eu ainda não havia tido contato. A história intercala-se entre a vida de cada um dos personagens principais, para assim conhecermos suas vivências e o que os levaram até o atual momento, e a própria história do mundo de Mil Cantos, nos recheando com informações sobre a Grande Guerra e outros momentos importantíssimos para a construção desse universo.

No início da leitura me senti bem confusa, tanto por causa dos nomes diferentes como por não saber exatamente o que estava acontecendo. Mas depois, ao longo da leitura, a confusão foi passando e consegui entender mais as situações do prólogo e também me acostumar com os nomes dos personagens.

Eu adorei conhecer a história de cada personagem através de suas próprias palavras e isso fez até com que eu me conectasse mais rapidamente com eles, com seus objetivos e também com suas vivências. Isso tornou a minha experiência de leitura ainda mais rica e envolvente.

Gostei de todo o enredo e de como tudo se desenvolveu e gostei ainda mais dos personagens, pois todos têm suas peculiaridades e diferenças, fazendo com que eu me divertisse de diferentes maneiras ao decorrer da leitura. Só fiquei triste porque terminei o livro muito rápido e ficou uma brecha enorme para uma continuação.

Mas, mesmo com essa saudade enorme que já estou dos personagens, foi uma ótima leitura. Gostei muito da maneira como o mundo nesse livro foi criado e como as culturas são tão distintas e abrangentes. Com toda a certeza é uma obra que indico para os fãs de fantasia e de mundos mágicos e incríveis. E agora, mais do que tudo, preciso urgentemente da continuação.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/02/26/resenha-o-tratado-dos-mil-cantos-rafael-dias/

Waldir.Santos 12/09/2019

Uma fantasia que vai te prender do começo ao fim!
O tratado dos Mil Cantos, do meu amigo Rafael Dias é uma fantasia inspirada na mitologia da Mesopotâmia antiga, onde os humanos podem dominar alguns elementos (fogo, água, terra, ar, trevas e luz).

O história gira em torno de alguns heróis (não vou dar nome , nem os poderes porque é spoiler) cercados de mistérios acerca de suas vidas, no oriente médio antigo. Rafael consegue te mandar para o meio do deserto, com as vestes, costumes e dia a dia dessas pessoas.

Com personagens cativantes (meu favorito foi o Anumma) e poderes fantásticos que torna qualquer cena de luta, por menor que seja, uma guerra se habilidades, O tratado dos Mil Cantos te transporta para um mundo repleto de enigmas, deuses e semi deuses que te deixam com a pulga atrás da orelha e um final que mostra que a aventura está apenas começando (vejo uma trilogia aí).

Excelente livro! Recomendo. Parabéns, Rafa!

Aaaa, algo me diz que o epílogo trouxe um personagem pra brigar com o Anumma no meu favoritismo. Vamos ver se eu estou certo.
Larissa.Silva 22/10/2019minha estante
Se você gosta de livros que te prende do início ao fim, e te faz dormir e acordar pensando nele, então esse é o livro indicado!
Estou esperando ansiosamenteee a continuação!
Tbm sou fã do Anumma :) !