O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Valquíria 13/02/2024

Eu entendo que o anel passou anos envenenando a mente do Frodo, que no final ele já estava quase consumido pelo anel, mas eu não consigo gostar dele. Se não fosse pelo Sam e até pelo Gollum, ele não teria destruído o anel e tudo teria sido em vão.
O livro foi um pouco cansativo de se ler, mais pela parte do Frodo que é chata e pela forma de escrita dos diálogos.

Marcelle 12/02/2024

A experiência de ler Senhor dos Anéis foi incrível. Recomendado para quem gosta de livros de fantasia, com narrativas detalhadas e acontecimentos ?históricos? (ainda que ficcionais). A descrição das batalhas é surpreendente, e é possível sentir toda a aflição da jornada de Frodo e Sam.

Bom também ler os apêndices, que ajudam a esclarecer os acontecimentos pré-Terceira Era, a cronologia dos fatos dos 6 livros (publicados em 3 volumes) e a genealogia das criaturas da Terra Média.

BCasf 12/02/2024

Chegamos ao final da grande saga do anel, o precioso, obra simplesmente magnífica de Tolkien. A vontade é de assistir os filmes novamente e reler tudo.

Aline221 07/02/2024

Finalmente acabei a trilogia ??
Apaixonada nessa história, nesses personagens e nesse universo. Entrou para a lista dos meus preferidos ??

Poliana.Albuquerque 04/02/2024

É bem verdade que eu só terminei pq não estava lendo sozinha. Do livro todo, TODO, eu só gostei do penúltimo capítulo ?

Gabriela 03/02/2024

A conclusão perfeita
O terceiro livro da trilogia e o que eu mais gostei, ele é empolgante e emocionante do início ao fim. Temos o encerramento da jornada e suas repercussões muito bem colocadas, fazendo com que toda a trilogia se torne extremamente memorável e adorada.

Jessica 02/02/2024

?Venha, Sr. Frodo!?, exclamou ele. ?Não posso carregá-lo pelo senhor, mas posso carregar o senhor e ele também".

lucasssfds 01/02/2024

Fim.
Depois de alguns meses, chego ao fim da minha jornada pelo universo do Tolkien. Ai, que viagem maravilhosa. O mundo criado pelo autor é interessantíssimo de se acompanhar, e o que dizer da escrita extremamente precisa e linda.
Não vejo a hora de assistir os filmes para recuperar parte do gostinho maravilhoso que foi ter esses livros como meus melhores amigos nos últimos meses.

Rafa 30/01/2024

Foi incrível reler essa trilogia
Esse livro, assim como os outros, é incrível!
Essa história é o ápice da jornada do herói e eu amo a mensagem sobre amizade e irmandade que o Tolkien passa aqui.

Eu amo todos os personagens aqui, seja por sua bravura ou sua vilania.

Além disso, esse livro tem um a história de Arwen e Aragorn, um dos meus casais favoritos do mundo

JP 30/01/2024

Enfim, acabou.
O segundo livro continua sendo o meu favorito por diversos motivos, mas a conclusão da história não decepciona. Cada palavra escrita por Tolkien até atingir o clímax é incrível. A narrativa, com a perspectiva dos personagens sem saber o paradeiro de Frodo e Sam, é habilmente explorada nos pontos de vista dos demais. Mesmo conhecendo o desfecho, a tensão ao ver Frodo e Sam, exaustos e machucados, aceitando que talvez não voltem ao Condado, é emocionante. A conclusão é perfeita, com despedidas e momentos que me despertaram uma gama de emoções.

Os apêndices esclarecem informações que certamente fariam o leitor se coçar para saber, especialmente sobre o destino e as circunstâncias da morte de alguns personagens. Em especial (para mim) o conto de Aragorn e Arwen.

Além disso, revelam a paixão de Tolkien que o impulsionou a escrever os livros: os idiomas. É evidente o cuidado e carinho que ele dedicava a esse aspecto da narrativa.

Sempre fui apaixonado pelo universo de Senhor dos Anéis desde que vi os filmes há muitos anos. Naquela época, não tinha o hábito de leitura e nem sabia que os filmes eram baseados em livros. Jovem e pouco informado, esse mundo de fantasia influenciou meus gostos por elementos medievais e tudo o que é fantástico em histórias desse gênero. Embora o término dessa jornada me deixe um pouco triste pelo inevitável sentimento de fim, ao mesmo tempo, sinto-me feliz por ter experimentado o desfecho desta aventura.

Enfim. É o fim.

"Não vou pedir que não chorem, pois nem todas as lagrimas são um mal."

Gandalf