O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Maygeek7 15/05/2022

O Fim do precioso.
Juro que só terminei essa saga porque sou uma taurina muito teimosa.
Pense no sufoco de passar por uma ressaca literária e ainda com "probleminhas" na vida real não é fácil se empenhar numa leitura super detalhada muitas vezes cansativa e irritante.
Dava vontade de gritar ?PRA QUE DESCREVER A DESCIDA DO NORTE AO SUL DO MORRO, SÓ DESCER A P***A DO MORRO!!?

Porém, tirando meu estresse ?
Foi uma leitura sem igual, de alto nível, uma história longa porém no final muito proveitosa. Com personagens cativantes,
(Sam, meu preferido)
Uma obra de arte em forma de livro.
A saga O Senhor Dos Anéis não é para fracos.

Eu recomendo e não recomendo. Mas vale muito a pena.

?Três anéis para os élficos reis sob o céu,
Sete para os anãos em recinto rochoso,
Nove para os homens, que a morte escolheu,
Um para o senhor sombrio no esplendor tenebroso
Na terra de mordor aonde a Sombra desceu.
Um anel que a todos rege, Um anel pra achá-los,
Um anel que a todos traz para na escuridão atá-los
Na terra de mordor aonde a Sombra desceu.?
Douglas Finger 15/05/2022minha estante
? adorei essa resenha super sincera!

Eduardacs 15/05/2022minha estante
Nem acredito que tô vivendo esse momento

Carlinha PPinto 15/05/2022minha estante
Adorei a resenha. ?

Carla.Ligia 15/05/2022minha estante
Sam é o verdadeiro herói??????

Amorsah 24/05/2023minha estante
Oi

Maygeek7 24/05/2023minha estante
Oi, Sarah

Edimilson.Araujo 19/10/2023minha estante
Essa resenha me resumiu lendo a saga ?

Vinícius 21/03/2011

É como ter a perfeição em mãos, uma obra épica criada por Tolkien que, somando os três volumes, já passou por mais de 150 milhões de leitores, traduzida para mais de 40 idiomas, e é hoje um dos trabalhos literários mais consagrados da história.

"Três Anéis para os Reis - Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores - Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

Tolkien não só cria uma nova mitologia, mas também uma nova forma de vida. O senhor dos anéis é, sem dúvida alguma, um divisor de águas na vida de qualquer leitor. Não é apenas ficção, mas também um mesclado de ensinamentos passados pelo autor, desde o valor de uma amizade como a de Frodo e Samwise, desde a importância de alianças para com um mesmo objetivo, como a dos cavaleiros de Rohan e dos austeros senhores de Gondor, de que momentos ruins se tornam bons com uma pitada de comédia, comoas disputas do anão Gimli e do elfo Legolas, ainda traz à tona a força feminina, capaz de decidir as coisas mesmo num campo de batalha, como também que com coragem a gente consegue tudo, que não são necessários dois metros de altura e um corpo repleto de músculos para salvar o mundo, basta querer, e o protagonista de pés cabeludos, quis.

A história é dividida em três volumes (pode-se optar pelo volume único) que são divididos em seis livros relatando a Guerra do Anel. Não é novidade a forma descritiva que Tolkien narra sua história, é um deleite para os amantes dos mais minuciosos detalhes, porém às vezes se torna cansativa, devido à imensa quantidade de viagens feitas ao desenrolar da história. E não para por aí, para se deliciar mais ainda temos um enredo muito forte, e é difícil não se afeiçoar por algum dos personagens com suas peculiares características. A edição do livro ainda conta com mapas em diversas perspectivas, e ainda no terceiro volume, com seis apêndices, destinados aos fanáticos pela Terra-Média.

"[...] Não sinto nenhuma pena de Gollum. Ele merece morrer. Merece! Suponho que sim. Muitos que vivem merecem morrer. E alguns que merecem viver morrem. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para condenar à morte em nome da justiça, temendo por sua própria segurança. Nem mesmo os sábios conseguem ver os dois lados."

As aventuras começam em A sociedade do anel, onde é formada a sociedade composta por quatro hobbitts, um elfo, um anão, dois humanos e um mago. Cabe à Frodo ser o Portador do Anel, fardo de grande responsabilidade, e leva-lo até a Montanha da Perdição, onde seria destruído. Continuam em As duas torres já com a comitiva dividida, os Cavaleiros de Rohan são encurralados no Abismo do Helm, Isengard vira um poço dágua, com a partida para Minas Tirith e ainda com o Portador do Anel em maus lençóis. E é quando a Guerra do Anel começa a chegar ao seu fim, no Retorno do Rei a história é repleta de adrenalina e pura ação, com diversas batalhas, como a do Pelennor, com o ataque à Mordor no intuito de distrair o Inimigo e tirar seus olhos vigilantes de Frodo e Sam, para que esses pudessem destruir o Anel. Mesmo quando tudo está escuro, a luz da esperança jamais parou de brilhar.

Fim? Para a nossa sorte, não. É possível complementar a leitura com outras diversas obras publicadas por Tolkien, como O Hobbit, que conta como o Anel foi encontrado. E ainda falta! Sim, arrisco dizer isso, e ainda ousaria desejar que Tolkien tivesse a longevidade do Anel, pois o que faltou foi tempo, já a criatividade, transbordou.

Mais do que recomendo, só lendo pra saber como funciona a mágica Tolkeniana. É certeza que essa história vai marcar você;
Gabi Pescarolo 03/03/2011minha estante
COm certeza Tolkien não deveria ter morrido. A história é tão boa que não deveria ter chegado ao fim! Mas me contento por ele ter existido, e deixado a nós o imenso prazer da leitura destes livros!
Bela resenha! Parabéns!

Leticia. 25/11/2011minha estante
Adorei a resenha, muito boa mesmo (y)

JoaoAvalanche 18/01/2013minha estante
otima resenha, só foi esquecido citar o Silmerillion, que eh o antecessor do O Hobbit q conta historia de Sauron e d como o Anel e Os Aneis foram criados.(foi o que li)

Ediel 06/01/2016minha estante
"É como ter a perfeição em mãos." Melhor definição! Nada mais a declarar.

Nanda 07/01/2022minha estante
Saruman acredita que apenas um grande poder pode manter o mal sobre controle, mas não é o que descobri. Descobri que são as pequenas coisas, as tarefas diárias de pessoas comuns que mantém o mal afastado, simples ações de bondade e amor.

Mari 23/04/2023

"Tentei salvar o Condado, ele foi salvo, mas não para mim."
Vou contabilizar como finalizado mesmo não tendo lido os apêndices (pretendo ler O Silmarillion então vai ficar por isso mesmo).
O livro continua da parte em que Gandalf parte com Pippin para Gondor com a finalidade de alertar o regente sobre a sombra de Mordor que se espalha pela Terra Média.
Merry permanece com os Cavaleiros de Rohan, que se preparam para ir ao auxílio de Gondor. Tomado por uma vontade de participar da guerra iminente, o seu pedido de ir junto é negado por ele representar mais um fardo do que um guerreiro em potencial. Após ser visitado pelos Dúnedain do norte e os filhos de Elrond, Aragorn decide partir até as Sendas dos Mortos, para reivindicar o juramento há muito feito à Isildur. Legolas e Gimli o seguem fielmente.
Paralelamente a tudo isso, vemos Sam, agora em posse do Um Anel, na sua missão de resgatar Frodo, que foi capturado por orcs quando estava sob o efeito do veneno da Laracna.
O livro, assim como os outros, também é dividido em duas partes. A primeira é centrada na batalha em Minas Tirith, que tem tanta riqueza de detalhes e reviravoltas que chega a tirar o fôlego. Destaque para alguns ?guerreiros? inusitados que conseguem mudar todo o rumo da guerra com os seus grandes feitos.
Na segunda seguimos acompanhando Frodo e a sua desesperada demanda, sofreu mais que a Juliette esse pobi Hobbit. Grandes ressalvas para Sam, que na minha humilde opinião, é o principal responsável por tudo correr ?bem? e terminar como o esperado. Sem ele Frodo teria fracassado antes mesmo de chegar as terras sombrias.
Me pegou de surpresa toda a problemática na volta para o condado, por toda a guerra se passar tão longe jurei que ele seria imaculado. Me deixou tão felizinha e orgulhosa o Pippin e Merry, de como cresceram (literalmente) e agora desempenharam grandes feitos para salvar o condado.
Fiquei muito comovida com o Frodo, que mesmo apesar de tudo acabar bem ainda não conseguia seguir a vida como antes, afinal não era o mesmo de antes, nada era como antes.

?Tentei salvar o Condado, e ele foi salvo, mas não para mim. Muitas vezes precisa ser assim, Sam, quando as coisas correm perigo: alguém precisa desistir delas, perdê-las, para que outros possam tê-las.?

Continuou a ser um herói mesmo depois do sucesso da sua demanda.

Enfrentei uma puta ressaca no meio desse livro, passei bons dias sem conseguir ler nada, mas isso não chegou a afetar gravemente minha experiência. Tolkien é um gênio e ler a sua obra-prima foi de uma mágica deslumbrante.

Murilo sibim 06/06/2021

Desfecho sensacional para a saga!
Apesar da já ter assistido aos filmes, como sempre os livros possuem muito mais detalhes e acontecimentos que os filmes decidem cortar!
Arco dos personagens fechados de forma primorosa, e como o próprio Tolkien já disse antes, o verdadeiro herói dessa saga é o Sam, que em momento algum saiu do lado de Frodo e apenas por causa dele Frodo teve forças para completar sua sina!
@gabrielnscmt 07/06/2021minha estante
sam sempre salvando frodo

Diego Lima 22/03/2022

Finalmente encerrando O Senhor dos Anéis, essa história épica na qual pessoas normais, mas predestinadas a participar dessa aventura, saíram do comodismo de suas vidas e superaram seus limites para salvar a terra média de um inimigo antigo.

Nessa parte três os eventos vão se concluindo. Cada participante da sociedade do anel teve sua importância na luta, tanto nas batalhas físicas como para destruir o mal (um anel). A evolução da personalidade, maturidade e força de vontade dos quatro hobbits é algo admirável. É como se Tolkien nos quisesse passar a mensagem de mesmo com limitações - sejam elas quais forem - é possível fazer grandes feitos.

Depois de encerrar todas os ciclos os hobbits resolvem voltar para sua terra natal. Apesar de ter diversas cenas extraordinárias no decorrer do livro, o que mais se destacou foram os acontecimentos no condado após a guerra contra Sauron. Nessa momento mostrou toda a evolução de Frodo, Sam, Pippin e Merry, onde após toda a jornada colocando a vida em risco em diversas ocasiões, uma transformação interna aconteceu. Assim como ocorre conosco no cotidiano: a cada experiência nova (seja positiva ou negativa; vitória ou derrota) vamos crescendo e conseguindo desafiar obstáculos nos quais estão por vir.

Gostei bastante da leitura. Não é uma leitura fácil para iniciantes em literatura, porém não é impossível. Talvez eu tivesse aproveitado melhor a história se tivesse lido de uma vez e não fracionando um livro por mês. Todavia não diminui toda a experiência vivida com essa obra de arte a qual tem perpetuado no tempo.
Barbara.Tomaz 22/03/2022minha estante
??

mpettrus 22/03/2022minha estante
?[?] a cada experiência nova (seja positiva ou negativa; vitória ou derrota) vamos crescendo e conseguindo desafiar obstáculos nos quais estão por vir.? Simplesmente perfeita essa sua colocação em paralelo a uma das muitas metáfora do romance de Tolkien ? ?? ? ?

Nado 29/09/2021

Terceira e última parte de ?O Senhor dos Anéis?, que dá o desfecho para um dos maiores universos da literatura.
No início dessa trama temos Gandalf indo com Pippin para Minas Tirith, uma majestosa cidade que hoje está a um passo de sucumbir sob a fúria de Sauron. Lá eles se deparam com Denethor, o regente de Gondor. Aragorn, Gimli, Legolas, e Merry partem rumo a esse forte na tentativa de salvar a antiga capital de Gondor. É em O Retorno do Rei que a linhagem do reinado de Aragorn evidencia, o que dá nome ao livro.
Em outra parte do livro entra em foco a passagem de Sam, que resgata Frodo e juntos eles partem para o Monte da Perdição, local onde o hobbit deverá destruir o Um Anel. Nessa longa viagem eles testarão todos os limites do corpo e da mente na companhia de um inimigo já conhecido.
Depois de tanto sofrimento e batalhas épicas, Tolkien não poderia ter escolhido um desfecho e acontecimentos melhores do que estes para concluir a sua maior obra em vida. O leitor consegue sentir toda a emoção das batalhas, ficar apreensivo nos momentos de conflito e se emocionar com o final que acalenta o coração depois de tanta tensão.
Esse livro tem marcantes cenas de ação, além da revelação de personagens fortes que inicialmente o leitor poderia imaginar em um papel menor e insignificante. Diferentemente do que foi visto nos cinemas, para mim, o dono da história não é o mesmo que foi mostrado nos filmes.

Dan 29/12/2022

O fim de uma era
O Senhor dos Anéis faz parte da minha família há mais de 20 anos. Sempre enrolei pra ler, pq sabia que depois disso haveria um fim. Mas finalmente terminei de ler. Foi lindo e intenso.
Lucas.Oliveira 29/12/2022minha estante
Eu tentei ler uma vez e não consegui, vou esperar o ano acabar pra tentar de novo

Erika Sá 07/05/2020

"Agora os dias são breves. Ou chegará nossa esperança ou o fim de toda a esperança."

O Retorno do Rei fecha com chave de ouro essa viagem fantástica.

A jornada da sociedade formada para proteger o Um Anel, o encontro de todos os integrantes depois de trilharem por caminhos nada atraentes,  trazendo o enfrentamento final na batalha por Gondor e a derradeira queda de Sauron pelas mãos de um pequeno desconhecido.
 A mitologia de Tolkien é impecável, detalhada, personagens marcantes,  batalhas memoráveis e repleta de lições.
Sabe aquela sensação de que até as menores pessoas podem mudar a história? É assim que eu me senti ao terminar a leitura.

Ah, e essa edição da Harper é simplesmente espetacular. Não posso avaliar a tradução (nem saberia como fazer tal coisa, hahaha) pq foi meu primeiro contato com a obra, mas essa edição é bem completa e repleta de extras: textos originais, mapas, algumas ilustrações feitas pelo Tolkien...perfeição define.

Alberto 11/05/2021

Épica jornada
O terceiro e último livro da trilogia foi muito menos descritivo que os demais. Houve mais ação e diálogos, além de um final comovente. Uma aventura tão épica que já deixou saudades, mesmo tendo acabado de finalizá-la. ??

Marques 30/06/2022

11/05 - O Retorno do Rei
é aqui que acaba o magnum opus de um dos maiores autores de fantasia. e é nesse último livro que enxergamos toda genialidade do autor ao escrever essa história.

aqui temos Tolkien amarrando todas as pontas soltas que haviam sido deixadas ao longo da história. todos os psersonagens têm um papel fundamental para o desenrolar da trama. e, para mim, o fim mais incrível é o papel do gollum na história. não entrarei em detalhes porque é algo que funciona um pouco diferente do filme mas, pra mim, é o que tem de mais sensacional aqui. além dele, podemks citar o fim da história em si e o destino de cada um da sociedade. os finais de cada um dos personagens condizem com aquilo que nos foi contado e conversam com aquele universo. eu posso dizer que poucas vezes fiquei satisfeito com uma história quanto quando acabei O Senhor dos Aneis. cada segundo de leitura é recompensado no final.

temos algumas diferenças em relação ao filme também. a história após mordor segue adiante e temos mais 80 páginas do que ocorreu no condado nesse meio tempo. é um extra que me surpreendeu na primeira vez que li e me surpreendeu novamente nessa releitura.

10/10 - melhor final que já houve
Rocca 30/06/2022minha estante
Amo essa trilogia ??

Wayner.Lima 29/08/2023

Nunca é bom criar expectativas para os 'clássicos'
Adiei por muito tempo a leitura, apesar de ter lido o Hobbit há mais de 17 anos e ter os livros há pelo menos 5 anos. Dizem que não é bom criar expectativas sobre as grandes obras e é verdade que esperar demais pode gerar frustração. À parte de comentários e teses sobre o universo da terra média, eu nunca li ou assisti nada além de o Hobbit e a adaptação cinematográfica recente, então tinha um parâmetro do que me esperava em SdA mas não imaginava como a história se desenrolaria.

Houveram trechos onde a leitura se tornou enfadonha, nas descrições extensas e cuidadosas ou nos momentos de canções. Também me perdi um pouco nas referências a lugares e pessoas. Tantos nomes estranhos, alguns primeiro citados e muito depois explicados. No geral foi uma boa leitura, mas não tudo aquilo que esperava.

nancirocha81 29/03/2022

Este é o livro mais rápido da trilogia. Fecha a história com chave de ouro, trazendo o fim da saga do Anel e falando também do que acontece com a Sociedade do Anel. Muito bom.

Ogaiht 19/12/2021

A Obra Máxima da Fantasia
Temos aqui a a conclusão da maior obra de fantasia da literatura. Lembrando que O Senhor dos Anéis não é uma trilogia, e que é dividido em 3 volumes só por conveniência das editoras. No livro temos o maior acontecimento da narrativa, que é a guerra a Gondor. Gandalf vai a Minas Tirith levando Pippin para prestar auxílio à cidade, e esta acaba sendo sitiada pelos exércitos de Mordor. Tudo o que resta é resistir bravamente e esperar que o reino vizinho de Rohan venha em socorro e honre o juramente de amizade entre os dois povos.
Ao mesmo tempo temos Aragorn, que deverá seguir seu próprio caminho caso realmente queira se tornar rei de Gondor e tomar como esposa sua ama Arwen. E finalmente temos a penosa jornada de Sam e Frodo no coração da terra do Inimigo, tentando a todo custo chegar ao Monte da Perdição, único lugar onde o Um Anel pode ser destruído. Eles já sabem que a jornada lhes custará a vida, mas tudo que lhes resta é continuar.
Esta obra consumiu mais de 15 anos de trabalho do autor, e ao final da leitura vemos o porquê. É inegável o legado de O Senhor dos Anéis. Tudo relacionado à fantasia que veio depois acaba remetendo à obra: os jogos de RPG, obras como Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo, a série Discworld. É realmente algo incrível. Ademais, é uma obra cheia de ensinamentos, como todos nós podemos fazer a diferença, não importa o quão pequenos somos;a corrupção pelo poder; o real significado a amizade.
Sobre o Expurgo do Condado, acho por um lado meio anti climático, pois as coisas pareciam já resolvidas, mas ao mesmo tempo, gosto que autor tenha mostrado as consequências da guerra em outros lugares e que os Hobbits deveriam ser os protagonistas de sua própria história. Acho o final bem melancólico, pois a Terceira Era é o período de decadência dos Elfos, e ao final da guerra e com o fim do poder dos Três Anéis élficos, o mundo se tornou cinza para eles, e tudo que tentaram preservar, acabaria por morrer. Deveriam escolher entre partir da Terra-média ou enfrentar uma longa decadência ao longo do tempo.
E para aqueles que têm preguiça de ler os apêndices (algo que descobri recentemente e que são muitos!), leiam! Eles ajudam e muito a compreender esse universo fantástico.

gabzsch 10/09/2021

A Queda do Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei.
"Três Anéis para os élficos reis sob o céu
Sete para os Anãos em recinto rochoso
Nove para os Homens que a morte escolheu
Um para o Senhor Sombrio no espaldar tenebroso
Na Terra de Mordor aonde a Sombra desceu
Um Anel que a todos rege, Um Anel para achá-los
Um Anel que a todos traz, para na escuridão atá-los
Na Terra de Mordor, aonde a sombra desceu"

Primeiramente, falando sobre o Retorno do Rei:

Retorno do Rei é, na minha humilde opinião, o melhor livro da "trilogia". É fantástico ver todas essas guerras contra o Inimigo. O início é meio demorado, desenvolvendo melhor o terreno pra Batalha. Depois começando o ataque em Minas Tirith, os Rohirrim chegando quando o Rei Bruxo conversa com Gandalf... magnífico. Na segunda parte, voltamos nossa visão para Frodo e Sam, em sua jornada árdua e extremamente cansativa para chegar no Monte da Perdição e destruir o Um Anel; a comemoração após após destruição do Senhor Sombrio; A coroação do Rei Elessar; Eles encontrando Saruman e o Língua-de-cobra no caminho; a ida à Valfenda para o aniversário do Bilbo - e o Bilbo praticamente cagando para os relatos kkkk; voltando enfim para o Condado e vendo o desastre em que ele se encontra; e aquele final lindo, onde Frodo, Bilbo, Galadriel, Elrond e Gandalf partem para as Terras Imortais...

Agora, sobre o Senhor dos Anéis:

Senhor dos Anéis é sem dúvidas uma das, se não a maior obra literária de toda a história. Ver toda a evolução desde o começo até o final lindo, os personagens fantásticos, as trezentas informações sem sentido que Tolkien nos da (que enriquece as frases, sendo muito mais natural), a narrativa, tudo. Valeu cada segundo. Senhor dos Anéis é meu livro favorito, minha obra favorita. Acho que vai demorar muito pra algo o superar. Leiam Tolkien.

Camila.Alves 13/03/2022

Poderia ser melhor (?)
Eu li toda a saga do Senhor dos Anéis com muito vigor e vontade, passei até pela tortura que é o comecinho do volume 1, pra enfim chegar no esperado final. E realmente, eu cheguei. O que acontece é que eu cheguei no final, e vi que ainda tinha mais 6 capítulos pela frente, depois que todas as partes principais da história já acontecem. O que eu não gostei, foi que o Tolkien delongou muito o final do livro, quando a história principal já tinha acabado, e ele ficou enchendo linguiça por mais 6 capítulos, tanto que a história muda totalmente o foco. Se ele tivesse feito um epílogo, por exemplo, já seria melhor que toda essa enrolação, mas o Tolkien não é famoso por facilitar a vida dos leitores kkklk
Confesso que não li todos os apêndices, e eles não são obrigatórios de qualquer forma, mas até que tem um conteúdo bem legal
Enfim, a história é boa, mas achei que o desfecho podia ser mais épico e menos enrolado
Duane.Eckermann 13/03/2022minha estante
Vc descreveu exatamente o q eu senti lendo este livro .. eu travei no final e não consigo ir pra frente de jeito nenhum.. parece q nada mais acontece!!