As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

baobao 28/03/2024

Só livro bom, que isso?
Eu simplesmente DEVOREI esse livro. Além de ser menor que o primeiro, ele tem alguns aspectos que me atraíram mais a atenção. A parte do Pippin e Mery em Fangorn, a volta de Gandalf e as batalhas de nosso trio preferido, Aragorn, Legolas s Gimli com o Rei Théoden e sua gente.

Como é Senhor dos Anéis, se torna impossível esperar menos de qualquer livro da trilogia. Uma história riquíssima, bem narrada e instigante.

Confesso, de acordo com a excelência do livro, um ponto que achei interessante no filme foi adaptado um pouco diferente. A relação de Frodo e Sam. No livro, não sinto a mesma angústia que sinto nos filmes, do anel mudando a relação deles. Isso é algo que, por mais que me deixa imensamente chateada nos filmes, trás uma sensação mais forte em relação ao Frodo e seu fardo.

Muito em breve começarei a leitura do terceiro, portanto esse aspecto pode acompanhar o caminho do filme de qualquer jeito, mas ainda é um pouco que me chamou a atenção.

E é claro, a única coisa que senti falta foram dos Elfos. Sou a mais suspeita para falar de Elfos, já que eu adoro qualquer fração que eles aparecem. Essa é a única coisa que eu realmente sinto falta do primeiro livro.

Uma leitura digna de cinco estrelas, assim como o primeiro.

Lua 27/03/2024

Um belíssimo capítulo dessa magnífica aventura, temos as belas paisagens e personagens cada vez mais fortes e determinados.

Lucas.Piccin 26/03/2024

Obra de arte
As duas partes do livros são de tirar o fôlego! O primeiro traz uma leve pincelada sobre os personagens, neste segundo você já começa a ter seus preferidos e os preteridos e entender a personalidade, e uma aventura e tanto!

Fica a mesma ressalva de sempre; extremamente descritivo e extremamente desgastante fora dos momentos de ação

Luvale 25/03/2024

Eu continuo cada vez mais apaixonado pela magia e ambientação da Terra Média. Todos os lugares incríveis, os povos, magias, histórias e personagens icônicos me fazem entender a grandiosidade e importância da obra para o cenário da Alta Fantasia atual. Esse segundo livro conseguiu manter o nível do primeiro, trazendo cenas muito boas e um significativo progresso na jornada dos personagens rumo ao fim de seus caminhos.

Ainda acredito que essa série não seja para todos os públicos, devido às suas carregadas descrições, desenvolvimento lento e enredo relativamente denso. Esse segundo livro continua na mesma proposta, porém, como já estamos mais entrosados e dentro do universo, acaba sendo mais fácil de se ambientar do que o primeiro.

O livro é dividido em duas partes que seguem núcleos distintos, proporcionando um gigantesco crescimento para vários personagens, além do acréscimo de vários outros. É significativamente mais lento que o primeiro, que cobriu uma parte muito maior e mais cheia de acontecimentos, porém traz etapas importantes e pistas sobre o desfecho da saga e o papel que cada personagem vai desempenhar.

Primeiro, logo após o final do volume anterior e a dissolução da Sociedade do Anel, seguimos Aragorn, Legolas e Gimli, que estão à procura de Merry e Pippin, que se enredam em tramas envolvendo Orcs e Ents. Tudo isso envolto em muitas subtramas que dizem respeito ao mundo dos homens. Em paralelo, Frodo e Sam se aproximam ainda mais de Mordor e acabam cruzando seus caminhos com Gollum, que vai fazer de tudo para reaver o Um Anel.

Achei o livro um pouco arrastado demais no início, com muito pouco progresso na história geral, mas mesmo assim cheio de desenvolvimento do universo. Queria muito ver o que aconteceu com Frodo e Sam, que só é mostrado na segunda parte, porém gostei muito de ver a jornada em busca dos Hobbits, conhecer mais sobre os Ents e acompanhar a investida contra Isengard e Saruman. Amei a volta do meu personagem favorito, Gandalf, e tudo fica muito mais claro do que nos filmes. Entendi muitas coisas e gostei ainda mais dos personagens que já conhecia e dos novos, principalmente do povo de Rohan.

A segunda parte foi de longe a minha favorita, com Frodo sentindo o peso do Um Anel enquanto tenta dar o máximo de si para cumprir a tarefa que recebeu. Sam tem um crescimento absurdo e se mostra muito capaz e perspicaz, ao mesmo tempo em que vemos a ambiguidade de Gollum, e Tolkien nos faz amar e odiar um dos antagonistas. O final é emblemático e tem uma cena frenética que acaba com um grande ponto de interrogação, deixando muitas coisas no ar e elevando as expectativas. Gostei muito do livro e, mesmo sabendo do final, uma vez que já vi os filmes, quero entender as minúcias e me aprofundar nessa jornada.

Elizabeth.Woolridg 23/03/2024

O Senhor dos Anéis
Os momentos do Sam e do Frodo nesse livro? amo a trilogia, uma leitura muito agradável, detalhada e complexa

eduarda2418 23/03/2024

5??
Gostei bastante, estou gostando de todo esse universo, a escrita do Tolkien não é das mais fáceis de se ler, mas toda a história é bem cativante.
Gosto dos personagens e de como eles são inseridos na história, todos têm uma história bem estruturada.

Eduardo 23/03/2024

Finalmente consegui terminar! O ritmo é lento nos primeiros capítulos, o que fez a leitura demorar a engrenar. Porém logo melhora, à medida que o Tolkien começa a desenvolver e a se focar mais em outras nuances da história.

Diversos personagens ganham personalidade e outros ganham melhor desenvolvimento, se tornando muito mais interessantes do que em ASDA (mas eu não acho que o professor tenha acertado o tom para todos); momentos específicos da história, que mesmo não sendo importante para a demanda, são excelentes por trazerem um ponto de vista e um desenvolvimento de determinadas partes da história, mundo, ou mesmo dos seres deste mundo ( o capítulo focado nos orques é ótimo); até mesmo a parte do Frodo e do Sam, que eu achei que seria a mais chata, se mostrou a melhor de todas, com toda a questão do gollum, o sentimento de desesperança de um final feliz, mesmo que cumprindo a missão, além de toda a descrição do território de Gondor, tomado pelo inimigo, e de Mordor.

O final do livro se mostra extremamente dramático e empolgante - e eu gostaria muito de saber qual foi a reação das pessoas ao que acontece nele, numa época antes dos filmes.

A nota só não é maior pelo fato de que o livro ainda sofre muito com as longas descrições das trilhas e cenários, que tornam, principalmente os capítulos iniciais, muito lentos. Mas ainda assim foi uma ótima leitura, melhorando muito em relação ao primeiro.

Marcos774 23/03/2024

Maravilhoso
Gostei muito mais desse segundo livro do que do primeiro. Acho que pelo fato de você já está mais familiarizado com o universo, isso facilita mais a leitura. Esse segundo livro tem mais ação e isso ajuda muito também.

Os personagens são incríveis, todos eles. É impressionante como Tolkien consegue fazer você gostar de todos os personagens da obra, até mesmo dos vilões.

A narrativa tem um ritmo muito bom e a história se desenvolve numa velocidade que a torna muito rica em detalhes. Eu achava que esse excesso de descrição do Tolkien fosse um defeito, mas agora vejo que é sua maior qualidade.

vazecho 22/03/2024

Resenha - Duas Torres
O segundo livro da trilogia Senhor dos Anéis apesar de continuar muito bem escrito, é muito arrastado. Por muitos momentos é enjoativo ler denovo e denovo tudo sobre a viagem a pé dos personagens. Apesar disso acontecer em Sociedade do Anel, lá as viagens por centenas de milhas eram mais recheadas de acontecimentos, enquanto aqui mais de metade do livro narra somente como os personagens percorreram campos, pântanos, florestas, montanhas e bosques, o que se torna muito repetitivo. Apesar disso, os acontecimentos realmente relevantes adicionam muito à narrativa da série.

Urlwes 22/03/2024

Que continuação magnífica.
Tolkien nesse livro consegue descrever as batalhas de uma forma incrível, difícil até de imaginar a riqueza de detalhes.
O que falar das amizades que foram mais desenvolvidas nesse livro, Sam e Frodo o exemplo de companheirismo, Gimli e Legolas, apesar de todas as suas diferenças e rixas se tornaram companheiros para vida.
E Gandalf voltando das cinzas, explicando toda sua transformação, enfim.
Incrível!

Camilla296 22/03/2024

Honestamente, eu não tenho palavras pra descrever esse livro e imagino que vá piorar no próximo que é o meu favorito. Amo a construção desse universo e desses personagens. A única coisa que eu, particularmente, não gosto muito é como ele divide para mostrar o que está acontecendo tanto com Frodo quanto com o resto da Comitiva. Mas isso também é facilmente deixado de lado pela maestria de Tolkien.

Jorge.Raitz 21/03/2024

Um livro um pouco enrolado, que detalha muito a parte que estão atravessando a montanha, mas a riqueza de detalhes faz com que isso não seja chato, livro muito bom!

Wasp 20/03/2024

Poxa Saruman, nmrl, tu tinha tudo pra ser o melhor daí mas não.

Então, mal esperando pra ler o 3, uma visão totalmente diferente principalmente em relação ao Frodo, gostei muito mais dele e das atitudes, da força e do conhecimento, sem dúvidas merecedor de carregar tal fardo, algumas partes chegam a ser mais emocionantes que no filme e cenas essenciais para o desenvolvimento da história, a Laracna se lascooooooouuuuuuuu.
Amo meus meninos, vamos para o próximo...

Gabas10 19/03/2024

A jornada continua
O livro é uma continuação direta do primeiro livro, começando onde terminou a sociedade do anel, a história é dívida em duas partes, uma parte focada no Aragorn e os outros membros da sociedade, a outra parte é focada no Frodo e Sam. O começo do livro é muito chato, quase abandonei leitura mas a partir da metade do livro a história vai melhorando muito e se tornado até melhor que o primeiro. Se você gostou do primeiro, provavelmente vai gostar desse livro.