História das mulheres no Brasil

História das mulheres no Brasil Mary del Priore

Resenhas - História Das Mulheres No Brasil

MCRA 12/04/2024

Livro lindo, organizado pela Mary Del Priore, e com participação de grandes historiadores e da maravilhosa Lygia Fagundes Telles. A obra, que recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas e é um verdadeiro deleite, e apresenta a jornada das mulheres desde o Brasil colonial até nosso presente. São diversos os temas: família, trabalho, sexualidade, entre outros.

Kesy 12/01/2024

O mais puro suco de Brasil!
Fofoca bem contada... certificada com documentação histórica!?

Um bálsamo, obrigatório para quem gosta de leituras feministas e entender toda a trajetória histórica do "segundo sexo", ou seja das mulheres no Brasil.??

Desde a invasão em 1500, aos anos 90, mulheres indígenas, colonas, boias-frias, freiras, agricultoras, urbanas, ricas, pobres e escravas, rebeldes e submissas, artistas e escritoras, velhas, moças e crianças, famosas ou anonimas. Todas com histórias marcantes e cruciais, para a nossa própria trajetória e emancipação, hoje em nossos tempos! ????????????????????????????????????????????????????????????????????

Marília 21/08/2023

Foi interessante ver a história contada do ponto de vista das coisas que aconteceram com as mulheres.
Eu acho interessante como algumas mudaram rápido em alguns lugares.

almeidalewis 12/08/2023

Desenvolvimento
Com muita maestria Mary Del priori nos apresenta as minúcias da História da mulher no Brasil achei a linguagem acessível e de fácil compreensão quanto ao conteúdo bem fundamentado do ponto de vista histórico.
Iniciamos com os tupinambas ( Eva Tupinambá, primeiro capítulo ) até o desenvolvimento da mulher na sociedade atual. Toda sua história perpassando por família ( origem costumes ) , religião, sociedade etc...

Um livro com diversas explicações sobre algumas literaturas das épocas ( contexto ), alguns contextos musicais ( Normalista, Nelson Gonçalves ) o cotidiano como se dava e pq se dava de tal forma...

A autora tem mais de 20 premiações ( inclusive esse lido ganhou o premio jabuti )e mais de 50 livros escritos se fez uma eximia historiadora. Conheci ela através de uma palestra realizada no CPPL sobre a sexualidade na época colonial...

Enfim é um livro Histórico e quem gosta de história e quiser pesquisar vai se deleitar com seu conteúdo.
Wesley Rocha 17/08/2023minha estante
mais uma leitura finalizada ?

almeidalewis 17/08/2023minha estante
Sim, aproveitei o início de semestre pq já agora já tá apertado ??? para novas leituras ?

Mari M. 31/05/2023

É.. a sociedade não sobrevive sem o trabalho das mulheres
Um excelente compêndio de textos acadêmicos numa linguem fácil e bem divertida até. Vamos da época pré colonização até a luta de trabalhadoras da contemporaneidade. Adorei mesmo. Acrescenta muito sabermos de onde viemos para saber para onde vamos trilhar nossos caminhos coletivos a partir de hoje.

Charly.nunes 13/02/2023

Arrisco a dizer que esse é o melhor livro de história feminina brasileira, é bem completa, não se limitando somente as mulheres padrões, tem todo tipo de mulher de como elas viveram, além das fontes historicas. Esse é o tipo de livro que é necessário e serve como fonte de estudo

Barbara Martins 05/01/2023

Entre a Benção e o Fardo
Os homens construíram o mundo, mas nós mulheres construímos os homens. Desde o começo da civilização brasileira a mulher sustenta seu o lar, seja no seu braço de esposa ou no seu braço de mãe, a mãe senhora, a mãe indígena, a mãe escrava... O livro tem uma escrita maravilhosa, capítulos curtos que explicam como era ser mulher e como se formaram as mulheres que somos hoje. Experiência enriquecedora. Algumas partes são engraçadas, outras trazem aflição. Aprendi muito.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/11/2022

Este livro se propõe a contar a história das mulheres. Pretende fazê-lo atingindo a todos os tipos de leitores e leitoras: adultos e jovens, especialistas e curiosos, estudantes e professores. É um livro que procura arrastá-los numa viagem através do tempo, fazendo-os ver, ouvir e sentir como nasceram, viveram e morreram as mulheres, o mundo que as cercava, do Brasil colonial aos nossos dias.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572442565

Gabriel.Henrique 10/09/2022

Que livro sensacional, Mary Dele Priori segue mordaz e ácida em seus textos e juntamente com outros autores renomados fizeram deste livro uma obra essencial para todos que querem se aprofundar na história do Brasil Colônia, principalmente no que diz respeito as mulheres.

Carlos Souza 08/06/2022

"Qual foi, qual é, e qual poderá ser o lugar das mulheres?"
Um livro muito interessante, Mary Del Priore, como sempre, é extremamente ousada ao organizar esta obra, cuja extensão discursiva e temporal abrangente. Temos em "História das Mulheres no Brasil" uma série de representações, relatos e ideias construídas historicamente, as quais são evidenciadas por meio de um grande portfólio das mais variadas fontes (fotos, obras literárias, pinturas, registros judiciais, dentre outros), contudo, acredito eu que mais importante que todos esses apontamentos, temos aqui uma análise crítica que confronta os preconceitos, os pensamentos e os locais atribuídos para todos os "tipos" de mulheres ao longo dos períodos históricos, fato esse que é evidenciado desde o texto de apresentação, pois, segundo Mary, o objetivo geral e que permeia o livro é demonstrar como TODAS as mulheres se posicionavam ou não, resistiam (diretamente ou indiretamente), sobreviviam e atuavam desde o período colonial até o final do século XX, assim, demonstrando como o movimento feminino (mesmo antes da criação de um pensamento coletivo), feminista e de reinvindicação de direitos/ igualdade social de gênero conquistou seus direitos e luta para que eles permaneçam. Vale dizer que o livro possui discussões gerais, tanto em temática como em espaço coberto (localidades), mas também apresenta argumentações focadas em localidades específicas, o que é muito interessante.
Ao longo da obra, Mary conta com a contribuição de inúmeros especialistas nas mais variadas discussões sobre o protagonismo feminino, vale pontuar que esses especialistas, não é constituído somente por mulheres (esclareço que de forma muito correta e sensata, elas constituem maioria), uma vez que a organizadora entende o conceito de "local de fala", dessa forma, pontua-se que os historiadores que têm participação na obra entram como aliados, pois também constituem discursos de referência sobre os temas tratados. Em relação aos temas trabalhados, temos, por exemplo: sexualidade, representação, criação e moldes nos quais as mulheres eram direcionadas, formas de resistência, religiosidade, família, trabalho e atuação feminina na política, medicina, estudos psicanalíticos e o quanto eles influenciaram estereótipos, feminilidade, violência e formas usadas para sobreviver e se autoafirmar, mulheres nas artes, literatura, jornalismo, magistério, dentre outros temas.
Sobre a leitura e o quão difícil é a leitura, sinceramente, como é a marca das obras organizadas e escritas por Mary Del Priore, os livros são acessíveis e possuem discussões "simplificadas", mas não simplórias. Enfim, uma excelente indicação para quem deseja iniciar um estudo especializado na temática feminina.

Lari Pontes 25/04/2022

Apaixonada
Pensa em algo que viciei: essa autora e todo o conhecimento que ela tem sobre os costumes do passado no Brasil. É maravilhoso saber como se comportavam homens, mulheres e crianças em uma sociedade tão diferente da nossa com crenças absurdas e outras leis. Vale a pena.

Thais645 03/10/2020

Um livro mais do que necessário
Esse calhamaço reune capítulos de diferentes autoras brasileiras escrevendo uma historia das mulheres brasileiras com recorte temporal e espacial bastante extenso e abrangente.
Lendo esse livro, as deficiências de conteúdo dos cursos de história brasileiros ficaram mais escancaradas. Principalmente, em relação à participação feminina.
Esse livro tira do esquecimento tantas mulheres: indígenas, negras, escritoras, intelectuais, militantes, guerrilheiras, etc. Por quê eu nunca ouvi falar delas na escola? Por que nunca li suas obras nas aulas de literatura?
O mais importante é que o História das Mulheres no Brasil, apesar de extenso, ainda tem linguagem acessível, não é voltado apenas para o público acadêmico.

Ariadne 09/08/2020

Livro super interessante para quem gosta de história. Apesar de longo, não me deparei com nenhum texto maçante, muito pelo contrário. A leitura é muito fluida e permeada de relatos do cotidiano das mais diversas mulheres. Outro ponto que destaco, é que, embora antigo, o livro relata muito bem, como todo livro do tipo deveria ser, acerca da homossexualidade feminina.

Volnei 24/05/2015

História das mulheres no Brasil
Em toda a história da humanidade a mulher é tratada como uma submissa. Este livro vai mostrar de forma clara como a mulher é vista nas mais variadas sociedades. Desde aquelas denominadas como primitivas, como é o caso das índias, como as mais sofisticadas como as europeias A obra traz uma descrição detalhada dos ritos antropofágicos de algumas tribos do Brasil e que importância tem a mulher nessas tarefas de preparo do condenado

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/
Claudinha 12/03/2017minha estante
Vc tem esse livro??

Eu 19/04/2017minha estante
Fala das mulheres no mundo contemporâneo também?