El Retorno del Rey

El Retorno del Rey J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Milenna.Pessoa 18/04/2024

O final foi surpreendente, o enredo fantástico, todos os personagens, tudo muito bem escrito, o que aconteceu com o Gandalf, sinceramente é uma obra prima.

Geovane57 16/04/2024

Adorei muito essa leitura, o final preenche muitas lacunas para quem veio através dos filmes, cada personagem marcante e fundamental para toda a trama do Anel. Gostei bastante, se já era fã dos filmes, agora sou mais ainda.

Jorge.Raitz 16/04/2024

A saga do senhor dos anéis foi sensacional, e a finalização do livro é expendida e creio que não seria necessário mudar nada!

Lucas.Piccin 16/04/2024

Fim da linha
Comecei a ler a saga simplesmente sem pretensão, e o começo foi beeeeeem chato escrita muito descritiva e pesarosa de ser lida mas insisti muito no primeiro e quando fui ver tava ansiando por finalizar a história, nesse livro 3 Tolkien fecha o ciclo de forma magnífica! Que jornada! Que aventura fantástica que mundo fantástico! Vale ressaltar que a escrita nem menos descritiva trouxe um dinâmica muito melhor ao livro! Obre de arte total!

Larissa2127 15/04/2024

Meu primeiro grande amor
Eu escolhi o último livro para falar da saga toda, e não sei por onde começar.

Acho que s eu fosse recomendar Senhor dos Anéis para alguém eu diria que é uma experiência como nenhuma outra. O primeiro livro é o meu livro favorito entre todos que eu já li, e esse é o meu universo favorito. Os detalhes, a construção, a escrita, tudo contribui para a perfeição dessa obra.

Sei que muitas pessoas dizem que Senhor dos Anéis é maçante por ser muito descritivo, mas pra mim ler esse livro era como beber água, era com respirar. Porque ao contrário de muitos livros, onde a descrição só atrapalha, Tolkien consegue descrever o universo minuciosamente sem perder o ritmo, nada é insignificante, e todos os detalhes te afogam, só para você respirar nesse mundo disfarçado de livro. Geralmente quando lemos parece que assistimos um filme, mas aqui, na medida que você lê, você vai entrando no universo cada vez mais fundo, e tudo se torna tão vívido que você sente a atmosfera, escuta claramente, vê claramente, sente tudo que é descrito.

Me lembro de uma vez que estava lendo um dos livros e eu parei, porque eu percebi que eu tava lendo uma obra de arte, parei por um minuto só pra admirar o livro em minhas mãos e pensar: Meu Deus o Tolkien é um desgraçado.

Enfim, a história é muito grande pra descrever aqui e eu já falei demais. Aconselho quem tem interesse de ler começar pel Hobbit, que tem um leitura mais fácil, pra ir se acostumando com a escrita do Tolkien, mas saiba que Senhor dos Anéis é muito melhor.

O Tolkien foi pra mim aquele amor que muda sua perspectiva de vida.

Elton120 14/04/2024

O Senhor dos anéis: O Retorno do Rei
O senhor dos anéis: O Retorno do Rei. O livro explora temas de amizade, coragem, sacrifício e a luta entre o bem e o mal. Livro muito bom.

Joyce 14/04/2024

"I will not say do not weep; for not all tears are an evil."
Até hoje não consigo escolher só um favorito tanto dos livros quanto dos filmes de Senhor dos Anéis, mas levando em consideração que o livro foi feito como um romance dividido em partes, ele todo é meu favorito.
Toda vez que termino Senhor dos Anéis sinto um aperto no coração com esse final emocionante, sempre me toca. E toda vez que recomeço, é a mesma euforia da primeira vez.
Eu não encontro um defeito nessa fantasia, e posso dizer com certeza que é uma das minhas favoritas entre as milhares que conheço.

malu 14/04/2024

A parte final é muuito chatinha (necessária, já que monstra o que aconteceu com os personagens depois do fim da guerra, mas externamente entediante?)

Tirando isso, o livro todo é muito bom, principalmente as partes que focam no Sam e no Frodo em Mordor.
Lotenzo 14/04/2024minha estante
aaaaaaa saudade de ler esse ouro

Raina.Carrion 14/04/2024

A vista do topo vale a escalada
Dessa vez, a escrita monótona do Tolkien narrando a guerra atribuiram-lhe um tom mais macabro aos seus horrores. Além disso, o autor transmite bem o sentimento de urgência e ansiedade das tropas para os leitores, os mantendo atentos a cada página.
Seguidamente, as memórias dos grandes feitos das outras Eras são substituídas - pelo leitor - pelas novas grandes realizações, dando mais apego aos personagens e a esse mundo.
Com um ritmo muito mais dinâmico, as histórias vão se encontrando e construindo uma grande obra, tendo muito mais acontecimentos e reviravoltas.
Por fim, é o melhor livro da trilogia, pois os caminhos árduos que o Tolkien guiou seus leitores finalmente chegam a um belo destino.

Lua 10/04/2024

Capítulo final de uma jornada épica, cenários, personagens, enredo, tudo magníficamente construído. Entendemos que até mesmo a menor das criaturas pode ser o fiel da balança.

Liar1 10/04/2024

Página 1139
"Sei cavalgar e empunhar a lâmina e não temo nem a dor nem a morte."
"O que temes, senhora?", perguntou ele.
"Uma gaiola", disse ela. "Ficar atrás das barras até que o costume e a velhice as aceitem e que toda oportunidade de fazer grandes feitos tiver-se ido além da recordação ou do desejo."

Página 1179
"Recordemos que um traidor pode trair a si mesmo e fazer um bem que não pretende."

Página 1231
"A batalha é vã. Por que deveríamos querer viver por mais tempo? Por que não deveríamos rumar para a morte lado a lado?"
"Não te é conferida autoridade, Regente de Gondor, para ordenares a hora de tua morte", respondeu Gandalf.

Página 1256
"Os feitos dos Homens durarão mais que nós, Gimli."
"E mesmo assim, acredito, no fim nada mais serão que possibilidades desperdiçadas", retrucou o Anão.

Página 1360
"E a jornada terminou. Mas depois de percorrer todo este caminho ainda não quero desistir. Não é meu jeito, digamos, se me entende."
"Talvez não, Sam", disse Frodo; "mas é o jeito como as coisas são no mundo. As esperanças fracassam. Chega o fim."

ATHOS 05/04/2024

O Retorno do Rei: Uma Jornada Épica Concluída
"O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", a culminação da trilogia épica de J.R.R. Tolkien, é um final grandioso e emocionante para a saga de Frodo Bolseiro e seus companheiros. A história se intensifica enquanto o destino da Terra-média se equilibra na ponta da agulha, com o Um Anel cada vez mais próximo de Mordor e Sauron aumentando sua influência sobre o mundo.

**Uma Teia de Trama e Batalhas Épicas**

Tolkien tece uma narrativa complexa, entrelaçando as histórias de diversos personagens em um panorama de guerra e heroísmo. Frodo e Sam se aproximam do Monte da Perdição, enfrentando perigos inimagináveis e a tentação do poder do Anel. Aragorn, o herdeiro legítimo de Gondor, finalmente abraça seu destino e lidera os homens contra as hordas de Sauron. Gandalf, com sua sabedoria e magia, guia os heróis em momentos cruciais.

**Temas Universais e Personagens Memoráveis**

O livro explora temas como amizade, coragem, sacrifício e a eterna luta entre o bem e o mal. Os personagens, com suas falhas e qualidades, cativam o leitor e o transportam para a Terra-média. Frodo, com sua determinação inabalável, representa a esperança que reside até mesmo nos seres mais simples. Gandalf, com sua sabedoria e humor, é um mentor e guia fundamental. Aragorn, em sua jornada de autodescoberta, se torna um líder inspirador.

**Um Final Emocionante e Reflexivo**

"O Retorno do Rei" culmina em um confronto épico entre as forças do bem e do mal, com batalhas grandiosas e momentos de pura adrenalina. A jornada de Frodo e Sam chega ao seu ápice, com um final emocionante e reflexivo que ficará marcado na memória do leitor.

**Uma Obra-Prima da Literatura Fantástica**

"O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" é uma obra-prima da literatura fantástica, um clássico atemporal que continua a encantar leitores de todas as idades. Uma leitura imperdível para quem aprecia aventuras épicas, personagens memoráveis e uma história rica em simbolismo e significado.

**Pontos Positivos:**

* Narrativa envolvente e complexa
* Personagens memoráveis e bem desenvolvidos
* Temas universais e atemporais
* Batalhas épicas e momentos de pura adrenalina
* Final emocionante e reflexivo

**Pontos Negativos:**

* Ritmo lento em alguns momentos
* Excesso de descrições detalhadas

Camilla296 04/04/2024

Eu já estou com saudades
Como acontece bastante coisa, acaba sendo um livro com uma leitura mais rápida. As batalhas, os acontecimentos e as reviravoltas tornam a história bem dinâmica. Acho que, no último livro, Tolkien já descreveu o que teria para descrever e agora está focado "apenas" na narrativa.

Ele segue, contudo, indo e voltando, mas já estou tão acostumada que isso não me incomoda mais e eu já consigo me organizar.

Obviamente, leitura mais que recomendada e, POR FAVOR, tem muita preciosidade nos apêndices (além das explicações que podem não ser de interesse geral) que vale e muito a pena a leitura!

Camila 03/04/2024

MAIOR OBRA DE LITERATURA!!!
"O Retorno do Rei" é a coroação gloriosa da épica trilogia "O Senhor dos Anéis" de J.R.R. Tolkien! Neste capítulo final, somos levados a uma jornada épica e emocionante, onde o destino da Terra Média está pendurado por um fio enquanto os exércitos de Sauron marcham para a batalha final. A narrativa é tecida com maestria, desde a jornada desesperada de Frodo e Sam em direção ao Monte da Perdição até as batalhas épicase o confronto decisivo entre o bem e o mal. Tolkien cria um mundo de profundidade incomparável, povoado por personagens cativantes e repleto de mitologia rica e detalhada. "O Retorno do Rei" é uma conclusão épica e satisfatória para uma das maiores sagas da literatura, deixando os leitores com o coração acelerado e o desejo de retornar novamente à Terra Média.