O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Biblioteca Álvaro Guerra 13/11/2019

O "Retorno do Rei" é o ótimo encerramento de uma Trilogia que conquistou meu coração. Na minha opinião, a saga de "O Senhor dos Anéis" merece toda a fama que tem. Tolkien soube como poucos criar um mundo fantástico, e personagens apaixonantes. A leitura de seus livros nos transporta para lugares maravilhosos, e como não amar seus personagens? Este livro é uma grande lição de humildade, amor, amizade e esperança. Mais do que recomendado!

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8533613393

jessyhehe 11/08/2019

Último da trilogia
Terminei de ler o último livro e confesso que a história é muito boa. O cenário, os personagens, os tramas, a moral da história tudo isso foi muito bem desenvolvido.
No entanto, o livro é cheio de descrições de cenários, do cheiro, da textura muito bem aprofundado que chega a ficar muito cansativo a leitura, porém, lendo devagar dá para ler sem cansar.
A trilogia em si é boa, no entanto, não recomendo ler rápido, já que é muito cansativo, estilo do escritor mesmo.

Nick 11/07/2019

Melhor livro
MARAVILHOSO! é agoniante esperar pela cavalaria quando Tirith está em apuros,é agoniante ver que depois tanto sofrimento ao chegar na montanha da perdição Frodo é tomado pelo poder do Anel,tantos momentos de aflição,tristeza,aventuras e pureza num livro que te prende e te faz querer saborear cada página o mais devagar possível pra que ele nunca acabe e ao mesmo tempo pra ver logo o desenrolar da história. Essa é uma leitura obrigatória mesmo que vc já tenha assistido aos filmes.

Leonardo 23/06/2019

E assim termina mais uma era!
O Retorno do Rei é o último livro da trilogia O Senhor dos Anéis, considerara por muitos críticos e também pela opinião pública como uma das maiores e mais influente saga da alta-fantasia, escrita por J. R. R. Tolkien e sendo lançado em 1955 na Inglaterra, e no Brasil sendo lançando somente em 1994.

Esse livro narra a parte final dos eventos que levaram ao fim da Terceira Era da Terra-Média, sendo a primeira parte narrando os eventos ocorridos no reino de Gondor, que estava prestes a receber um ataque de Sauron, e a segunda parte mostra a última parte do percurso de Frodo e Sam em direção as Montanhas de Perdição, nas terras de Mordor, para destruir o Um Anel.

Na primeira parte Gandalf e Pippin chegam em Minas Tirith, capital do reino de Gondor, e lá conseguem uma audiência com o regente, o pai de Boromir e Faramir, Denethor. Lá, Pippin conta um pouco de sua história, e presta um juramento de fidelidade a Gondor. Enquanto isso Merry espera pela ordem de Théoden junto com os guerreiros de Rohan para ajudar na batalha que se aproxima. Aragorn vai com Gimli, Legolas e os filhos de Elrond em direção as Sendas dos Mortos para requisitar a ajuda dos mortos, pois esses guerreiros tinham feito um juramento a Isildur que não foi cumprida. Aragorn como herdeiro de Isildur os convoca para prestar esse antigo juramento, na luta contra Sauron.

A segunda parte se inicia com Sam tentando encontrar Frodo, que ele acreditava estar morto depois de ser atacado por Laracna, a gigantesta aranha que tomava conta da passagem secreta que levava a Mordor. Logo ele descobre que Frodo não morreu e o resgata dos orcs. Juntos eles tomam novamente a estrada para as Montanhas da Perdição, dando início ao seu último percurso nessa missão perigosa. E somente com muita força de vontade eles conseguiram completa-la com sucesso. Ao final da história, ainda existe umas histórias resumidas sobre os reis de Gondor, que é muito interessante para quem tem interesse em se aprofundar nesse universo.

É uma finalização fantástica para uma obra grandiosa. Não é por acaso que Tolkien é considerado como o maior nome não só de fantasia, mas também da literatura no geral. Mais de 50 anos depois do seu lançamento ainda é uma obra muito discutida nos meios acadêmicos e também nos meios informais, como TV e internet. Foram lançados diversos derivados dessa obra, como filmes, que se tornou uma das trilogias mais premiadas da história cinematográfica, e também jogos de videogames, que tiveram excelentes notas da crítica especializada. A Amazon comprou os direitos da obra, e irá lançar uma serie que possivelmente se passará na Segunda Era. É uma ótima indicação para todos aqueles que querem ler uma história excelente e profunda, com diversos personagens carismaticos e um universo gigantesco para desvendar, já que a obra não se resumo nessa trilogia, sendo que há outros livros derivados desse universo, como O Hobbit, O Silmarillion e A Queda de Gondolin, etc.

Bart 23/02/2019

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
J. R. R. Tolkien

Caraaaaaambaaaaaaaaa!!! Era p/livro ter no mínimo 2 mil páginas! Que livro maravilhoso! Não existe no gênero algo que se compare, simples assim!!

Conclusão da saga que começou laaaaaaá no Hobbit, na verdade antes, porque o "Um Anel" já tinha sido forjado!

Uma batalha de proporções épicas que nunca fora contada antes, com personagens no limite do seu valor... em meio às batalhas ocorrendo pelo poder da Terra Média, Sam e Frodo se dirigem p/Montanha da Perdição p/destruir o Um Anel.

Um livro que se torna "pequeno" (garanto, quem ler, quer mais) pela qualidade e do quanto ele é capaz de encantar o leitor! Não tenho como comparar esse livro.

Curiosidades - vc sabia que, Saruman puto da vida por ter perdido Orthanc, foi com Grima - Língua de Cobra para o Condado? Lá eles acabam com a paz e a liberdade de todos os hobbits. Então no finzinho do livro, ainda temos a última batalha pelo condado em que os 4 hobbits ... Merry, Pippin os mais altos (leia p/saber como), Sam e Frodo, vão lutar por suas terras e seu povo... a Batalha de Beirágua (nem eu lembrava dessa!)

Baita livro aconselho a leitura dele e de todas as histórias antes e depois de O Senhor dos Anéis.

Davidbdsm 14/01/2019

Dia que terminei
Terminei dia
3/1

Lucas 07/01/2019

A saga das sagas
Apesar de ter terminado a saga em 2018, finalizei nos primeiros dias de 2019 os apêndices do livro, e devo dizer que eles ajudam muito a entender o porquê de O Senhor dos Anéis ser considerado o mais importante livro da literatura inglesa. Tolkien não só cria o maior épico de aventura e fantasia, como estabelece a base de todas as mitologias fantásticas da atualidade, numa construção de universo impecável, onde a descrição de cada cenário toma parágrafos e chega a tornar a experiência um tanto cansativa, mas extremamente visual, temos um mundo onde há outros povos, outros homens, outras línguas, outros seres, outras crenças, e tudo é minuciosamente detalhado pelo autor (todos os textos dos apêndices são muito enriquecedores em relação a isso). Personagens marcantes como Gandalf, Frodo Bolseiro, Samwise Gamgi, Aragorn, Legolas, Gimli, Gollum e tantos outros, tão bem escritos e tão particulares, fazem parte do imaginário popular ocidental devido à força da escrita de Tolkien. A língua élfica, as runas, os mapas da Terra Média, a utilização de mitologias celtas e saxônicas antigas para a criação de um universo deslumbrante, mágico e único fazem com que esta saga fique marcada em cada leitor, cada fã do gênero, numa história que inspirou filmes, séries, jogos, livros e muito mais da cultura pop. Mais do que uma aventura fantástica, é uma história sobre a força do bem, da amizade e do amor, sobre a coragem e a esperança, sobre superação e persistência, sobre como o mal corrói a si mesmo e se destrói e como o bem lutará até as últimas forças para triunfar. Tudo é sublime: a vivacidade da narração dos combates, o realismo das descrições dos cenários e personagens, a criatividade na criação de tantos nomes e em tantas línguas novas, a riqueza de detalhes de uma história que se tornou uma mitologia que vai muito além da própria obra. O Senhor dos Anéis é, sem sombra de dúvidas, a maior e mais importante obra fantástica já escrita, atemporal e necessária.

Karol 31/12/2018

Uma obra prima
A trilogia Senhor dos Anéis é, com certeza, a melhor que já li. São livros cheios de aventura, um mundo totalmente fantástico criado de forma minuciosa. Gostei muito da conclusão da Guerra do Anel, e do desfecho que cada personagem recebeu. Em diversas vezes me vi maravilhada com esses livros, e as descrições da Terra Média, bem como dos seres de diversos tipos que vivem lá nos faz conseguir imaginar claramente a forma como tudo se passa. Por isso, ler com paciência é muito importante, para não deixar passar despercebido nenhuma parte da história.

Caio 16/12/2018

Encerramento Fantástico.
Me emocionei com a história, Gandalf lutando a busca de aliados, Guerra Final com os Nazgul e Eowin aparecendo é uma rainha fantástica. Aragorn nesse se consagrou para sempre na literatura/cinema com o Viggo. Frodo e Sam sofrendo com O gollum e os orcs se reunindo ao confronto final. Emocionante, sensacional, única, original e onde inspirou Peter Jackson em fazer uma grande obra no cinema. O fim é fantástico, os Hobbits lutando pelos seus ares contra os folgados do Saruman, Língua de Cobra. Genial. Trilogia fundamental para todo fã de Aventura/Fantasia e ama histórias do período da Terra Média. Eu adoro.

Keu 13/12/2018

Sensacional
Confesso que demorei pra terminar a leitura deste último volume, mas valeu a pena, o Tolkien me surpreendeu muito, o final deste livro foi um colapso de emoções pra mim. Vale a pena sim ler esta trilogia

Olana - @aleituradehoje 06/12/2018

Quem não ouviu falar de O Senhor dos Anéis?
Quem não ouviu falar de O Senhor dos Anéis?
Essa saga é, para mim, a prova que alguns seres humanos realmente têm o dom elevado para o uso da imaginação e das palavras. Tolkien foi um verdadeiro gênio criando todo esse mundo de fantasia tão maravilhosamente escrito.
São três volumes (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei) mais O Hobbit, lançado em 1937 que precede O.S.d.A. e apresenta como o Um Anel foi parar nas mãos de Bilbo Bolseiro. Num estilo mais suave, é aclamado como um clássico da literatura infantil.
Já nos livros da saga, acompanhamos Frodo em sua luta para levar o Anel amaldiçoada para os confins da Montanha da Perdição e lança-lo nos fogos de Orodruin. E em paralelo, a guerra que se desenrola por toda a Terra Media entre Elfos, Humanos, Anões, Magos e demais seres da terra fantástica brilhantemente criada por J. R. R. Tolkien. Nestes, o autor então aprofundou a história e criou ligações, explicações e pontas que se amarram com uma perfeição apaixonante.
O.S.d.A é um espetáculo, um livro impressionante, formidável, fascinante. Tolkin criou um mundo com detalhes tão bem descritos que questiono se realmente a Terra Media não existe. A riqueza de detalhes da geografia do local, do tempo, do espaço, da história do mundo, do estilo linguístico. Tolkin criou uma língua, com regras gramaticais e fonemas que mesmo (e principalmente, eu diria) para leigos neste sentido é impossível não se admirar.
A grandiosidade da história é tamanha que me arrisco a afirmar que é “inadmissível” alguém gostar do tema fantasia e não ter lido O Senhor dos Anéis.
Garanto que não é à toa Tolkin ter com a obra, o renome que possui. É uma Obra Prima.
Cris @c.lerounaoler.oficial 07/12/2018minha estante
Eu tenho e li a obra completa do Senhor dos Anéis. E achei a adaptação para o cinema a melhor adaptação de todas.

Olana - @aleituradehoje 13/12/2018minha estante
Concordo Cris... plenamente. Eles foram perfeitos na adaptação.

Emanuel 09/11/2018

O senhor dos anéis - O retorno do rei
Então chego ao final dessa saga épica criada por Tolkien. A história contada pelos três livros é, até agora, a mais incrível que já li.

É impressionante o domínio do autor com o universo criando diante de sua grandeza e o modo em que ele é apresentado ao leitor.
Tolkien não deixa brechas ou erros em sua história. É notável (e de conhecimento de quem já leu mais obras do autor) que o mesmo desenvolveu cada pequena parte dessa fantasia mesmo que não esteja exposta na história principal, assim a deixando completamente coerente e livre de pontas soltas ou erros.

No terceiro livro, assim como o segundo, a narrativa é dividida.

Primeiro acompanhamos as guerras contra o senhor do escuro. Nessa, o restante da comitiva protagoniza o desfecho da guerra contra as forças de Mordor. A história começa um pouco parada devido a se tratar de toda a organização do que está por vir mas logo o livro volta a prender a atenção e assim começa um narrativa repleta de emoção onde batalhas são travadas, personagens demonstram todo o seu potencial e a história chega cada vez mais perto de seu ápice.

Após isso, acompanhamos a missão de Frodo e Sam em levar o anel até a montanha da perdição.
Nessa parte o sentimento predominante é a aflição e ansiedade. Nesse ponto o autor faz com que a cronologia fique clara ao leitor, onde em partes indica o que está acontecendo na guerra do anel enquanto a missão de Frodo vai sendo executada.

Um ponto positivo que preciso ressaltar é o quanto o final é completo. Li esperando que seria aquele clichê em que após toda a ação iria ser demonstrado um breve final feliz e a história iria terminar. Felizmente não foi o que aconteceu, assim como tudo que aconteceu até aqui o final foi totalmente detalhado. O autor procura terminar cada pequena coisa que começou. Ao invés de um "viveram felizes para sempre" o autor demonstra como a vida de cada reino e cada protagonista seguiu, e isso sim é um final esperado.

A saga de O senhor dos anéis entrou com certeza em minha lista de livros favoritos e reforçou ainda mais meu apreço pelas obras de Tolkien. É um livro que irei querer reler várias vezes no futuro sem dúvidas.

Ah, antes de terminar: Leiam os apêndices! Tem muito complemento da história que é interessante saber. Se você acha que o livro de deixou dúvidas no ar, provavelmente elas estão descritas em alguma seção de lá!

Mayara Albuquerque 06/10/2018

A aventura termina
Chegamos, enfim, à conclusão de uma das mais celebradas sagas de fantasia de todos os tempos. E esse é um título bastante merecido.

Levei mais tempo do que pretendia para finalizar essa saga, devido a afazeres pessoais e outras leituras atrasadas. Desde a primeira página de A Sociedade do Anel até a última de O Retorno do Rei, se passou pouco mais de um ano. Uma agradável coincidência, já que a jornada de Frodo, a partir do momento em que ele deixa o Condado, teve praticamente a mesma duração. Certamente sinto como se houvesse acompanhado o hobbit por todo o caminho. E isso, de certa forma, deu mais peso e importância ao final, quando ele finalmente chegou e arrancou uma lágrima dos meus olhos.

Me vejo agora incapaz de escolher um favorito entre os três livros, e isso é uma coisa muito boa, ao meu ver. A trilogia não me decepcionou, e minha admiração, como escritora e leitora, por J.R.R. Tolkien está mais forte que nunca.

Como sempre, as descrições das paisagens e dos lugares são muito detalhadas, e deixam a Terra-média extremamente real. Se o leitor percebe o andamento da leitura como lento, isso se deve pouco à escrita e mais à quantidade de informações que são expostas sobre o mundo fictício que serve de palco para a trama. É um ponto que pode incomodar alguns, mas que torna a Terra-média ainda mais maravilhosa aos olhos daqueles que percebem o capricho em sua criação.

A escrita consegue ser fluída, ainda que lindamente elaborada, mas só se torna inalcançável àquele que não tem interesse em ampliar seu vocabulário. É por meio desta narrativa, das descrições feitas de modo preciso do que acontece na cena e do lugar onde ela se passa, que ele consegue transmitir as emoções certas nos momentos certos. Ele nos empolga nas cenas de batalha, faz surgir um nó em nossas gargantas nas cenas comoventes e nos finais agridoces, e nos faz sentir alegria nos finais felizes.

Os diálogos são muito orgânicos e o modo de falar dos personagens, além de transmitir com competência as nuances de suas personalidades, é condizente com a época fictícia do nosso mundo representada na história.

Tolkien mostra mais uma vez sua habilidade com personagens. Pippin já começa o livro cativando o leitor com seu jeito curioso, tagarela e, muitas vezes, desajeitado; um jeito que foi representado fielmente nos filmes. A escrita do Professor Tolkien ensina uma das lições mais valiosas da escrita criativa: ao invés de dizer que tal personagem é "assim", mostre ao leitor que ele é "assim" através de suas ações e sua fala.

Éowyn também brilha no livro. Ainda que fosse aceitável termos uma trama dominada por personagens masculinos, levando em consideração a época em que a história foi escrita e a época em que ela se passa, Tolkien fez questão de adicionar uma personagem feminina verdadeiramente forte, determinada, crível, com ambições e conflitos próprios, e que, mesmo fazendo parte da realeza, desejava fazer parte das grandes batalhas que libertariam a Terra-média e ter a chance de conquistar a glória por méritos próprios. Vê-la junto de Faramir, no final, é mais que satisfatório, já que ele é um dos personagens mais cativantes da saga, embora eu tenha sentido falta de um desenvolvimento melhor do interesse romântico entre eles. Ainda assim, não é um romance forçado, tampouco artificial.

É incrível como Tolkien conseguiu manter uma trama em um universo tão vasto sem um furo sequer, e é muito interessante como ele sempre se lembra de não deixar que o leitor se perca no tempo da história. Como a narrativa em O Retorno do Rei se divide em duas, como no livro anterior (na primeira parte, acompanhamos Aragorn, Gandalf, Merry, Pippin, etc., e na segunda parte acompanhamos Frodo e Sam), e os acontecimentos das duas partes ocorrem simultaneamente, ele nos diz de vez em quando coisas como "Frodo e Sam estão aqui fazendo isso, no mesmo dia em que aconteceu aquilo com Pippin".

Durante a narrativa principal, sentimos falta também de saber mais sobre a relação entre Aragorn e Arwen, no entanto, como a história é narrada do ponto de vista dos hobbits, é algo coerente. Mas calma! Olhe nos Apêndices e você poderá encontrar a história completa do casal. Lá, encontramos também muito mais sobre as culturas dos elfos, anões e muitos detalhes sobre a história dos reis de Númenor e dos demais reis dos homens do oeste.

A edição da Martins Fontes, como nos livros anteriores da trilogia, está impecável, embora as páginas brancas sejam um incômodo, sem dúvidas. A diagramação é simples, mas faz bem seu papel, e a revisão ortográfica e gramatical é perfeita, apesar de não estar de acordo com o acordo ortográfico de 2009, já que esta edição é de 2002.

Em suma, afirmo o que o mundo inteiro já sabe: o que o Professor Tolkien alcançou em sua obra dificilmente será igualado em nosso tempo. Embora seja uma história de espadas e escudos, ela jamais vai parecer antiquada, por conta da mensagem que ela nos passa: honra, companheirismo e o bem comum. Apesar de estar contente por ter terminado a saga, a saudade da Terra-média já se faz presente. Ainda bem que podemos visitá-la quando quisermos, não é mesmo?

site: https://justmayphantomhive.wixsite.com/misteriosempaginas/post-unico/2018/10/06/RESENHA-O-SENHOR-DOS-AN%25C3%2589IS-O-RETORNO-DO-REI-por-JRR-TOLKIEN