Filhos da Noite

Filhos da Noite Erik Santana

Resenhas - Filhos da Noite

Ignácio Veloso 08/04/2010

A descoberta de um sucesso
Quando um amigo me indicou Filhos da Noite, pensei que seria mais uma daquelas leituras intermináveis, com erros de português, sem conteúdo e enredo. (Afinal, o livro é uma publicação independente) Estou a 1/4 do fim e me surpreendi. A trama discorre de maneira suave, mas ao mesmo tempo tensa, repleta de referências literárias e mitológicas. Mesmo utilizando personagens fictícios (vampiros e lobisomens) o autor conseguiu dedilhar e esmiuçar a fundo detalhes conteporâneos, fazendo desta obra não uma ficção simples, mas algo bem próximo da escola literária do Realismo Mágico. Recomendo, mesmo sem ter terminado a leitura.
Alininha 28/04/2010minha estante
Concordo totalmente contigo Ignácio! Um jovem talento que precisa ser lapidado com delicadeza e atenção! O que podemos lamentar é o fato do mercado editorial brasileiro não enxergar essas jóias.

Pris 05/07/2010minha estante
Falou muito bem Ignácio, o que mais me chamou a atenção foi o cuidado que o autor expôs as referências literárias!

Alininha 28/04/2010

Filhos da Noite - Erik Santana
Totalmente diferente de qualquer livro sobre vampiros que possa ler ou encontrar por aí. Uma obra muito bem escrita, repleta de referências literárias, totalmente voltada para o gênero que o autor propôs, o Realismo Mágico, fazendo-a se distinguir como algo singular, e o melhor: escrito por um brasileiro. Fantástico!

Pris 05/07/2010

Simplesmente o melhor!
Já li muitos livros sobre vampiros, para falar a verdade, só leio livros sobre vampiros, pois sou fascinado por eles, desde que li Entrevista com o Vampiro, em meados de 1999, me apaixonei. E dentre todos os autores sobre vampiro, Erik Santana é para mim um dos melhores. Sem contar o fato que a história corre de maneira envolvente e detalhada, onde os personagens (vampiros é claro) interagem com fatos históricos da humanidade, como a colonização do Brasil, a queda da Bolsa de Nova Iorque, a Ditadura Militar aqui (isso mesmo, a trama é envolvente e inovadora) enfim, vale muito a pena. Quando decidi comprar o livro, vasculhando em sites do gênero, sem dúvidas foi uma de minhas melhores escolhas. Vale, e muito, a pena. Com certeza, um dos poucos títulos que podem ser considerados Literatura Fantástica.
Vampiro Sangren 07/07/2010minha estante
Também acho que é um dos melhores, se é o melhor não sei, talvez se fosse mais divulgado ou se tivesse uma editora por trás, seria muito bem vendido. Mas gostei bastante.

Helen Vampiresc 11/07/2010minha estante
Concordo totalmente Pris! Filhos da Noite é o melhor!

Juliano 11/07/2010

Um dos únicos que é verdadeiramente Literatura Fantástica
Quando decidi ler o livro Filhos da Noite não sabia que encontraria um livro muitíssimo bem escrito, com referências fantásticas e trama indescritível. A história se passa em Londres, no século XIX e vai caminhando por vários países da europa, por eventos históricos, até chegar em um Brasil recém colonizado, até os dias atuais. Sem dúvidas um verdadeiro livro voltado para a literatura fantástica, com lições de moral e estrutura digna de best seller. Parabéns Erik Santana!

Alba 05/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Qual a sedução que a palavra “vampiro” traz a mente de um mortal? O que você seria capaz de fazer para ter a chance de se tornar imortal?

Magnus é um vampiro que escolhe suas companhias de acordo com suas carências. Uma filha, uma companheira, um lacaio… Mas apesar de sua natureza, ele é um vampiro justo, que segue as regras da Terífase. Conhecemos o vampiro no século XIX, quando ele toma para si, Mirella, e a torna sua filha.

Junto com a história de Magnus, acompanhamos o renascimento de um vampiro poderoso, que com a ajuda de seus três lacaios, voltou à vida em busca de vingança, disposto a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir atingir seus objetivos.

E é nessa ponte de 400 anos entre uma história e outra que Erik vai revelando o amadurecimento dos personagens e a chegada dos vampiros ao novo mundo.

Consegui fazer comparações com várias histórias de vampiros que já li. Logo no começo, a recém transformada Mirella caminha pelos jardins de sua casa à noite, com seu pai à espreita. Essa passagem me lembrou muito o filme Drácula, mas as comparações com o filme param por aí.

Os lobisomens também estão presentes, e, como não podia deixar de ser, são inimigos mortais dos vampiros, mas Erik não parou por aí na inserção de seres sobrenaturais: espectros guardando as mansões dos vampiros e até mesmo menções às fadas são feitas no livro.

O que me deixou um pouco confusa foi a construção da personagem Mirella. Ora ela se encontra revoltada, uma assassina cruel, para logo depois ser amansada com a chegada de uma “mãe” e depois de uma “irmã”. Senti falta de conhecer mais da personagem, saber os anseios que a moviam em sua fase “serial killer” e que sentimentos se apaziguaram com a chegada de sua nova família.

Albert é um vampiro sedutor que acompanha Magnus e sua família na ida ao Novo Mundo. Sua natureza é revelada logo que Erik nos apresenta a ele… Sensível e desiludido.

Por ser um livro com vampiros, senti falta também de um clima mais sedutor envolvendo nossos personagens. Há em algum momento uma insinuação de romance, mas as coisas param por aí.

Gostei dos motivos que exilaram os vampiros aqui no Brasil. Achei bem interessante a guerra construída entre humanos/vampiros/lobisomens.

Ponto também para a passagem que Erik faz, envolvendo os vampiros em todos os fatos históricos ocorridos no Brasil.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Shinosaur 10/01/2011

hm
preciso encontrar este livro, NOW rs

Psychobooks 05/03/2011

Gostou? Quer ler mais? Acesse: