O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Duda 25/04/2024

Q aventura!!!
Confesso que demorei MUITO pra pegar o ritmo desse livro (e isso n aconteceu com os outros dois) mas dps q peguei, n parei mais de ler. Enquanto eu lia, fui me lembrando do pq essa história me cativou tanto. É difícil não se apegar aos personagens, n ficar aflita qnd as coisas apertam pro lado deles, n se comover por tudo q eles, principalmente Frodo e Sam, enfrentaram?simplesmente um misto de emoções!

Essa sensação de despedida quando terminamos uma saga é confortante mas ao mesmo tempo dói dizer adeus a história. Mesmo sabendo q esses livros estarão alí prontos pra quando eu quiser me aventurar nessa história outra vez (e bota aventura nisso!) ainda assim, n é igual a primeira vez. No fim, a gente só quer esquecer tudo pra ler tudo de novo.

E sim, com certeza vou ler de novo algum dia!! Essa história n é como os outros livros de fantasia, é MUITO mais em todos os sentidos. É um universo tão rico, tão criativo, tão cheio de detalhes, uma história tão complexa com personagens tão cativantes! Impossível pegar todos ps detalhes só na primeira leitura.

Vou sentir falta do meu trio parada dura (Aragorn, Legolas e Gimli), vou sentir falta do Gandalf, da amizade do Frodo e do Sam? n tenho palavras pra expressar o quão lindo é a amizade deles e o amor q um sente pelo outro, tudo q o Sam passou pelo Frodo?doía em mim ver ele sofrendo e, em certos momentos, precisei me lembrar constantemente q Frodo estava sendo dominado pelo anel tb e n sendo um babaca de propósito ?

minha admiração pelo Tolkien só aumentou, diversas vezes fiquei pensando o quão extraordinário uma mente precisa ser pra criar um universo TÃO RICO desse. Acho q ngm mais conseguiria pensar em uma história assim

Mergulhar e viver essa saga foi uma das melhores e mais difíceis aventuras que já encontrei nos livros!
ps: na minha cabeça o livro terminou com eles todos morando juntos em Gondor e a sociedade jamais se desfez?FIM! ?

Lucas1074 24/04/2024

O conclusão épica do maior fantástico de todos os tempos
Assim como todo seu corpo, a parte final de Senhor dos Anéis é esplendorosa. O desfecho da construção de todos as personagens entrega uma lição, uma perspectiva diferente do que esperamos num fantástico habitual. Nosso herói, em seu momento derradeiro, se mostra falho, fraqueja e depende de um lance externo para concluir sua demanda. Tudo isso, além dos grandes momentos como a ascensão de Aragorn como o Rei que retorna, a jornada voltando pra casa da companhia dos Hobbits, a última jornada de Gandalf, Frodo e Bilbo rumo à Valinor. Um final sublime, rico em detalhes e vigor, para a história mais especial da minha vida. Obrigado Tolkien!

joyboy0 24/04/2024

A sombra é apenas uma coisa pequena e passageira
E agora termino de ler uma das obras mais importantes da minha vida, uma obra sem igual e que influenciou diversas gerações. É, sem dúvida, meu universo de fantasia favorito, como costumo dizer muitas vezes às pessoas ao meu redor. O que Tolkien cria em "Senhor dos Anéis" é algo que vai além de um simples mundo de ficção, chegando perto de uma mitologia.

É uma leitura um tanto cansativa, com tantos detalhes que é fácil se perder, exigindo um pouco de foco. Mas não se engane, vale a pena todo o esforço. Apesar das muitas descrições, causa uma imersão única.

Em "O Retorno do Rei", somos levados ao fim da jornada de nossos queridos heróis. De um lado, temos Frodo e Sam, rumo à Montanha da Perdição para colocar fim a um anel. Que dupla! A lealdade que têm um pelo outro é linda, um carinho imenso. Do outro lado, vemos o rei retornando, trazendo esperança e coragem para seu povo.

Uma coisa que me chamou muita atenção foi como Tolkien criou uma atmosfera sombria e sem esperança, mas no meio disso tudo ainda era possível enxergar uma pequena luz.

"Lá, espiando por entre os restos de nuvens sobre uma rocha pontiaguda nas montanhas, Sam viu uma estrela branca reluzir por uns momentos. Sua beleza arrebatou-lhe o coração, quando desviou os olhos da terra desolada, e ele sentiu a esperança retornar. Pois como um raio, cristalino e frio, invadiu-o o pensamento de que afinal de contas a Sombra era apenas uma coisa pequena e passageira: havia luz e uma beleza nobre que eram eternas e estavam além do alcance dela."

Me despeço com grande pesar dessa trilogia que me acolheu nesses momentos, sendo uma luz no meio de tanta escuridão. Mas tenho toda certeza de que logo mais farei uma releitura dessa saga e, aproveitando, lerei diversas outras histórias da Terra Média.

Paola 24/04/2024

O fim...
É triste chegar ao fim. De certa forma todos tiveram um bom final, o final que pareceu certo. Porém é difícil pensar que é certo abandonar esse mundo!

Agora eu saio dessa terra e volto para a minha, com o coração triste, mas leve ao mesmo tempo, pois sei que o que foi lido não pode ser esquecido e vai ser lembrado.

Tolkien compartilhou conosco sua mente e por isso sou muito grata ?

Urlwes 22/04/2024

Inigualável.
Inigualável, essa é a palavra.

Que trilogia, incrível.

O que Tolkien conseguiu criar nessa trilogia é perfeito. Toda a aventura, universo, personagens, nunca li algo assim.

Os temas tratados nessa trilogia são muito bem elaborados e me trouxeram sentimentos, muito bons.

Esse último livro, trás consigo uma das melhores batalhas, toda aquela tensão.

Nos últimos capítulos consegue fechar todos os arcos dos personagens com maestria, toda a construção dos personagens pra culminar nesse final.

Sem palavras, é incrível.

Luvale 22/04/2024

????? No capítulo final da trilogia, acompanhamos o cerco a Minas Tirith, onde os que restaram da Sociedade do Anel se reúnem em uma última tentativa de combater as forças crescentes de Sauron. O povo de Gondor e de Rohan, Legolas, Gimli, Gandalf, Merry, Pippin e Aragorn resistem e enfrentam ameaças internas e externas, sem perder as esperanças. Seguem confiando em Frodo e Sam, que estão finalmente próximos de cumprir a missão de destruir o Um Anel, e mais próximos ainda do inimigo.

? O enredo tem duas partes com núcleos distintos, mostrando Minas Tirith em primeiro plano, os problemas das forças dos homens, as batalhas e a empreitada de Aragorn, terminando com informações alarmantes sobre Frodo e Sam. A segunda parte mostra o que aconteceu com os dois Hobbits após as tramas na toca de Laracna e foi minha parte favorita, onde percebi que o personagem mais incrível e forte de todos é Sam, que carrega (literalmente) os piores momentos do final da jornada nas costas. Era um personagem que não me apetecia no início, que cresceu no segundo livro e que nessa finalização mostrou que era o verdadeiro herói da história.

????? Foi o livro com mais ação e movimentação, amarrando tudo muito bem e dando um desfecho satisfatório para todos os personagens, inclusive para Gollum, que mostrou-se essencial no fim. A única parte lenta são os últimos capítulos, que mostram a jornada de volta ao Condado, interessantíssima e muito necessária. Gostei de ver os Hobbits lutando mais uma vez para salvar o seu lar, construindo famílias e vivendo uma vida pós-Sauron, além de entender melhor as decisões finais de Frodo, Gandalf e dos elfos.

? Foi uma ótima experiência de leitura, essencial para todos que gostam dos filmes, que traz um entendimento muito maior sobre todos os acontecimentos da jornada do anel. Amei tudo e não vou me cansar de recomendar.

Milenna.Pessoa 18/04/2024

O final foi surpreendente, o enredo fantástico, todos os personagens, tudo muito bem escrito, o que aconteceu com o Gandalf, sinceramente é uma obra prima.

Geovane57 16/04/2024

Adorei muito essa leitura, o final preenche muitas lacunas para quem veio através dos filmes, cada personagem marcante e fundamental para toda a trama do Anel. Gostei bastante, se já era fã dos filmes, agora sou mais ainda.

Jorge.Raitz 16/04/2024

A saga do senhor dos anéis foi sensacional, e a finalização do livro é expendida e creio que não seria necessário mudar nada!

Lucas.Piccin 16/04/2024

Fim da linha
Comecei a ler a saga simplesmente sem pretensão, e o começo foi beeeeeem chato escrita muito descritiva e pesarosa de ser lida mas insisti muito no primeiro e quando fui ver tava ansiando por finalizar a história, nesse livro 3 Tolkien fecha o ciclo de forma magnífica! Que jornada! Que aventura fantástica que mundo fantástico! Vale ressaltar que a escrita nem menos descritiva trouxe um dinâmica muito melhor ao livro! Obre de arte total!

Larissa2127 15/04/2024

Meu primeiro grande amor
Eu escolhi o último livro para falar da saga toda, e não sei por onde começar.

Acho que s eu fosse recomendar Senhor dos Anéis para alguém eu diria que é uma experiência como nenhuma outra. O primeiro livro é o meu livro favorito entre todos que eu já li, e esse é o meu universo favorito. Os detalhes, a construção, a escrita, tudo contribui para a perfeição dessa obra.

Sei que muitas pessoas dizem que Senhor dos Anéis é maçante por ser muito descritivo, mas pra mim ler esse livro era como beber água, era com respirar. Porque ao contrário de muitos livros, onde a descrição só atrapalha, Tolkien consegue descrever o universo minuciosamente sem perder o ritmo, nada é insignificante, e todos os detalhes te afogam, só para você respirar nesse mundo disfarçado de livro. Geralmente quando lemos parece que assistimos um filme, mas aqui, na medida que você lê, você vai entrando no universo cada vez mais fundo, e tudo se torna tão vívido que você sente a atmosfera, escuta claramente, vê claramente, sente tudo que é descrito.

Me lembro de uma vez que estava lendo um dos livros e eu parei, porque eu percebi que eu tava lendo uma obra de arte, parei por um minuto só pra admirar o livro em minhas mãos e pensar: Meu Deus o Tolkien é um desgraçado.

Enfim, a história é muito grande pra descrever aqui e eu já falei demais. Aconselho quem tem interesse de ler começar pel Hobbit, que tem um leitura mais fácil, pra ir se acostumando com a escrita do Tolkien, mas saiba que Senhor dos Anéis é muito melhor.

O Tolkien foi pra mim aquele amor que muda sua perspectiva de vida.

Elton120 14/04/2024

O Senhor dos anéis: O Retorno do Rei
O senhor dos anéis: O Retorno do Rei. O livro explora temas de amizade, coragem, sacrifício e a luta entre o bem e o mal. Livro muito bom.

Joyce 14/04/2024

"I will not say do not weep; for not all tears are an evil."
Até hoje não consigo escolher só um favorito tanto dos livros quanto dos filmes de Senhor dos Anéis, mas levando em consideração que o livro foi feito como um romance dividido em partes, ele todo é meu favorito.
Toda vez que termino Senhor dos Anéis sinto um aperto no coração com esse final emocionante, sempre me toca. E toda vez que recomeço, é a mesma euforia da primeira vez.
Eu não encontro um defeito nessa fantasia, e posso dizer com certeza que é uma das minhas favoritas entre as milhares que conheço.

malu 14/04/2024

A parte final é muuito chatinha (necessária, já que monstra o que aconteceu com os personagens depois do fim da guerra, mas externamente entediante?)

Tirando isso, o livro todo é muito bom, principalmente as partes que focam no Sam e no Frodo em Mordor.
Lotenzo 14/04/2024minha estante
aaaaaaa saudade de ler esse ouro