O Sonho dos Heróis

O Sonho dos Heróis Adolfo Bioy Casares

Resenhas - O Sonho dos Heróis

Gislaine 01/05/2023

Sonhos etílicos
Conta a história de Emílio, que durante um carnaval vivenciou fatos que não consegue recordar pelo excesso de álcool. Passa 3 anos sendo perseguido pela ausência de memoria do que pareciam ser atos heróicos e determinantes de sua vida. Destino ou acidente? Uma paixão desenvolvida com ternura e calma pode recontar a nossa história?
Personagens em excesso, mas muito bem descritos dão corpo à narrativa! A meu ver, o enredo poderia ser encurtado para ficar menos confuso. No entanto, penso que o propósito do autor fosse realmente nos trazer ao estado de consciência (ou falta de ) provocada pelo álcool e as decisões tomadas pela impulsividade juvenil.
"Passarinho que anda com morcego, dorme de cabeça pra baixo"

Vivi 23/08/2019

Em uns dias você está em meio a festas com os amigos agindo como se não houvesse amanhã. Mas tudo que é bom um dia se acaba e somos obrigados a se arrastar de novo as obrigações á toda uma rotina. Não é assim que levamos a vida? E aqui não é diferente como aconteceu na vida de Gauna e Clara ( casal impossível de não se apegar) algumas partes arrastadas dessa trama tem todo esse próposito de ser. Em 1927 nos 3 dias de carnaval algo aconteceu na vida de Emílio Gauna que, por mais que tente ele não consegue se lembrar. Mas um detalhe importantissimo que poderia ter mudado seu destino faz com que ele queira seguir passo á passo para viver tudo de novo e descobrir esse mistério.
Qgestões aqui como péssimas amizades, misticismo, aquele amor que nos tira do eixo é trabalhado aqui. Não vamos encontrar fatos históricos e nenhum heroismo mas sim uma bela e misteriosa história de amor e a bela morte heroica depois de tantas reflexões que Gauna nos proporciona sobre tudo o que vive e com quem convive.
Sinopse: O sonho dos heróis, de Adolfo Bioy Casares, publicado originalmente em 1954, narra a trajetória de Emilio Gauna, um jovem empregado de uma oficina mecânica, durante o insólito carnaval de 1927, em Buenos Aires. Com o dinheiro ganho nos cavalos, Gauna resolve pagar as três noites de festa para seus amigos do bar. Três anos depois, no carnaval de 1930, com uma nova aposta ganha, ele repete os mesmo passos daquela noite, com as mesmas pessoas. O protagonista busca, assim, relembrar algo muito importante que lhe aconteceu na outra ocasião, mas que ele não se lembra o que foi. A trama onírica, com uma estrutura circular, gira ao redor da estranha amnésia de Gauna. Suas lembranças esquivas lhe trazem de volta brigas de faca, festas terríveis, manifestações mágicas, histórias de amor e até uma fenda no espaço-tempo. "Um romance admirável", segundo Jorge Luis Borges.

Samantha @degraudeletras 04/06/2019

CASARES, Adeolfo Bioy. O sonho dos heróis. São Paulo: Biblioteca Azul e TAG, 2019.
A revista da TAG frisou bastante que Bioy Casares viveu à sombra de Borges, seu grande amigo e importante escritor da língua espanhola. Javier Cercas indicou esse livro alegando que nessa obra Casares prova, sem muito esforço, que sua escrita é melhor do que a do amigo que tanto o apagou.

Comparações a parte, tendo em vista que ainda não li nada de Borges, deixo aqui minhas impressões sobre O sonho dos heróis.

A história conta os dias de Gauna, um jovem mecânico que leva a vida entre o trabalho e os encontros com os amigos até que, por receber um palpite de seu barbeiro, ganha uma aposta em uma corrida de cavalos. O rapaz, então, resolve gastar seus ganhos no carnaval e proporcionar noites inesquecíveis aos amigos. O grande problema é que a terceira noite de carnaval é apagada completamente da mente dele.

Em um de seus dias comuns, ele conhece e se apaixona por Clara, filha do bruxo Taboada, e a partir daí ele deixa um pouco de lado o mistério do que aconteceu naquela noite um pouco de lado. A relação com os amigos já não é mais a mesma e ele atribui o fato ao seu novo relacionamento amoroso, relacionamento este que não é nada saudável, pois é pautado em ciúme (Gauna cogita bater e até matar Clara por puro acesso de ciúme). Clara é uma moça dada às artes, faz teatro e gosta de ler, realmente uma antítese de Gauna, que é machista e violento.

Depois de um outro acontecimento, Gauna resolve refazer seus passos para desvendar de uma vez por todas o que foi apagado de sua memória. Então, o leitor começa a perceber um mar de paralelismos proporcionado pela narrativa. A priori nós temos a nova percepção de Gauna a respeito das noites de carnaval, já que no começo do livro ele é apenas um jovem inconsequente e agora, após anos de um relacionamento estável, passa a ver suas atitudes e as dos amigos com um olhar mais crítico. Os extremos dos personagens também é algo que salta aos olhos, como já mencionada a disparidade de personalidade de Clara e Gauna, o que se estende a todos os amigos dele, típicos machões valentões. Por último, ressalto os sentimentos que Cassares provoca ao leitor que também é um céu e inferno.

Ao ler O sonho dos heróis nota-se uma história tênue, sem grandes clímax ou protagonista cativante. Porém, Casares brinca com os sentimentos do leitor com sua maneira de narrar a história. Confesso que em determinados momentos me peguei rindo de uma cena e em outras, fechando o livro de tanta repulsa (tem uma cena de maus tratos a um animal que me deixou péssima). O final da história é recheado de realismo mágico, o que tornou-se a parte mais envolvente do livro.

Logo que concluí essa leitura, pensei não ter gostado, mas depois de uma semana refletindo, mudei de opinião, pois apesar de a história em si ser bem simples, a narrativa do Casares me envolveu bastante e aí percebi a maestria dele como autor e sua capacidade de manipular os sentimentos do leitor. Ao final das contas, entendi os comentários de Javier Cercas sobre o subestimado escritor.
(Texto publicado originalmente no meu blog.)

site: https://degraudeletras.wordpress.com/

Bianca.Oliveira 04/05/2019

O sonho dos heróis
A sinopse de ?O sonho dos heróis? promete uma aventura em busca de uma memória perdida: a do carnaval de 1927 em que o jovem Emílio Gauna convida seus amigos para 3 dias alucinantes.

A frustração com o livro talvez venha desta promessa que não se cumpre efetivamente. Ao retornar do Carnaval com falhas lembranças, Gauna não busca respostas imediatamente e não parece estar obcecado com esta ideia. Só retomamos esse tema na segunda metade do livro, quando já não nos parece tão importante assim qualquer esclarecimento da farra de 27.

O personagem principal é muito bem construído, mas difícil de gostar. Gauna é um jovem com problemas para encarar a vida adulta. O relacionamento com Clara, o amor e a Familia, disputam espaço com os amigos irresponsáveis, o álcool e o machismo.

Reviver a tal aventura nos dá um pouco de preguiça de início, mas os esclarecimentos vão se tornando cada vez mais interessantes, desde a morte de Taboada até o final surpreendente. Aos poucos entendemos que livro fala sobre destino e escolhas.

Não é à toa que a obra de Adolfo Bioy Casares é considerado um clássico da literatura Argentina. A nacionalidade é exaltada pela linguagem, pela descrição quase apaixonada de Buenos Aires e também há diversos momentos em que os personagens defendem a arte e cultura Argentina.

@Expansao.cultural

Samanta 02/05/2019

Um livro pra amar ou odiar
Um livro que foi maçante até quase as suas páginas finais!! O autor não conseguiu fazer suspense sobre a identidade da mulher mascarada, pois para mim estava tão na cara quem ela era, que não me surpreendi quando foi revelado.
Ainda não sei exatamente qual meu sentimento por esse livro, ainda estou o remoendo na cabeça, pois é um livro que te faz pensar se o adora ou o odeia.
Porém só o final pra salvar esse livro de considera-lo péssimo!

Bruno.Dellatorre 21/04/2019

Cuidado com a leitura.
Eu não sei como dizer isso, mas eu gostei muito desse livro, mas sei que ele será odiado e com razão. Eu mesmo estava bem desapontado com o resultado, só que me dei conta do porquê só quando li a revista que veio com o livro que apontou a moral do livro, que é ótima. Nas palavras de Borges, ?O sonho dos heróis? é um romance admirável. Uma pena que eu tenha achado maçante o seu meio. O final é realmente maravilhoso, difícil é chegar lá.

Tatiane 19/04/2019

Não foi desta vez...
Acabei de ler "O sonho dos heróis", de Adolfo Bioy Casares. Não conhecia o autor argentino nem nunca tinha ouvido falar neste livro. Foi o primeiro que recebi da TAG Curadoria, clube de leitura que acabei de assinar.

Infelizmente acho que não consegui mergulhar, de fato, na narrativa como Casares mereceria que um leitor o fizesse. Me perdi em diversos trechos e tive dificuldade de me encontrar em outros tantos.

Num futuro não muito distante, quem sabe, o lerei novamente para encontrá-lo em minhas experiências literárias. Desta vez, apesar de bem escrito e da história ser minimamente curiosa, a narrativa não me fisgou. Faz parte!

tatiandoavida.com

Isa 06/07/2016

Estou simplesmente MA-RA-VI-LHA-DA com essa história. Foi a minha primeira imersão nesse autor e nesse tipo de literatura fantástica. Sim, fantástica. Mas aqui o fantástico é bem mais do que seres sobrenaturais ou criaturas como dragões, etc. O fantástico está no próprio onírico, no destino. Em alguns momentos não foi uma leitura fácil, pois o livro traz várias referências à cultura argentina. Mas com certa dedicação fui mergulhando e me deparando com a genialidade dessa história, com os detalhes muito bem escritos, que te levam a fazer aquela parada momentânea pra refletir sobre alguma coisa q te chamou atenção mas vc nem sabe o que é. Enfim, o final foi quase devastador pra mim. Mais um livro preferido da vida.

Fernanda 06/02/2015

Há trechos em que nos sentimos perdidos, como o protagonista, porém tudo se esclarece perto do fim. Uma frase, bastante machista, fecha o livro, o que não pode causar estranhamento, pois a época em que se passa a história e mesmo a de quando foi escrita a justificam.

Sylvia 08/09/2014

Qual a fronteira entre a realidade e os sonhos?
"Se no futuro não encontrarmos o que procuramos, será porque não soubemos procurar."

Será que estamos fadados a percorrer caminhos definidos de antemão? É buscando essa resposta que Emilio Gauna persegue as lembranças perdidas em uma noite de bebedeira durante o carnaval de 1927, ainda que não tenha plena consciência do fato. O desfecho da sua saga, talvez opressor para nós, é a prova tão ansiada pelo protagonista da sua própria bravura.

O Sonho dos Heróis é considerado por muitos o melhor romance argentino de todos os tempos. Confesso que a minha experiência com a literatura argentina (e latino-americana, de uma forma geral) é parca e carece de aprofundamento. Entretanto, ainda que tal comentário carregue certo exagero, jamais poderá ser taxado de injusto: o livro é maravilhoso!