ANOREXIA E DESEJO MIMÉTICO

ANOREXIA E DESEJO MIMÉTICO René Girard

Resenhas - ANOREXIA E DESEJO MIMÉTICO

Gustavo 07/01/2019

Cultura anoréxica
A aplicação feita por Girard de sua teoria mimetica ao fenômeno dos distúrbios alimentares na cultura ocidental moderna e pós-moderna lança nova luz ao mesmo. Superando distinções conceituais infrutíferas e acompanhando as novas mudanças sociais (crescente secularismo e fragmentação da família, por exemplo), propõe-nos uma lente que põe em xeque o fenômeno, tanto como se apresenta em nossa cultura, quanto se apresenta em nós mesmos. Sustenta de forma profunda e com uma escrita clara e acessível sua crítica em relação à base comum de tais distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), pautando-se na teoria de construção mimetica do desejo. O livro traz excelentes artigos de apresentação, dos quais destaco a introdução de Mark R. Anspach sobre "a anorexia e o espírito de nosso tempo", que ajudam à quem é pouco familiarizado com a teoria mimetica de Girard, como é o meu caso.