A arte do aconselhamento psicológico

A arte do aconselhamento psicológico Rollo May

Resenhas - A arte do aconselhamento psicológico

Heitor 29/01/2024

BOM PARA COMEÇAR
Uma obra bem competente mas infelizmente vítima de seu tempo, de uma forma que fica injusto julgá-la hoje em dia.
O livro fornece relfexões muito bacanas e algumas técnicas úteis para o positivismo, utilizando alguns casos que ajudam a observar e entender as técnicas.
Mas fica por ai, não é um livro muito aprofundado em questões do psicólogo e também por ser antigo, acaba ficando datado.
Uma obra datada mas com seu valor!
Daniela340 31/01/2024minha estante
vdd lindo

Lucas.Nascimento 03/06/2021

A saúde mental é um bem promovido pelo Espírito Santo
A intenção do autor não é nos dirigir à um discurso religioso ou teológico, mas, inevitavelmente, somos convidados a pensar em questões sensíveis da vida e saúde mental.

O homem é definido como alguém desejoso de liberdade -- colocação minha e não do autor. O que quero dizer com isso?

Nossa personalidade não é determinada, mas fruto do conjunto de escolhas livres feitas por nós, e outras coisitas mais.

O autor é cristão, gostei disso, aparentemente, protestante. Vejo, por aí, uma postura vergonhosa quanto aos assuntos da mente e saúde mental. Por isso, o fato do autor ser cristão me deixou feliz, ele é muito sóbrio.

O livro é um compêndio de conselhos a jovens conselheiros psicológicos e psicoterapeutas.

O autor começa desenhando a necessidade de conhecermos algumas estruturas básicas do que é o homem, como se dá o desenvolvimento de neuroses na personalidade e no caráter.

Ainda somos convidados a pensar no problema do moralismo, e como isso causa religiosidade, ao contrário de semear fé em nossas almas.

Eu amei o livro e super indico a curiosos e estudantes.

Kit 03/05/2022

Livro maravilhoso, que certamente vai ser relido diversas vezes durante a minha vida. Aprendi muito e recomendo, não apenas para quem estuda psicologia, mas para toda pessoa que tem interesse no assunto, pois a escrita é muito fluida e fácil de entender.

Artur.Sergio 10/08/2022

O homem como potência construtiva e ser social
Dentre os livros de Psicologia que já passaram pelas minhas mãos, este é, no que tange à sua linguagem e ao seu conteúdo, o mais didaticamente acessível. Não obstante ele não se restringir ao campo psicológico, tem presença também na pedagogia, orientação pessoal etc., seu conteúdo é, acima de tudo, humano.
É visível a influência de Adler para com seu autor (e curiosamente também já esbocei muito apreço à sua teoria nos primeiros anos de faculdade; creio que a escassez de suas obras em língua portuguesa não permitam uma proliferação mais esparsa no Brasil.), assim como a de Jung.
Rollo May é um exímio psicólogo em proporção simétrica que o é como pedagogo. Sua teoria, despretensiosamente, pode se resumir a uma visão de ser humano socialmente construtivo, ou seja, um homem que esteja no seio da sociedade e que contribua ativamente com esta. Um sujeito que faça de sua consciência de inferioridade, sublimada a seu modo, seu impulso para a individuação; reconhecendo que em tal processo, a dor, a angústia e o sofrimento se fazem necessários. Sendo assim, não há a típica imagem romântica da transformação pessoal, tão querida à Psicologia.

Bruna 06/01/2023

Primeiro livro lido em 2023 e não poderia ser diferente. Um livro escrito para quem não quer ser psicoterapeuta, mas que deseja entender sobre o funcionamento da personalidade. Auxiliando tanto os profissionais da área da saúde, quanto da educação, a prestar um aconselhamento de forma mais eficiente, colocando o ego de lado e centralizando os olhos para o indivíduo que precisa de ajuda. Traz um arcabouço teórico dos principais psicólogos da época como Freud, Jung, Adler, de forma que também auxilia os psicólogos na prática clínica.

O primeiro livro da América sobre aconselhamento psicológico, existencial e que vale muito a leitura.

giani.romao 10/02/2023

Aprecie sem moderação
Uma leitura essencial para aqueles que se aventuram no caminho do acolhimento e orientação psicológica.

De maneira simples e pedagógica o autor consegue posicionar o leitor no como utilizar de forma prática os vários conceitos da psicologia.

A leitura ainda nos provoca a pensar nossa postura e eficácia quanto terapeuta/aconselhador e da um bom direcionamento para quem está começando. (Gostaria de ter lido antes).

Para quem já tem uma certa experiência como eu, ainda assim é uma leitura válida, pois questiona muito nossa práxis e confronta muitos dos hábitos que adquirimos ao longo dos atendimentos.

Por essa e outras razões esta é uma obra para ser apreciada sem moderação, deve ser lida e relida muitas vezes.

Rebeca_Moledo 13/02/2023

Rollo May nunca falha. Esse livro é ótimo para entender mais como deve ser a postura de um terapeuta dentro do consultório, levando a reflexões muito interessantes sobre si e sobre os outros.

Jandira.Antunes 06/08/2023

Leitura escrita para você.
Esse livro eu vi a psicóloga Giani Merces lendo achei interessante e resolvi ler...

Livro excelente, que certamente vai ser relido diversas vezes durante a minha vida.
Com meu aprendizado, recomendo, não apenas para quem estuda psicologia, mas para toda pessoa que tem interesse no assunto, pois a escrita é muito fácil de entender.

É como se você estivesse passando por aquela situação e através daquela história, você recebe o aconselhamento psicológico.

Através desse estudo teórico meu desenvolvimento profissional deu aquele up sou mais confiante mantém minha postura equilibrada, aprendi até onde eu devo ir ...
Vale apena ler.....

Juliana1841 17/02/2024

Ótimo!
Eu ouvi coisas boas sobre esse livro várias vezes, e realmente ele faz jus a isso. O autor desenvolve a arte do aconselhamento, explicando que não são as tensões da vida que adoecem o sujeito, mas sim os desajustes nas tensões.

O autor também fala dos 4 princípios da personalidade: liberdade, integração social, tensão religiosa e individualidade - o que me lembrou um pouco sobre a Logoterapia do Viktor Frankl.

O livro contém várias técnicas interessantes não só para quem trabalha com o aconselhamento em si, mas que são super válidas para quem trabalha com psicoterapia.

Ótima leitura!

null 14/03/2024

Amei ter conseguido concluir a leitura desse livro. Escrita fácil de compreender e com posturas e técnicas práticas para aconselhadores, psicólogos e também para os que se interessam pela área.