No Mundo dos Cavaleiros e Dragões

No Mundo dos Cavaleiros e Dragões Leandro Reis (Radrak)...

Resenhas - No Mundo dos Cavaleiros e Dragões

Angel* 05/05/2010

Há contos e contos...
“Historicamente o Brasil não teve Idade Média: as Grandes Navegações, que levaram ao descobrimento das terras brasilis, marcam o início da Idade Moderna. Os homens destemidos que tomaram parte nessas aventuras, porém, trouxeram em mãos um pedaço dela para nós, e não pudemos escapar ao fascínio que despertam os reis e rainhas, príncipes e princesas, bruxas, dragões e cavaleiros de armadura reluzente.” [Primeiro parágrafo do Prefácio escrito por Regina Drummond].

Toda coletânea tem contos e contos. Alguns encantam e outros, nem tanto. Essa coletânea de contos épicos e contemporâneos sob a organização de Ademir Pascale me surpreendeu pela qualidade, todos me agradaram muito e alguns me agradaram além da conta.

Destaque para a escritora Joyce de Freitas Ramos, 17 anos, estudante do curso de História que publicou seu primeiro trabalho Uma Marca na História. Apesar de ser filha da querida Simone Marques mostrou em sua estreia que tem estilo próprio.

Também estão presentes nesse livro alguns escritores que admiro:

- Simone O. Marques, com o conto O Ovo do Dragão que, como todas as suas obras, é fantástico!

- Rafael Azeredo, com o conto Começo do Fim cuja história achei muito criativa e muito bem escrita.

- Rober Pinheiro, com o conto Metal Contra as Nuvens: adorei o título e a história.

- Leandro Reis, com o conto Olhos de Herói muito lindo!

Recomendo! :)

Dominique 03/07/2010

Um mundo mágico povoado pelas mais belas criaturas: Dragões!

Um livro de contos organizado por Ademir Pascale e que reúne diversos autores nacionais, alguns conhecidos por suas obras e outros iniciando sua célebre carreira literária. Aventura, ação e emoção em 24 contos muito bem selecionados.

Você consegue imaginar o mundo mágico sem a figura imponente e poderosa que é um dragão? Eu não! "No mundo dos cavaleiros e dragões" os "contistas" trazem o velho e o novo paradigma da figura esbelta e selvagem que é um dragão. Velho porque nas histórias antigas, ele sempre é narrado fazendo parte da orda do mal, enquanto, que no modelo novo, o dragão é caracterizado como selvagem sim, mas também amável, brincalhão e até simpático.

Alternando os contos entre épicos e contemporâneos, os autores esbajaram em criatividade e linguagem poética, muitos utilizando-se de palavras rebuscadas para compor o texto, acrescentando um ar povoado de mistério e magia. Princesas, bruxas, feiticeiros, cavaleiros e dragões, muita magia! A cada conto você se surpreende com a capacidade dos autores em criar uma história mais deliciosa que outra e que quando acaba fica com gostinho de quero mais.

É impossível eu falar de cada conto que li, porém posso citar os que mais fizeram eu desejar que houvesse mais páginas ou uma continuação. Alguns contos, inclusive, me fizeram ficar sem fôlego, ora de raiva, ora de adrenalina. Um dos ítens que me aborreceu muito, foi que por eu gostar muito de dragões, não estava preparada para ler sobre tantas batalhas sangrentas onde quem saía perdendo ocasionalmente era o pobre animal. Houve um conto que me horrorizou totalmente, onde um cavaleiro, corta as asas do dragão e cega seus olhos. Vocês não imaginam minha indignação... Eu acostumada com a Saphira, de "Eragon", que é um amor ou com a sorridente? Baguela de "Como treinar seu dragão", assistir tanta matança doeu-me o coração.

As características dos dragões alternam-se conforme os contos, em alguns são malvados e destruidores, outros são heróis e amigos dos humanos. Os cavaleiros por si também não são diferentes, alguns em busca de poder e glória, outros apenas desejando proteger suas famílias e cidade.

Não vou dizer para vocês que gostei de todos os contos, porque eu não gostei. A qualidade da escrita é inerente a todos, mas o enredo de algumas histórias simplesmente não me conquistou. Somente citei 5, mas gostei de muitos outros contos onde o amor, o ódio, a vingança e até mesmo a rendeção entrelançam-se de tal forma que em alguns momentos tornam-se apenas uma.

Meus contos preferidos foram:

* Os dragões das Terras de Lhu, de Duda Falcão - Muito inteligente!

* Metal sobre as nuvens, Rober Pinheiro - Que conto foi esse? Fez-me prender a respiração!

* Fing e o Dragão de Amberdor, Hugo Venancio - Maravilhoso!

* Sob a armadura, Alícia Azevedo - Amei o final!

* Cavaleiros da Luz, Luiz Ehlers - Sensacional!

Enfim, é um livro que indico com certeza. Mais uma vez a literatura nacional me surpreende e isso é muito bom. Sinto em saber que é um livro de contos, muitos com apenas 3 ou 4 páginas, quer dizer, quando você já estava no ritmo e com a adrenalina correndo solta nas veias, acabava. Mas tudo bem! Minha próxima parada é procurar saber se os autores dos contos que amei tem livros publicados. ;-)

Marcinhow 09/10/2010

No Mundo Dos Cavaleiros e Dragões é uma coletânea de contos sobre a era medieval, da qual o Brasil não fez parte, mas isso não nos impede de ser apaixonados por essa era incrível, que despertou a imaginação de pessoas do mundo todo.
Como é um livro de contos, e os contos são todos curtinhos, não dá para resenhar todos, vou apenas falar um pouco dos contos que mais gostei...

Para continuar lendo, acesse:

luquinha 12/07/2011

No Mundo dos Cavaleiros e Dragões

Cristiano Rosa 24/06/2012

Diário CT: No Mundo dos Cavaleiros e Dragões
Quando se lê uma antologia, deve-se esperar muitas coisas, como contos bons e contos nem tão bons. O leitor desse tipo de volume tem que ter a consciência de que foram muitas mãos que o escreveram, muitos ideais e pensamentos diferentes, apesar de um mesmo tema gerador das narrativas. Com No Mundo dos Cavaleiros e Dragões, é isso que acontece. Porém não encaro isso como algo ruim, pois é a diversidade literária dentro de uma mesma obra.

O livro, publicado em abril de 2010 pela Editora All Print, foi organizado por Ademir Pascale e conta com produções de 23 autores diferentes, distribuídas nas 140 páginas do volume. Tem prefácio de Regina Drummond e como convidados Leandro Reis e Rober Pinheiro.

Os demais participantes são: Evandro Guerra, Duda Falcão, Almir Pascale, Pedro Moreno, Hugo Venancio, Joyce de Freitas Ramos, Felipe Pierantoni, Bethânia Pires Amaro, O. A. Secatto, Dione Mara Souto da Rosa, Miriam Santiago, Luiz Ehlers, Mariana Albuquerque, F. Fernandes, Cesar Alcázar, André Schuck Paim, Alícia Azevedo, Vinicios Carlos Vieira, Rafael Azeredo, Edmar Souza Júnior e Simone O. Marques.

Ao longo da leitura dos contos, fui fazendo pequenas anotações para escrever esta resenha, no intuito de comentar, mesmo que indiretamente, características de todos os contos presentes na obra. Foram muitas notas de vários aspectos: lugares, personagens, valores… e tudo mais que achei que merecia destaque.

Os cenários das narrativas, construídas em 1ª e 3ª pessoas e que variam de aventuras, dramas, romances e suspenses, são diversificados: pântanos, florestas, cavernas, savanas, reinos, montanhas, acampamentos, fortalezas, vales, praias, templos. Os personagens vão além de cavaleiros: crianças, caçadores, feiticeiras, reis, rainhas, princesas, demônios, arqueiros, conselheiros, guerreiros, ladrões, sacerdotisas, salteadores, soldados, padres, camponeses.

Assim como também não é só o dragão a criatura mágica. Ao lado dele, estão elfos, gigantes, minotauros, anões, lobisomens, vampiros, orcs. Os cavaleiros são novos e velhos, com suas armaduras e espadas, derramam sangue e defendem suas terras, ora ao lado de seus dragões, ora contra eles. Dragões matam e são mortos, são protagonistas e coadjuvantes, cospem fogo, voam com suas grandes asas, são alados ou exilados, marítimos e coloridos.

Nos contos dessa antologia, os répteis gigantes, que por vezes duelam entre si, são lendas que encantam e, ao mesmo tempo, criaturas fontes de terror. Mas como o assunto do livro são é só dragões, tem contos que eles nem aparecem, e é o cavaleiro que predomina a história. Em muitos, é interessante observar a relação entre cavaleiros e dragões e os muitos sentimentos e temas que eles envolvem, como coragem, ciúmes, desejos, julgamentos, solidariedade, lutas, magia, aprendizados, conhecimento, poder, vingança, tirania, etc.

As narrativas – ambientadas no passado, presente e até mesmo futuro – variam entre leves e mais densas, algumas mais encantadoras e outras mais repetitivas. Aliás, são 23 contos de um mesmo mote, porém não dá para enjoar totalmente do assunto. As histórias são variadas, estilos diferentes, bem o que comentei lá no início da resenha, então não cansam o leitor com uma mesmice de senso comum.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=16534

Lívia 29/08/2012

Apenas 8 de 23
De 23 contos, apenas 8 me agradaram de verdade. Mas, é meu gosto que entra em vigor aqui, embora um conto ou outro tenha sido de total incompreensão pela tentativa de escrita difícil que, ao fim, não quis dizer muita coisa.

Os contos que me agradaram - na sequência que se apresentam no livro - foram:

- O Senhor do Escuro (Bethânia Pires Amaro)
- O Cavaleiro do Tempo (Miriam Santiago)
- Cavaleiros da Luz (Luiz Ehlers)
- Mordred (Cesar Alcázar)
- Orc (André Shurck Paim)
- Sob a Armadura (Alícia Azevedo)
- O Ovo do Dragão (Simone O. Marques)
- Olhos de Herói (Leandro Reis)