O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Retorno do Rei


1352 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Ray (ig: mundodoslivros) 18/03/2024

Desfecho que honra a grandiosidade dessa história!
Desfecho que honra a grandiosidade dessa história!

A obra é gigante desde a ambientação, conseguimos sentir o peso da distância entre um lugar e outro na Terra Média, a riqueza de povos tão diversos e como a história tem uma carga de milhares de anos. E, acima de tudo, conseguimos entender porque era tão importante que Frodo conseguisse destruir o Um Anel, minando a iminente dominação de Sauron.

É com certeza a fantasia mais grandiosa que já li, e também a mais desafiadora. A escrita de Tolkien é muito rica e, por isso, demanda mais tempo para ser digerida, mas é justamente essa riqueza na criação de mundo que torna a obra impactante ao leitor.

Durante toda a leitura não há dúvidas que Tolkien sabia de cada detalhe da história que queria contar e dos personagens que queria nos dar a chance de conhecer.

Acredito verdadeiramente que os amantes de fantasia devem passar pela experiência de ler os três volumes de O Senhor dos Anéis e entender como todo o reconhecimento da obra através dos séculos é merecido!

*Resenha completa no IG: @mmundodoslivros*
comentários(0)comente



booksdalaus 17/03/2024

O Retorno do Rei
A guerra entre os Povos Livres da Terra-média e Sauron, o Senhor Sombrio da terra de Mordor, chega a seu clímax neste terceiro volume do romance O Senhor dos Anéis. As batalhas grandiosas que estão prestes a acontecer, no entanto, são apenas o pano de fundo para o verdadeiro drama: a missão quase suicida dos hobbits Frodo e Sam, que tentam destruir o Um Anel, fonte do poder de Sauron, infiltrando-se no coração do território do Inimigo.
Em O Retorno do Rei, acompanhamos o mago Gandalf e o hobbit Pippin em sua visita à a majestosa cidade de Minas Tirith, que já foi o principal baluarte dos Homens contra a ameaça de Sauron, mas que está prestes a sucumbir diante da força avassaladora do Senhor Sombrio. Outros membros da Sociedade do Anel se juntam a Aragorn, herdeiro da longa linhagem dos reis de Minas Tirith, na tentativa de evitar que a antiga capital do reino de Gondor seja destruída.
Nas fronteiras de Mordor, Sam resgata Frodo, e os dois hobbits partem para o último estágio de sua jornada rumo ao Monte da Perdição, uma jornada que testará os limites do corpo e da mente dos pequenos heróis.
O livro inclui ainda numerosos apêndices, nos quais Tolkien explora detalhes da história, das línguas, dos alfabetos e até dos calendários de seu mundo ficcional.
comentários(0)comente



TommyOelke 15/03/2024

Fantástico
Tolkien não estava pra brincadeira quando escreveu essa trilogia. As definições da palavra ?épico? foram atualizadas!
comentários(0)comente



Vinicius39 15/03/2024

Chorei no final
Não há palavras suficientes para descrever a experiência de ler essa trilogia, todos os livros são excelentes recomendo para qualquer pessoa.
Único ponto negativo é que nunca mais veremos A Sociedade do Anel novamente.
comentários(0)comente



_narasrocha 14/03/2024

Nota oficial: 3.75
Finalmente!
Não sei nem a quanto tempo venho lendo senhor dos anéis, e finalmente concluí.
Já disse várias e várias vezes, mas vou repetir, eu amo esses personagens, o universo, as aventuras, a história, tudo tudo, mas a escrita do autor não é a minha favorita, por isso eu acabei ouvindo um audiolivro na maior parte, o que me ajudou demais.
Eu gostei muito de como tudo se desenrolou nesse livro, gostei do final, apesar de sentir falta de algo a mais (não sei o que). Mas achei muito bom, e super recomendo se você ainda não conhece essas histórias, a leitura vale muito a pena.
comentários(0)comente



MillenaSui 13/03/2024

As mãos de um rei são as mãos de um curador.
A última parte da saga é encerrada com chave de ouro em "O Retorno do Rei". Nessa temos contato com as cenas mais emocionantes e os maiores episódios de enfrentamento do livro como um todo, tanto fisicamente nas batalhas corpo-a-corpo quanto em dilemas internos ao psicológico de cada personagem.
A primeira parte do livro é rápida, empolgante e fácil de ser consumida com afinco, enquanto a segunda se faz mais lenta e penosa. Não foi um ponto negativo, visto que, com base na minha experiência prévia com as obras de Tolkien, ficou clara a intenção por trás da alteração de ritmo na narrativa conforme eventos específicos se desenrolam na jornada para Mordor.
Acompanhar a parcela mais difícil da jornada dos hobbits (com grande surpresa ao descobrir que ela não é findada com a destruição do fardo) não seria tão significativo caso não partilhássemos o peso dos dias com essas criaturinhas até chegarem ao fim de seus martírios. Isso, mais uma vez, foi aplicado com maestria.
O livro é encerrado de forma tão bem amarrada quanto somente Tolkien é capaz de fazer, e ainda me deixa perplexa o quão vasto se tornou esse universo. Felizmente, encerro essa leitura já ansiosa para retornar à Terra Média e acompanhar as demais vivências que dão vida à sua história.
comentários(0)comente



Leonardo Lopes 11/03/2024

Sinceridade
Não tem o que reclamar, não tem o que tirar nem acrescentar. Tolkien é magistral do início ao fim, te prende e te cativa a cada capítulo.
comentários(0)comente



wafous 10/03/2024

Acabou
Fiquei torcendo que acabasse e quando finalmente terminou fiquei querendo mais. Amei o livro e nesse gostei até das partes aonde eles só andavam e dormiam, e andavam denovo, e dormiam...
comentários(0)comente



Yuri.Dourado 10/03/2024

O fim
Após um processo de releitura, começando relendo o Hobbit, a sociedade do anel e as duas torres para finalmente ler o final do retorno do rei. Em 2020 eu havia lido os três livros, mas abandonado à leitura do retorno do rei na metade.

Talvez não tenha tanto a falar como já falei nos anteriores, esse livro, apesar da extrema vastidão do mundo, me dava uma constante sensação de que poderia ter sido concluído antes. Talvez por isso eu tenho o abandonado na primeira vez que tentei ler. Mas ao encanto com a terra média não muda, gostei bastante de enfim concluir esse mergulho. Que já serve como preparação para poder ler outras obras do autor que tanto ouço falar como Silmarillion.

Gostei do desfecho dos Hobbits, mas me deu o quase fim que o condado teve. No fim das contas as previsões não estavam tão distantes. Merry e Pippin brilham muito, mas nada tira o desfecho do maior herói da terra média: Sam. No fim das contas Sam, além de ser corrompido, carregou o destino de todos literalmente em seus ombros. Aqui não quero diminuir os outros e muito menos dizer que Frodo não lutou com tudo que pode, mas se for por na balança da narrativa até os capítulos finais parecem pesar mais a percepção de Sam. O destino estava realmente no lombo do jardineiro.

No fim, termina como um grande RPG costuma terminar: festas, homenagens, coroações e histórias.

Senhor dos anéis, mesmo com seus problemas, pavimentou o mundo da fantasia que veio a seguir.
comentários(0)comente



Contact__saved 08/03/2024

Gostei bastante da saga. Esse último livro fecha bem a história, amei como cada personagem tem um encerramento. Foi muito proveitoso.
comentários(0)comente



Bia 08/03/2024

Melhor da saga!
Dentre os três livros de O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei foi o melhor e o que mais gostei. Normalmente o último livro de sagas sempre acabam sendo decepcionantes, mas esse foi justamente o contrário.
Assim como no segundo livro, a primeira parte mostra os pontos de vista do Pippin, Merry, Aragorn e etc, e na segunda parte a jornada de Frodo e Sam. Na primeira é mostrada as guerras em Gondor, que eu pensei que seria desinteressante ler, mas foi incrível! Diversos personagens que eram considerados secundários ou com pouca relevância finalmente tiveram seu momento de brilhar, e o da Éowyn foi o melhor!!!
Já na segunda parte, é a continuação do árduo percurso do Frodo e Sam até Mordor pra destruir o anel. Nesse livro foi mostrado com muito mais clareza que sem o Sam, o Frodo não teria chegado nem na metade do caminho. Ele não era o portador do anel, mas foi um verdadeiro herói (particularmente acho que ele foi mais crucial que o próprio Frodo). Aliás, Tolkien escreveu o amor mais puro e genuíno que já li, o companheirismo, cumplicidade, e devoção que o Sam e o Frodo tem um pelo outro é sublime! (Inclusive me fez questionar várias vezes se era realmente apenas amizade, prefiro acreditar que eles foram um casal)
Também adorei os capítulos finais, que não foram mostrados nos filmes, da "guerra" final no Condado, mostrando mais uma vez que os hobbits apesar de pequenos, são muito destemidos!
Enfim, ler essa trilogia me fez mudar minha opinião de que O Senhor dos Anéis era uma saga maçante (ás vezes é sim), Tolkien fez uma fantasia maravilhosa e única, que vai ficar eternamente marcada!
comentários(0)comente



jo ^^ 07/03/2024

Que espetáculo!
Quanto eu amei esse livro - e a série! Creio que nunca mais lerei algo tão bom quanto esse livro!
Cenas de batalhas nunca me foram tão cativantes, até mesmo no segundo livro onde houve batalha não me prendeu tanto como essa! E as cenas de batalha - farei a comparação perigosa - foram melhores que as de Harry Potter!
Enfim, um universo simplesmente encantador!
Se você tiver dúvidas sobre ler ou não ler a série (não sei por qual motivo), te digo: Leia! E uma dica: comece por O Hobbit e depois Senhor dos Anéis (se quiser complementar com os contos e outros livros do universo, ache a ordem mais agradável para você).
comentários(0)comente



Andurin, o calvo 07/03/2024

O fim épico
Retorno do rei encerra a saga dos hobbits e dos povos livres contra o levante das sombras de sauron. Todas as diferentes histórias dos personagens se completa de forma magistral e é muito divertido ver como os antes indefesos hobbits agora se tornam grandes senhores da batalha e de honra e prestígio. Os elfos foram embora e começa a era dos homens, encaixando com uma literatura fantástica mas também folclórica, como Tolkien pretendia. Pois a terra média pode ser vista como uma ancestral da própria Britânia, habitada pelas lendas locais de seres fantásticos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jojo 06/03/2024

Uma trilogia épica
Confesso que, dos três livros, esse foi o que mais protelei a leitura, não queria terminar a leitura e ter que me despedir de personagens tão queridos.

São pouquíssimas situações que me desagradaram no livro. A primeira é que o início desse é pouquinho mais lento, exigindo mais paciência.
Já o outro fator que causou incômodo em mim é, nas últimas 50 páginas do livro, a maioria dos protagonistas surgirem com outras personagens que nunca foram citadas (ou apenas brevemente mencionadas) e desejarem casar. São três livros extensos contando a história e não teve espaço para um mísero diálogo sobre essas pessoas que dizem amar profundamente?

De resto, o livro mantém a mesma qualidade dos anteriores. Gosto dos rumos que os personagens escolheram (tirando alguns casamentos). A escrita continua um deleite, os personagens são adoráveis e a história é maravilhosa. Com toda a certeza, é uma das obras mais inesquecíveis para mim.
comentários(0)comente



1352 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR