A Relíquia

Marcatti

Resenhas - A Relíquia

Deborah.Genovese 01/10/2021

Pena que é velho
A história desse livro em si é muito boa, mas não dá pra entender quase nada, e não é por falta do meu vocabulário, e sim porque é um português de Portugal de 1800.

silcarina 10/09/2009

Eça é sempre Eça, Raposão! A titi é impagável. Toda aquela parte da viagem para Jerusalém é cansativa e não faz falta nenhuma para a história, mas o livro vale pelo Raposão e pela titi.
Carol 26/09/2009minha estante
Aquela viagem é MUITO inútil e cansativa mesmo!Tive que reler aquela parte sobre o rabi Jeschoua,não estava entendendo como a história tinha chegado ali.Teodorico é tudo *-*

Marina.Cotrim 28/04/2017minha estante
Engraçado que quando eu estava lendo essa parte de Jerusalém pensava "nossa, devo ter pulado umas páginas, não tô entendendo nada", e agora quando vejo resenhas todo mundo menciona isso!

lexsouza 24/03/2021

Crítica a religiosidade instituída
Um Eça mais leve de ler, com passagens engraçadíssimas e críticas a hipocrisia carola das religiões e religiosos. E sim, muita, mas muita, descrição.

Pereira 28/08/2012

Céu e Inferno
Consiguimos enganar alguém durante certo tempo, mas não conseguimos enganar todo mundo durante o tempo todo. De acordo com esse provérbio baseia-se essa estória fascinante criada por Eça de Queiroz. Querendo tornar-se rico através de uma futura herança, o protagonista embrenha-se em uma odisseia religiosa através de Jerusalém e Egito, tentando agradar sua carola tia. Como todo ser humano, durante sua jornada, depara-se com a situação mais crítica no caminho de um homem: sexo. Tenta corrigir o erro com outro: mentira. Consegue fazer uma viagem maravilhosa e uma chegada triunfal. Entretanto o desenrolar da estória não é tão favorável para a personagem principal. Assim como "O Crime do Padre Amaro", tem como pano de fundo o mundo religioso que é tão presente em Portugal. Não é uma estória tão trágica, mas é muito dinâmica e verossímil. Apesar de ter pernas curtas, a mentira pode atravessar continentes.
Marta Skoober 23/02/2013minha estante
Sugestiva e instigante a sua resenha. Muito bom!

AnaLaura 22/03/2020

Com detalhes e descrições achei um pouco cansativo.
A história de um sobrinho que se faz de religioso para alcançar a herança da tia.

Betânia 20/09/2021

A relíquia
Eça de Queirós usa uma narrativa rica em detalhes e emoção. Achei uma leitura um pouco cansativa e maçante, mas com pontos divertidos. O momento da revelação da relíquia é impagável.

Deca 13/09/2020

Engraçado
Se você acha que os clássicos são chatos é porque não leu A Relíquia, de Eça de Queirós. Escrito em 1887, este clássico da literatura portuguesa foi publicado no Brasil em folhetins e é considerado uma das grandes obras do Realismo.

Eu ri muito com o Teodorico fingindo ser um devoto fervoroso para garantir a herança da Titi. Confesso que a viagem para Jerusalem é cansativa, mas os dois personagens valem muito a leitura. Também gostei do rumo que o autor deu ao rapaz.

site: https://www.youtube.com/watch?v=bH7InXrMc80

Raphael Milão 23/04/2021

Mais ou menos
Eu sei que é um clássico, mas achei a leitura um pouco maçante e com isso perdendo um pouco de interesse no livro.

elisaalyz 22/07/2021

As últimas páginas são as melhores
Também li esse livro pro vestibular e lembro que eu achava que ia dar duas estrelas até mais da metade do livro, pois eu estava ficando muito entediada com a demora de alguns capítulos e, sinceramente, o livro quase nunca me agradava.

Mas aí chegou o final e eu sinceramente achei que esse final supera todo o resto do livro.

Taci 27/06/2022

Audiobook
Teodoricoooooooo! Estou em frangalhos! Não acredito que cometestes esse ato falho...
Achei muito engraçada a história toda e as expressões em português de Portugal.
Não achei nada difícil de compreender, em muito se assemelha ao nosso.

Ouvi o livro pelo spotfy, que narração perfeita! Está em domínio público.

Arthur 31/07/2020

A relíquia de Eça de Queirós
Apesar de estar lendo o livro como uma obra literária obrigatória para a Fuvest, fui positivamente surpreendido com o conteúdo da obra. Apesar de ser uma triste história de submissão de valores humanos por conta do dinheiro, o narrador torna a experiência da leitura muito leve. Com certo humor Eça de Queirós torna as paginas do livro fáceis de ler e torna o ato de ler (que para muitas pessoas é um saco) muito prazeiroso.

Anota 12/08/2021

"à inutilidade da hipocrisia"
que leitura! que quebra de expectativas! A Relíquia, essa obra tão descarada e tão interessante.

o protagonista, Teodorico, está disposto a fazer de tudo para herdar a herança de sua "titi" Dona Patrocínio das Neves" a beata riquíssima que herdou uma fortuna imensa de seu tio comendador.

Teodorico, depois de ficar órfão, foi acolido pela senhora, que tem uma personalidade muito intolerante a coisas mundanas (inclusive o amor), mas quando vai a faculdade de advocacia, o jovem se depara com a vida libertina e se perde dentre rabos de saia e prostitutas. Na frente de titi, um grande apreciador e temente às coisas santas, mas longe, se delicia nas predições das ruas de Lisboa.

até aceita o desejo da tia para que vá à Jerusalém, a terra santa, para que lhe traga uma Relíquia santa e única que cure seus males, mas a única coisa que Teodorico Raposo deseja é que a velha se vá logo para herdar todo o dinheiro e propriedades que se encontra em seu nome.

Essa personalidade de mulherengo no protagonista me fez ficar um pouco desconfortável por vezes, qualquer mulher jovem e bonita já queria lhe atirar seu charme, mas talvez isso possa fazer sua ruína...

experiência muito boa pela literatura portuguesa através dessa Edição da Panda Books, muitas notas e ilustrações, a melhor coleção de clássicos do mercado editorial, recomendo todos da coleção que se volta para adequar e explicar muitas coisas com uma linguagem que qualquer jovem de hoje entenderia. Não há mais desculpas para não ler clássicos com essa coleção!!!!

Gui 12/03/2020

O auge fantasista de Eça de Queiroz
Incrível como ele consegue trazer essa dualidade e hipocrisia representadas em Teodorico que, além de protagonista, também e narrador. Muito bom, recomendo a todos.