O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

mfmouraa 27/01/2024

O Retorno do Rei
? amo de paixão essa trilogia, sempre gostei dos filmes e agora posso dizer finalmente que finalizei os 3 volumes de senhor dos anéis!

o primeiro livro foi bem desgastante no começo, mas depois a história fluiu e quando eu vi eu tava no fim ?
o segundo foi uma maratona e li muito rápido. entretanto, quando cheguei nos capítulos do frodo e sam perdi um pouco o interesse porque eles só andavam e nunca iam a lugar algum. ainda assim, quando eles chegaram no monte da perdição meu interesse se inflamou de novo!
o terceiro livro eu gostei bastante também, mas confesso que várias cenas eu preferi no filme por conta da emoção delas

no geral, a escrita é impecável é claro, eu não esperava menos do tolkien! esse universo me traz muito conforto desde que me conheço por gente... simplesmente a maior trilogia de fantasia que existe ?

Maiky.Araujo 26/01/2024

Um livro que todos deveriam ler
O senhor dos anéis é um livro formativo. Todo ser humano deveria lê-lo pelo menos uma vez na vida. Em seus escritos, Tolkien nos ensina que amizade, amor, sacrifício, dedicação, honra, perseverança e bondade ainda são valores humanos necessários e, através de uma jornada de entrega e renúncia, os homens podem chegar a um nível mais elevado de alma, além de sobrepujarem o mal. Em o Retorno do Rei entendemos que a maldade é real e que ela é o fim de si mesma. Não existem justificativas, apenas o desejo de escravizar a vontade dos homens. Termino este livro com lágrimas e muitas lições que levarei para a vida.

Kby 26/01/2024

?Bem, estou de volta?
Eu pude sentir o que Merry, Pippin e Sam sentiram ao ver Frodo e os portadores dos Anéis indo embora. Doeu dentro de mim esse fim, tudo sempre tem um fim, seja ela bom ou ruim. Uma obra que estará comigo para sempre. Quero olhar para meu livro, num futuro próximo e sentir novamente toda essa obra.

Letícia Rodrigues 25/01/2024

Te amo te amo te amo sam
Sam melhor personagem
Frodo você é um chato ain ela é toda boazinha ain ela é tão galera
( meu preferido da trilogia

Fabiana 24/01/2024

Nenhum personagem sem sentido
Gente! Que mente é essa do Tolkien. Ninguém aparece do nada. Todo mundo tem genealogia. Que riqueza de história. Não fica nenhum gap, mesmo desmembrando a sociedade. Achei o livro fenomenal, emocionante, tenso e com um final espetacular. Amei!
daniela!! 24/01/2024minha estante
Recomendo muito ler o Silmarilion , se vc gostou de Senhor dos Anéis! Explica muita coisa sobre a Terra Média e mostra a origem de basicamente tudo kkkkkk
Eu li assim que terminei Retorno do Rei e foi incrível!! ;)

Mandi 23/01/2024

O incrível desfecho da jornada!
Chega ao fim a aventura fantástica mais épica já escrita! Não há nada que se possa dizer dessa obra que já não tenha sido dito diversas vezes. Tolkien era, indubitavelmente, um gênio e segue como o nome mais relevante quando se trata de literatura fantástica, sendo quase impossível que alguma outra obra algum dia possa ser comparada à sua. Pois essa jornada incrível é cheia de minúcias e miudezas, que compõe um cenário e personagens únicos. A viagem pela Terra Média é imersiva e o último livro, além de emocionante, consegue trazer um aperto nostálgico ao peito.

Suely Cristina 16/01/2024

O retorno do rei
Que loucura imaginar que todo esse universo foi criado pela imaginação de um ser humano! Mesmo sendo uma fantasia, tudo tão é detalhado: descrições dos ambientes (confesso que com isso tenho dificuldade), datas, todos os conflitos da existência humana... que até parece um romance histórico.
Fui lendo os livros e assistindo aos filmes, o que me ajudou muito a visualizar algumas situações, como as batalhas, por exemplo. Mas quem só conhece o enredo pelos filmes (que são maravilhosos sim!), não conhece de verdade mesmo essa obra de Tolkien!

Carlos531 15/01/2024

Na jornada épica da Terra Média, amizades forjadas, batalhas vencidas e a coragem que conduz à vitória. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - Uma saga inesquecível de coragem e redenção.

Samwise Gamgee 15/01/2024

Eu terminei de ler a triologia de "O Senhor dos Anéis" e discordo da opinião sobre ela ser complexa, ela é maravilhosamente detalhista, o que senti falta no filme (só assisti o primeiro), aliás, há muitos fatos e detalhes bem legais da história que provavelmente só é encontrado nos livros (já que o filme corta cenas da história original para diminuir o tempo).
Então, mesmo que seja difícil ler, ou entender, vale totalmente ler a triologia. De coração, te recomendo ler a triologia completa ?

Miriane12 11/01/2024

O Retorno do Rei
Sam e Frodo acabam se encontrando com Gollum após se separarem da Comitiva, este serve de guia para a dupla de hobbits, mas o poder do Um Anel é mais forte que a criatura e Gollum leva Frodo direto para morte. Sam pega o Um Anel para tentar cumprir a missão, desse modo ele carrega por um tempo o fardo destinado ao seu senhor Frodo até descobrir que Frodo ainda está vivo. E enquanto isso Aragorn, Legolas e Gimli não encontram apenas os hobbits sequestrados, mas também Gandalf, que eles acreditavam estar morto. Eles acabam tendo um confronto com Saruman que estava se comunicando com Sauron através de um palantír (uma espécie de bola de cristal), e Pimpim movido pela curiosidade acaba usando o objeto e Sauron além de ver o hobbit e achar ser ele o portador do Anel, descobre os passos do grupo.

Por isso o grupo acaba se separando mais uma vez, já que Gandalf na tentativa de proteger Pimpim leva o pequeno com ele para Minas Tirith, para tentar alertar Denethor sobre a guerra iminente. Já Merry permanece junto dos Cavaleiros de Rohan e, Legolas e Gimli acompanham Aragorn pelas Sendas dos Mortos, local de onde ninguém nunca voltou vivo. Aragorn como herdeiro de Isildur é o único que pode tentar mudar isso. E eles precisam de toda ajuda possível, seja ela dos vivos ou dos mortos. Cada um tem uma missão pela frente nessa guerra que já começou, porque a escuridão já se abateu sobre a Terra Média e eles tem muitas batalhas para lutar e sua única esperança é distrair a atenção de Sauron até que Frodo consiga destruir o anel.

Os dois primeiros livros são excelentes, mas se comparados a esse, eles chegam a ser somente bons de tão perfeito que é esse terceiro livro. É uma obra prima, tanto que é referencia do gênero e como disse na resenha do segundo livro, se você não leu os livros, você ainda não sabe o que são livros de fantasia. A leitura é difícil no começo? É sim, mas depois que você começa não consegue mais largar. Eu inventei de reler os livros no ano passado e acabei em uma ressaca literária de livros do gênero porque não tem comparação com os outros. Depois que você lê Tolkien parece que os outros livros perdem a cor. E só agora consegui finalizar a trilogia. E a vontade é de começar tudo de novo hehe.

Agora vamos falar sobre os personagens dessa trilogia começando por Sam Gamgee. Ele é leal, corajoso, sensato, habilidoso, sábio e quando nada disso dá certo, ele ainda continua porque é o certo a se fazer. Outra pessoa que tenho que destacar é a personagem mais incrível desse terceiro livro: Éowyn. Dentre tantos homens e praticamente três mulheres na história, é uma delas que tem coragem para ir lá e enfrentar a guerra! Não é a toa que o Faramir se apaixona por ela! Meu último destaque vai para a amizade entre Legolas e Gimli. Eles são a prova de que podemos aprender a conviver com as diferenças de maneira respeitosa.

mochileira 10/01/2024

Perfeito!
Definitivamente o melhor da trilogia! Vem direto e emocionante, pura ação e aventura. Gostei muito e sinto prazer em finalmente ter terminado. Não sei se recomendo para todos mas é uma leitura que muitos deveriam fazer.

Bruna2310 10/01/2024

PERFEITO
Esse livro é sensacional, muito bem escrito e com detalhes que tornam a leitura muito prazerosa e como esse tem mais ação (devido aos conflitos) torna ele melhor ainda. Definitivamente tão bom quanto o filme ??

Anieli. 10/01/2024

O final dessa grande jornada
Levei um bom tempo para conseguir terminar O Senhor dos Anéis e esse livro foi de longe o mais rápido. Pode ser pq ele é o mais curto? Claro, mas eu acho que foi por ele ser o mais dinâmico.
A primeira parte dele foi maravilhosa, eu me importei com personagens que até então não gostava tanto, e as cenas de batalha passavam aquele ar de "épico" que se espera de um livro de alta fantasia.
A segunda metade começou muito bem, eu me preocupava e sentia a angústia do Sam e do Frodo, a minha única crítica a essa parte, (e nem acredito que vou falar isso de um livro do Tolkien), é que a parte principal dessa série, a derrota de Sauron e a destruição do Anel, foi muito curta kkkkkkkkk para um autor que passava 10 páginas descrevendo a paisagem da estrada achei que esse ápice foi um tanto anticlimático.
Outro ponto que pessoalmente, eu não gostei tanto foi o arco do Condado depois de finalizar o plot principal e a maioria dos personagens já terem se despedido, isso tirou o peso que estava sendo construído com a Sociedade se separando e cada um tomando o seu rumo e quando veio o final emocionante do Frodo eu já tinha perdido aquele clima. Foi como um episódio filler entre o penúltimo e o último capítulo.
Enfim, apesar disso, a série como um todo foi incrível, adorei ler e não me arrependo de ter ingressado nessa longa jornada que foi ler O Senhor dos Anéis.