O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Leonardo Lopes 11/03/2024

Sinceridade
Não tem o que reclamar, não tem o que tirar nem acrescentar. Tolkien é magistral do início ao fim, te prende e te cativa a cada capítulo.

wafous 10/03/2024

Acabou
Fiquei torcendo que acabasse e quando finalmente terminou fiquei querendo mais. Amei o livro e nesse gostei até das partes aonde eles só andavam e dormiam, e andavam denovo, e dormiam...

Yuri.Dourado 10/03/2024

O fim
Após um processo de releitura, começando relendo o Hobbit, a sociedade do anel e as duas torres para finalmente ler o final do retorno do rei. Em 2020 eu havia lido os três livros, mas abandonado à leitura do retorno do rei na metade.

Talvez não tenha tanto a falar como já falei nos anteriores, esse livro, apesar da extrema vastidão do mundo, me dava uma constante sensação de que poderia ter sido concluído antes. Talvez por isso eu tenho o abandonado na primeira vez que tentei ler. Mas ao encanto com a terra média não muda, gostei bastante de enfim concluir esse mergulho. Que já serve como preparação para poder ler outras obras do autor que tanto ouço falar como Silmarillion.

Gostei do desfecho dos Hobbits, mas me deu o quase fim que o condado teve. No fim das contas as previsões não estavam tão distantes. Merry e Pippin brilham muito, mas nada tira o desfecho do maior herói da terra média: Sam. No fim das contas Sam, além de ser corrompido, carregou o destino de todos literalmente em seus ombros. Aqui não quero diminuir os outros e muito menos dizer que Frodo não lutou com tudo que pode, mas se for por na balança da narrativa até os capítulos finais parecem pesar mais a percepção de Sam. O destino estava realmente no lombo do jardineiro.

No fim, termina como um grande RPG costuma terminar: festas, homenagens, coroações e histórias.

Senhor dos anéis, mesmo com seus problemas, pavimentou o mundo da fantasia que veio a seguir.

Contact__saved 08/03/2024

Gostei bastante da saga. Esse último livro fecha bem a história, amei como cada personagem tem um encerramento. Foi muito proveitoso.

Bia 08/03/2024

Melhor da saga!
Dentre os três livros de O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei foi o melhor e o que mais gostei. Normalmente o último livro de sagas sempre acabam sendo decepcionantes, mas esse foi justamente o contrário.
Assim como no segundo livro, a primeira parte mostra os pontos de vista do Pippin, Merry, Aragorn e etc, e na segunda parte a jornada de Frodo e Sam. Na primeira é mostrada as guerras em Gondor, que eu pensei que seria desinteressante ler, mas foi incrível! Diversos personagens que eram considerados secundários ou com pouca relevância finalmente tiveram seu momento de brilhar, e o da Éowyn foi o melhor!!!
Já na segunda parte, é a continuação do árduo percurso do Frodo e Sam até Mordor pra destruir o anel. Nesse livro foi mostrado com muito mais clareza que sem o Sam, o Frodo não teria chegado nem na metade do caminho. Ele não era o portador do anel, mas foi um verdadeiro herói (particularmente acho que ele foi mais crucial que o próprio Frodo). Aliás, Tolkien escreveu o amor mais puro e genuíno que já li, o companheirismo, cumplicidade, e devoção que o Sam e o Frodo tem um pelo outro é sublime! (Inclusive me fez questionar várias vezes se era realmente apenas amizade, prefiro acreditar que eles foram um casal)
Também adorei os capítulos finais, que não foram mostrados nos filmes, da "guerra" final no Condado, mostrando mais uma vez que os hobbits apesar de pequenos, são muito destemidos!
Enfim, ler essa trilogia me fez mudar minha opinião de que O Senhor dos Anéis era uma saga maçante (ás vezes é sim), Tolkien fez uma fantasia maravilhosa e única, que vai ficar eternamente marcada!

jo ^^ 07/03/2024

Que espetáculo!
Quanto eu amei esse livro - e a série! Creio que nunca mais lerei algo tão bom quanto esse livro!
Cenas de batalhas nunca me foram tão cativantes, até mesmo no segundo livro onde houve batalha não me prendeu tanto como essa! E as cenas de batalha - farei a comparação perigosa - foram melhores que as de Harry Potter!
Enfim, um universo simplesmente encantador!
Se você tiver dúvidas sobre ler ou não ler a série (não sei por qual motivo), te digo: Leia! E uma dica: comece por O Hobbit e depois Senhor dos Anéis (se quiser complementar com os contos e outros livros do universo, ache a ordem mais agradável para você).

Andurin, o calvo 07/03/2024

O fim épico
Retorno do rei encerra a saga dos hobbits e dos povos livres contra o levante das sombras de sauron. Todas as diferentes histórias dos personagens se completa de forma magistral e é muito divertido ver como os antes indefesos hobbits agora se tornam grandes senhores da batalha e de honra e prestígio. Os elfos foram embora e começa a era dos homens, encaixando com uma literatura fantástica mas também folclórica, como Tolkien pretendia. Pois a terra média pode ser vista como uma ancestral da própria Britânia, habitada pelas lendas locais de seres fantásticos.

Jojo 06/03/2024

Uma trilogia épica
Confesso que, dos três livros, esse foi o que mais protelei a leitura, não queria terminar a leitura e ter que me despedir de personagens tão queridos.

São pouquíssimas situações que me desagradaram no livro. A primeira é que o início desse é pouquinho mais lento, exigindo mais paciência.
Já o outro fator que causou incômodo em mim é, nas últimas 50 páginas do livro, a maioria dos protagonistas surgirem com outras personagens que nunca foram citadas (ou apenas brevemente mencionadas) e desejarem casar. São três livros extensos contando a história e não teve espaço para um mísero diálogo sobre essas pessoas que dizem amar profundamente?

De resto, o livro mantém a mesma qualidade dos anteriores. Gosto dos rumos que os personagens escolheram (tirando alguns casamentos). A escrita continua um deleite, os personagens são adoráveis e a história é maravilhosa. Com toda a certeza, é uma das obras mais inesquecíveis para mim.

Gabriel.Merli 06/03/2024

Insuperável
Uma mistura de imaginação, encantamento, filosofia e companheirismo; um mundo até hoje não superado em complexidade e beleza; um grupo de personagens que representa o grande espectro da natureza humana, sem reduzi-los à perspectiva do bem contra o mal. Nunca houve antes nem depois uma obra tão bela, poderosa e marcante.

Leeth 05/03/2024

Despedida
Terminei a aclamada trilogia do senhor dos anéis.
O livro é realmente muito bom e bem detalhado.
Sendo assim, ocupou um lugarzinho maior no meu coração.
E indico a leitura para todos os fãs das adaptações dos filmes que ainda não tinham lido os livros (como eu)

E aqui me despeço da sociedade do anel.

Ezequias 25/02/2024

Que livro senhoras e senhores! ??
Estou sem palavras para expressar o quão nostálgica, perfeita e fantasiosa foi a experiência de ler essa saga de 'O Senhor dos Anéis'. Admito que tive um pouco de dificuldade com a escrita de Tolkien, mas nada que pudesse atrapalhar e me impedir de me tornar um fã desta obra.

Tenho muita vontade, em outro momento, de ler alguns dos outros livros que complementam esta magnífica história, e também reler esta narrativa que me emocionou e despertou diversas emoções.

Meu veredito final é: Recomendo para TODOS amantes de livros excelentes. Por que pra mim é 5 estrelas e favorito!

Marlon.Vitor 25/02/2024

O fim da saga. Simplesmente a melhor e mais completa história de ficção já criada. Um mundo criado pelo melhor escritor de todos os tempos. Tolkien é magnífico!!!!

Junior Melo 25/02/2024

Podem chamar o Professor de prolixo, de chato, de cansativo, do que for, mas o miserável sabe como fechar uma história em nota maior. É um encerramento tão grandioso como sua jornada. Há quem diga que o "Expurgo do Condado" não é necessário, eu também acreditava, mas até mesmo essa passagem carrega um significado que fecha o ciclo de desenvolvimento dos personagens.

Anos depois e essa obra continua a me emocionar, talvez até mais do que na minha juventude, pois hoje carrego uma bagagem emocional maior do que antes, irei repetir essa leitura daqui a alguns belos anos e espero me surpreender novamente e tirar novas lições que o meu eu de hoje não conseguiu.