O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Danielle421 15/03/2024

"Não analisa não"
Precoce. Esse é o sentimento que tive ao decorrer das páginas.

Eduardo em todas suas fases busca por algo, mas nunca encontra. Ele não sabe o que procura e fica à espera de um coisa grandiosa, de um Encontro. Contudo, isso nunca acontece.

Desde pequeno ele se mostra como um ser humano singular e tudo que se propõe a fazer ele consegue se sobressair, mas para que? Ele nunca está satisfeito e nunca persiste em nada.

Durante a leitura pensei que ele iria escrever alguma coisa que o deixasse conhecido, como o livro que ele tanto falava, mas a impressão que tenho é que ele estava preso à espera de algo maior, que nunca chegou. Isso o fez perder muitas oportunidades.

O livro tem uma velocidade de acontecimentos que faz com que a leitura seja rápida e legal, acompanhar as aventuras do trio foi a melhor e mais engraçada parte do livro. Porém, ver como todos eles mudaram e se sentem infelizes é cruel.

É um livro muito real, procuramos por algo que nem sabemos se realmente existe e não conseguimos focar na caminhada.

Gostei muito da leitura, o conjunto de acontecimentos é tão rápido e confuso, mas ao mesmo tempo se encaixa numa caminhada tranquila em busca de uma razão.
P.s. o senso de humor é genial.

leeh moon 13/03/2024

Não tem importância
A linguagem do autor me deixou um pouco confusa... Tem saltos no tempo que nem dá pra perceber, as falas sem indicação... ai tem que adivinhar quem tá falando kkkk.
Mas o enredo é até interessante, vários plot twist, situações que te deixam nervosa/confusa/reflexiva por conta das atitudes do Eduardo Marciano.
no final, o encontro foi desencontrado.

beckyreads 05/03/2024

Somos todos um pouco Eduardo das ideias
Foi meu primeiro contato com o trabalho do Fernando Sabino e: uau!

Eduardo é gente como a gente, faz besteira quando criança, erra muito quando adolescente e pensa demais como qualquer adulto. Foi incrível acompanhar essa montanha russa de emoções, sentimentos, crescimento e aprendizado.

Recomendo muito o livro e já aviso para apertar o cinto, pois você estará começando uma bela de uma viagem. Em uma linha, ele está narrando um dia e na próxima já está em outro sem aviso prévio! O ritmo é bem acelerado em boa parte do livro; é bem difícil de ficar chatinho.

Única ressalva é que talvez eu seja muito jovem agora para entender alguns questionamentos e questões de vida após um tempo de leitura. Creio que quando reler em alguns anos (sim, irei reler este), eu terei uma visão completamente diferente e conseguirei me enxergar melhor no personagem.

P.s.: Eu também (bilu teteia da cabeça) me sinto encarnada em Raskólnikov, Eduardo! E também sou grande admiradora de Dostoiévski, Sabino

Memel 17/02/2024

Não me prendeu
Um livro muito famoso e conceituado e, por isso, comecei a leitura com grandes expectativas. Contudo, sinceramente não gostei muito. A história é arrastada e não me prendeu. Possui boas reflexões em alguns momentos, mas nada muito marcante.

Só dei 3 estrelas porque a partir de 70% do livro a história começa a ficar mais interessante para mim, pois a princípio ia dar uma nota menor.

Adriana dos Anjos 15/02/2024

Fernando Sabino, saiba que você me conquistou!
Sabe quando você olha para a sua estante de livros e sempre, ou quase sempre, tem aquele llivro que ficará para depois a sua leitura? Que toda a oportunidade que você tem de lê-lo faz questão de colocar outro no lugar e o tal livro volta para o final da fila?

Pois é, foi exatamente isso o que fiz com O ENCONTRO MARCADO, do autor Fernando Sabino. E digo-lhes: Se arrependimento matasse... Ganhei este livro de presente há tempos e o deixei pegando pó na estante.

É um romance que conta a história de Eduardo Marciano, desde sua infância até a vida adulta. Todos os altos e baixos que cercam a vida de um ser humano comum, nascido e criado dentro de uma família comum, estruturada, pobre. Que precisa ir para à escola, que lida com as circunstâncias de cada contexto de vida, infância, puberdade, vida adulta. Que faz boas escolhas, que faz péssimas escolhas e, às vezes, escolhas horríveis, realmente horríveis.

Não leia este livro com expectativas de encontrar um romance com narrativa romantica. Se seu gosto por literatura romantica tem como base somente os livros e-books que ficam na lista dos mais vendidos da Amazon, O ENCONTRO MARCADO não é, ainda, uma obra indicada. É um livro do GÊNERO romance, conta uma história com começo meio e fim. Ponto! Caso contrário a decepção será certa. Aliás, particularmente, recomendo a leitura deste livro quando você tiver lá para seus trinta anos de idade. Existem experiências que são iguais a um bom vinho, só melhoram com o passar do tempo. E esta obra equivale, para mim, como um vinho. Faz total sentido com o peso das nossas experiências. É aí que você se identifica com a personagem de Eduardo Marciano. Mesmo que você não tenha feito exatamente as mesmas escolhas que ele no decorrer da história, em muitos momentos você se pega pensando em situações parecidas com o que cada um de nós já vivemos.

Sem contar com o estilo de escrita e o senso de humor. Meu Deus do céu, como eu ri em determinados momentos com Eduardo e seus amigos.

Super recomendo a leitura.

Pedroe.Ramos 31/01/2024

Excelente livro!
- Hoje você não bebe do meu uísque. Me diga por que Deus gosta mais do filho pródigo, se é capaz?
- Porque voltou.
- Não senhor. E o outro, que nem saiu?
- Então por quê?
- Porque ele era mais simpático, só por isso. Assim deve ser a justiça de Deus: diferente da dos homens, a gente não sabe como é. Deus gosta mais e uns do que de outros é isso não é injustiça não, ouviu? Ele sabe o que faz, tem suas preferenciazinhas. Deus gosta, por exemplo, mais dos poetas, dos mendigos, dos doidos, dos
pródigos. E sabe por quê?
- Não - confessou Eduardo.
- Porque o homem é o brinquedo de Deus.

Monique355 22/01/2024

Comecei esse livro com boas expectativas porque vi pessoas nas quais confio indicando, mas acabei me decepcionando bastante. A leitura é meio lenta e arrastada e os personagens bem inconsistentes, mas o pior foi o tanto de machismo, racismo, sexismo, etc presente Ana narrativa. Algumas pessoas podem considerar que se trata da construção dos personagens dessa forma, mas pra mim não ficou claro que não era um posicionamento do autor. No mais, o livro tem alguns trechos e questionamentos interessantes, mas a história em si achei bem ruinzinha.
Adriana dos Anjos 15/02/2024minha estante
Se você leu este livro com expectativa de que fosse um romance romantico, realmente a experiência não foi boa. Eu já gostei bastante. E gostei justamente pelos mesmos motivos que você não gostou. Olha que interessante o poder da leitura, né?

Claudia.Mayara 21/01/2024

?Era preciso ir devagar-saber envelhecer.?
Adorei a narrativa, a sensação!
Conhecer Eduardo Marciano, acompanhar sua vida, desde a infância a vida adulta, com a família e amigos, muitas experiências em curtos períodos de tempo. Tudo muito inquietante, a busca por mais e mais sempre, tentando se encontrar ao longo de sua vida.

João Pedro 16/01/2024

Gosto de pensar que Eduardo é o Sabino
?Parece qualidade fora de moda, essa de um livro ?prender?. Acho qualidade essencial, invejável. (?) A primeira pausa, a primeira mesmo, vem exatamente e apenas no fim.? Foi assim que Clarice Lispector descreveu a experiência de ler esse clássico.
Nunca tinha lido Sabino, então comprei o primeiro que achei e em menos de 10 páginas já tinha sido fisgado pela história sem nem perceber.
Em alguns momentos eu me perdia no protagonista, não sei se isso faz algum sentido.
Tem tantos questionamentos aqui que acabam se misturando com os nossos próprios.
Em um certo momento com o protagonista mais Velho esse livro me pôs muito pra pensar no incerto futuro que me aguarda?
Também achei o sobrenome do personagem bem informativo, ?Marciano? kskskksks, achei genial.
Quero ler tudo do autor!

Uma Vida em Cada Livro 15/01/2024

???
Eu já falei do meu amor por Fernando Sabino ?

É uma obra nostálgica, cheia de sentimentos e descobertas. Juntamente com Eduardo a gente vai vivendo e relembrando momentos singulares da nossa existência.
Mesmo sendo uma obra de cunho autobiográfico, a leitura flui muito suavemente. Um dos melhores livros que já li.

Romance espetacular.
_johnathanbarbosa 15/01/2024minha estante
li esse livro ontem! perfeito!!

Erica.Barone 10/01/2024

Excelente, mas perturbador. Romance de formação melancólico e filosófico sobre a existência e propósito de vida. Narrativa brilhante, ainda mais interessante por ter sido inspirada na vida do próprio autor.

Alessandro 09/01/2024

Excelente livro!
Nunca tinha lido nada do Fernando Sabino. E me surpreendi com este livro e com o desenvolvimento de Eduardo. Irei ler outros livros do autor

Barbosa 08/01/2024

Eventos Canônicos
O livro retrata a jornada de vida de um homem comum, que se acha extraordinário e vive uma vida medíocre, mesmo não medindo esforços para conseguir o que sonha e almeja. Desde a infância marcado por eventos que refletem toda sua forma de levar a vida.
Sendo minha primeira leitura do ano me senti angustiado com medo de não conseguir sair da tragédia que pode ser a vida. Me identifiquei em muitos pontos do livro o que me faz crer que o livro foi escrito para todos, pois representa eventos e questionamentos que todas as pessoas carregam em suas vidas.

kris 06/01/2024

Primeira leitura do ano e primeiro do sabino
Se eu pudesse escolher três palavras pra definir o livro, seriam juventude, angústia e sentido.

a escrita é envolvente e única, gostosa de acompanhar de um jeito dolorido. a fluidez foi tanta que confesso que fiquei um pouco confusa em algumas partes, mas não consegui desgrudar até terminar. além disso, a menção constante ao catolicismo me incomodou um pouco (contudo, sei que não seria a mesma coisa se a religião daqui fosse retirada) ? o que não atrapalhou minha admiração pela narrativa. amei o humor e as questões que foram colocadas, o modo como tudo acabou se encontrando no final. espero ler muito mais dele!

no fim, o problema é que não há problema.

cammealves 30/12/2023

Alô alô, Marciano
Um livro que, de início, parece que não vai prender e não será tão bom. Até que, de repente, me vi totalmente fisgada pela história de Eduardo Marciano, sem conseguir largar, usando todo e qualquer tempo livre para ler mais umas linhas.

Uma narrativa envolvente e com um brilhantismo único. Talvez por ser o primeiro livro que leio de Sabino, mas fiquei completamente apaixonada pelas suas técnicas literárias e pela forma como ele enlaça os diálogos e as narrativas.

Traz questionamentos profundos do que é viver e como se vive. Questionamentos tão dele que se misturam aos nossos e se transformam nessa linha tênue que permeia toda a leitura, nos levando para dentro de nós mesmos.

Tudo no livro me fez questionar, e até me peguei experienciando sentimentos diversos e até conflituosos, por entre as vivências de Eduardo e suas tentativas de encontrar seu lugar.

Para mim, até mesmo o nome dele é sugestivo de ser um alguém que não se sente totalmente encaixado nesse mundo.