História de pobres amantes

História de pobres amantes Vasco Pratolini

Resenhas - História de pobres amantes

Cília 15/07/2012

A Itália no início do fascismo.
A história se passa em Florença, nos anos de 1924 a 1927.Época que os fascistas estavam se consolidando no poder.
Os personagens moram todos em uma ruela, Via del Corno ( ainda existente). São tantos esses personagens que logo no início do livro tive de fazer uma lista dos nomes, profissões e relacionamentos o que facilitou o continuar da leitura .Entre muitos:o carvoeiro Nesi e seu filho Otelo que se casa com a amante do pai;o ferreiro Maciste, lider da comunidade, comunista e por isso perseguido pelos fascistas; o dono do prostíbulo, Alberto Cervi; Carlino, fascista de carteirinha;a Senhora, uma ex-prostituta já idosa ,não gosta dos moradores, mora no terceiro andar de onde vê tudo que se passa na rua e adora ficar com mulheres jovens com a desculpa de ajudá-la; Aurora, Milena, Bianca e Clara que, desde crianças ,são chamadas de Anjos da Guarda e seus envolvimentos com rapazes do bairro, Bruno, Mário, Eugênio e Otelo. Como em O Cortiço de Aluizio de Azevedo, todos se relacionam,escutam as conversas através das paredes, mexericam nas janelas e se interessam por tudo que se passa em sua comunidade.
O autor descreve várias festas tradicionais italianas. E, ao final, quando chega um novo morador uma das moças do local tenta explicar o relacionamento dos moradores e vendo o quanto era difícil a compreensão, resolve simplificar e dizer " formamos um clã".

dyanabsl 28/11/2023

O cortiço Italiano, basicamente.
paradinho e leitura cansativa, mas te amo -italia- even em seus piores momentos e lugares mais insalubres q existem.