Na próxima lua cheia

Na próxima lua cheia André Bozzetto Junior

Resenhas - Na próxima lua cheia

Heidi Gisele Borges 16/10/2010

Considero o final de um romance responsável por mais ou menos 75% de toda a obra. É o final que diz se valeu ou não a pena passar algumas horas com o livro. Claro que todo o processo até o término, o desenrolar da história, é importante, mas não adianta começar com um clima intenso e o final ser digno de um “é só isso?” – e também pode acontecer o contrário, se a história não prender o leitor desde o início, raramente saberá sobre o fim, provavelmente o livro será abandonado antes disso.

Finis coronat opus, ou seja, o fim coroa a obra e Na Próxima Lua Cheia conseguiu seu mérito, me manteve acordada até às 4 horas da manhã para acompanhar a jornada dos três amigos, Lucas, Diego e Rafael, até a cidade de Nova Aparição e encontrar um final de arrepiar. E um início excelente.

Tudo seria tão mais simples se o jovem, ao menos, tentasse ouvir o que o senhor tinha a dizer sobre o perigo que inevitavelmente correria caso seguisse naquela direção, naquele horário e o pior, com aquela lua. Porém, como já é de conhecimento de todos, os mais moços raramente ouvem os experientes. E desta vez não foi exceção.

Talvez a busca por aventura ou a imaturidade seja herdada, afinal, a história aconteceu há anos com o pai de Lucas e este resolveu descobrir se era real ou não, para isso envolveu dois amigos.

“Durante anos pensei que fosse apenas um devaneio do meu pai. Ou uma história fantasiosa que ele havia inventado apenas para me assustar”.

Quando os amigos se deparam com os lobisomens é preciso ter fôlego porque as cenas são intensas. Horror, agonia, pedaços de ossos e cérebros temperam o encontro. E, mesmo após os terríveis acontecimentos, nada parece abalar o doentio Lucas.

“Teria o prazer de ver aquela casa e os principais vestígios de uma noite de horrores arderem no fogo”.

O livro tem vários detalhes gráficos em cada capítulo e as ilustrações enriquecem ainda mais a obra e percebe-se todo o cuidado com que foi tratada.

No Brasil há poucos livros com o tema lobisomem, um título, que posso dizer que foi uma das leituras mais agradáveis deste ano, que também contou com a participação de André Bozzetto Jr., é Metamorfose – a fúria dos lobisomens, organizada por Ademir Pascale, que assina a apresentação de Na Próxima Lua Cheia. O prefácio ficou por conta de M. D. Amado, autor de Aos Olhos da Morte.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Armin D. 21/10/2010

Cuidado com a lua...
Não costumo fazer resenhas (e sim eu falo e provo!)Até por que tem muita gente bacana já fazendo resenhas bem legais sobre este livro e aconselho a todos procurarem a comunidade oficial do livro no Orkut onde é possível encontrar o links para as resenhas que estão saindo por ai!

O escritor André Bozzetto Junior nos apresenta Lucas, um garoto obcecado pela historia que o pai contou durante sua vida e relembrou no leito de morte.Ele e dois amigos partem para o interior do Rio Grande do Sul ,local onde a historia começa e encontra seu desfecho.
Lucas, o jovem determinado terá que encara as consequências assombrosas da sua busca pela verdade atrás das historias que ouviu sobre lobisomens.

A narrativa tem como marca principal a construção de cenas, de seguencias de ação primorosas. O autor consegue criar todo um clima de suspense e tensão, seja pelo cenário da casa isolada no meio da floresta fechada ou pelos momentos que antecedem as parições dos lobisomens presentes na trama. Podemos perceber na metamorfose dos lobisomens, na forma do ataque e cerco as vitimas e em toda a ambientação a influencia que o autor tem dos grandes filmes de terror do gênero.

Um dos pontos fortes da obra é o aspecto regional que o autor incorpora na trama. Trazendo como grande referencia os “causos” que escutava durante a sua infância no Rio Grande do Sul.

Ah você me pergunta eo Gore? E o trash? Ah sim eles estão presentes com certeza! Na medida certa para agradar os fãs do gênero e não assustar,digamos, aquele que não tem familiaridade com o estilo.

Em um momento onde nos deparamos com os “monstros” da literatura fantásticas como mocinhos de romances ou envolvidos em clãs complexos e tramas mirabolantes , o escritor André Bozzetto Junior nos faz relembrar os antigos filmes do gênero e também a época em que os lobisomens eram os grandes vilões das historias de terror, eram temidos pela sua força e instinto de predador sanguinário.O autor acaba sendo inovador por ousar ser retrógrado! Tenho certeza que ira influenciar e incentivar outros autores a seguirem a mesma linha. Um historia envolvente e um final muito bacana. Para aquele que já acompanham o trabalho do autor no seu blog podem ter certeza que o autor manteve nesta narrativa mais extensa toda as características marcantes do seu estilo, que aqui aparece ainda mais aprimorado e maduro.

Parabéns a Editora Literata e ao selo Extronho!Toda a Diagramação e toda a parte gráfica estão excelentes! As ilustrações do André Bressan, prefacio de M.D Amado e textos de Ademir Pascale e Adriano Siqueira! Só gente boa! Se eu você fosse você não esperaria até a próxima lua cheia para comprar o seu!Rs.

A.D. Reichert

Armin D. 21/10/2010minha estante
Bom, só retificando.. é Estronho e não extronho!hehe!
A.D. Reichert

Tânia Souza 26/10/2010

Na Próxima Lua Cheia
Resenha de Tânia Souza

Empolgante, a narrativa de André Bozzeto Jr. consegue criar uma atmosfera de suspense desde as primeiras páginas e despertar a curiosidade pelos eventos que deixa vislumbrar. Esse fato, aliado ao jogo narrativo que intercala presente e passado em cenários alternados, propícia uma interessante incerteza ao leitor.

O autor traz a lenda ao momento contemporâneo, urbano e ao mesmo tempo, consegue manter o clima de "causos" lá do interior, recriando outras épocas. Os fatos vão se desenrolando de modo a ter-se a impressão de que podem acontecer hoje, amanhã, em qualquer lugar escondidinho do Brasil...

Nesta história de jovens, de segredos, de mistérios nunca explicados e buscas que levam a caminhos inesperados, sentimentos como o medo, a imaturidade, a vingança, a curiosidade e arrependimento se mesclam ao pavor e a descrença perante o mito. Páginas nas quais lobisomens são de fatos, lobisomens, no entanto, sem perder a ferocidade e a duplicidade melancólica das criaturas, o que é um ponto alto desta narrativa.

Gosto também da variação nas ações. Algumas cenas são densas, nas quais o suspense e a inquietação predominam de forma tensa, já em outras, a ação e o ritmo se tornam mais frenéticos e o clima de suspense dá lugar a momentos mais fortes e violentos. Nada tão sanguinolento, mas com a dose necessária que os lycans merecem.

O trabalho do ilustrador é muito bom, casa perfeitamente com a narrativa e são um show a parte. A capa em si é um convite a leitura.

É um romance envolvente, rápido e certeiro.

"E (...) aqueles olhos avermelhados, que pareciam brilhar em meio à penumbra da noite. Eram olhos demoníacos, que transpareciam crueldade, e ainda assim traziam algo inexplicavelmente... Humano."

Uma ótima leitura para noites sem luar!

O Livro Na Próxima Lua Cheia, de André Bozzetto Jr foi lançado por uma parceria da Editora Literata com o Selo Estronho. Com prefácio de M. D. Amado, apresentação de Ademir Pascale, texto de Adriano Siqueira e ilustração de Andrei Bressan.

ArenaFantástica 10/03/2011

ARENA FANTÀSTICA - Resenha: Na Próxima Lua Cheia
‘Na Próxima Lua Cheia” é o segundo livro nacional sobre lobisomens que tenho contato esse ano e é o segundo livro que me surpreende. Com uma linguagem simples e personagens que poderíamos encontrar no nosso dia a dia o autor talentosamente envolve o leitor em um mundo surpreendentemente real e ainda assim permeado por uma aura de suspense e terror que faz até os mais corajosos se benzerem.

A história de “Na Próxima Lua Cheia” não é apenas a história de três amigos (Lucas, Rafael e Diego), mas é também a história das pequenas cidades espalhadas pelo Brasil, com seus causos, contos e medos, reais ou não. Alias, esse é um ponto a se salientar no livro...

LEIA MAIS EM:

OU

arenafantastica.com

Raphael.Lorenzet 10/04/2023

Indico!
Boa história de lobisomem, sem enrolação e direto ao ponto. Indico para quem quer um leitura de lobisomem a moda antiga.