A Relíquia

Marcatti

Resenhas - A Relíquia

Danilo 08/11/2020

Gostei muito!
Eu achei que esse livro seria chato e monótono, mas me surpreendi. Muito legal, engraçado e não é tão difícil de ler!
Recomendo! A história e a crítica são muito boas!

Sara 18/10/2020

Eça de Queiroz, por que descreve tudo?
Sem dúvida esse foi o livro mais cansativo que eu li esse ano e eu não leria de novo nem se me pagassem. Achei a história muito interessante, mas a escrita é terrivelmente desgastante e o personagem principal é um completo idiota, enfim, não me arrependo de ter lido, porém nem chego perto de novo.
Sara 18/10/2020minha estante
Uia, escrevi o nome do escritor errado, uma pena mesmo

de Paula 15/10/2020

Cada um com sua cruz...
Cada um com sua cruz...
Eça de Queiroz é um autor esplendido, com uma sagacidade única em sua escrita. Essa obra mostra a fundo isso, em cada capítulo que ele preenche as páginas de ironia, realidade e socos no estômago, faz com que a narrativa seja atual ainda hoje, como o foi em sua época.

Confesso que achei muito difícil de ler, não pela escrita em si, já que li nessa incrível edição da Panda Books que contém muitas notas importantes para compreensão textual. A dificuldade não foi também por não conhecer o contexto religioso que serve de pano de fundo, embora tenha feito grandes descobertas a seu respeito. Meu problema foi com a humanidade tão nua e crua dos personagens, principalmente Teodorico Raposo. Continuar lendo a narrativa de alguém tão hipócrita, soberbo, enganador e outros adjetivos semelhantes ou piores, foi um grande desafio, embora eu quisesse saber onde ele iria chegar. Acho que isso se deu por questões completamente pessoais, que não vão impactar outros leitores.

Realismo é a essência do livro e o autor entrega exatamente isso ao leitor. O Raposão é um homem normal, um burguês que pretende manter sua riqueza custe o que custar e se vê cada vez mais afundado em suas próprias mentiras. Não tem redenção, arrependimento do seu erro, casamento por amor ou qualquer coisa do tipo. É cru, mostrando a realidade do mundo, como os mais espertos vencem, não os mais devotos ou sinceros e que a religião e a filosofia estão aí para confirmarem que a convicção é muito mais importante do que a verdade.

Interessantíssimo, uma obra que vale a pena ser apreciada. Um daqueles livros que não acabam quando terminam.

Carol 02/10/2020

Livro obrigatório Fuvest 2021
Apesar de ter uma linguagem difícil de entender, eu achei a história muito interessante, e fiquei chocada com o final, foi surpreendente pra mim!

Lorena 30/09/2020

A Relíquia- Eça de Queirós.
Os livros de Eça de Queirós sempre me causam profunda impressão, o contemporâneo de nosso grande Machado. Li Esaú e Jacó na mesma época, tratando como literatura comparada, mas fala sério, são gênios totalmente diferentes. A aura de Eça é muito mais insultuosa, nesse livro me diverti com a crítica explícita do autor, Eça surpreende-nos seus personagens retratam sem sutilezas a perversão e sinismo de certas classes de pessoas, nos instiga e confronta com o falso moralismo e religiosidade do antes e do hoje.

Raphaw 21/09/2020

Ri e refleti durante o livro todo!
O prefácio pode ter me assustado no início, mas assim que se embala na escrita completamente cheia de humor e crítica, você começa a gostar e ficar realmente interessado no que está sendo contado. Eu em pessoa, mesmo com os textos informativos fiquei um pouco perdida apenas nas descrições dos lugares, mas nada que tenha me atrapalhado na leitura, e aliás queria parabenizar a Panda Books pela belíssima edição que com toda certeza me fez enxergar o livro de outra forma! Me interessei muito pelo que livro aborda, talvez por uma pequena identificação com a realidade que tenho a minha volta, mas claro Teodorico pode ter ido um pouco longe demais nisso... Ou talvez não o tanto o suficiente rs...
Recomendo muitíssimo a leitura, não fique com medo da linguagem e nem do prefácio, porque vai valer a pena!

Mafê 21/09/2020

É um livro divertido no geral, eu teria adorado se não fosse pelo terceiro capítulo que é gigantesco. Vai perder 1.5 estrelas por conta disso, gostei bastante da história em si.

Nai 20/09/2020

Tentei ler em uma outra versão ano passado e simplesmente não conseguia entender (especialmente quando cheguei no capítulo 3). Esse ano resolvi comprar essa versão da panda books e enfim a leitura fluiu, recomendo demais.

O livro tem muitos detalhes o que faz a história ser um pouco cansativa, mas sabendo que o Eça é um autor pertencente ao Realismo já começamos o livro imaginando que será assim.
Amei o jeito que Eça criou os personagens, todas as críticas implícitas e explícitas (começando pelos significados dos nomes) tornam o livro único.
Achei incrível a ambiguidade do título que sintetiza bem a vida dupla do Teodorico. A epígrafe também torna-se muito esclarecedora depois que você termina de ler a história.

Com certeza foi uma leitura que me fez refletir. Aprendi bastante com a história e acho que esse é o tipo de livro que faz ainda mais sentido quando relemos.
Ione.Bispo 20/09/2020minha estante
Que linda!

Letícia Baldasso 18/09/2020

eu achei um livro super divertido e eu gostei muito da história. o capítulo 3 é bem confuso e difícil de ler mas de resto, por mais que ele tenha um vocabulário mais complexo, é super legal.

Marci 13/09/2020

Achei a leitura um pouco difícil, mas o livro é surpreendente e muito engraçado. Deu boas risadas!

Deca 13/09/2020

Engraçado
Se você acha que os clássicos são chatos é porque não leu A Relíquia, de Eça de Queirós. Escrito em 1887, este clássico da literatura portuguesa foi publicado no Brasil em folhetins e é considerado uma das grandes obras do Realismo.

Eu ri muito com o Teodorico fingindo ser um devoto fervoroso para garantir a herança da Titi. Confesso que a viagem para Jerusalem é cansativa, mas os dois personagens valem muito a leitura. Também gostei do rumo que o autor deu ao rapaz.

site: https://www.youtube.com/watch?v=bH7InXrMc80

Inês Montenegro 05/09/2020

"Levado pelo anseio de garantir a herança da (muito) piedosa titi, Teodorico segue numa peregrinação à Terra Santa, a qual lhe foi praticamente imposta. Através de uma narração em primeira pessoa, o leitor acompanha as dualidades, falsidades, e hipocrisias do protagonista, o qual consegue tornar o que seria uma “viagem santa” num prolongamento dos seus prazeres carnais, tirando-lhes ali maior proveito, visto as manobras para os ocultar da titi serem, pela distância, muito menos complexas e arriscadas. Desengane-se quem espera da leitura descrições detalhadas da realidade geográfica: a ambientação dos locais reais tem pouco foco, de modo a favorecer os entendimentos de Teodorico, cuja percepção se prende em ideias pré-concebidas, em deleite carnal, ou no que pode transformar em “relíquias” com que agradar à titi. Inclusive o próprio clímax da peregrinação – o julgamento, calvário, e crucificação de Cristo – é apresentado como um sonho do protagonista, que apesar das críticas sociais e religiosas inerentes é um dos poucos trechos enfadonhos da obra. (...)"

Resenha completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2020/09/05/a-reliquia-eca-de-queiros/

Fernanda Taniz 10/08/2020

Difícil achar um livro do Eça que seja ruim, cada questão é provocadora e muitas vezes nem percebemos. Como sabemos, Portugal é um país extremamente religioso, autores sempre envolvem religião em suas obras de alguma maneira.

Arthur 31/07/2020

A relíquia de Eça de Queirós
Apesar de estar lendo o livro como uma obra literária obrigatória para a Fuvest, fui positivamente surpreendido com o conteúdo da obra. Apesar de ser uma triste história de submissão de valores humanos por conta do dinheiro, o narrador torna a experiência da leitura muito leve. Com certo humor Eça de Queirós torna as paginas do livro fáceis de ler e torna o ato de ler (que para muitas pessoas é um saco) muito prazeiroso.