Warbreaker

Resenhas - Warbreaker

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

umbookaholic 18/11/2020

um respiro na cosmere
apesar d amar o Sanderson, sempre q eu pego alguma coisa da Cosmere pra ler, eu espero desgraça, morte e tristeza (que já leu bastante coisa dele, sabe). Warbreaker veio pra ser um respiro no meio de tanta desgraceira, trazendo personagens muito carismáticos e uma história simples, apesar de trazer uma guerra. o final é MARAVILHOSO, mas não consegui dar 3 estrelas pq: 1. tudo acontece nas ultimas 50 páginas, 2. só tem duas personagens femininas q se dão bem e 3. tem a típica cena do vilão contando todo o plano

li super rapido e, nossa, nem via o tempo passar qnd começava a ler. amei mtmtmt mesmo!
Jenifer.Martin 18/11/2020minha estante
Aaaa eu li elantris recentemente e uma das coisas q me incomodaram tbm foi o final apresado.

umbookaholic 19/11/2020minha estante
Siiiim

Fernando 24/03/2023minha estante
Concordo, o ideal é ter pelo menos 50 personagens femininas que se dando bem no final, caso contrário, é uma maldição do patriarcado malvadão.

Queria Estar Lendo 06/06/2022

Resenha: Warbreaker
Mais um dia, mais um favorito escrito pelo Brandon Sanderson. Esse homem simplesmente não cansa de escrever as melhores ficções fantásticas da atualidade, e eu tô aqui pra exaltar isso. A resenha de hoje é de um livro solo (que pode virar série futuramente) chamado Warbreaker.

Neste universo, uma grande guerra no passado terminou com a divisão de territórios. Daí nasceu uma grande nação governada por deuses, chamada Hallandren. E um reino afastado que desgostava das práticas consideradas "hereges" - Idris.

Um acordo foi selado entre esses reinos para evitar futuros conflitos, e a mão da princesa de Idris foi prometida ao Deus Rei de Hallandren. União que, de acordo com o contrato, deve acontecer em breve. Acontece que o governante de Idris não gosta da ideia de mandar Vivenna, sua filha mais querida e dedicada, para cumprir esse acordo. E envia Siri, a filha mais nova, a rebelde apaixonada pela liberdade e pela falta de responsabilidades.

A partir dessa decisão, tudo começa a desmoronar. Siri passa a viver um casamento para o qual nunca esteve preparada. Mas para o qual é teimosa e curiosa o suficiente para investigar a fundo esse acordo. Vivenna, abalada com a partida da irmã e sua falta de cumprimento de responsabilidades, resolve "salvar" Siri do terrível Deus Rei. E viaja para Hallandren para cumprir essa nova missão.

E uma rebelião parece estar nascendo nas ruas da cidade, a fim de iniciar a tão temida guerra entre esses dois reinos em paz.

Warbreaker é uma surpresa em todos os aspectos, acho que essa é a melhor maneira de definir esse livro. Quando comecei, eu não sabia o que esperar. Com o desenvolvimento, as surpresas vinham em cargas ainda maiores. E o final é um espetáculo de reviravoltas e coisas que tinham sido reveladas lá no começo ganhando importância gigantesca.

Em resumo, é outro favorito meu escrito pelo Brandon Sanderson.

"Quando você é jogada no covil de uma fera, não deve provocar até deixá-la com raiva."

Warbreaker é bastante diferente dos títulos dele que li até agora, tanto em ambientação quanto em ritmo e narrativa. Por isso é tão interessante! A melhor coisa de amar um autor que segue surpreendendo a gente é o quão versátil ele é. E o quanto isso aparece nas suas histórias.

Aqui, o protagonismo fica por conta das princesas. Siri e Vivenna, de um deus pra lá de entediado com sua vida e responsabilidades divinas, chamado Lightsong, e com ocasionais pontos de vista de outro personagem surpresa para a história.

O ritmo de Warbreaker é o de preparativos para uma guerra, e a expectativa, na verdade, é que ela nunca chegue. Porque Idris e Hallandren guerrearem significa fim para tudo que foi construído em todos aqueles anos de paz. Fim para a estabilidade, e para as diferenças entre as nações.

A tensão que permeia a trama e os personagens é ótima, e leva o tempo que precisa. Estabelece alianças, revela traições. Mostra muito do mundo através dos olhos de duas forasteiras e de alguém que não tem memória desse mundo, mas que não quer fazer tanto por ele assim.

Começando pelos deuses, Lightsong, um dos protagonistas, é um entre muitos do panteão divino de Hallandren. Essa é uma cidade governada por divindades, como eu já disse, conhecidos como os Retornados. Foram pessoas que morreram de maneira heroica e, através de um Sopro, ganharam a chance de voltar nas formas divinas.

"Porque, sem cor, não haveria nenhum Despertador."

O sistema de magia em Warbreaker foi o que mais me deixou fritando das ideias, porque é único, criativo e bizarro. Depende de cores e comandos, extraindo Sopros de pessoas a fim de tornar outras mais poderosas. Existe um modo de Acordar objetos inanimados para que sirvam a pessoa que os Soprou. E existe até mesmo uma maneira de invocar um exército de mortos-vivos para servi-lo.

É complexo, interessante e permeia toda a história, porque a move. Tudo depende do sistema de magia, tudo acontece por causa dele. Tudo se resolve e se complica com ele.

A ambientação também é excelente, e diferente de muito que eu já vi na fantasia. Tem palmeiras nesse livro! Um mundo tropical! Praias! Personagens usando roupas leves porque está muito calor o tempo todo!

Enquanto estamos com Lightsong, conhecemos essa corte de deuses. Entendemos mais sobre a política de Hallandren, o terror da possível guerra, e o quanto ela afeta as divindades a ponto de algumas delas começarem a mover seus peões. E aí temos as princesas estrangeiras.

Siri é pura rebeldia e curiosidade, e Vivenna é de uma cautela que beira a paranoia. Eu gostei demais das duas irmãs, de como elas são opostas, mas se importam uma com a outra a tanta distância e desconhecimento de seus paradeiros. Siri está sobrevivendo na corte com mordomias e segredos; Vivenna está sobrevivendo numa cidade estranha que, até então, considerava terrível e herege.

Aos poucos, as duas entendem as limitações de suas visões e passam a conviver e até mesmo admirar um mundo diferente dos seus. À sua maneira, no seu tempo, de acordo com suas personalidades.

A jornada da Vivenna foi minha favorita, tanto pelo crescimento nítido da personagem quanto pela fragilidade que ela exalava. Ela é simplesmente o caos! Vai da filha perfeita e religiosa, quase uma freira, para literalmente uma mulher de saco cheio da vida.

E não houve nenhum momento deus ex machina, nenhuma transformação em mary sue. Do começo ao fim, Vivenna é meio que uma donzela em perigo ciente disso e disposta a ajudar onde puder para virar esse perigo a seu favor. É complacente, gentil e tem um coração de ouro.

Siri, e seu casamento misterioso com o Deus Rei, aprende muito sobre jogos políticos envolvendo fé e religião. Sua vivência na corte dos deuses a ajuda a se familiarizar com esse território, e muito da história passa a depender das suas decisões.

Lightsong, ah. Eu amo um personagem debochado, vocês sabem. E ele é o puro suco do sarcasmo. Mas tem lá seu coração grandioso que esconde atrás do humor & piadas, e que vai se revelando aos poucos com o desenrolar da história.

"Você evita pensar, você me evita, você evita fazer esforço... tem alguma coisa que você não evita?"
"O café da manhã."

Eu queria muito puxar um parágrafo para elogiar a virada que o Brandon Sanderson deu ali pra metade. Eu nunca vi chegando, apesar de todos os sinais apontarem para isso. Quebrou meu coração, moeu num liquidificador e jogou pela janela. Foi ótimo!

Falar mais sobre Warbreaker é estragar a imersão que as reviravoltas e tramas desse livro propõe. Mas ele é completinho, com um final redondo e um gancho para uma sequência que não atrapalha quem quer ficar só com esse solo. Tudo que se apresenta na história, se resolve. Todos os personagens importam, até mesmo aqueles que permanecem numa bainha a maior parte do tempo.

Sim, estou falando da Nightblood. A melhor espada falante sanguinária da literatura.

Warbreaker infelizmente nunca foi lançado no Brasil, então fica a torcida para acontecer eventualmente, com a chegada de The Stormlight Archive por aqui pela Editora Trama.

Se você procura uma aventura com muita política, discussões sobre fé e fanatismo. Sobre coragem e honra, e de quebra ainda ficar de queixo caído com um sistema de magia pra lá de criativo, Warbreaker é a escolha perfeita.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/06/resenha-warbreaker-brandon-sanderson.html

Bárbara P. 17/09/2022

Meu preferido do Brandon Sanderson até agora.
Eu sinceramente não estava tão empolgada com esse autor e sentia que estava lendo os livros muito mais para conhecer melhor o estilo de escrita e os universos que ele criava do que por realmente estar gostando e imersa na história.

Eu não sou iniciante nem em leituras de fantasia nem em leituras de ficção científica, então sinceramente não tinha conseguido até o momento achar nada que realmente prendesse a minha atenção ou que eu achasse super interessante. Os livros eram bons (com a talvez possível exceção de Elantris) mas não eram (para mim) tão maravilhosos assim.

Isso mudou com Warbreaker.

Aí sim, conhevi personagens que eram bem desenvolvidos não só porque os livros são longos e isso acaba eventualmente acontecendo, mas porque tinham cada um uma personalidade própria que foi criada muito além do que foi escrito. Deu para sentir o tanto de coisa que foi pro lixo porque o autor decidiu não usar na história, ou que apareceu só rapidinho em uma frase curta, mas que com certeza levou horas de pesquisa para ser colocada ali.

Esse foi muito provavelmente um dos melhores universos fantásticos que eu já entrei em contato, e é um livro relativamente curto e sem muita enrolação (para um livro de fantasia).

Com certeza é o meu preferido do Brandon Sanderson até agora, e o que me motivou a continuar lendo o trabalho dele.

Sarah 04/12/2022

Minha primeira experiência com Brandon Sanderson e não poderia ter sido melhor! A história é muito boa e o sistema de magia muito diferente de tudo que já li. Os personagens. São cativantes e interessantes. Uma excelente e estimulante leitura!

João 27/03/2024

Cosmere: Warbreaker
Algumas pessoas que morrem em glória podem retornar, tornando-se Deuses, sendo confinadas em viver em um panteão com outros Deuses, vivendo uma vida luxuosa, e cercada de frivolidades. Nesse cenário se encontram duas princesas irmãs, que são direta, ou indiretamente incumbidas de evitar uma guerra.

"Warbreaker" apresenta uma história um pouco mais leve comparado com outros livros da "Cosmere". Mais uma vez, o autor entrega um sistema de magia interessantíssimo baseado em cores e respirações, e uma construção de mundo muito bem feita. A cidade Hallandren é rodeada por cores em todos os lugares, pessoas usam chapéus extravagantes com cores chamativas, os palácios são ornamentados com cores diferentes, tudo parece muito vivo e vibrante.

Bons personagens, intrigas políticas, uma espada falante que rouba a cena, e às já famosas reviravoltas no final tornam "Warbreaker" uma boa adição à "Cosmere".

Rodex 15/06/2021

Incrível
Serio, eu nunca pensei em ver uma magia voltada pras cores. Você ver tudo se resolvendo no final de um jeito incrível, é muito bom, eu quero muito ver a continuação quando lançar.

Duda 16/09/2022

Mais uma leitura surpreendente de Brandon Sanderson. Todo livro que ele escreve é espetacular, intrigante, complexo e cheio de nuances, seja das personagens, da narrativa ou do mundo. Ele sempre supera as expectativas.

Amei esse livro, teve tantas reviravoltas que eu nem sabia o que pensar mais. Me apaixonei por uns personagens e odiei outros, fiquei fascinada com a magia, se é que posso chamar de magia, e além disso, me senti muito próxima de algumas personagens.

Foi uma ótima experiência. Recomendo muito.

Lucas1429 13/03/2020

Muito bom!
Hoje em dia é tão comum vermos autores lançando séries atrás de séries que é muito bom ver um livro solo tão bem escrito assim. Pra mim, foi uma das leituras mais densas e interessantes do Sanderson, com alguns dos melhores desenvolvimentos e relações entre personagens. A trama política é bem moldada e o sistema de magia, como não podia ser diferente, é muito elegante e diferente. É complicado falar do plot em si sem entrar em spoilers, porque é um livro que vai te contando as coisas de um modo interessante e paciente, sem jogar todas as informações de uma vez. Ele nos deixa instigado, querendo saber o que está acontecendo e quem são aquelas pessoas. É um livro maravilhoso, super recomendado pra fãs de fantasia.

Renata_ Pandora 29/10/2023

Warbreaker conta a história de um reino que, após a guerra, se dividiu em dois reinos que viraram antagônicos, cada um com suas crenças e preconceitos contra o outro ? Idris e Hallandren. Conta a história de um povo que faz de tudo ao seu alcance para fazer dois reinos declarem guerra um contra o outro.
Temos traições, uma espada que fala, magia com cores, duas princesas protagonistas, e um sarcástico personagem Lightsong ?, Hoid tá aí viu! ?

Bea Barbe 17/09/2020

Esse livro é uma Festa Estranha com Gente Esquisita
4,5 ?

EU AMEEI, estive envolvida do início ao fim, gostei da Siri, da Vivenna e tbm do Vasher (que é super misterioso).
Gosto de como as personagens crescem ao longo da história de maneira coerente e profunda, o Brandon fez um ótimo trabalho com elas e o Vasher.
Também gostei do casal, achei a relação deles muito legal e bem desenvolvida.

Só tiro meia estrela por conta da palestra desnecessária que o "vilão" faz próximo ao desfecho do livro, contando seu plano inteiro pra protagonista. Tinha zero necessidade, a tensão que existia já era suficiente e tudo que foi falado a respeito do plano poderíamos ter descoberto com as ações dele ou a propria personagem poderia deduzir com uma certa facilidade.

Mari 01/05/2021

What a journey! Que história fantástica! ??
?There were great advantages to being unimportant.?
Com uma frase dessa logo no início, como não ficar curiosa?

Meu primeiro livro de Brandon Sanderson e que surpresa boa!
Peguei para ler sem saber muito da sinopse, apenas confiei nos fãs do autor e fui.

WARBREAKER apresenta um universo fascinante. Rico em elementos fantásticos incrivelmente bem desenvolvidos, política, romance e personagens únicos, fortes e inteligentes. Muito bonito ver a história se desenvolver e com elas os personagens crescendo e amadurecendo. Mas não pisca, não que você pode perder alguma informação importante rs
Cada detalhe tem um fundamento e não há um momento de tédio se quer. Cada frase, parágrafo ou página fazem a gente não querer parar de ler e ansiar por mais.

Super recomendo, ainda mais se você não quiser se comprometer com uma série. Aliás, boatos de que haverá uma sequência para este livro, mas até lá, essa obra de arte vai te fazer feliz.
Divirta-se!

Gabriel1994 04/01/2024

Plot twist atrás de plot twist
Durante minha leitura, percebi que Warbreaker é dividido em 3 partes. O livro começa um pouco devagar - não que isso seja ruim -, apresentando o mundo, a situação política dos reinos e nossos 3 protagonistas (temos 3 povs nesse livro).

Depois, os personagens começam a ter seu objetivo definido na história, com acontecimentos que foram me animando muito a continuar a leitura e me deixando extremamente curioso com o que tudo aquilo significava e se resolveria.

Mas a última parte, WOW ? É tanto plot twist que eu ficava em choque a cada 10 páginas kkkkk. Definitivamente não esperava tudo isso que aconteceu; foda!

Além disso, o sistema mágico é bem diferente, mas interessante e fácil o suficiente de entender para uma obra standalone como essa.

Recomendo, principalmente se você gosta do Brandon Sanderson. Infelizmente ainda não temos uma versão em pt-br, mas a leitura é bem fácil em inglês.

Milena Moura 14/07/2020

GOSTEI MAS COM RESSALVAS
Com esse livro fica mais que provado que Brandon Sanderson sabe criar mundos com maestria. Que mundo meus amigos, que mundo. Toda a dinâmica da magia ligada aos """sopros""" (na minha humilde tradução) é totalmente cativante.
Esse é um livro essencialmente político. Se você for entrar nessa leitura esperando a ação presente em outras sagas do autor, como em Mistborn, você pode se decepcionar. Mas se você gosta de tramas políticas, intrigas e todo o plano de fundo por trás de uma guerra, esse livro é um prato cheio.
Fiquei muito cativada pela história e também muito surpresa pelos rumos escolhidos. Não houve sequer um momento dessa leitura em que eu me senti entediada. Os personagens são muito bem construídos e cativantes. (Pausa para os meus favoritos: Lightsong, Siri e Susebron)
Fiquei um pouco decepcionada com algumas coisas que aconteceram no final e me fizeram descontar uma estrela dessa leitura. Acho que os últimos acontecimentos acabaram soando um pouco clichês.
Mas isso não diminui a grandiosidade da história. Brandon Sanderson segue atropelando a todos e se estabelecendo no topo da minha lista de autores favoritos. Muito ansiosa para conhecer mais histórias desse homem.

Henrique 01/09/2022

Warbreaker
E mais um livro sensacional do Brandon Sanderson lido esse com certeza é o livro mais diferente dele mais nem por isso deixa de ser épico gostei muito dos sistemas de magia que ele apresentou nesse livro que tem haver com com cores e respirações no começo foi um choque pra mim e meio confuso mais depois me acostumei a história é muito bem contada e é narrada em terceira pessoa e tem vários pontos de vista de personagens diferentes eu gostei de acompanhar cada um deles e tenho que dizer que os últimos capítulos são frenéticos e o último em específico de um plot twist sensacional assim como o epilogo do livro que acrescenta mais ainda e faz você ficar ?????? enfim mais um livro épico do Brandon valeu muito a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6