Não encontrei o passado, tenho que voltar

Não encontrei o passado, tenho que voltar José Carlos Mello

Resenhas - Não encontrei o passado, tenho que voltar

MãeLiteratura 24/02/2020

Livro surpreendente!
Este livro me conquistou desde a capa, diferente e linda, passando pelo o título e pela sinopse.
Eu achei a escrita do autor excelente! Uma leitura refinada, inteligente, com toques sutis de humor. Um livro muito bem escrito
Quem narra a história é Archibaldo, um velho que encontra um "fantasma" de um velho conhecido, numa das suas caminhadas e este conta que seu irmão Adamastor, que não vê há 30 anos está morando no velho Hotel...
Archibaldo foi um professor de matemática que não ousou, apesar de conseguir provar o Teorema de Fermat, não ficou famoso, teve uma vida simples.
Ao dividir o seu tempo entre as visitas ao Hotel e as interações com sua vizinha Cecília, acompanhamos as (re)descobertas do nosso personagem principal, desde roupas novas (de gostos duvidoso) até a compra de uma cadeira confortável para relaxar e apreciar a vista do seu apartamento
Num clima nosense, que mistura realidade com delírio ou fantasia, o autor constrói um cenário muito interessante e imaginativo. Foi um prazer acompanhar esta trama. dei risada, refleti sobre a solidão, pensei em vários momentos como a escrita do Jos é Carlos Mello é ótima!
Personagens complexos, apresentados de forma leve, como o padre alemão e o retorno do irmão para descobrir seu passado de adotado, fizeram com que esta leitura fosse uma surpresa muito, muito agradável!
Fiquei com muita vontade de ler os outros livros deste autor.
Edição caprichada, amei a capa, editora caprichou e foi muito cuidadosa!

site: https://www.maeliteratura.com/

Andreia Santana 26/10/2019

Para fazer as pazes com os fantasmas do passado
Quanto mais velhos, mais o passado assombra a memória. E quando o novelo dos tempos idos é desfiado com a ajuda de um amigo que já morreu, fica a incômoda sensação de que as lembranças trazem seu quinhão de acerto de contas. E é para acertar as contas com as sequelas da infância que o matemático Archibaldo, protagonista de Não encontrei o passado, tenho que voltar (Octavo, 2019), decide retirar do limbo a história de seu meio-irmão mais velho, Adamastor, e, por tabela, a sua própria.

Em seu novo livro, que flerta com o realismo fantástico, o escritor José Carlos Mello resgata Pedro C. (de As dez vidas do senhor Cardano, também já lido e resenhado aqui no Skoob e no meu blog, Mar de Histórias) para que ele, diretamente do Hades, sirva de arauto para uma notícia que inquieta Archibaldo e abre velhas feridas no solteirão beirando a misantropia.

Pedro C., amigo de infância de Archibaldo, aparece para o velho professor durante um passeio de rotina e lhe conta que seu meio-irmão, há muito sumido no mundo, retornou à Porto Alegre (RS), cidade onde se passa a maior parte da história, e está vivendo no peculiar Hotel Versailles, cenário e personagem onipresente do livro.

Com seus hóspedes de biografias distintas (como um boêmio incorrigível, uma professora pudica, um ex-militante comunista, um antigo diplomata e um ex-torturador); além da gerente descendente de nazistas, o Versailles é uma mistura de pensão e casa de repouso para idosos. A convivência dos moradores, que podia ser um barril de pólvora pelas mágoas e oposições ideológicas, explode é nas mesquinharias do envelhecimento.

A partir da descoberta do paradeiro de Adamastor, o matemático começa a visitar o irmão, um físico meio excêntrico, beirando os 90 anos e obcecado em desvendar seu misterioso nascimento nas primeiras décadas do século XX, um tema tabu para a família paterna. As visitas, pouco a pouco, promovem transformações na rotina e na personalidade de Archibaldo, que até então vivia recluso e sofria de crises de pânico.

Na medida em que Adamastor se perde nos labirintos da memória e de uma doença senil - que embora não seja nomeada pelo autor, se assemelha ao Mal de Alzheimer -, Archibaldo inicia sua própria ‘jornada do herói’, permitindo-se abandonar os temores herdados da infância e desabrochar para a vida com quase 80 anos.

A descoberta das novidades modernas pelo velho matemático, um homem que se acomodou a vida inteira ao mesmo cargo, aos mesmos presentes de Natal trocados com desinteresse com dois ex-colegas de faculdade, e à mesma rotina, rendem trechos divertidos e pontuados por tiradas críticas do personagem. Archibaldo é uma criança velha, oscilando entre ingenuidade e sarcasmo diante de um mundo que faz cada vez menos sentido.

O Brasil das primeiras décadas do século XX, com seus preconceitos, normas sociais e educação rígida, é o tecido onde o autor costura a história dos dois irmãos.  A narrativa começa nos anos que antecedem o Estado Novo, avança pelo período da ditadura instaurada por Getúlio Vargas, passa pela II Guerra Mundial… e chega até o século XXI, mas sem didatismo, porque o interesse do autor é fazer crônica social e de costumes, mostrando as reações das pessoas aos eventos de cada década.

Mais uma vez, assim como fez em As dez vidas de o senhor Cardano, José Carlos Mello brinda o leitor com uma visão acurada dos hábitos e modos de vida das gerações passadas, narradas com um humor agridoce e tragicômico. Adamastor e Archibaldo, se por um lado são sobreviventes de uma geração criada na ignorância e nos preconceitos de pais, familiares, religiosos, professores e vizinhos; por outro, conseguiram recriar para si trajetórias bem menos melancólicas do que suas origens prometiam.

Existe ironia nas lentes com as quais Archibaldo enxerga o próprio passado e o do irmão, mas existe também uma certa nostalgia e, principalmente, uma certeza de que cada um é fruto da própria história, mas nem sempre - muito menos pelo resto da vida - precisa ser definido por ela...

Ficha Técnica:

Não encontrei o passado, tenho que voltar

Autor: José Carlos Mello

Editora: Octavo

240 páginas

*R$ 54,46 (capa comum) e R$ 24,99 (e-book)

*Pesquisado na Amazon em 26/10/2019

site: https://mardehistorias.wordpress.com/