A Relíquia

A Relíquia Eça de Queiroz
Marcatti

Resenhas - A Relíquia

ruanzucchi 09/03/2021

As observações do prof. Marcílio, nesta edição, são essenciais e contribuem muito com a leitura. Definitivamente, a melhor no mercado!

Cami 22/02/2021

A Relíquia
Teodorico Raposo é o sobrinho da D. Patrocínio das Neves, velha riquíssima que é muito religiosa. Para agradar a tia e ser digno de herdar suas riquezas, Teodorico finge uma vida religiosa e esconde suas depravações. Devido a saúde fragilizada da velha rica, ele é incumbido a trazer de Jerusalém uma relíquia sagrada que possa melhorar a saúde da tia.

Leticia 16/02/2021

Um clássico
primeiro clássico que eu li, mas eu não gostei muito do enredo da história, também é uma linguagem pouco difícil para se ler na primeira vez, acho que eu vou pegar pra reler outra vez para entender um pouco mais, mas valeu a pena e quem quer ler algum clássico é bom,é uma leitura ok

Clara.Brogliato 15/02/2021

Meu xodó
Criei um grande amor por este livro ao realizar um trabalho e aprofundar mais sobre a vida de Raposão e Titi.

Thais.Nascimento 12/02/2021

Gostei do livro e das críticas que o autor inseriu nessa história por meio das personagens extremamente hipócritas. O que dizer da Dona Patrocínio, se eu pudesse defini-la em uma só palavra diria que ela é cínica, uma mulher extremamente religiosa que se usa como exemplo da santidade e dos bons costumes mas que não tem um pingo de amor ao próximo, caridade ou misericórdia em seu coração. E o Teodorico então, diria que ele é dissimulado, um homem que odeia a vida que tem ao lado da tia, mas que prefere viver uma vida dupla, enganando a todos a arranjar um emprego e viver do próprio sustento. Confesso que gostei das personagens mas os capítulos em Jerusalém me davam sono. No mais é isso, um livro bom com algumas ressalvas.

Mat 11/02/2021

Uma leitura mais fácil do que eu esperava.
Achei que seria mais difícil de ler. Talvez tudo fique mais fácil depois de ler Iracema, hahaha.
Caso você esteja lendo para o vestibular, saiba que no site Jornal da Usp tem um texto muito bom sobre a obra :)

Mi Feddersen 15/01/2021

Sarcasmo e ironia aflorados
Um clássico de Eça de Queirós, autor português, cheia de sarcasmo e ironia (adorei rs)

Religião, interesses e ganância permeiam a obra.

Vivendo com sua tia após a morte de seus pais, Teodorico tem como ambição ser herdeiro da horrenda Sra Patrocínio mas para que isso fosse possível, ele deveria se tornar um religioso totalmente devoto aos hábitos e costumes de sua tia uma vez que a megera não permitiria que ele se entregasse a "relaxações ". O ápice de sua entrega devocional ocorre quando resolve ir em viagem à Terra Santa e trazer de lá uma relíquia tão sacra que fizesse com que sua Titi o colocasse em seu testamento.

A leitura é um pouco cansativa, de um português rebuscado mas nada que me fizesse querer largar o livro. Confesso que cheguei a um certo ponto em que fiz leitura dinâmica de umas dez páginas (era isso ou o abandono era certo). No entanto cheguei ao fim dando boas risadas e questionando alguns pontos de nossa realidade. "A inutilidade da hipocrisia".

Renato.Oliveira 21/12/2020

A história é boa, porém a leitura é maçante
A relíquia conta a história de Teodorico raposo, seus pais morreram quando ele era criança e ele foi morar com sua tia, Patrocínio das Neves, apelidada de Titi, essa era herdeira do grande comendador G. Godinho. Ela era extremamente religiosa, não aceitava pecados dentro de sua casa, e se caso o Teodorico caísse na tentação de um rabo de saia, ele seria escorraçado da casa dela. Assim ele na frente dela fingia ser extremamente devoto, mas depois fora do olhar dela ele era um devasso, vivia uma vida boêmia. Ele foi estudar em Coimbra, onde por conta de suas festas ganhou o apelido de Raposão. Ao voltar a morar com a tia, ficou sabendo que ela não deixaria a fortuna extensa dela para o sobrinho e sim para a igreja, então em uma ideia mirabolante resolveu fazer uma peregrinação na terra Santa, para assim se tornar uma pessoa tão santa que obteria a fortuna após a morte dela. Porém será que o plano deu certo? Terás que ler o livro. A leitura é bem difícil, por ser um realista ela é bem detalhista e as vezes parece que você está "parado" dentro de um cenário sem nada estar acontecendo. Porém no final fica muito bom a leitura.

samirac 21/12/2020

Relíquias
A leitura é muito rebuscada e cansativa do capítulo 3 ao 4, mas ao final do 5 podemos perceber que a hipocrisia nunca é uma coisa boa. Mas ainda estou confusa quanto à última frase do livro

Sara 15/12/2020

Inesperado
A leitura foi um pouco difícil no começo, até acostumar com a forma e com o vocabulário usado. Depois disso foi muito rápido, queria saber o final a todo custo, li até as 3h da manhã p conseguir e terminei sem saber o que pensar! Acho um bom livro para quem quer se debruçar, pensar e rir de alguma passagens!

Nanda 11/12/2020

Hilário
Eu não poderia descrever este livro melhor. Uma crítica tão forte à igreja e à burguesia portuguesa da época, não poderia ser diferente.

Gustavo Medeiros 24/11/2020

Um caminho árduo
Eça de Queiroz era um escritor português do séc XIX. Junte o fator época, com o fator origem linguística e com a escrita rebuscada. Tudo isso foram unidos neste livro que apresenta uma jornada difícil para um leitor comum do século XXI. Se você pensa em ler esse livro tenha em mente que esse livro é um clássico português e com uma linguagem bem difícil. Mas tudo isso é compensado com uma história incrível que critica a Igreja da época.