Star Wars: Phasma

Star Wars: Phasma Delilah S. Dawson

Resenhas - Star Wars: Phasma

Fabio.Chagas 11/07/2021

Me prendeu do início ao fim ?
Capitã Phasma, a misteriosa líder cromada dos stormtroopers da Primeira Ordem, foi um dos mistérios mais duradouros de O Despertar da Força, embora não seja um dos mistérios centrais do filme. Com grande parte dos próximos filmes dedicados a Rey, Finn, Poe e Kylo, houve pouco espaço para explorar Phasma de qualquer maneira realmente satisfatória na tela grande.

Felizmente, Star Wars: Phasma não apenas nos dá muitas respostas sobre quem é Phasma e de onde ela vem, mas também nos dá uma visão intrigante do funcionamento interno da Primeira Ordem.

Ocorrendo alguns anos antes de O Despertar da Força, Dawson cria dois contos divertidos e envolventes separados por 12 anos, que revelam e fortalecem a presença temível da capitã que os filmes não foram capazes de fazer.

No presente do livro, seguimos a espiã da resistência Vi Moradi, quando ela é capturada pela Primeira Ordem e levada para interrogatório nas mãos do Capitão Cardeal, um rival da capitã Phasma. No passado, conta-se uma história sobre Phasma em seu planeta natal, Parnassos, e como sua jornada para fora do mundo envolve Brendol Hux, pai de Armitage Hux e criador do programa stormtrooper da Primeira Ordem.

Ambos períodos oferecem narrativas envolventes que o manterão virando a página. Tudo isso é possível graças aos escritos de Dawson, que têm um domínio da prosa que faz com que até o óbvio de declarações ou momentos pareça surpreendente ou agradável de ler, enquanto suas caracterizações produzem pontos de vista atraentes e diferenciados, independentemente das lealdades de um personagem.

Embora seja possível que a história que Vi conte a Cardeal possa ser falsa, ela parece muito real e se encaixa no tipo de personalidade que vimos da personagem, mesmo nas breves aparições na tela. Contando uma história de sua juventude, crescendo em um mundo árido e desolado, e seu eventual encontro com Brendol Hux, o então líder da Primeira Ordem, Vi é capaz de lançar muita luz sobre o personagem.

Com uma história que parece tão Mad Max quanto Star Wars (e não é surpresa saber que as trilhas sonoras que a autora ouviu ao escrever o livro consistiam em Star Wars e Estrada da Fúria), vemos um lado do universo de Star Wars que muitas vezes sentimos falta. Uma história primitiva e brutal, uma civilização lutando pela sobrevivência, entre si por qualquer recurso, parece menos uma história de Star Wars e mais um conto pós-apocaliptico. Destaque inclusive para uma sequência bizarra em uma fábrica de droides abandonada, louvado sejam os criadores!

Star Wars: Phasma desenvolve profundamente a história de fundo de um dos personagens mais intrigantes e impressionantes visualmente da nova trilogia, além de explicar muito sobre o funcionamento interno das forças armadas da Primeira Ordem. Embora a história se arraste um pouco no meio, ela contém ação, mistério e caracterização suficientes para que você queira aprender mais e mais até as últimas páginas.

Mah 03/09/2023

Desnecessariamente longo
Dava pra ter sido bem menor, achei algumas partes apenas "enrolation" pra dar mais páginas.

Mas no geral é bem interessante, gostei muito da montagem da história.

Saulo Barreto 07/04/2020

Ótimo livro
Apesar de um livro de Scifi como Star Wars sempre foi, este também traz bastante reflexões sobre a vida é. A frivolidade da população de Arratu quanto as mortes ou possíveis mortes na arena de combate só nos remete a crítica do pão e circo.
Phasma é um conto que nos mostra a origem da grande Capitã da Primeira Ordem. Aqui conhecemos como ela chegou à PO e o que passou e fez até lá chegar.
Personagens extremamente fortes são construídos neste conto e que irei lembrar sempre deles. Não vi gordura no conto.
Muitas coisas me impressionam, até mesmo quando SIV está com o bebê no ventre e pensa, já como uma mãe, que prefere ver o filho nascer à usar um detraxor nele e continuar defendendo seu povo. Já nos traz a transformação da mulher para mãe.
Algumas coisas ainda ficam em aberto e não sei se serão respondidas em outros contos. Será que a origem dos Scyres é realmente do mar dos Sirenas? Saberemos de fato o que ocorreu como planeta ou a explicação do VROD é oficial?

Phasma nos mostra esta forte guerreira e como ela foi formada. E me deixa ainda mais triste de como ela não foi aproveitada na nova trilogia do cinema.

Fabricio268 01/01/2021

Somente para fãs de Star Wars
Início bem promissor, continuando empolgante até um pouco mais do meio do livro. O final de tornou meio cansativo e até mesmo forçado em algumas situações. Um livro que deverá agradar muito os fãs de Star Wars.

Luiz595 08/08/2023

Anti-Heroismo, por mais personagens assim
Depois de terminar o livro eu percebi que a capa e contra capa esboçam exatamente sobre o que é a história: Violência, dominância, guerra e princípios.

Phasma é uma personagem muito bem desenvolvida, com uma moralidade ambígua, princípios muito bem concretizados e voltados à sobrevivência. Tudo o que ela conhece é hostilidade, agressividade, poder.

O livro tem uma estrutura de narração muito bem montada, estilo "The Usual Suspects" onde uma espiã da resistência é interrogada e precisa contar uma história pra nós.

Star Wars sempre foi muito infantil quanto a violência, nunca assisti nenhum filme que explorasse o mundo criado na franquia em seus piores lados, os piores desastres que poderiam acontecer a alguém.

Esse livro faz isso com atos bem importantes, colocou uma pulga atrás da minha orelha e usou da ficção científica de um jeito chocante.

Apesar de ter algumas conveniências de roteiro, principalmente nos atos finais, eu fiquei muito satisfeito em acompanhar essa personagem que é tão secundária nessa trilogia da Disney.

O final é empolgante, o começo é intrigante, o desenvolvimento te causa curiosidade pra saber como ela se fez o soldado brutal de hoje.

A forma com que todos os outros personagens discutem sobre a Phasma, contam histórias e vão moldando a imagem dela a partir de seus próprios julgamentos só corroboram para essa imagem de lenda que ela passa.

É bastante semelhante com John Wick nesse quesito, onde todos tem a consciência que essa personagem é foda, e fazem questão de te explicar o porquê.

Mais personagens ambíguos precisam ser criados, eles tem uma aura de liberdade e quebra de regras bastante cativante a princípio, e eu gostei de ter isso num universo que gosto.

Eles precisam urgentemente criar uma obra voltada ao horror no universo de Star Wars.

Burity 11/06/2023

Uma interessante expansão auto contida
A personagem em si nunca me cativou, mas o livro faz uma viagem interessante sobre a perspective do Individuo dentro deste universo. Phasma em si não é tão relavante Quanto Tudo que a cerca e constitui a superfície do que vemos nos filmes. Ja li o quadrinho sobre phasma após os ocorridos da trilogia Rey e gostei. Já era possível entender um pouco do que motiva ela, mas a autora abre alguns horizontes interessantes de temas que as vezes falamos como fãs sobre o que motiva os vilões.

hibernarrd 06/12/2021

Mad Max no universo Star Wars
Recentemente, as obras audiovisuais de Star Wars têm me desagradado bastante. É notável a extrema dificuldade da Lucasfilm de se distanciar dos elementos estabelecidos na trilogia de 40 anos atrás, sempre envolvendo cavaleiros Jedi e a família Skywalker. Porém quando olhamos para os livros e HQs, é possível ver uma variedade muito maior, e Phasma é a maior prova disso.

Começando pelo clima do livro, ele é totalmente diferente de qualquer coisa já vista no universo Star Wars. A violência é crua e brutal, o planeta Parnassos é um ambiente pós-apocalíptico que parece fazer de tudo para matar todos os seus habitantes. Pela primeira vez depois de muito tempo, realmente senti que aquilo era um planeta e não apenas uma cidade cercada por um grande nada (como é visto na maioria das vezes nos filmes). As criticas sociais também são muito ricas, mostrando uma sociedade abandonada por aqueles que juraram prosperidade através da tão perigosa tecnologia.

Quanto aos personagens, eles são fantásticos (e nem estou falando de Phasma ainda)! Siv é a personagens que acompanhamos pela maior parte, vendo sua visão sobre a misteriosa Phasma no maior estilo Sherlock Holmes e Moby Dick. Os Scyre são incríveis, uma tribo com costumes e uma cultura que mostra o que eles precisam fazer para sobreviver ao ambiente hostil de Parnassos, que para o resto da galáxia são considerados barbaridade. Brendol Hux é frio e sem empatia, claramente se sentindo superior a todo aquele povo primitivo. O capitão Cardeal é uma ótima prova da manipulação da Primeira Ordem, com referências claras à juventude hitlerista.

Agora, quanto à personagem que da nome ao livro, algo muito especial foi feito. Muito se reclama da falta de desenvolvimento dela nos filmes, o argumento do diretor Rian Johnson é de que já haviam personagens demais para serem explorados, e eu concordo totalmente com isso. Vários personagens passaram pelos filmes de Star Wars sem desenvolvimento, tendo isso apenas no universo expandido, como Boba Fett, Darth Maul e General Grievous. Phasma não é diferente disso, e o livro explora seu arco para se tornar uma pessoa que faz de tudo pela própria sobrevivência, passando por cima de qualquer um que a atrapalhe, algo que é visto até em seus poucos momentos nos filmes.

Por fim, Star Wars: Phasma é uma das melhores histórias do universo Star Wars, diferente de tudo já visto mas ainda assim com a alma da saga de uma galáxia muito muito distante.

Gian 19/05/2023

Uma das mais antigas e inclementes oficiais da primeira ordem, a capitã Phasma conta com a aprovação de seus superiores, o respeito de seus colegas e o terror de seus inimigos. Porém, apesar de seu renoma, Phasma continua tão enigmática quanto a expressão impassível de seu reluzente capacete cromado.
Agora, um adversário está determinado a desenterrar sua história misteriosa - e a expor um segredo que ela guarda com o mesmo zelo e brutalidade com que serve seus mestres.

matt!!! 12/12/2023

[8/10] NAO ACREDITO QUE EU IA VENDER ISSO
Comprei esse livro já fazia um tempo pq tava uns 20 conto e eu tava assistindo a saga de novo. depois de uns 4 meses q comprei o livro, vi q não tinha lido ele e tava com uma preguiça imensa de começar, pensei até em vender ele pra os meus amigo nerdola, só q daí pra eu não me arrepender, resolvi ler ele.
MEUS AMIGOS, QUE LIVRO
realmente ele te prende do início ao fim, olha q a phasma nem recebe tanta atenção nos filmes

Lucas Rey 17/08/2020

O melhor livro de personagem.
O livro é empolgante e faz com que você tenha curiosidade de ler mais e mais sobre a história da personagem. Embora ele seja narrado com alternância entre passado e presente, a história principal se dá no passado, mais precisamente 10 anos antes dos acontecimentos de "O Despertar da Força".

A minha maior birra com livros desse tipo é que geralmente não contam a origem do personagem, mas sim apenas o colocam em alguma missão no passado; porém não é o caso deste livro. A origem de Phasma não só bem explicada como também são detalhadas algumas curiosidades sobre ela que te faz a entender mais e enxergá-la com outros olhos ao rever os filmes.

Phasma se mostra uma personagem interessantíssima (uma pena ela não ter sido tão bem aproveitada nos filmes). Vale muito a pena pra quem tem curiosidade sobre a personagem.

Gabriel.Coura 19/11/2020

Não parece, mas é Star Wars
É um livro muito bom! Ele é diferente daquilo que se espera de uma história situada no universo Star Wars. Não há referências à família Skywalker, Jedi ou Sith. A história realmente gira entorno da Phasma e sua origem, contando os motivos de suas decisões e como ela saiu da pobreza para um dos altos cargos da Primeira Ordem. O passado da Phasma se passa no seu planeta natal, Parnassos, que é totalmente inóspito. A narração da história é muito fluida e gostosa de ler. Ao terminar o livro, eu fiquei satisfeito pela excelente leitura, porém triste por não ter tido o reconhecimento merecido da personagem no cinema (porém penso que daria uma ótima minissérie estilo The Mandalorian).

abnerlobo 12/08/2023

É muito legal conhecer mais a grande capitã Phasma... Ela é uma baita personagem e sua construção, feita por Delilah Dawson é incrível!

Explica pq na trilogia sequel ela sequer tira a máscara e tudo... A única tristeza é que ela foi muito mal aproveitada nos EPS 7, 8 e 9 de Star Wars.
tirinhadepeixecomcreme 03/02/2024minha estante
Passei o livro todo lendo e pensando "que maneiro ela superar isso pra no final literalmente ser jogada no lixo"

abnerlobo 03/02/2024minha estante
Siiim. Uma grande tristeza

Alex 30/11/2022

A origem da capitã phasma, de onde veio, e como chegou a sua posição, bom para matar a curiosidade de pessoas que só assistiram os filmes como eu, além de apresentar bem a personagem, sua personalidade e ambições.