A Guerra do Lanche

A Guerra do Lanche Lourenço Cazarré

Resenhas - A Guerra do Lanche

Gisele.s 17/02/2022

Um bom livro da coleção vaga- lume, coleção essa que já me fez muito feliz e por onde iniciei minhas leituras.

Douglas 23/01/2015

A guerra do lanche
Quando Lourenço Cazarré escreve sobre Cândido, Bolota e Fuzilica, ele conta a história de todos nós.
Isso porque ao narrar as peripécias desses amigos, o autor conta situações que todos nós já vivenciamos em nossos tempos de colégio.

Lourenço aborda temas como: insegurança diante dos primeiros dias de aula, a sensação de estar em um ambiente hostil quando não conhecemos ninguém, os pesadelos e o "frio na barriga" que antecedem um primeiro dia de aula, entre vários temas que todos nós vivemos em nossos tempos de estudantes.

Como não podia deixar de ser, ao abordar um tema escolar, o autor não poderia de fora o assunto bullying.
Aliás a palavra bullying é extremamente recente. No meu tempo de estudante isso existia e nem nome tinha. Nós tínhamos que aguentar e não conseguíamos nem classificar o que estava acontecendo. E claro, tínhamos aquele medo absurdo de contar aos adultos e ser ainda mais ridicularizado.
É claro que este é um assunto sério que deve ser conversado e combatido, mas infelizmente, sempre existiu, existe e continuaria existindo. É uma pena.
Eu acho que todos nós já sofremos, em algum momento, com bullying e, sem ter a devida consciência, já o praticamos também.
Infelizmente este é um assunto que está muito longe de ter um desfecho, isso porque, como o próprio autor diz, a essência dos adolescentes continua igual, por mais que as gerações se sucedam.

Obviamente tudo isso é contado com muito bom humor. É possível se divertir bastante com o "Esquadrão de Defesa da Merenda", grupo formado por alunos para se defender da "Gangue do Lanche", alunos mais velhos que roubam a merenda dos mais novos.

Lourenço Cazarré nos deixa a mensagem que estes são os piores anos da nossa vida. E ele está certo. Porém ele também nos diz que lá na frente, quando nos tornarmos adultos, lembramos que estes anos nos deixaram muitos aprendizados e lembranças.
Concluiremos, com certa nostalgia, que esses anos fizeram com que (em grande maioria) nos tornássemos adultos bons, responsáveis e dedicados em nossas funções, afinal, as experiências que tivemos no passado ajudaram a construir o nosso caráter. E essas as experiências, boas e ruins, nos tornaram um pouco mais sábios, para que agora nós tenhamos o discernimento de sabermos trilhar o nosso próprio caminho e definir nosso destino.

Parabéns ao autor, consegui me identificar com os personagens e lembrar dos meus tempos de estudante. E acima de tudo, me diverti muito com o "Esquadrão de Defesa da Merenda".

Leitura recomendada.

Um abraço e meu respeito a todos.

Laiz 10/02/2020

- eu fui atrás de um dos meus livros favoritos da infância só porque um amigo perguntou se eu lia turma do tigre e coleção vagalume
- achei alguns outros livros da coleção também, eu amava e quase morava na biblioteca da escola

Nicinha 10/01/2021

Uma batalha épica se formará no primeiro ano do ginásio de Cândido. A defensiva dos lanches: calouros contra veteranos. Nessa estória, Cândido conta suas memórias dos tempos de ginásio, a dificuldade da primeira semana de trote. Em um enredo cômico, A guerra do Lanche nos mostra como eram os desafios das aulas de antigamente, que, de modo geral, não difere tanto assim dos de hoje: se enturmar, fazer amigos, estudar e tentar passar nos exames, se livrar dos valentões roubadores de merenda, etc.
Nessa leitura me peguei torcendo, vibrando com cada batalha ganha pelos EDM (Esquadrão de Defesa da Merenda), o nome de guerra escolhido pelos calouros, ri à beça com as aventuras diárias desses meninos. E, por fim, me senti nostálgica da minha época de Ensino Fundamental, lembrar das preocupações infantis, das tretas, das brincadeiras... Eh, a idade vem chegando e a gente só percebe quando olha para trás e recorda desses momentos com saudades.

Rafael Borlone 27/08/2009

A guerra do lanche (ainda emconstrução)
Eu qeria escolher um livro que falasse um pouco sobre os alunos e a escola.
Por isso escolhi "A guerra do lanche" eu pretendo analizar os conflitos vividos.
O autor é o Gaucho Lourenço Cazarré que já escreveu aproximadamente 30 livros e a maioria infanto-juvenil
O livro se resume num menino chamado Cândido que passou para o ginásio.
Na sua primeira semana, mais conhecida como semana do trote, Cãndido teve que passar por corredores poloneses e aguentar os veteranos fazendo piadas sobre eles.
Os veteranos e os repetentes faziam oque queriam, roubavam os lanches e já que era a semana do trote Cândido não podia falar ou fazer nada.
Após a semana do trote, os roubos e piadinha não acabaram.
Então Cândido resolveu se unir com seus amigos e outros alunos que tambem eram vítima soara fazerrem uma estratégia.
Eles começaram a esconder os lanches.
Após esses fatos começou a guerra do lanche.
Mas um dia essa guerra teve fim.Bolota que era o mais medroso deu ima de herói.Aliou-se com os veteranos e com os repetentes para esconder os materiais de Bedel na pasta dos veteranos e repetentes e avisou o inspetor.
Eu adorei o livro achei muito engraça e fácil de ler.

Bieel 03/09/2009minha estante
Amigo, achei sua resenha nmtoa

YYY 13/10/2011minha estante
odeio ler

Ric Simões 04/09/2010

Viva à minha pré-adolescencia
Foi o primeiro livro que minha professora me obrigou a ler!

Desde entao, nao parei mais!

kauan 17/04/2017

A guerra do lanche
Eu gostei porque ele conta sobre a história dele quando era criança e sofria bullying, mas com o passar do tempo foi se saindo muito bem na nova escola.Ele conta que batiam nele e os grandes podiam fazer o que quisessem com os novatos, tinha vários professores,mas tinha alguns que ele não gostava. Ele teve que andar quilômetros para chegar à escola tinha que pegar dois ônibus e andar muito. Não me arrependi de ler o livro.

Suicune 22/04/2019

A Guerra do Lanche
Este é um livro muito gostoso de se ler. Enquanto acompanhava as aventuras de Cândido, lembrava de minhas próprias aventuras na época do ensino fundamental.

Jorge 10/05/2019

Se o objetivo aqui era ser divertido, falhou miseravelmente.
Mais um livro que faz parte da clássica coleção vaga-lume da editora atica, coleção que estou me propondo a ler todos os volumes que a compõe. A Guerra do Lanche foi lançado em 1997 e recebeu uma edição nova e revista pelo autor em 2016, mas, apesar dos esforços, continuou muito datado na minha opinião.

Em vários momentos do livro, o autor destaca que a escola que serve de cenário para essa história é uma escola de “outro tempo”. Não por acaso essa é uma informação importante, sobretudo por se tratar de um livro de memórias escolares desse autor. Memórias que recuperam uma época onde a conduta dos professores era mais rígida e o bullying praticado entre os alunos do ensino fundamental era encarada por eles de uma forma quase natural.

Segundo o escritor, a Guerra do Lanche retratada nesse livro de fato aconteceu, talvez não exatamente igual, com todos os absurdos aqui retratados, mas aconteceu. Há muita crueldade nesse livro, tanto com os personagens que se dizem do lado do bem, quanto das personagens do lado do mal;. Não são simples peripécias de crianças arteiras, são praticas maldosas, dignas de expulsão, o que não acontece em nenhum momento. Há cena de envenenamento, trotes, armadilhas e alguns dentes quebrados. Nenhuma criança do livro é retratada pelo nome de batismo, todas são apelidadas, sendo que a maioria dos apelidos estão relacionadas as suas características físicas, Japonesona, Bolota, Papagaio… Tudo de muito mau gosto e bastante inadequado se analisado friamente. É uma história que eu quero esquecer. Não recomendo.

Siqueira 31/08/2020

Muito engraçado
Os três personagens principais são muito engraçado, ótimo leitura

Jejé 05/04/2024

Livro juvenil, ótimo para crianças que estão iniciando no mundo da leitura. Ri mais do que esperava. Bateu uma saudade de ser criança.